domingo, 29 de setembro de 2013

TVCom reprisa: “Bah! Um programa muito gaúcho”

          Neste domingo, dia 29, às 16h, a TVCOM vai reapresentar “Bah! Um programa muito gaúcho”. Será mais uma oportunidade de rever a homenagem feita aos gaúchos que foi ar na RBS TV no último dia 20. 
          
         Foram quase duas horas em que um grande baile tomou conta do CTG Rancho da Saudade em Cachoeirinha, com a apresentação de Shana Müller e Carla Fachim e da roda de chimarrão no Galpão da RBS no Acampamento Farroupilha com Neto Fagundes.  Vamos rever as apresentações dos gaiteiros Luciano Maia, Samuca do Acordeón, Paulinho Cardoso e Gaúcho da Fronteira e do grupo os Monarcas. E as danças apresentadas pelas invernadas artísticas dos CTGs Rancho da Saudade, Estância Gaúcha e Vaqueanos da Tradição. Teve ainda Chimarruts, o grupo Mas Bah! e a trova de Jadir Oliveira e  Jadir Oliveira Filho.  Um dos grandes momentos foi “Querência Amada” com Teixeirinha, Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto e arranjo de Jean Presser. Mas ainda teve o Guri de Uruguaiana numa reportagem muito divertida sobre os vários tipos de churrasco e também a disputa entre Livramento e Alegrete pra ver quem tem o maior desfile farroupilha.  É nesse domingo, às 16h, na TVCOM! 

sábado, 28 de setembro de 2013

Familia... a comunhão com Deus na terra


O homem e o cavalo....
Que na verdade é um só
Ensinamentos do vô e da vó
passado por gerações
levamos em nossos corações
pra seguir a mesma trilha
Ensinamentos são partilhas
É tudo que vem de herança
são tentos da mesma trança
Na comunhão da familia.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pré estréia de "Os DançaDores", em Novembro


Destaques do Acampamento Farroupilha

        No dia 22 de setembro algumas entidades foram destacadas com nota 10 em seus projetos culturais. Foram 36 no total que estarão disputando o premio dia 23 de outubro.
Fotos: By Vera Otton
DTG 12 de Outubro
35 CTG
Piquete Aporreados do 38
DTG Cancela da Liberdade (Caixeiros Viajantes)
Piquete Chama Crioula
DTG Chama Nativa  GHC Grupo Hospitalar Conceição
DTG Chasqueiros do Rio Grande - CORAG
DTG Clube Inapiários do RGS
CTG Caminhos do Pampa
CTG Descendência Farrapa
CTG Gaudérios de São Pedro
CTG Glaucus Saraiva
CTG Laço da Querência
CTG Maragatos
DTG Morro da Tapera - ASJ
DTG Sangue Nativo
Piquete Laços de Sangue
Piquete Loko de Gaúcho
Piquete O Mocambo
Piquete 38
Piquete Chilena de Ouro
Piquete Crioulo Mena Quevedo
Piquete Estância dos Amigos
Piquete Fortaleza Pampeana
Piquete Geraldo Santana
Piquete Lenço Colorado
Piquete Lendas do Sul
Piquete Marca Gaúcha
Piquete Negrinho do Pastoreio
Piquete Ponche Verde
Piquete Querência de Guapos
Piquete Rancho do Tininho
Piquete Rodrigo Cambará
CTG Lanceiros da Zona Sul
Piquete Presidente Getúlio Vargas
Piquete Venâncio Blehm

terça-feira, 24 de setembro de 2013

ENART 2013 - Alerta para grupos da Força "A"

         Os grupos de danças força "A", classificados para a final, em Santa Cruz do Sul, deverão enviar o histórico de suas entradas e retiradas até o dia 22 de outubro com uma foto do grupo, em alta resolução, identificada (nome na foto), com data de fundação da entidade, nome do patrão, endereço físico da entidade e eletrônico.

Enviar para secretaria@mtg.org.br e/ou secretariogeral@mtg.org.br

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Frase do Dia....


Tributo ao mestre Leonardo

         Imperdível! "Tributo ao mestre" Jader Moreci Teixeira o imortal cantor nativista Leonardo!!!

         Dia 1º de outubro de 2013, às 19h30 min no auditório Dante Barone, com a entrega da medalha da 53° Legislatura da Assembleia Legislativa do RS, concedida pelo deputado Gilmar Sossella, ao cantor nativista Leonardo.. Logo após, espetáculo com o grupo Rodeio, cantando composições de autoria de Leonardo, valorizando um artista que semeou cultura e amor pelo nosso Rio Grande!

Tema dos Festejos Farroupilhas de 2014

          O tema dos festejos farroupilhas do Rio Grande do Sul já existem há muitos anos. Muitas cidades criavam seus temas e levavam para a avenida nos desfiles. Mas com tantos temas, nunca se tinha um foco. De forma que nunca chamavam a atenção estadual, mas sim, local.
          Foi no ano de 2001, com o tema da república que tentou-se dar um ar mais "uno" para a temática. Em 2002, o tema foi a mulher. A partir do ano de 2003, "Soldado Farrapo: O herói anônimo", que o Rio Grande do Sul passou a adotar um tema para todos seus municípios.
          Neste ano, o espírito da temática contagiou as cidades, as escolas, os ctgs, e, em especial, a grande mídia. O desfile de Porto Alegre, com seus efeitos especiais, coreográficos mostrou que a capital já está adaptada ao sistema de mostrar a história através da tematização. Mas como são escolhidos os temas? Quem escolhe a temática do ano? Pois durante alguns anos, enquanto amadurecia a ideia, o tema era escolhido pela comissão estadual dos festejos farroupilhas, em reunião específica onde se escolhia, também, o patrono. Atualmente o tema é escolhido non Congresso Tradicionalista, no mes de janeiro, onde os CTGs de todo o Rio Grande do Sul se reúnem para estabelecer as metas daquele ano.
          Pois bem meus amigos, com o final dos festejos farroupilhas de 2013 fica a dica para levarem propostas para o Congresso, que acontecerá este ano em janeiro na capital. Organize sua torcida, fundamente seu tema e lute por seu espaço. Democracia é isso... um dia tu perde, outro dia tu ganhas...

domingo, 22 de setembro de 2013

Saiu o Regimento do Congresso




Inscrições para o Cfor


A primavera chegando

        Um final de semana de clima nada atraente, com muita chuva,  a primavera começa às 17h44min deste domingo, dia 22 de setembro. Após um inverno rigoroso, com três ocorrências de neve e temperatura abaixo da média, a estação das flores chega com características mais amenas, típicas de um período de transição entre inverno e verão. Em outubro, as mínimas devem ficar acima do normal, prepare-se para um clima mui quente. Veja a chegada da primavera nos versos de Jadir Oliveira Filho:

Mais uma estação chegando
Na pátria grande do sul
Com cores de um céu azul
E Flores desabrochando
Quadro que Deus foi pintando
Com o tempo através das eras
Algum dia eu quisera
Ai, eu quisera algum dia
Descobrir qual a magia
Que existe na PRIMAVERA

É quando o inverno Friorento
Dos campos brancos de geada
Resolve pegar a estrada
E se vai ao sabor do vento
Prá dar vida ao sentimento
Que há na estação das flores
Nascem paixões e amores
Nas cidades,  nas estâncias
Dando sabor e Fragrâncias
Ao canto dos pajadores

Traduz sua essência pura
Antecedendo o verão
Do moleque pé no chão
Colhendo fruta madura
Resumem em uma figura
Simplicidade e beleza
Pra ver que a maior riqueza
É a paz e a sabedoria
De se viver em harmonia
Com as coisas da natureza

Se elevarmos nossas mentes
Tal qual homens de consciência
Com a pureza e transparência
Das cacimbas e vertentes
Veremos que a nossa gente
Falquejada pela lida
Depois que encontra guarida
Na invernada do amor
Conhece enfim o sabor

DAS PRIMAVERAS DA VIDA!

sábado, 21 de setembro de 2013

Loko de debochado!

             
            Orgulho de estar ao lado do ícone do tradicionalismo gaúcho, no dia 19 de setembro, entregando o livro dos festejos para Paixão Cortes, acompanhando a comitiva da Sociedade La Crioulla Elias Regules, do Uruguay. Junto ao grupo a viúva de Fernando Assumpção.
         Na sala, Paixão mantém acesa a chama crioula, tecnológica, desde o dia 07 de setembro.
           A delegação da Sociedad Criolla "Dr. Elias regules" era composta pelo Presidente, sr. Daniel Rodriguez, Alberto Rodriguez, Tabaré Rodriguez, Juan Hedson, Raul Iturria, Margarita Corallo Assunção, Margarita e Cecilia Assunção.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Emocionante! Nota 10 para o desfile da capital.

           Fiquei emocionado desde o primeiro momento. A musica contagiante de Jorge Marino e Os Provincianos, presença do maestro Miguel castilhos, o trabalho dos coreografos, dos figurinos, da técnica em iluminação, e principalmente, dos artistas plásticos que construíram os carros e deram vida ao sonho.
        O carro 1, do imaginário, o lobisomem e a bruxa, assim como, o M'Boitatá me emocionaram tanto que acabei cedendo às lágrimas, registradas no twitter do meu amigo Luis Grisólio, do Jornal o Metro.
        As lendas foram passando, os mitos, os contos e víamos nas arquibancadas as pessoas cantando a musica, contado sobre o tema... e na pista os tradicionalistas arrasavam na interpretação.
        Léo Ribeiro de Souza que comentou pela rádio Rural, am 1120, ao termino elogiou muito o tema que foi de fácil comentario e emocionante. 
                O trabalho das equipes, incluindo segurança, a Brigada Militar, os narradores, simplesmente maravilhosos, a voz marcante (não do Leo Batista) de Liliana Cardoso e a presença de Elomir Malta deram o profissionalismo que o evento precisa.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Especial da RBS no horário da sessão da tarde. BAH!


Transmissão do desfile com comentários pelo G1

         Para marcar a data que celebra o orgulho gaúcho, o G1 Rio Grande do Sul transmitirá ao vivo nesta sexta-feira (20) o tradicional desfile da Semana Farroupilha em Porto Alegre. Com ancoragem de André Azeredo e Cristiane Silva, da RBS TV, e comentários do historiador e assessor do Movimento Tradicionalista Gaúcho Rogério Bastos, internautas poderão conferir a movimentação a partir das 9h.
         Além de acompanhar em vídeo, será possível conferir os bastidores em tempo real, com fotos e notícias. Os internautas ainda poderão participar da transmissão exclusiva do G1 enviando mensagens, fotos e vídeos durante o desfile por meio do VC no G1 RS. Entidades do meio gaúcho desfilarão a cavalo e a pé, reafirmando a cultura e a tradição do estado.
          Parte da programação dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, o evento está marcado para as 8h30, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, com a revista das tropas pelo governador Tarso Genro. Gratuito, o desfile conta com a estrutura de arquibancadas para o público. De acordo com a organização, 20 mil pessoas são esperadas neste ano.
         O Dia do Gaúcho, comemorado no 20 de setembro, contará ainda com diversas atividades em todas as regiões. Às 18h, os guardiões da Chama Crioula passarão pelo Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar, monumento a Bento Gonçalves e monumento maçônico na cerimônia de extinção da Chama, evento que marca o fim da Semana Farroupilha.

Fonte:G1 / http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/semana-farroupilha/2013/noticia/2013/09/g1-rs-transmitira-desfile-farroupilha-de-porto-alegre-assista-e-participe.html

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Trova Gaúcha - documentario


TIM une tecnologia e tradição

TIM une tecnologia e tradição
no Acampamento Farroupilha
Patrocinadora oficial do evento, a operadora prepara atrações especiais de 7 a 20 de setembro

Porto Alegre, setembro de 2013 – A TIM, mais uma vez, é patrocinadora do Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia, em Porto Alegre, que foi aberto no sábado (7). A operadora conta com um piquete no local, aberto à visitação, que ficará montado até o dia 20 de setembro. Diariamente, estão programadas diferentes atrações que unem a tradição gaúcha à tecnologia, como o concurso Air Gaita, apresentações de música e danças tradicionais, hora do conto para escolas, oficinas de chimarrão, de brinquedos e de lendas gaúchas e distribuição de brindes.

A aposta é nas duas grandes paixões dos consumidores do Estado – tradicionalismo e futebol. Todas as peças da campanha que estarão no acampamento relacionam a TIM aos gaúchos, ao Grêmio e ao Internacional, os dois clubes do Rio Grande do Sul patrocinados pela empresa desde 2010.

“Para a TIM, mais uma vez, é um orgulho patrocinar o Acampamento Farroupilha. Estas comemorações reforçam o nosso compromisso de ampliarmos ainda mais os nossos serviços e as melhores ofertas para os gaúchos”, afirma o diretor da TIM no RS, Christian Krieger.

Atrações no Acampamento

Neste ano, uma das atrações levadas pela TIM ao parque será o concurso Air Gaita, que elegerá no palco principal do Acampamento Farroupilha a melhor ‘performance imaginária’ de gaiteiros. A melhor apresentação será escolhida pelo público e o vencedor levará prêmios especiais. A ação traz o mesmo conceito do Air Guitar – comum entre os roqueiros – adaptado ao cenário tradicionalista.

Sucesso na edição anterior, a TIM oferecerá novamente a distribuição de pipoca ilimitada para todos os usuários que enviarem um SMS para o número 49124 com a palavra chave PIPOCA. Com a mensagem de retorno os usuários poderão retirar pipoca ilimitada, o dia todo, num carrinho exclusivo no piquete da TIM.

O piquete também será palco de visitas culturais realizadas pelas escolas de Porto Alegre. Os alunos serão recebidos nos turnos da manhã e à tarde para a Hora do Conto e para a Oficina de Brinquedos, que apresentará a cultura gaúcha de forma didática e descontraída. A TIM receberá as turmas com um kit lanche.

Os visitantes do piquete ainda encontrarão WIFI grátis, Totem para Carregador de bateria para celulares, água quente para o chimarrão e um dispenser para descarte de baterias e celulares antigos.

Oficinas

·         Oficinas do Lenço (dias 7, 8, 14, 15 e 20 de setembro): demonstrações de como são os nós típicos da vestimenta gaúcha;
·         Oficinas do Brinquedo (de 09 a 13 de setembro, sempre às 15h): direcionadas às crianças das escolas em visitação ao piquete, a oficina mostrará brinquedos clássicos da cultura rio-grandense e também como fazê-los;
·         Lendas Gaúchas: A oficinas terá como base a obra de José Simões de Lopes Netto. As lendas serão contadas através de fotos e ilustrações;
·         História da Semana Farroupilha (dias 7, 8, 14, 15 e 20 de setembro): Palestra aberta ao público, que mostrará a história da Semana Farroupilha e de seus principais símbolos, como o Parque Harmonia, o culto à Chama Crioula e o início do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
·         Oficina do chimarrão: oficina sobre técnicas de como preparar a tradicional bebida dos gaúchos e sobre como deixar o mate mais atraente. A oficina será realizada nos dias 15 e 20/09, às 16h.

Como patrocinadora oficial do calendário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a TIM também patrocinará o Desfile Farroupilha, no dia 20 de Setembro, em Porto Alegre, e o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), em novembro, em Santa Cruz do Sul.

Sobre a TIM

A TIM é a operadora que mais cresce no país. Atualmente, possui 72 milhões de clientes e 27,12% de market share, consolidando-se na segunda colocação do mercado e na liderança do segmento pré-pago. O desempenho é fruto dos serviços inovadores da companhia, que levaram a marca, por exemplo, a ser apontada como a preferida da classe média dentre as empresas de telefonia móvel, segundo pesquisa do instituto Data Popular.
Outro foco da TIM é a qualidade da sua rede e do atendimento. No triênio que vai até 2015, a companhia aplicará em infraestrutura mais de 90% dos R$ 10,7 bilhões previstos para investimentos no Brasil. Entre as negociações para expansão da rede também destacam-se a compra da Intelig, em 2009, e da AES Atimus, em 2011, que deu origem à TIM Fiber, com 5,5 mil quilômetros de fibra ótica no Rio e em São Paulo. Além disso, a empresa está instalando uma moderna rede de fibra ótica no Amazonas, Pará e Amapá, por meio da LT Amazonas, permitindo a inclusão digital da população de áreas remotas do país.

A TIM é ainda a única do setor de telecom a integrar o Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. Faz parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2), ambos da BM&FBOVESPA. Para mais informações, acesse www.tim.com.br ou http://twitter.com/timbrasil.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um passeio conceitual pelo parque

 Vista aérea da parte central. Galpão da hospitalidade, do turismo de galpão.
             Piquete Laços de Sangue, palestra para crianças no Bradesco e Galpão do Caixeiros Viajantes, do Cancela da Liberdade.
 Parece cena do filme, Anahy de las Missiones, o Piquete Laços de Sangue.
        Daniel, do Bradesco e Waldemar da Petrobrás (nosso Felipão), o Jurandir visitando o stand do Rogério Ribeiro, das cuias, e o piquete da SOGIPA.

domingo, 15 de setembro de 2013

Programação dos dias 16 e 17 de setembro


O dia 15 no Parque da Harmonia

       Teve amigos reunidos em torno de um bom churrasco. Aulas de chimarrão nos patrocinadores.
              Teve projetos culturais nos acampamentos. O Piquete Laços de Sangue deu show para os turistas.
          Teve espetáculo de chula no palco principal. Muita gente visitando o parque e o show da meninada nessas dança de desafio.

Porto Alegre é tomada pelos revolucionarios


Capa de Zero Hora transporta leitor para 1835, quando os revolucionário invadiram Porto Alegre. O jornal muito bem bolado mostra que o grupo RBS "comprou" a ideia em todos os seus meios de comunicação.

No sábado, nos "curtas gaúchos" foi a vez do Contrabandista, conto gauchesco de João Simões Lopes neto, adaptado para o cinema e televisão por Henrique de Freitas Lima.

Nos intervalos da programação sempre aparecia uma lenda ou um personagem que faz parte da nossa história.

E neste domingo a Zero Hora traz um caderno especial.. não deixe de adquirir um...

Como foi o dia 14 no Parque da Harmonia

             Palestras, visita da corte do carnaval, programas das rádios, movimentaram o acampamento neste sábado.
           Uma ilustre visita, Alexandre, de Nova Prata, leitor assíduo do meu Blog (site). O cartaz que meu amor, Liliane Pappen fez para os Festejos. O pequeno Cassio Castilhos cantando no festival.
             A visita de Jadir Oliveira Filho e sua namorada Laura Calegaro. Minha palestra no DTG Sangue Nativo que fez um trabalho de excelência.
               Os Payadores José Estivalet e Albeni Carmo de Oliveira. Elomir Malta e Waldemar, da Petrobrás.

Jadirzinho e a Revolução Farroupilha

Cada vez que vem chegando
Mais um 20 de setembro
Com muito orgulho eu relembro
Nas rimas que vou tramando
Do nosso povo peleando
De espada e lança na mão
Prá defender este chão
Na busca por liberdade
Prezavam por igualdade
E pela revolução

Foi assim que os farroupilhas
No verdor do pago infindo
Aos poucos foram tingindo
De rubro as nossas coxilhas
Honrando a raça caudilha
Sou Bento, Gomes Jardim
Sou Giuseppe, Anita, enfim,
Davi Canabarro e Neto
Falando o mesmo dialeto
E seguindo o mesmo clarim

Meu verso honra a memória
De muitos que já lutaram
Que passo a passo forjaram
Uma epopeia de glória
Falquejando a nossa história
Redesenhando a querência
Despertam nossa consciência
Já de coração maduro
Pra construir o futuro
Com as armas da inteligência

E abraçando meus amigos
Deponho as armas no chão
Afinal minha geração
Já não corre mais perigo
Nesta pajada bendigo
As forças deste universo
Findou-se o tempo perverso
Mas a história não se apaga
Eles pelearam de adaga

E eu no cabo do verso!

sábado, 14 de setembro de 2013

Programação no Parque da Harmonia 14 e 15

Acendimento oficial hoje pela manha.


Tem festival de musica...

Trova e Payada...

A Noite Serrana...

Luiz Marenco... E os Provincianos...

Rodeio ...

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Curiosidades sobre os festejos farroupilhas

Temas dos festejos desde 2001:
2001 - A República
2002 - A mulher
2003 – Soldado Farrapo: O herói anônimo
2004 – Os Ideais Farroupilhas
2005 – O Gaúcho: Usos e Costumes
2006 – Assim se fez o Gaúcho
2007 – Assim se movimentou o Gaúcho
2008 – Nossos símbolos: Nosso Orgulho
2009 – Os farroupilhas e suas façanhas -  1º espetáculo Noturno
2010 – Farroupilhas: Ideais, cidadania e revolução
2011 – Nossas raízes
2012 – Nossas riquezas
2013 – O RS no imaginário Social

Patronos dos festejos farroupilhas desde 2005
2005 – Luiz Alberto de Menezes
2006 – João Carlos D’Avila Paixão Cortes
2007 – Antonio Augusto Fagundes
2008 – Wilmar Winck de Souza
2009 – Telmo de Lima Freitas
2010 – Rodi Pedro Borghetti
2011 – Alcy José de Vargas Cheuiche
2012 – Nilza Lessa
2013 – Nésio Correa – Gildinho dos Monarcas

A Chama Crioula e seus acendimentos
2001 - Guaíba, na fazenda de Gomes Jardim
2002 - Santa Maria, no centro do estado
2003 - Camaquã, na Chácara das Aguas Belas, de Barbosa Lessa
2004 - Erechim, no Recanto dos Tauras
2005 - Viamão, cidade fundamental na história do RS
2006 - São Gabriel, na Sanga da Bica, onde tombou Sepé Tiarayú
2007 - São Nicolau, 1ª redução e um dos 7 povos das missões
2008 - São Leopoldo, Terra de Colonização Alemã
2009 - São Lourenço, no casarão de Ana, irmã de Bento Gonçalves
2010 - Itaqui, o acendimento volta para a fronteira
2011 - Taquara, cinquentenário da Carta de Princípios
2012 - Venancio Aires - Capital Nacional do Chimarrão
2013 - General Câmara - Distrito Açoriano de Santo Amaro do Sul

Assim nascem as lendas

Já havia publicado esta história, mas vale a pena recordar... viver é recordar...

Alguém já se perguntou, de onde vem aqueles três personagens da logo dos festejos farroupilhas? Um parece ser um índio, outro um "gaúcho" e outro seria um "lanceiro negro". Mas quem são? De onde vieram? Quem criou?
          Era o ano de 2003. A semana farroupilha que começara, por lei estadual, em 1964, quando o Presidente da Assembleia Legislativa do estado, Francisco Solano Borges sancionou a lei 4850, oficializando o evento. Muitas coisas aconteceram desde 1947, do ato do grupo dos oito, comandados por Paixão Cortes.
           Foi com Euclides Triches (1971/75), no comando do executivo gaúcho, e do intelectual Guilherme Schultz Filho, no comando do MTG, que  a semana farroupilha deu um salto qualitativo enorme. Em 1974, em plenos festejos, era assinada a lei que criava o IGTF, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.
           Em 1977 os festejos da semana farroupilha terminavam no Palácio Piratini, em solenidade que aconteceu com o pronunciamento do Governador Sinval Guazzelli. Haviam pompas, mas somente perto dos dias importantes, mas eram manifestações tímidas.
           Em 1986, por ocasião das festividades do sesquicentenário da proclamação da república Rio-grandense, a semana farroupilha voltou a ser comemorada 13 dias e receber grandes pompas.
           Criado em 1982, idealizado e construído pelo Engenheiro Agrônomo Curt Alfredo Guilherme Zimmermann, o Parque da Harmonia, em Porto Alegre, começou a receber tradicionalistas no ano de 1987 para a realização do 1º acampamento farroupilha. Em 13 anos de existência, o Parque deu um salto qualitativo e quantitativo, sendo que, em 2001 já não existiam mais lonas nos acampamentos e, sim, galpões de costaneira, reproduzindo galpões dos fundos de fazendas, para visitação na capital. era um pedacinho da vida interiorana no coração da capital.
          Em 2003 foi a hora e vez de mudar o desfile na avenida. Até então, o desfile farroupilha, consistia em uma passagem à cavalo, com a presença de veículos decorados, com os tradicionalistas mostrando seu orgulho de ser gaúcho. Tinha, também, o desfile da segurança pública. Naquele ano, através de uma parceria com o SESC/RS, que colaborava com a comissão, foi criada a logo da semana farroupilha, para o tema: "Soldado Farrapo: Herói Anônimo" - produzido pela agencia Parla.
Zé Vitor Castiel, desfilando no temporal de 2004 - Nosso desfile sendo reconhecido.
         A marca ficou registrada dos festejos. Os temas, que já existiam, timidamente, começaram a ser estabelecidos por aqueles que fazem a semana farroupilha, o congresso de entidades tradicionalistas. A chama crioula já tinha local reservado para seu acendimento em sítios históricos pelo RS. Cavalgadas atravessam o estado para levar o símbolo da preservação das tradições. 
        Em 2005 foi a vez da escolha do patrono dos festejos. Luiz Menezes, Paixão Cortes, Nico Fagundes, entre outros, começavam a ter seu trabalho reconhecido, ainda em vida.
Desfile de 2005 - O gaúcho: Usos e costumes - de onde vieram os elementos que formaram nossas tradições.
             Cada ano o esforço para fazer uma semana farroupilha melhor. Para este estágio temos que dar o mérito ao esforço sem igual de Manoelito Savaris, que, junto com a vontade de Luis Augusto Lara e o apoio do governador Germano Rigotto, colocaram o plano, de fazer a semana farroupilha a maior festa popular do Rio Grande do Sul, em prática. Não foi simples. Teve muita resistência.
Tema marcante em 2009: Os Farroupilhas e suas façanhas. Quanto orgulho dos que desfilaram e contaram a história.
    Veio 2010 e os ideais, cidadania e revolução. 2011, nossas raízes, 2012 veio trazer nossas riquezas e, finalmente, 2013, o Rio Grande do Sul no imaginário social. Mas pra resumir... se não fosse dado o primeiro passo, não teríamos chegado onde chegamos. Enfrentar as mudanças, quebrar paradigmas, são coisas fundamentais par chegarmos ao futuro conduzindo nossos valores, usos e costumes.
         Estive lá desde o inicio e digo: Valeu a pena!

Programação do dia 12 de setembro

Palestra no galpão da RBS TV, no Parque da Harmonia, as 14h, sobre o tema deste ano dos festejos farroupilhas do RS.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os carros do desfile temático

          Emocionado! Boquiaberto! É assim que defino a visita de hoje aos galpões onde estão sendo confeccionados os carros temáticos do desfile de 19 de setembro. No primeiro quadro, "O mate do João Cardoso", "Chasque do Imperador" e "Trezentas onças", os tres contos que irão desfilar na avenida.
          O mito, ou a lenda do "M'Boitatá" será a grande sensação da avenida. Movimentos, efeitos especiais e muito trabalho dos figurantes. Vamos apostar no trabalho e na criatividade dos coreografos.
         A lenda do "Negrinho do Pastoreio" e os Mitos, como a Bruxa e o Lobisomem, darão o toque de sobrenatural com um pouco de terror . Pela descrição de Alexandre Ourique, surpresas aguardam essa aventura "saramandista" na avenida.
             Na foto acima, Silvio Oliveira ao meu lado, o homem que materializou meus pensamentos. O cara que deu voz aos anseios de um grande desfile. Um artista que conseguiu em minutos transportar par ao papel e, em poucos meses, para os carros, aquilo que eu disse durante um ano. Abaixo da imagem do "boi morto" da cobra de fogo, a equipe que construiu o desfile de 2013.
            Junto comigo, os três artistas plásticos, Mano Brum, Sergio Peixoto e Silvio Oliveira, que deram vida ao imaginário social do RS. Vera Otton com seu esposo no galpão que foi visitado pela imprensa hoje. Lembro ainda as palavras retumbando em meus ouvidos: "Isso é um tema muito dificil. Como tornar concreto o imaginário?" - Simples... com trabalho, criatividade e muita fé, que no final tudo dá certo. Se não deu certo, é por que não chegou no final ainda.