sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Pela passagem do 4 de dezembro, rendemos nossas homenagens

     


A lei 8.814, de 10 de janeiro de 1989, de autoria do deputado e poeta, Joaquim Moncks, consagra Gildo de Freitas (Leovegildo José de Freitas), falecido em 1982, patrono do poeta repentista gaúcho e Teixeirinha (Vitor Mateus Teixeira), que faleceu em 1985, patrono do artista regionalista Gaúcho. Esta Lei teve a iniciativa e o trabalho de pesquisa para o projeto de Lei, realizados pelo tradicionalista Paulo Roberto de Fraga Cirne. 

          A ASSOCIAÇÃO DE TROVADORES LUIZ MÜLLER, de Sapucaia do Sul, foi criada no mesmo ano, 1989, e também todos os anos faz reverências a data, com homenagens aos dois vates e também ao trovador Mário Bandeira, Patrono Espiritual da Entidade, que também faleceu no dia 4 de dezembro.

        Então, nesta data, a nossa reverência a esses Artistas da Música Regionalista. Gildo de Freitas faleceu em 4 de dezembro de 1982 e Teixeirinha faleceu em 4 de dezembro de 1985. Eles continuam sendo DOIS GRANDES representantes da MÚSICA REGIONALISTA DO RIO GRANDE DO SUL. Não só no Rio Grande do Sul, mas no BRASIL. Também nossa reverência ao saudoso trovador Mário Bandeira.

       Também num dia 04 de dezembro, do ano de 2014, morria o tradicionalista Vilmar Romera, apresentador e um dos maiores incentivadores da Cavalgada do Mar, sendo seu comandante a partir da 5ª edição. 

          O canto de improviso, no Rio Grande do Sul é conhecido como trova e é uma das manifestações espontâneas mais antigas do estado. Segundo Paulo Roberto de Fraga Cirne, em seu livreto, intitulado "Canto de Improviso", existe registro de um trovador nos tempos da Revolução Farroupilha, chamado Pedro Canga (Pedro Muniz Fagundes, de Herval). 

            No Rio Grande do Sul, atualmente, os trovadores usam o estilo das seguintes modalidades para trovar: Trova Campeira, ou Mi maior de gavetão, Trova Estilo Gildo de Freitas (da musica 'Definição do Grito'), Trova do Martelo e a Trova em Milonga. Mas já se trovou no estilo Oi-La-Rai e tira-teima (ou tira-cisma).

             Gildo de Freitas nasceu em Porto Alegre, dia 19 de junho de 1919, no bairro Passo D'Areia, tornou-se um menino muito rebelde, tanto que aos 12 anos fugiu de casa pela primeira vez. Casou com Dona Carminha em 1941 e, três anos depois nasceu o primeiro filho. A partir de 1950 conhece Getúlio Vargas e trabalha em sua campanha cantando, a policia larga um pouco do seu pé, e logo Gildo encontra fama nos programas de rádio e auditório. A "briga" com Teixeirinha chegou ao auge nos anos 70, quando se mudou novamente para Viamão e inaugurou a Churrascaria Gildo de Freitas e deu início aos bailões. Em uma vida de altos e baixos, Gildo vem a falecer na capital em 4 de dezembro de 1982.

            Vítor Mateus Teixeira nasceu em Rolante, no dia 3 de março de 1927  e é mais conhecido pelo seu nome artístico Teixeirinha, o "Rei do Disco" (pelos recordes de vendas). Quando tinha seis anos seu pai faleceu e, aos nove, perdeu sua mãe. Foi para a casa de parentes que, sem condições, não conseguiam sustenta-lo. Então Teixeirinha partiu para trabalhar no que podia. Desde mão de obra em granja, vendedor de doces em pensão, carregador de malas, entregador de viandas, vendedor de jornais, enfim fazia qualquer atividade para poder sobreviver. Aos 18 anos alistou-se no exército, mas não chegou a servir. Nessa ocasião foi trabalhar no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), como operador de máquinas, onde ficou por seis anos. Dali saiu para tentar a carreira artística, cantando nas rádios do interior, nas cidades de Lajeado, Estrela, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul.

           Teixeirinha teve um recorde de venda de discos sendo que, até 1983, lançou 70 LPs, compôs algo em torno de 1200 musicas e vendeu mais de 100 milhões de cópias. Assim como Mazzaropi, foi um dos maiores fenômenos populares do cinema sul-americano regional. No caso do cantor gaúcho, seus filmes chegaram a superar um milhão e meio de espectadores, apenas nos três estados do sul do país. A fórmula era semelhante: baseavam-se em músicas de autoria de Teixeira, que interpretava a si mesmo. Teixeirinha faleceu vítima de câncer, no dia 4 de dezembro de 1985 e está enterrado no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.


Fonte: Paulo Roberto de Fraga Cirne

Blog do Leo Ribeiro de Souza/2018

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Pré-estreia do filme: “Darcy Fagundes: meu famoso pai desconhecido”


Quando: 16 de dezembro  

Coquetel: 18h

Exibição do Filme: 19h

Cinemateca Capitólio

    Um filme de Luciane Fagundes que retrata a vida e obra do ator, declamador e radialista Darcy Fagundes que comandou o “Grande Rodeio Coringa” na rádio Farroupilha. O programa de maior audiência dedicado à música e aos temas ligados à cultura regional. Um documentário construído a partir de lembranças, revelações e afetos.

Assembleia entrega os prêmios Teixeirinha, José Mendes e Jayme Caetano Braun

César Cattani, chefe de gabinete do deputado Luiz Marenco entega a Odilon Ramos
   
     A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou a entrega do Prêmio Jayme Caetano Braun, juntamente com a tradicional solenidade dos Prêmios Vitor Mateus Teixeira e José Mendes, neste dia 03 de dezembro no auditório do Memorial do Ministério Público do RS, em Porto Alegre.
    A criação do Prêmio Jayme Caetano Braun é oriunda do Centenário de nascimento de Braun que se comemorou em 2024, quando o atual primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Luiz Marenco, encaminhou a sugestão para a Mesa Diretora, que aprovou por unanimidade. 
    O referido prêmio visa reconhecer a excelência daqueles que se consagraram como os maiores vencedores de festivais nativistas do ano. Enquanto os Prêmios Teixeirinha e José Mendes são por indicação dos deputados, o Jayme Caetano Braun é o somatório de vitórias em cada categoria artística dos festivais de música, poema, trova e pajada. Na categoria de danças tradicionais se presta uma homenagem ao vencedor do Enart (Encontro de Artes e Tradição).
    A solenidade aconteceu com pleno êxito, tendo oferecido ao público presente a Exposição Pajador Missioneiro, com parte da obra de Braum, gentilmente fornecida pela família do pajador. A exposição teve a curadoria de Paulo de Freitas Mendonça que também foi um dos apresentadores do evento, ao lado de Adriana Braun, sobrinha de Jayme. 
    Para consagrar os homenageados, o legislativo gaúcho encomendou uma criação artística do escultor missioneiro, Vinícius Ribeiro, que foi também o criador das duas estátuas de Jayme Caetano Braun, em Porto Alegre e São Luiz Gonzaga. Vinícius esculpiu, não somente a imagem de Braun, mas a essência e a altivez da identidade gaúcha.
    O encerramento da solenidade contou com um espetáculo do Sarau do Solar, com o consagrado instrumentista Paulinho Cardoso e Quarteto.

César Cattani, chefe de gabinete do deputado Luiz Marenco e Deputada Comandante Nádia entregam a Elizandro Chaves.

PRÊMIO VITOR MATEUS TEIXEIRA:

ARTISTA DE INTERPRETAÇÃO POÉTICA (PAJADA, TROVA OU DECLAMAÇÃO): ODILON RAMOS. 

CATEGORIA: ARTISTA OU GRUPO DE INTERPRETAÇÃO MUSICAL: PEDRO ORTAÇA E FAMÍLIA ORTAÇA. 

CATEGORIA: AUTOR(A) DE COMPOSIÇÃO MUSICAL: A COMPOSIÇÃO “VIDA NO CAMPO” - AUTOR THIAGO FONSECA 

CATEGORIA: OBRA CINEMATOGRÁFICA: O FILME “REVIVENDO A HISTÓRIA DOS BALSEIROS DO RIO URUGUAI” - DIRETOR MARCO AURÉLIO PEDOT. 

CATEGORIA: INSTITUIÇÃO OU VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO: RÁDIO NATIVA FM, DE PIRATINI. 

PRÊMIO ESPECIAL “CLÁSSICO DO RIO GRANDE DO SUL”: A MÚSICA “OS HOMENS DE PRETO” – AUTOR PAULO RUSCHEL. 


PRÊMIO JOSÉ MENDES 

APRESENTADOR DE PROGRAMA REGIONALISTA DE RÁDIO OU TV: ODILON RAMOS


PRÊMIO JAYME CAETANO BRAUN

CATEGORIA MELHOR LETRA/LETRISTA: RÔMULO CHAVES, RODRIGO BAUER E RAFAEL MACHADO. 

CATEGORIA MELHOR MELODIA/MELODISTA: NILTON FERREIRA CORRÊA E EVANDRO ZAMBERLAN. 

MELHOR INTÉRPRETE MUSICAL FEMININA: MARIA ALICE. 

CATEGORIA MELHOR INTÉRPRETE MUSICAL MASCULINO: FILIPI COELHO. 

CATEGORIA MELHOR INSTRUMENTISTA: EDILBERTO BERGAMO. 

CATEGORIA MELHOR DECLAMADOR: NEITON BITTENCOURT PERUFFO. 

CATEGORIA MELHOR PAJADOR: ELIZANDRO CHAVES. 

CATEGORIA DANÇAS TRADICIONAIS (VENCEDOR DO ENART: CTG RONDA CHARRUA, DE FARROUPILHA. 



Autor das Fotos: Raul Pereira/ALRS.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

MTG/RS divulga tabela de anuidades 2026

    A contribuição permanente das entidades filiadas, aos cofres do MTG, se constitui no recolhimento de uma anuidade, no valor atualizado em 1º de fevereiro pelo acréscimo da diferença existente nos últimos doze meses no índice geral de preços médios (IGPM) calculado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

    O MTG divulgou a tabela referente a anuidade de 2026, confira:



Mausoléu do General Antônio de Souza Netto - Turismo cemiterial em Bagé

 

    Em Bagé, encontra-se o mausoléu do General Antônio de Souza Netto, um dos locais mais visitados no Cemitério da Santa Casa de Caridade. 

    Ele foi um importante protagonista da história do Rio Grande do Sul, com destacada atuação na Revolução Farroupilha e na Guerra do Paraguai.

    Em Rio Pardo, em 30 de abril de 1838, junto a Davi Canabarro, Bento Manuel e João Antônio da Silveira, derrotou os legalistas, comandados por Sebastião Barreto Pereira Pinto e os brigadeiros Francisco Xavier da Cunha e Bonifácio Calderón. Em 18 de junho de 1840, acampado perto do Arroio Velhaco, foi atacado de surpresa por Francisco Pedro de Abreu e perdeu diversos homens, inclusive o coronel José de Almeida Corte Real, um dos melhores oficiais farroupilhas. Abolicionista ferrenho, foi morar no Uruguai após a guerra, com os negros que o acompanharam por livre vontade e onde continuou com a criação de gado. Retornou à luta em 1851, na Guerra contra Rosas, com sua cavalaria na brigada de Voluntários Rio-Grandenses, organizada inteiramente à sua custa, o que lhe valeu a promoção a brigadeiro Honorário do exército, e a transformação de sua brigada em Brigada de Cavalaria Ligeira.

    Voltou ao combate na Guerra contra Aguirre e depois, juntamente com seu exército pessoal, na Guerra do Paraguai. No comando em brigada ligeira fez a vanguarda de Osório na invasão do Paraguai, na Batalha do Passo da Pátria, em 16 de abril de 1866. Sua brigada ostentava sempre, ao lado da bandeira do Brasil Imperial, o pavilhão tricolor da República Rio-Grandense. Na batalha de Tuiuti, foi importante na defesa do flanco da tropa brasileiro, mas foi ferido a bala e mandado para um hospital em Corrientes, Argentina, onde morreu e foi inicialmente sepultado.        

    Tantas vezes entrei naquele cemitério para visitar o túmulo de meus avós e aos poucos ia turistando lá pelo interior e me deparava com mausoléus e sepulturas pequenas mas que eram muito frequentadas pelos fiéis.

Mão Preta - Maximiliano Domingos do Espírito Santo, conhecido como Preto Caxias, foi soldado, enfermeiro e destaque por suas ações de caridade na Santa Casa de Bagé. Reconhecido pela Princesa Isabel, seu túmulo simboliza um aperto de mãos entre uma figura negra e uma branca, representando sua contribuição e reconhecimento. Ele é o único afrodescendente sepultado na divisão nobre do cemitério.

Visconde Ribeiro de Magalhães; (Antônio Nunes Ribeiro de Magalhães) - O Visconde Ribeiro de Magalhães, imigrante português de destaque, teve grande influência na história de Bagé/RS, sendo responsável por divulgar a cidade em todo o país e contribuir para seu crescimento. Em reconhecimento, recebeu um imponente jazigo no cemitério, considerado um dos mais belos exemplos de arquitetura tumular sacra.

Visconde de Cerro Alegre (João da Silva Tavares) - Silva Tavares foi um militar que participou tanto da Revolução Farroupilha quanto da Guerra do Paraguai, desempenhando um papel de grande importância em ambos os conflitos. Curiosamente, no cemitério, seu adversário de campo (1836), o General Netto, está sepultado ao seu lado, em túmulos localizados na mesma área.

Mãe Luciana (Luciana Lealdina de Araújo) - Luciana Lealdina de Araújo, conhecida como Mãe Preta e Mãe Luciana, foi reconhecida por seu trabalho filantrópico em Bagé e Pelotas, especialmente em apoio a crianças órfãs. Ela fundou o Instituto São Benedito em Pelotas e o Orfanato São Benedito em Bagé.

Fonte: Maysa Segalla e Tiago Costa Martins
O Cemitério Da Santa Casa De Caridade De Bagé (RS): A Produção de Artefatos para aprimorar a Experiência do Visitante

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Assembleia entrega o premio Vitor Mateus Teixeira e troféus José Mendes e Jayme Caetano Braun

 


PRÊMIO VITOR MATEUS TEIXEIRA:
Artista de Interpretação Poética – Pajada, Trova ou Declamação – Gaúcha, Tradicionalista ou Nativista: ODILON RAMOS

Artista ou Grupo de Interpretação Musical Gaúcha, Tradicionalista ou nativista: PEDRO ORTAÇA E FAMÍLIA ORTAÇA

Autor (a) de Composição Musical Gaúcha, Tradicionalista ou Nativista: 
THIAGO FONSECA, pela composição de "Vida no campo"

Obra Cinematográfica: 
MARCO AURÉLIO PEDOT, pelo filme "Revivendo a História dos Balseiros do Rio Uruguai"

Instituição, Entidade ou Veículo de Comunicação Que Desenvolva Trabalho Relevante em Prol da Cultura Gaúcha: RÁDIO NATIVA FM

TROFÉU JOSÉ MENDES:

Apresentador (a) de Programas Regionalistas de Rádio ou Televisão: ODILON RAMOS

TROFÉU JAYME CAETANO BRAUN:
Melhor Letra/Letrista: Empate entre RÔMULO CHAVES, RODRIGO BAUER e RAFAEL MACHADO

Melhor Melodia/Melodista: Empate entre NILTON FERREIRA e EVANDRO ZAMBERLAN

Melhor Intérprete Musical Feminina: MARIA ALICE

Melhor Intérprete Musical Masculino: FILIPE COELHO

Melhor Instrumentista: EDILBERTO BERGAMO

Aos(às) participantes mais premiados(as) em Primeiro Lugar em festivais exclusivamente dedicados à poesia, à trova e/ou à pajada gaúcha, tradicionalista ou nativista:

Melhor Poesia: não há vencedor

Melhor Declamador (a): NEITON PERUFFO

Melhor Trovador (a): não há vencedor

Melhor Pajador (a): ELIZANDRO CHAVES*
* O pajador Elizandro Chaves é o único vencedor (e não o que mais venceu festivais), do único festival válido nesta categoria.

Grupo Vencedor da Categoria Danças Tradicionais Força A do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – Enart: CTG RONDA CHARRUA, de Farroupilha

PRÊMIO ESPECIAL CLÁSSSICOS DO RIO GRANDE DO SUL: 
Artista ou Obra Musical Marcante da Cultura Rio-grandense: OS HOMENS DE PRETO
(relaçao do blog Ronda dos Festivais)

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

DTG Poncho Verde é bicampeão do ENART - 13ªRT vence o troféu Cuia de Ouro

   


 O DTG Poncho Verde, da cidade de Panambi (9ªRT), conquistou o título bicampeão do Enart. A invernada adulta venceu a categoria Danças Tradicionais Força A, da 38ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART). O resultado foi anunciado na noite deste domingo (23), confira os resultado de todas modalidades:


CONCURSO LITERÁRIO - POESIA

1º LUGAR: PAULO ELIZANDRO DE LIMA CHAVES PTG RANCHO DA AMIZADE 18ªRT

2º LUGAR: JEFERSON RUCKER MONTEIRO GAN VAQUEANOS DA CULTURA 14ªRT

3º LUGAR: GABRIEL FERREIRA CTG CHALEIRA PRETA 24ªRT


CONCURSO LITERÁRIO - CONTOS

1º LUGAR: ANDARILHO CTG RANCHO DA SAUDADE 1ªRT

2º LUGAR: MICCÁ CTG PORTEIRA DAS MISSÕES 3ªRT

3º LUGAR: ANA TERRA CTG CORREDOR MISSIONEIRO 3ªRT


BANDONEON

1º LUGAR: FABIO PIVETTA HORBE CTG SENTINELA DOS PAMPAS 5ªRT

2º LUGAR: LAURI SAGAVE CTG TROPILHA FARRAPA 24ªRT

3º LUGAR: FÁBIO RAFAEL HOMM CTG FRONTEIRA DA AMIZADE 3ªRT


ACORDEON CROMÁTICO

1º LUGAR: MATEUS WEIDMANN MICHELON CFTG FARROUPILHA 3ªRT

2º LUGAR: FÁBIO RAFAEL HOMM CTG FRONTEIRA DA AMIZADE 3ªRT


GAITA DE BOCA

1º LUGAR: AVENTINO ROSA GAN ANITA GARIBALDI 24ªRT

2º LUGAR: NILSON ARNO LAABS CTG OSÓRIO PORTO 7ªRT

3º LUGAR: ROGÉRIO BENHUR RECH CTG RINCÃO DAS COXILHAS 24ªRT


GAITA BOTÃO ATÉ 8 BAIXOS

1º LUGAR: MIRELLA CAROLINA SYDOL DTG NOEL GUARANY 13ªRT

2º LUGAR: KAROLINE LONGO DE AGUIAR DTG NOEL GUARANY 13ªRT

3º LUGAR: PEDRO HENRIQUE DA CRUZ DO NASCIMENTO CTG SENTINELA DO RIO GRANDE 18ªRT


GAITA BOTÃO MAIS DE 8 BAIXOS

1º LUGAR: LUAN BUENO BOLZAN CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO 25ªRT

2º LUGAR: KAROLINE LONGO DE AGUIAR NOEL GUARANY 13ªRT

3º LUGAR: MATEUS WEIDMANN MICHELON CFTG FARROUPILHA 3ªRT


GAITA PIANO

1º LUGAR: ERIK FIALHO HOFFMANN CTG OS DESGARRADOS 11ªRT

2º LUGAR: RAFAELA FERNANDA TORMEN CTG SENTINELA DA QUERENCIA 19ªRT

3º LUGAR: ISAQUE BARBOSA ALMEIDA CTG NEGRINHO DO PASTOREIO 25ªRT


PAJADA

1º LUGAR: DHIULIEL ANTUNES CHAVES RANCHO DA AMIZADE 18ªRT

2º LUGAR: MÁRCIO COSTA CARVALHO PASSO DO IJUÍ 3ªRT

3º LUGAR: ERON DE OLIVEIRA FAMÍLIA NATIVISTA 18ªRT


CAUSO

1º LUGAR: JOSÉ ANTONIO BORGES CTG RINCÃO DA AMIZADE 1ªRT

2º LUGAR: LUÍS DIEGO SOARES DE OLIVEIRA GUAPOS DA FRONTEIRA 18ªRT

3º LUGAR: IVANDRO VALTAIR COSTA DA SILVA CTG CHARQUEADORES DO PAMPA 1ªRT


TROVA CAMPEIRA (MI MAIOR DE GAVETÃO)

1º LUGAR: FELIPE VIOLA DE MENEZES CTG QUERÊNCIA DA SERRA 9ªRT

2º LUGAR: JONAS PAIM DA SILVEIRA POUSADA DOS TROPEIROS 25ªRT

3º LUGAR: THIAGO ALVES PIAZITOS DO SUL 12ªRT


TROVA DE MARTELO

1º LUGAR: ERIVELTON TRINDADE DIAS AT ZEFERINO RUY TEIXEIRA DE FREITAS 18ªRT

2º LUGAR: ERON DE OLIVEIRA FAMÍLIA NATIVISTA 18ªRT

3º LUGAR: DHIULIEL ANTUNES CHAVES PTG RANCHO DA AMIZADE 18ªRT


TROVA ESTILO GILDO DE FREITAS

1º LUGAR: MÁRCIO COSTA CARVALHO CTG PASSO DO IJUÍ 3ªRT

2º LUGAR: NELSON OLIVEIRA DA LUZ EDUARDO MULLER 7ªRT

3º LUGAR: JORGE MULLER DA SILVA CRUZEIRO DO SUL 1ªRT


TROVADOR MAIS POPULAR: BERNARDO LEAL SODRE - CTG GENERAL OSÓRIO 10ªRT


CONJUNTO INSTRUMENTAL

1º LUGAR: EDUARDO ABRAMSON/JOÃO VITOR MENEZES DEOLIVEIRA/MATHEUS SEBALHOS LAMEIRA/PABLO MACHADO CARDOSO/VANDERSON FONTOURA ROCHA

DT QUERÊNCIA DAS DORES 13ªRT

2º LUGAR: GUSTAVO HENRIQUE SOARES DA SILVA/KAROLINE LONGO DE AGUIAR/LEONARDO KREWER MENIN/MIRELLA CAROLINA SYDOLD TG NOEL GUARANY 13ªRT

3º LUGAR: ANDERSON THEODORO DE LIMA/ISMAEL BUENO BOLZAN/LUAN BUENO BOLZAN CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO 25ªRT


CONJUNTO VOCAL

1º LUGAR: ANDRIUS CRUZ DE SOUZA/CLARA COSTA DE OLIVEIRA/GIULIA CAROLINI CORRÊA DOS SANTOS/LAURA GONÇALVES VIAN CTG LANCEIROS DA ZONA SUL 1ªRT

2º LUGAR: BERNARDO DE LIMA/CENILDA LETICIA RODRIGUES DA SILVA/CLAITON SANTOS DA SILVA/EMANUELLE POKOJEWSKI COR CTG ALDEIA DOS ANJOS 1ªRT

3º LUGAR: EVERTON RAFAEL ERNESTO LOPES/FABRICIO RAMOS SEGATTO/MANUELA OTARÃO SEGATTO/MARLA LOURIANE DE OLIVEIRA CTG PIAZITO DA TRADIÇÃO 24ªRT


VIOLINO OU RABECA

1º LUGAR: THIAGO MARINI WOICOLESKO DT CLUBE INDUSTRIAL 7ªT

2º LUGAR: MATHEUS SEBALHOS LAMEIRA QUERENCIA DAS DORES 13ªT

3º LUGAR: LEONARDO KREWER MENIN NOEL GUARANY 13ªRT


VIOLA

1º LUGAR: ANTHONY BASSO TAURAS DE 35 9ªRT

2º LUGAR: CHRISTIAN SVOBODA TAPERA VELHA 12ªRT

3º LUGAR: ALISON JORGE DE MELO FERNANDES TAURAS DE 35 9ªRT


VIOLÃO

1º LUGAR: ISMAEL BUENO BOLZAN CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO 25ªRT

2º LUGAR: LEONARDO RODRIGUES NUNES DTG DEPTO. CULT. ALMA GAÚCHA 18ªRT

3º LUGAR: ANDRÉ LUIS MEINEN SCHMITT CTG CLUBE FARROUPILHA 9ªRT


INTERPRETE SOLISTA VOCAL MASCULINO

1º LUGAR: EZEQUIEL ORTIZ DA ROSA CTG PORTEIRA DAS MISSÕES 3ªRT

2º LUGAR: ISMAEL FELIPE BRANDT SENTINELA DA QUERÊNCIA 13ªRT

3º LUGAR: PABLO MACHADO CARDOSO QUERÊNCIA DAS DORES 13ªRT


INTERPRETE SOLISTA VOCAL FEMININO

1º LUGAR: GABRIELA FERRAZ BORBA CTG LANCEIROS DO SUL 5ªRT

2º LUGAR: AMANDA ANDRIELE NUNES DA SILVEIRA CTG INDEPENDÊNCIA GAÚCHA 12ªRT

3º LUGAR: LUANA GARCIA MACHADO PQT PIQUETE DOS FARRAPOS 3ªRT


DECLAMAÇÃO MASCULINA

1º LUGAR: SEDINEI ANTONIO RICHTTER FELIPE PORTINHO 7ªRT

2º LUGAR: PABLO COSTA SANTANA CTG TIARAYÚ 1ªRT

3º LUGAR: SAMUEL ALBUQUERQUE MACIEL UNIÃO GAÚCHA JOÃO SIMÕES LOPES NETO 26ªRT


AMADRINHADOR DESTAQUE DECLAMAÇÃO MASCULINA: CAIQUE ALCANTARA MELLO DTG NOEL GUARANY 13ªRT


DECLAMAÇÃO FEMININO

1º LUGAR: JUDITE LUIZA BROCK CARLET SEPE TIARAJU 14ªRT

2º LUGAR: ANDRYÉLLI JARDIM MARTINS DTG GUAPOS DA FRONTEIRA 18ªRT

3º LUGAR: CLARA LISIANE FACCIO O FOGÃO GAÚCHO 22ªRT


AMADRINHADOR DESTAQUE DECLAMAÇÃO FEMININA: EZEQUIEL PENON BORBA DTG GUAPOS DA FRONTEIRA 18ªRT


DANÇAS GAÚCHAS DE SALÃO

1º LUGAR: MATHEUS DE FREITAS BOMM E MARIELI LUISA ZARTH - CTG RAÍZES DO SUL 24ªRT

2º LUGAR: RAFAELA PIVOTTO SILVEIRA E PEDRO HENRIQUEMOTA SOUZA CPF PIÁ DO SUL 13ªRT

3º LUGAR: ARTHUR MANICA SIRINO DE QUADROS E BIANCA PUNGAN TEFFILI CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA 19ªRT


CHULA

1º LUGAR: KAILON JACOB PEREIRA CTG ALEXANDRE PATO 8ªRT

2º LUGAR: VITOR AUGUSTO BORSATTO DOS SANTOS CTG ÚLTIMA TROPEADA 11ªRT

3º LUGAR: MIGUEL BONOTO NUNES DE SOUZA CTG RANCHO DA SAUDADE 1ªRT

4º LUGAR: PEDRO ELIAS DE MORAIS ALMEIDA GR CAAMI FOLCLORE E ARTE NATIVA 13ªRT


MELHOR INDUMENTÁRIA FORÇA B: CTG ALDEIA FARROUPILHA FARROUPILHA 25ªRT

MELHOR INDUMENTÁRIA  FORÇA A: CTG M`BORORE CAMPO BOM 30ªRT


CONJUNTO MUSICAL DE DANÇAS TRADICIONAIS FORÇA B

1º LUGAR: CTG RODEIO DA QUERENCIA CTG RODEIO DA QUERENCIA 28ªRT

2º LUGAR: CTG TROPILHA CRIOULA CTG TROPILHA CRIOULA 19ªRT

3º LUGAR: GTC 20 DE SETEMBRO GTC 20 DE SETEMBRO 23ªRT


CONJUNTO MUSICAL DE DANÇAS TRADICIONAIS FORÇA A

1º LUGAR: SOCIEDADE GAÚCHA DE LOMBA GRANDE NOVO HAMBURGO 30ªRT

2º LUGAR: CTG QUERÊNCIA DA SERRA CRUZ ALTA 9ªRT

3º LUGAR: CTG FELIPE PORTINHO MARAU 7ªRT


MELHOR MÚSICA INÉDITA DE ENTRADA - FORÇA A

1º LUGAR: CTG LALAU MIRANDA PASSO FUNDO 7ªRT

2º LUGAR: CTG FELIPE PORTINHO MARAU 7ªRT

3º LUGAR: CTG RAÍZES DA TRADIÇÃO CHARQUEADAS 2ªRT


MELHOR COREOGRAFIA DE ENTRADA - FORÇA A

1º LUGAR: CTG ALDEIA DOS ANJOS GRAVATAÍ 1ªRT

2º LUGAR: CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ªRT

3º LUGAR: CTG GIUSEPPE GARIBALDI ENCANTADO 24ªRT


MELHOR MÚSICA INÉDITA DE SAÍDA - FORÇA A

1º LUGAR: CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ªRT

2º LUGAR: CTG TIARAYÚ PORTO ALEGRE 1ªRT

3º LUGAR: GN IBIRAPUITÃ ALEGRETE 4ªRT


MELHOR COREOGRAFIA DE SAÍDA - FORÇA A

1º LUGAR: CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ªRT

2º LUGAR: CTG GIUSEPPE GARIBALDI ENCANTADO 24ªRT

3º LUGAR: GN IBIRAPUITÃ ALEGRETE 4ªRT


GRUPO DE DANÇAS MAIS POPULAR: CTG RONDA CHARRUA FARROUPILHA 25ªRT

ENTIDADE DESTAQUE DO ENART 2025: DTG NOEL GUARINI SANTA MARIA 13ªRT


TROFÉU MARCA GRANDE - CUIA DE OURO - ENART 2025

 13ª REGIÃO TRADICIONALISTA


DANÇAS TRADICIONAIS FORÇA B

1º LUGAR: CTG ESTÂNCIA VELHA DA TRADIÇÃO - SANTANA DO LIVRAMENTO 18ªRT

2º LUGAR: CTG TROPILHA CRIOULA - GETÚLIO VARGAS 19ªRT

3º LUGAR: CTG COXILHA DE RONDA - SANTIAGO 10ªRT

4º LUGAR: DTG PIAZITO DA TRADIÇÃO - VENÂNCIO AIRES 24ªRT

5º LUGAR: CTG RODEIO DA QUERÊNCIA - FREDERICO WESTPAHLEN 28ªRT


DANÇAS TRADICIONAIS FORÇA A

1º LUGAR: DTG PONCHO VERDE - PANAMBI 9ªRT

2º LUGAR: CTG RANCHO DA SAUDADE - CACHOEIRINHA 1ªRT

3º LUGAR: CTG RONDA CHARRUA - FARROUPILHA 25ªRT

4º LUGAR: CTG ALDEIA DOS ANJOS - GRAVATAÍ 1ªRT

5º LUGAR: CTG SENTINELAS DO PAGO - MARAU 7ªRT



quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Aprovado Projeto de Lei de autoria do Deputado Luiz Marenco que leva o folclore gaúcho às escolas do RS.


     Nesta terça-feira (18) foi aprovado na Assembleia Legislativa do RS, o Projeto de Lei 50/2023, de autoria do deputado Luiz Marenco (PDT), que estabelece a inclusão do Folclore Gaúcho nos currículos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio das redes pública e privada do Rio Grande do Sul.

    Assim, as escolas deverão  desenvolver atividades pedagógicas relacionadas ao folclore regional, incluindo lendas, danças, música, literatura oral, costumes, indumentária e demais manifestações culturais, todas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular Gaúcho.

    O grande diferencial deste projeto é que, em vez do estudo do folclore ficar restrito a educação infantil e anos iniciais, vai ser ampliado até o ensino médio. Isso aprofunda o conteúdo e realmente insere a cultura gaúcha na vida escolar.

    Marenco destaca que a medida representa um passo importante para o resgate e fortalecimento da identidade cultural gaúcha, garantindo que novas gerações tenham contato com suas raízes e tradições. O parlamentar também lembra que o estudo do folclore contribui para a formação integral dos estudantes, estimulando pertencimento, valorização da diversidade e preservação histórica.

    Com a aprovação, o projeto segue para sanção do Poder Executivo.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Confira a Programação oficial do ENART 2025

 









ENART NA COMUNIDADE INICIA NESTA QUARTA, 12 DE NOVEMBRO

    O “ENART na Comunidade” chega em sua 4ª edição, para 2025 serão realizadas uma série de apresentações artísticas das modalidades do festival em visita a espaços público e institucionais do Município sede do ENART.

    A primeira apresentação ocorrerá nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, às 14 horas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Aliança” localizado na Rua João Gomes Cardozo nº 222.

    As apresentações de danças tradicionais, Chula, Declamação, Canto e uma Oficina de Chimarrão com contação de Lendas estão a cargo do CTG Rincão da Alegria e com a participação de Amanda Kothe Bartz - 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul.

    O evento é organizado e promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e pela Fundação Cultural Gaúcha, conta com o apoio da 5ª Região Tradicionalista e Prefeitura de Santa Cruz do Sul, o incentivo cultural da Amigo Internet, o patrocínio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, da Fruki, das Massas Italiany e de Móveis Kappesberg e com o financiamento do Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o futuro nos une.

Fonte: MTG

Morre aos 80 anos o cantor João Chagas Leite

    Morreu na manhã desta terça-feira (11), aos 80 anos, o músico regionalista João Chagas Leite. Ele estava internado no Hospital de Caridade de Erechim (HCE), onde tratava um câncer desde 2023. A informação foi confirmada por familiares do músico.

    João Chagas Leite era conhecido por grandes sucessos da música gaúcha, como "Desassossegos" e "Ave Sonora". Leite havia anunciado a volta aos palcos em maio, depois de dois anos afastado para tratamento contra a doença. Fica um grande legado e uma história a ser contada no meio musical nativista para as novas gerações.

    Nossas condolências aos familiares, fãs e amigos.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Cezimbra Jacques, patrono do tradicionalismo gaúcho

 

    João Cezimbra Jacques nasceu em Santa Maria, no dia 13 de novembro de 1848 — e veio a falecer no Rio de Janeiro, em 28 de julho de 1922. Militar de Cavalaria, foi voluntário na Guerra do Paraguai aos dezoito anos, em 1867, servindo no 2º Regimento de Cavalaria. Lá permaneceu durante três anos e recebeu condecorações do Uruguai, Argentina e Brasil. Seu pai também participou da Guerra do Paraguai onde veio a falecer.

    Em 1895 comandava o terceiro Esquadrão do terceiro Regimento de Cavalaria, foi instrutor da Escola Preparatória de Rio Pardo e do Curso D'Armas da Escola Militar do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Em 1901 passou para a reserva no posto de major. Era positivista, discípulo de Augusto Comte.

    Pioneiro em várias áreas, foi o primeiro a publicar um livro em Santa Maria, participou da criação da Academia Rio-Grandense de Letras em 1901. Foi um dos fundadores do Partido Republicano Rio-Grandense em 1880. Fundador do Grêmio Gaúcho de Porto Alegre, em 22 de maio de 1898, sendo por isso considerado precursor do Movimento Tradicionalista Gaúcho e seu patrono (1959).

    Como escritor versou sobre assuntos até então pouco explorados ou inéditos. Por sua inspiração foi criado o Grêmio Gaúcho, núcleo primeiro no culto sistematizado das tradições sul-rio-grandenses; fez parte dos primeiros adeptos do positivismo. Além de considerações a respeito da vida, usos e costumes dos indígenas do seu Estado, registrados em seu Ensaio Sobre os Costumes do Rio Grande do Sul (1883) e em Assuntos do Rio Grande do Sul (1912), escreveu uma pequena monografia intitulada Frases e Vocábulos de Aba Neenga Guarani e Notas Sobre os Silvícolas – afora outros vários títulos sobre questões de história e cultura.

terça-feira, 4 de novembro de 2025

1º Festival Internacional Virtual de Poesia Gaúcha celebra os 20 anos da CNATGB

     No dia 9 de novembro, a partir das 20h (horário de Brasília), os gaúchos de todas as Américas poderão acompanhar, pelo canal da TV do Gaúcho no YouTube, a grande final do 1º Festival Internacional Virtual de Poesia Gaúcha, promovido pela Confederação Norte-Americana do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro (CNATGB).

    O festival foi lançado em maio deste ano para comemorar as duas décadas de atuação da Confederação Norte-Americana que tem sede no Rancho Minha Terra, em Orlando (Flórida), e é presidida pelo gaúcho de Canoas Joe Sarmento.

    A coordenação geral do festival é assinada pela dupla Joe Sarmento e João Marin Hoffmann, Presidente e Capataz Artístico da CNATGB, respectivamente. A avaliação está cargo de uma comissão formada por João Marin, Paulo Lindner e Valéria Lessa. Serão premiados 1º ao 3º lugar nas categorias: Melhor Poema, Melhor Declamador e Amadrinhador.

    Segundo o presidente Joe Sarmento, o festival simboliza mais do que uma competição: “É um momento de encontro entre gerações e entre continentes, unidos pela poesia e pela força da nossa cultura”.

CONHEÇA OS TRABALHOS CONCORRENTES:

1. A PAZ QUE PROCURO Poeta: Jadir Oliveira. Declamadora: Silvana Andrade. Amadrinhador: Jean Carlo Godoy.

2. POEMA ALÉM MUNDANO Poeta: Edson Marcelo Spode. Declamador: Jorge Ivonei de Barros. Amadrinhador: Gabriel Osvaldo de Oliveira.

3. QUANDO A VIDA NOS TIRA COISAS BUENAS Poeta: Sebastião Teixeira Correa. Declamador: Emanuel Pedro Macemino Pascoalon Moreira. Amadrinhador: Guilherme Bragagnolo.

4. DE UM TEMPO ANTIGO Poeta: Roberto Paines. Declamador: Claudio Rossano Trindade. Amadrinhador: Leonardo Pinho.

5. BONIFÁCIO Poeta: Júlio César Paim. Declamadora: Tatiane da Rosa Crestani. Amadrinhador: William Andrade.

6. O SONHO DE CADA UM Poeta: Rafael Ferreira. Declamador: Neiton Peruffo. Amadrinhador: Fernando Graciola.

7. O MEDO RONDA A FIGUEIRA Poeta: Chico Fontella. Declamador: Cristiano Bremm. Amadrinhador: Luiz Gasparetto.

8. DÉCIMA RONDA DA LIDA CAMPEIRA Poeta: Kérolin Spagnol. Declamadora: Michelle Calonego. Amadrinhador: Sedinei Antonio Richter.

9. MISTO DE ÍNDIO E TRONQUEIRA Poeta: Joseti Gomes. Declamador: Luis Eduardo Lima. Amadrinhador: Kayke Mello.

10. AS DORES DE UM MANCARRÃO Poeta e Declamador: Juarez Machado de Farias. Amadrinhador: Cristiano Alves.

Sobre a CNATGB

    A Confederação Norte-Americana do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro dedica-se à promoção da cultura gaúcha nos Estados Unidos. Fundada em 2005 por Jatir Delazeri, natural de Relvado (RS), a entidade surgiu com o propósito de manter vivas as tradições do Rio Grande do Sul entre os brasileiros que vivem na América do Norte e, desde então, se tornou referência cultural além das fronteiras do país.

    Atualmente, a Confederação é composta por sete entidades: CTG Rincão do Imigrante, em Orlando/Flórida; CTG Querência Pioneira, em Lindon/Utah; CTG Rancho Rio Grande, em Perris/Califórnia; CTG Amigos do Rio Grande, em Danbury/Connecticut; CTG 100 Fronteiras, em Boston/Massachusetts; Centro Cultural Gal Bento Gonçalves da Silva, em Los Angeles/Califórnia; CTG Saudade da Minha Terra, em Newark/New Jersey.


segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Chico Fighera é reeleito presidente da CBTG durante o 25º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha

    O tradicionalismo gaúcho brasileiro viveu mais um marco histórico neste final de semana com a realização do 25º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha e do 20º Concurso de Prendas e Peões da CBTG, eventos que reuniram representantes de diversos estados em uma celebração da cultura, dos valores e das raízes do povo gaúcho espalhado pelo país.

    Durante o Congresso, que contou com debates, apresentações culturais e pautas voltadas ao fortalecimento e à preservaçãodas tradições gaúchas, Francisco Carlos Fighera foi reeleito presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). Com ampla aprovação, Fighera seguirá à frente da entidade pelos próximos dois anos, reforçando seu compromisso com o movimento e a difusão da cultura gaúcha em território nacional.

    A recondução do presidente reflete o reconhecimento pelo trabalho realizado na gestão anterior, marcado por ações de integração entre os MTGs, incentivo à juventude tradicionalista e valorização das manifestações culturais regionais. “Seguimos firmes, empenhados e apaixonados pela missão de honrar nossas tradições e manter viva a chama do gaúcho nos quatro cantos do Brasil”, destacou Fighera após o resultado. Ao seu lado estão Odila Paese Savaris (RS) e Dr. Nelson Schiestl Junior (SC).

    O evento também teve como destaque o 20º Concurso de Prendas e Peões, que renovou o quadro de representantes culturais da CBTG. Jovens tradicionalistas de diferentes estados participaram de provas artísticas, culturais e sociais, demonstrando conhecimento, talento e comprometimento com a preservação da identidade gaúcha. Com a escolha das novas prendas e peões e a reafirmação da liderança de Fighera, o movimento tradicionalista inicia um novo ciclo com entusiasmo e esperança. 

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

31 de outubro - Dia do Saci

 

    O Dia do Saci, comemorado em 31 de outubro, é de extrema importância para o folclore brasileiro por resgatar e valorizar a cultura popular nacional, contrapondo a influência estrangeira do Halloween e incentivando o reconhecimento das tradições e lendas que formam a identidade do país, garantindo que as futuras gerações conheçam e celebrem o rico imaginário do Saci-Pererê.

    A data foi criada em 2003 por lei para celebrar as tradições brasileiras, promovendo o orgulho pelo que é nosso. O dia 31 de outubro foi escolhido para que as pessoas pudessem celebrar suas próprias histórias e personagens folclóricos em vez de apenas festividades estrangeiras.

    A Fundação Cultual Gaúcha procura ajudar a combater o distanciamento das pessoas em relação às tradições brasileiras, que por vezes são ofuscadas por influências culturais externas.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Livro: A dificil convivência - de Walter Galvani

     A obra procura reconstruir como Porto Alegre, capital da província no século XIX, viveu o conflito interno provocado pela Revolução Farroupilha (1835-1845) ou, mais precisamente, como essa guerra afetou a cidade e a convivência entre diferentes grupos sociais. 

    O título “A Difícil Convivência” aponta para essa tensão entre os farrapos e os que apoiavam ou se mantinham próximos ao governo imperial

    Walter Galvani sugere que essa convivência entre a cidadãos da província e os revolucionários ainda não está completamente resolvida —  ou, em suas palavras, “um processo histórico ainda não concluído”.

    Embora o livro seja de 158 páginas, ele realiza uma espécie de “reexame” de eventos históricos, com atenção para episódios pouco conhecidos ou que mantêm implicações até os dias atuais 

    O núcleo da obra é, justamente, analisar como os diferentes atores conviveram — ou não —: os farroupilhas, os imperiais, os moradores da cidade e os que permaneciam em alguma neutralidade ou adaptação.

    Conflitos de lealdade, de identidade, de pertencimento, de poder. A fome... Galvani sugere que essa “difícil convivência” persiste simbolicamente no Rio Grande do Sul, no sentido de que a história, a memória e o lugar da Revolução Farroupilha na cultura local continuam sendo objeto de discordância.

    A Difícil Convivência” não é um romance, nem uma narrativa dramática, mas um ensaio histórico com tom crítico e reflexivo, que propõe ver a Revolução Farroupilha sob a lente da cidade — Porto Alegre — e das tensões que ali se manifestaram. O autor abre mão de apresentar um final categórico ou uma “solução” para as contradições; ao contrário, evidencia que a convivência entre diferentes visões, lealdades, forças que ainda demandam compreensão.



quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Dia Nacional do Livro - 29 de Outubro

 

 

   No dia nacional do livro passamos para lembrar que eles nos fazem viajar sem sair do lugar. O livro nos transporta para mundos mágicos e nos permite viver inúmeras vidas em uma só.

    Um objeto tão especial merece um dia só dele, por isso, no dia 29/10, celebra-se o Dia Nacional do Livro. 

    A Fundação Cultural Gaúcha, preocupada com quem procura o conhecimento, edita, reedita e leva para os mais longinquos rincões a Loja com os livros. Seguimos o lindo trabalho que o Gerciliano Alves de Oliveira nos deixou para continuar. Relembro os dedicados Adão Maciel, Alvaro, Dona Terezinha, Betinho, o José Humberto Lopes, mais conhecido por Loló.

domingo, 26 de outubro de 2025

Cachoeira do Sul sediará o aniversário de 60 anos do MTG

     Neste sábado, 25, o prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, assinou um termo de cooperação para sediar as comemorações do 60º aniversário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que acontecerão em 2026. 

    Cachoeira do Sul tem grande importância, pois no ano de  1959, o congresso que estabeleceu as bases do movimento tradicionalista também ocorreu na cidade, bem como a criação do Conselho Coordenador que mais tarde viria a se tornar a Federação. Uma comissão já está encarregada da organização desta grande festa.

 Márcia e Oscar Gress, presidente da FCG, o prefeito Leandro Balardin, o presidente do MTG e a Coordenadora da 5ªRT

Tema do MTG em 2026: "O tradicionalismo dos galpões à sociedade: Movimento Tradicionalista Gaúcho e o combate à violência contra a mulher no Rio Grande do Sul".

Foto: Facebook MTG

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

PORTARIA Nº 40/2025 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de inscrição prévia dos amadrinhadores no ENART

                                Dispõe sobre a obrigatoriedade de inscrição prévia dos amadrinhadores para o ingresso no Parque e para o amadrinhamento nas apresentações individuais do ENART, bem como para a participação nos concursos de amadrinhadores do ENART.

    O Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regulamento Geral da entidade, especialmente o disposto no Artigo 281, VII do Regulamento Geral do MTG

CONSIDERANDO que o Regulamento vigente não prevê expressamente a obrigatoriedade de inscrição para o ingresso gratuito dos amadrinhadores no parque de eventos durante a realização do ENART;

CONSIDERANDO a necessidade de controle administrativo, logístico e de segurança, bem como de garantir a transparência na organização dos concursos, apresentações e demais atividades oficiais;

CONSIDERANDO que a existência de concursos, como o de Melhor Amadrinhador, demanda controle prévio de participação, a fim de assegurar a igualdade de condições e a validade dos resultados;

CONSIDERANDO que a emissão do cartão administrativo de músico para amadrinhadores depende do registro formal da inscrição e da regularidade junto às entidades e ao MTG/RS;

RESOLVE:

Art. 1º - Fica instituída a obrigatoriedade de inscrição prévia para todo amadrinhador que deseje participar das apresentações individuais do ENART ou dos concursos de amadrinhadores, sendo o ingresso gratuito no parque uma consequência da referida inscrição.

Art. 2º - A inscrição é requisito indispensável para:

I – a emissão do cartão administrativo de músico para os amadrinhadores;

II – a autorização para acompanhamento ou amadrinhamento em qualquer modalidade durante o evento;

III – a habilitação para concorrer ao título de Melhor Amadrinhador ou outras distinções equivalentes;

IV – o acesso gratuito ao parque na condição de competidor ou amadrinhador.

Art. 3º  - As inscrições deverão ser realizadas conforme os prazos e orientações divulgados pela Vice-Presidência Artística e pela Comissão Organizadora do ENART, os quais deverão ser observados obrigatoriamente, de forma impreterível e improrrogável.

§ 1º O não cumprimento do prazo acarretará a impossibilidade de participação nas atividades do evento.

§ 2º Não serão aceitas inscrições realizadas após o encerramento do prazo, ainda que o participante já tenha atuado em edições anteriores.

Art. 4º - A Secretaria do evento é responsável pelo recebimento, registro e conferência das inscrições, bem como pelo controle de acesso dos inscritos ao parque.

Art. 5º - Nenhum músico, grupo ou amadrinhador poderá se apresentar ou adentrar o parque em caráter de competidor sem a respectiva inscrição devidamente homologada.

Art. 6º - Casos excepcionais ou situações não previstas nesta Portaria serão analisados pela Coordenação do evento, que decidirá de forma fundamentada, resguardando a observância da igualdade entre os participantes.

Art. 7º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


Porto Alegre, 14 de outubro de 2025.

O ENART vem aí... Dicas de quem entende

Professor Toni Sidi Pereira (Publicado no Eco da Tradição - Novembro de 2011)

          Todos os grupos finalistas, tanto na Força"A" quanto na "B", tiveram bem mais que 25 horas de ensaio, bem mais que 25 dias de ensaio, mas terão no máximo 25 minutos para mostrar no palco do encontro de artes e tradição gaúcha (ENART) toda a sua arte.     

    Um ano de preparação. A ansiedade do sorteio das danças. Os minutos que representam toda a dedicação, sacrifício e amor à arte e à tradição.

          Todos os instrutores de dança já devem estar com o planejamento pronto, o desempenho do seu grupo durante o ano analisado, superando e aperfeiçoando os pontos fracos de sua equipe e estimulando os pontos fortes ainda mais. Aqueles instrutores que trabalham com o planejamento visando o ENART sabem vários fatores influenciam a performance de sua equipe neste momento de competição, um deles é o fator psicológico.

           Muitos são os grupos que se sentem a vontade no palco do ENART, mas se sabe que existe um trabalho por trás desse comportamento. A segurança e a motivação do dançarino, muitas vezes, resultam de um grande trabalho em equipe, de uma preparação técnica aliada à experiência e a vontade de melhorar

Seguem algumas dicas que podem ajudar a minimizar os fatores psicológicos da competição:

1. Divisão de tarefas - É a hora em que cada um deve ser responsável por um tipo de função. Coordenadoras, Patrões, carregadores. Nada de sobrecarregar o instrutor. 

2. Preparação antecipada - Se a sua equipe estiver pronta, no mínimo, uma hora antes da apresentação, com certeza estará preparada para eventuais problemas de última hora. Não deixe que os pequenos atrasos, ou eventuais esquecimentos aumentem a ansiedade do grupo. Cuidado como calor. Algumas indumentárias são muito quentes, por isso, cuidados com a hidratação e com os efeitos fisiológicos que o aumento da temperatura corporal pode gerar.

3. Aquecimento adequado - Todos sabem que o aquecimento é importante, não só por razões fisiológicas, mas também por motivos psicológicos. O aquecimento ajuda a controlar a ansiedade, melhora a adequação do nível de vigilância, ajuda a manter o dançarino focado, cria uma elevação de nível de ativação emocional.

          Nesse aquecimento brincadeiras ajudam. Rezar sempre é bom, mas cuidado com o excesso de emoção tipo reza prolongada. Não leve para o plano espiritual o que é comportamental.

          Após o sorteio use o pequeno tempo para uma concentração no que será feito no momento da apresentação, estimulando a concentração e eliminando a insegurança. Relembre as principais cobranças de ensaio e possíveis erros para que não se repitam, mas cuidado como foco, não fique apenas no problema, estimule os pontos fortes.

          Mantenha sua equipe sempre motivada. "Superação é ter humildade de aprender como passado, não se conformar com o presente e desafiar o futuro."


#Enart #EncontrodeArteeTradiçãoGaucha  #Tradição   #Folclore  #Dança

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

ENART já tem seus finalistas - Santiago classifica os últimos concorrentes para 2025

     Os últimos classificados para o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Santa Cruz do Sul, foram definidos neste domingo (12/10), em Santiago. Terra dos Poetas, o município da Região Central recebeu em três dias a 3ª e última Inter-Regional do Enart, Região Fronteira, categoria Adulto, com as modalidades individuais e coletivas em seis palcos.

    Além dos convocados para Santa Cruz, o MTG divulgou os classificados que ficarão na suplência, no caso das modalidades individuais.

    Nas Danças Tradicionais, Força A o campeão é o Centro de Pesquisa Folclórica Piá do Sul, de Santa Maria. Os outros oito participantes também carimbaram vaga no ENART. Na Força B, o campeão é o CTG Estância Velha da Tradição, de Santana do Livramento. Com 34 participantes inscritos, somente 17 estarão em Santa Cruz. Em Santiago, as modalidades individuais participantes foram chula, declamação masculina e feminina, dança gaúcha de salão, gaita piano, violão, trova campeira, trova estilo Gildo de Freitas, solista masculino e solista feminino.

Palco das danças tradicionais recebeu duas mil pessoas

    O destaque desta seletiva fica por conta do município, que não só organizou a etapa em menos de 30 dias, depois da desistência da cidade anteriormente marcada, bem como a comunidade que abraçou a tradição, a cultura e a arte nos três dias de evento. O maior exemplo foi o palco das danças tradicionais que recebeu cerca de 2 mil pessoas, neste domingo.

A     3° Inter-Regional foi uma realização do MTG e Fundação Cultural Gaúcha com o apoio da prefeitura de Santiago, secretaria municipal de Turismo e Cultura, 10° Região Tradicionalista, Sicredi, KTO e uma série de apoiadores locais.

Classificados para o Enart

Danças Tradicionais

Força A

1° lugar – CPF Piá do Sul, de Santa Maria, 13° RT

– GN Ibirapuitã, de Alegrete, 4° RT

– AT Poncho Branco, de Santa Maria, 13° RT

– CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, 5° RT

– CTG Querência da Serra, de Cruz Alta, 9° RT

– CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria, 13° RT

– CTG Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, de Alegrete, 4° RT

– CTG Patrulha do Oeste, de Uruguaiana, 4° RT

– CTG Querência das Dores, de Santa Maria, 13° RT


Danças Tradicionais - Força B

1° – CTG Estância Velha da Tradição, de Santana do Livramento, 18° RT

– CTG Coxilha de Ronda, de Santiago, 10° RT

– DTG Departamento de Cultura Alma Gaúcha, de Dom Pedrito, 18° RT

– CTG Sentinela dos Pampas, de Candelária, 5° RT

– CTG Ronda Crioula, de São Sepé, 13° RT

– CTG Os Gaudérios, de Cachoeira do Sul, 5° RT

– CTG Vinte de Setembro, de Santo Ângelo, 3° RT

– CTG Tropeiros da Amizade, de Santa Cruz do Sul, 5° RT

– CTG Sentinela do Forte, de Caçapava do Sul, 18° RT

10° – GF Fogo de Chão, de Ijuí, 9° RT

11° – CTF Alma Gaúcha, de Santa Maria, 13° RT

12° – CTG Tropeiros da Amizade, de Canguçu, 21° RT

13° – CTG Lanceiros do Sul, de Cachoeira do Sul, 5° RT

14° – CCN Piazito Carreteiro, de Ijuí, 9° RT

15° – PTG Jayme Caetano Braun, de Santana do Livramento, 18° RT

16° – CTG O Grito de Sepé, de Entre-Ijuís, 3° RT

17° – CTG Clube Farroupilha, de Ijuí, 9° RT


Fonte: Site do MTG/RS

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Rogério Bastos e Neusa Secchi autografam na Feira do Livro de Canoas

 


    Com o tema “40 Edições, Infinitas Conexões”, a feira do Livro de Canoas celebra quatro décadas de incentivo à literatura, destacando a trajetória do escritor Erico Verissimo, que em 2025 completaria 120 anos de nascimento.

    O evento também homenageia o município de Alvorada, em comemoração aos seus 60 anos de emancipação, e tem como patrono o escritor Chico Neto.

    Rogério Bastos já palestrou na feira em duas oportunidades, já foi o comunicador da rádio-feira, e agora, essa experiencia incrível de estar em sessão de autógrafos ao lado da folclorista Neusa Marli Bonna Secchi. "Só tenho a agradecer as visitas que recebemos da diretoria do Gremio Geraldo Santana, da 12ªRT, e das as amigas Dara Neto e a querida Verinha Fernandes" - disse Bastos.