domingo, 31 de maio de 2015

Sobre Indumentária é importante lembrar que:

          A Nota de Instrução vem complementar a Resolução 02/2015 não sobrepondo suas definições;
          Tanto para os rodeios, quanto para as Inter-regionais do ENART, valem as pesquisas apresentadas para o ENART de 2014;
          Essa tolerância de coexistência extingue-se após a última Inter-regional, isto é, outubro de 2015;
          Indumentárias de pesquisas anteriores a 2014 estão desconsideradas, isto é, não estando devidamente enquadradas no Livro de Indumentária do MTG, estão impedidas de serem utilizadas em rodeios ou concursos artísticos, (com ou sem avaliação de indumentária) ficando os utilizadores impedidos de serem avaliados ou de receberem premiação;
          Indumentárias novas (que estão sendo confeccionadas neste período) devem seguir o livro de Indumentária, as orientações do Painel de Indumentária e a Nota de Instrução.
          Este esclarecimento se faz necessário para evitar prejuízo aos grupos de danças.
Atenciosamente
José Roberto Fischborn
Vice Presidente Artístico - MTG

CTG Vaqueanos da Praia do Pinhal tem nova patronagem


           Para quem gosta de participar de um CTG e no verão vai para a praia, agora tem a oportunidade de visitar o CTG Vaqueanos da Praia do Pinhal, que elegeu sua patronagem no dia 30 de maio. A eleição contou com a presença da Conselheira do MTG, Maria Cardoso Faistauer, e a comissão eleitoral que esteve com Everton Ferreira.
          Guilherme Antonio dos Santos e Auro Valasco, entre outros, integrarão a nova patronagem que já vinha desenvolvendo trabalhos na entidade.
Fotos de Jarbas Ferreira
Patrão: Magno Gonçalves
Capataz Geral: Auro da Cruz Valasco
1º Sota Capataz: Viviane Soares Gemerasca)
2º Sota-Capataz: Rosa Ângela Ludwig
1º Agregrado das Pilchas: Gipsy de Brum Fernandes 
2º Agregado das Pilchas: Guilherme Antônio da Silva Dos Santos 

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Tristes partidas ... Sergio Napp e Arthur Bonilla

         
Morreu, na manhã desta sexta-feira, aos 33 anos, o músico Arthur Bonilla. Natural de Cruz Alta,  o violonista sofreu um acidente automobilistico, por volta das 8h30min, na BR-158, em Pejuçara. Ele voltava do 30º Carijo da Canção Gaúcha, em Palmeira das Missões.
          Bonilla deve começar a ser velado no final da tarde desta sexta-feira, no salão nobre da prefeitura. O sepultamento está marcado para as 10h de sábado, no Cemitério Municipal de Cruz Alta.

Sergio Napp

          O escritor e letrista Sérgio Napp faleceu ontem, quinta, dia 28, em Porto Alegre, aos 75 anos. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento e o velório está acontecendo na Casa de Cultura Mário Quintana, entre as 13h até as  17h desta sexta-feira.

É com muito pesar que registramos na historia a partida destes dois gênios da musica...

quarta-feira, 27 de maio de 2015

O tradicionalismo pelo Rio Grande - É Solidariedade

Para quem pensa que ser tradicionalista é só laçar, dançar, cantar, declamar... engana-se. E quem faz isso e pensa que é só isso: Se engana!

          Subcoordenadoria do Vale  de Gravatai que no dia 23/05/15 efetuaram as entregas de alimentos e materiais de higiene arrecadados nas diversas entidades da região. Realizando de maneira exemplar mais uma das etapas do SAT 2015. Demonstrando em todos os momentos a dedicação e o empenho.
As doações foram entregues nos seguintes locais:

Entidades: CTG Aldeia dos Anjos e CTG Laço Da Amizade
Local de entrega:
"Asilo Nossa Senhora da Medianeira" em Gravataí.

Entidades: CTG Carreteiros da Saudade e CTG Chaleira Preta
Local de entrega: "Centro Espírita Amor e Caridade" em Gravataí.

Entidades: CTG Rancho da Saudade e CTG Singelo da Amizade
Local de entrega: "Lar do Idoso Nossa Senhora Aparecida" em Cachoeirinha.
          Na subcoordenadoria de Viamão as doações foram entregues na "Entidade Tia Lolo" que abriga e mantém mais de 80 crianças da comunidade local.
         Importante falar no belíssimo baile com o Alma Gauderia, uma chance de confraternizar com os amigos.
          Na Subcoordenadoria da Zona Norte as doações foram entregues ao "Lar Dom Luís Guanella" que abriga e mantém mais de 36 idosos de ambos sexos.
          A subcoordenadoria da Zona Sul de Porto Alegre fez a entrega dos donativos na Associação Beneficente EMANUEL. Parabéns gurizada pelo trabalho, as pessoas que estão la com certeza agradecerão muito mais....
          A subcoordenadoria do Delta do Jacuí realizou atividades e fez doações no Lar do Idoso, onde se encontram mais de 20 pessoas necessitadas.
          E na subcoordenadoria de Alvorada eu estive presente, quando o pessoal do CTG Chilena de Prata foi entregar em um asilo, com mais de 40 idosos, que eles já ajudam normalmente. 

São Gabriel
          A Reculuta, é uma espécie de “olimpíada” que acontece durante todo o ano, de outubro a setembro, começa com o concurso de prendas, depois um rodeio, torneios de truco, bocha, solo e tava e, finalmente, toda a parte artística em todas categorias, mais de 1000 participantes e, cada prova, vale pontos. Apresentei para a patronagem a proposta de doação de sangue e foi aceito. Levando 10 pessoas, recebe 10 pontos, quem tiver o maior numero de doadores recebe um troféu na semana farroupilha.
           “Cheguei da doação de sangue e fico muito feliz, pois coletaram 81bolsas. parabenizar os CTGs, PTG e GTC e, lembrando que mês passado, quatro entidades já tinham coletado 55 bolsas. É o tradicionalismo de São Gabriel ajudando o próximo”, conta feliz Marcio Davilla, patrão da CTM.

          CTG Tarumã participando da ação da Coordenadoria Tradicionalista Municipal. "Do mesmo sangue gaúcho". “Agradecemos à todos pela colaboração nessa importante campanha que é: ser doador é poder amar mesmo sem conhecer. agradecemos em especial á nossa diretora cultural, Rosangela Bastos, que mesmo não podendo doar, permaneceu todo tempo conosco dando apoio” – postou Déia Souza em seu facebook. 
"Da ilhapa até a presilha, gaúcho em qualquer coxilha" – lema do CTG.

Horário da postagem - Ciranda de Prendas

          Está circulando no facebook uma postagem dizendo que o horário do "post " do resultado da ciranda de prendas no meu blog saiu antes de darem o resultado em Rio Grande. É importante esclarecer que:

1) Eu estava em Porto Alegre, acordado, esperando o resultado para poder informar, como sempre faço;
2) A cada resultado, postava no Twitter, que vai direto para meu Face (de forma a informar em duas plataformas diferentes);
3) Depois que saíram todos, juntei-os e coloquei no Blog;
4) O Fuso horário padrão do Blogger (que nunca mexi - por que não dei bola para isso) marcou horas antes (como minha postagem hoje de manhã, da Lili patrona dos festejos - me aproveitei da chuva e levantei depois das 9h, quase 10h, minha postagem está 6h24min)

          Compreendo que as pessoas procurem neste tipo de coisa respostas para outras expectativas. Mas nunca fiz isso na vida e não vai ser agora que farei. Estou postando este "post" (redundante) as 11h22min vamos ver que hora vai marcar.   (7h21min)

Fraterno abraço

Venâncio Aires tem Patrona em seus Festejos Farroupilhas: Liliane Pappen

O reconhecimento de um trabalho que não ficou só na dança tradicional, não ficou somente em um concurso de prendas. Idealizadora da escola do chimarrão recebe a honraria em seu município.

          Quando a jovem Liliane Inês Pappen idealizou fazer uma escola para ensinar a meninada a fazer chimarrão, para que, uma próxima geração, não viesse  sem saber preparar a bebida símbolo do gaúcho e que não tivesse o gosto pelo amargo tradicional do gaúcho. Pensando desta forma organizou o projeto para seu prendado, quando concorreu na Ciranda Estadual de Prendas, na década de 90.
          Dali em diante Liliane continuou trabalhando como chimarrão, com a dança tradicional nas entidades da 24ªRT e, hoje, preside o Instituto Escola do Chimarrão. O tradicionalista, fundador de várias entidades e CTGs, recém-eleito cidadão venâncio-airense, José Darci da Silveira, fará parceria para Liliane dividindo este espaço de patronos do evento.
         
Talento, paciência e muito carinho para desenhar os chimarrões que chamam a atenção do público
            No Rio Grande do Sul o Patrono é o padre Amadeu Gomes Canellas, mas é normal, nas cidades, elegerem uma pessoa para ser homenageada com esta honraria, no caso de Venâncio, duas.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Atenção para a Nota de Instrução sobre indumentária

NOTA DE INSTRUÇÃO 01/15

                                                 Dispõe sobre procedimentos e orienta a avaliação dos grupos de danças no quesito “indumentária” para o ano de 2015 e até edição de nova orientação.


1. DOS OBJETIVOS

a.    Esclarecer as entidades filiadas a respeito de procedimentos quando tratar de indumentária para os grupos de danças tradicionais que participam de atividades competitivas e, especialmente do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – ENART;

b.    Orienta a forma de avaliação dos grupos de dança, no quesito Indumentária, durante o ano de 2015 e até a edição de novas orientações ou edição de nova Diretriz relativa ao tema.

2. DA ABRANGÊNCIA

a.    ENART 2015, em todas as suas fases, rodeios e festivais em que haja avaliação de indumentária dos grupos de danças tradicionais das categorias adulto, veterano e xirú.

b.    Rodeios e festivais em que haja avaliação de indumentária, para as categorias adulto, veterano e xirú.

c.    Esta NI NÃO se aplica ao Festival Gaúcho de Danças – FEGADAN, que segue orientações específicas.

3. DAS JUSTIFICATIVAS

a.    Considerando a decisão do Congresso Tradicionalista de Uruguaiana para o reestudo do tema que envolve indumentária, especialmente a de cunho histórico;

b.    Considerando a nomeação de uma comissão para reestudar o assunto e revisão da bibliografia, com a definição de utilização, no ano de 2015, exclusivamente o livro “Indumentária Gaúcha”, publicação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, como fonte de referência;

c.    Considerando o resultado dos debates estabelecidos por ocasião do Painel Geral de Indumentária do MTG, realizado no dia 25 de abril do corrente ano;

4. DA DELIBERAÇÃO

a.      O grupo que utilizar trajes históricos, deverá observar, na confecção das vestimentas, o que está disposto nas páginas 125 até 152 e 161 a 166 do livro base, que apresenta, de forma didática, a classificação dos trajes de época e a descrição das peças a serem utilizadas. Já o grupo que utilizar o traje atual deverá atentar para as Diretrizes para a Pilcha Gaúcha atualizada, conforme as Convenções Tradicionalistas de nº 76ª, 77ª e 78ª. 

b.    O grupo que optar pela utilização da bota garrão de potro no traje farroupilha, poderá fazê-lo, DESDE QUE a prenda esteja acompanhando a época/traje/condição social, calçando sandálias (página 33, figuras 3 e 4), tamancos ou mantendo os pés descalços.

c.    As prendas que utilizarem traje da época farroupilha poderão ter seus cabelos presos em coque, além dos outros penteados já previstos na página147.

d.    O traje feminino da época farroupilha permite pequenos e discretos bordados no casaquinho (gola, punho) e na blusa, pequenas rendas e bordados discretos na mesma cor, vedado o uso de linhas de seda.

e.    O traje masculino da época farroupilha exige a utilização de colete ou jaleco, ou ainda, dos dois.

f.       Quanto à utilização do pala, somente serão aceitas duas formas de uso: a meia espalda ou sobre o ombro. Para atar o pala pode ser usado um tento de couro, argola de osso, anel de metal, ou ainda, o mesmo pode ser preso por um nó. Salienta-se que a utilização exige que o pala seja dobrado ao comprido, e não enrolado.

g.    O uso de colete de couro somente será permitido no traje primitivo (chiripá saia de algodão).

h.   Os grupos poderão representar, através de seus trajes, as épocas de transição. Todavia, somente será aceito o uso de dois trajes no mesmo grupo, se estes forem:
1)    Chiripá primitivo (saia de lãzinha) com chiripá farroupilha, sendo que a prenda deverá acompanhar a mesma época/classe social do peão;
2)    Chiripá farroupilha com bombacha.

OBS: Os trajes de estancieiro e de chiripá primitivo de algodão, em hipótese alguma, serão aceitos como transição, ou usados em conjunto com outros trajes. Os grupos que optarem por sua utilização deverão vestir todos os dançarinos com peças representativas da mesma época/classe social.

i.        No traje de estancieiro, os calções e a jaqueta não podem ser de cores diferentes.

j.      Observa-se que o traje feminino da época do estancieiro permite que, no arremate do véu com a peneta, possam ser usadas pequenas e delicadas flores.


Porto Alegre, 06 de maio de 2015.

Manoelito Savaris
Elenir Winck
José Roberto Fischborn

Deputado Afonso Hamm participa de reunião na sede do MTG

          O Deputado Federal Afonso Hamm esteve presente em uma reunião que aconteceu na sede do MTG, na manhã desta segunda feira, 25 de maio, para tratar do assunto que preocupa os tradicionalistas no Rio Grande do Sul: O PL 2086/2011, de autoria do Deputado Ricardo Trípoli, de São Paulo, que proíbe a realização de rodeios.
          O projeto de Ricardo Trípoli, intenta proibir, em rodeios ou eventos similares, perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animal. A proposição considera infrator o responsável consignado na licença ou alvará que autorizou a realização do evento, assim como, a autoridade, agente ou servidor que concedeu alvará ou licença para o referido evento.

O que diz o Deputado Afonso Hamm, relator do projeto:

- O rodeio é uma prática recreativa integrada a outros componentes da indústria cultural brasileira. Ao mesmo tempo representa uma atividade econômica que gera milhares de empregos;

- O rodeio é uma atividade que mantém viva a cultura e tradição do povo gaúcho que muito se orgulha da sua história;

- Conforme a lei estadual N° 11719/2002, Rodeio é "evento que envolve animais nas atividades de montaria, provas de laço, gineteadas, pealo, provas de rédeas e outras provas típicas da tradição gaúcha".
          É importante ressaltar no que se refere ao bem estar dos animais, é de natureza do tradicionalista o tratamento adequado daqueles que fazem parte do espetáculo. Atitude essa, recomendada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

          Pode-se constatar que houve a redução do tamanho da pista de corrida dos animais; foi extinta das atividades a cura do terneiro, entre outras práticas que são utilizadas garantindo que não haja maus tratos dos animais.
          Atualmente, no Brasil, segundo dados da Confederação Nacional de Rodeio, esse tipo de evento movimenta aproximadamente 300 mil empregos diretos e indiretos.

          No Rio Grande do Sul, os rodeios são responsáveis por 45% do turismo. É uma das provas mais importantes e tradicionais em diversos eventos realizados no Estado, que congrega tradicionalismo, cultura e lazer.

          A Lei estadual n° 14.342/2013, incluiu no calendário Oficial de Eventos do RS, os rodeios crioulos e as festas campeiras organizados por entidades filiadas ao MTG.
          No Brasil, o rodeio está regulamentado pelas Leis Federal N° 10.220/2001, que institui normas gerais relativas atividade de peão de rodeio, equiparando-o a atleta profissional. E também a Lei Nº: 10.519/2002, conhecida como Lei do Rodeio, que normatiza a realização eventos em que ocorrem rodeios, tornando obrigatória presença de um médico veterinário e proibindo o uso esporas pontiagudas, do transporte dos animais, alojamento, dos exames médicos, do piso arena controle de laços e das penalidades aos competidores.

domingo, 24 de maio de 2015

É de passo Fundo, CTG Lalau Miranda, a 1ª Prenda do RS - Marina Giolo

Prendas Mirins do RS 2015/2016
3ª Prenda Mirim - Milena Oliveira Correa 4ªRT - Centro Farroupilha De Trad.Gaúcha - Alegrete
2ª Prenda Mirim - Yasmin De Castro Reinehr - 20ªRT - CTG Tropeiros Do Buricá - Três De Maio
1ª Prenda Mirim - Gabriely Portela Ramos - 7ªRT - CTG Sentinelas Do Pago - Marau

Prendas Juvenis do RS 2015/2016
3ª Prenda Juvenil - Daiana Dal Ros - 9ªRT - CTG Clube Farroupilha - Ijui
2ª Prenda Juvenil - Jéssica Villar Rodrigues - 18ªRT - CTG Prenda Minha - Bagé
1ª Prenda Juvenil - Tassya Pereira Marasciulo - 6ªRT - CN Sentinela Do Rio Grande - Rio Grande

Prendas Adultas do RS 2015/2016
3ª Prenda - Diana Juciéli Ribeiro - 3ªRT - CTG Fronteira Da Amizade - Tuparendi
2ª Prenda - Aline Almeira De Souza - 8ªRT - CTG Alexandre Pato - Lagoa Vermelha
1ª Prenda - Marina Giolo - 7ªRT - CTG Lalau Miranda - Passo Fundo

Em 2016 Passo Fundo será sede da Ciranda Cultural de Prendas

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Que palhaçada!

          Lendo o Blog do meu amigo Leo Ribeiro de Souza, coisa que faço diariamente, é minha "zero hora", deparei-me com a noticia que Wilson Tubino se formou no curso, oferecido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPOA) que tem um programa chamado "Operação Palha-Assada".  Lá são recrutados voluntários, através de uma seleção criteriosa e rigorosa, para realizarem um curso de "clown" (palhaços) que atuam junto à crianças hospitalizadas.
          Wilson Tubino além de radialista, apresentador de televisão, poeta, estudioso, folclorista, e tantos outros adjetivos, é um ídolo. Sim, idolo do meu pai. E foi meu amigo e professor na Radio Rural am 1120. Um cara 100%. Hoje é presidente da Estancia da Poesia Crioula.
          Durante a campanha do #vempromate e ele nos confidenciou a participação neste curso. Só alguém com um coração do tamanho do dele poderia fazer algo assim - o bem para os outros. Obrigado amigo Tubino por nos deixar fazer parte do teu circulo de amizades.
          "Espero me tornar um excelente PALHAÇO e poder levar uma pitada de alegria e uma mala de garupa cheia de amor a toda essa piazada. Que assim DEUS me assista! E... como dizem os palhaços: Um beijo na ponta do nariz!" - Disse Wilson Tubino ao Blog do meu amigo Leo Ribeiro.

Reunião nesta segunda na sede do MTG para tratar do projeto dos Rodeios


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Começa hoje a 45ª Ciranda Cultural de Prendas em Rio Grande

            Começa hoje, em Rio Grande, a 45ª edição do concurso de prendas, conhecido como Ciranda Cultural de Prendas, mas que já foi, também, a mais linda prenda, a mais prendada, mas enfim, é o reconhecimento do trabalho destas meninas que sonham em um dia alcançar uma das faixas, que se destacam, para representar a beleza e a cultura da mulher gaúcha.
          São 25 prendas mirins, 22 prendas juvenis e 17 prendas adultas totalizando 64 concorrentes em busca das 9 faixas estaduais. Para quem acompanha este concurso há mais de vinte e cinco anos sabe o quanto é importante a realização deste sonho para as meninas. Agora é aguardar o que elas irão apresentar. Hoje é a despedida, amanhã, cedinho, é a prova escrita com historia do RS e do Brasil, Geografia, historia do tradicionalismo, tradição, folclore e redação. De tarde, vem as mostras folclóricas e à noite a abertura oficial. Sábado são as provas artísticas e orais das prendas. E sábado a noite o fandango oficial de entrega das faixas.... Boa sorte gurias!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

É lei... Tiro de laço é uma atividade da cultura popular

          Foi aprovada na Comissão de Agricultura da Câmara Federal o PL apresentado pelo Deputado. Giovani Cherini (que é autor da Lei do chimarrão e do churrasco), mantendo o "tiro de laço" como atividade da cultura popular. Ponto para o RS.
.
          Será realizada uma reunião na sede do MTG, no dia 25 de maio, às 10h30min, com a presença do Deputado Afonso Hamm, relator do PL apresentado pelo Deputado paulista Ricardo Tripoli que pretende proibir a realização dos rodeios no Brasil.

1ª RT inaugura a Biblioteca Edson Otto e realiza a 1ª Feira Literária


         No último final de semana, na sede da 1ª Região Tradicionalista, ocorreram dois importantes eventos: A inauguração da Biblioteca José Edson Gobbi Otto e a 1ª Feira Literária.

         Com um grande público presente, a inauguração foi um sucesso. Tradicionalistas, autoridades e familiares de Edson Otto puderam homenagear este grande nome de nossa cultura, com poemas, vídeos, depoimentos e a abertura de um belo espaço onde todos terão acesso a grandes obras da nossa tradição. Após as homenagens foi servido um coquetel aos convidados, tendo como encerramento apresentações de músicos e declamadores.

          No sábado com a participação da Fundação Cultural Gaúcha, expondo seus livros que estavam para a venda, e grandes palestrantes a 1ª Feira Literária iniciou seus trabalhos pela manhã com a palestra “O Folclore da mulher gaúcha” com Elma Sant’Ana. A tarde foi a vez de Moacir Flores falar sobre "A guerra dos Farrapos", e logo a seguir sua esposa Hilda Flores palestrou sobre "A mulher na Guerra dos Farrapo"s.

          A 1ª RT agradeceu a presença de quem lá esteve, e espera receber novas visitas para que conheçam a biblioteca e realizem suas pesquisas. "Este projeto está no início, e necessita da colaboração de todos. Recebemos diversas doações antes e durante a feira e assim que chegarem novas contribuições serão juntamente catalogados e inseridos no acervo. Colabore! Faça sua doação!" - concluiu Jeandro Garcia, diretor de comunicação da região.

Cesar Oliveira e Rogério Melo de Site novo

          Cesar Oliveira e Rogério Melo: "Está no ar o nosso novo site, mais enxuto, mais objetivo e com navegação simplificada, em consonância com a comunicação digital atual, mas mantendo um conteúdo relevante e exclusivo para os nossos públicos (seguidores, imprensa e contratantes)."
          Junto com o site apresentam a  nova identidade visual, bastante contemporânea e arrojada, que antecipa o novo disco de inéditas – intitulado “Devoção” - que deverá chegar às lojas em setembro.
Acesse: www.cesarerogerio.com.br

Vem ai o painel técnico do FEGADAN, em junho

PAINEL TÉCNICO FEGADAN 2015 - DANÇAS


DATA: 06 e 07 DE JUNHO DE 2015

LOCAL: CTG PORTEIRA DO RIO GRANDE - VACARIA

VALOR: R$ 80,00 (sem refeiç
ão) - Traje: Pilcha

Danças de pares independentes - Tirando duvidas do Painel Artistico

         Devido à quantidade de dúvidas geradas a partir do painel realizado dia 11 de abril de 2015 em Santa Maria, esclarecemos o que segue:

Danças de Pares Independentes

          Nas danças com característica de pares independentes, os dançarinos não poderão demonstrar dependência entre os pares nos deslocamentos (formações e espelho), sendo liberadas as formações ao final das figuras, desde que não sejam filas, rodas e figuras geométricas.

          Exclui-se desta orientação as danças, Chote de Duas Damas, Rancheira de Carreirinha, Tatu de Castanholas e Tirana do Lenço, sendo que nas mesmas é livre a incidência de formações.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

1ªRT realiza feira literária e inaugura biblioteca Edson Otto

          É com grande satisfação que a 1ª RT/RS convida para a I Feira Literária e Inauguração da Biblioteca José Edson Gobbi Otto,  nos dias 15 e 16 de maio de 2015,   em sua sede, na Rua Landel de Moura, nº 430, Bairro Tristeza - Porto Alegre.
 
                             
 PROGRAMAÇÃO:

 15/05/2015
 20h30min - Abertura Oficial
- Inauguração  Biblioteca José Edson Gobbi Otto
- Sarau Literário e Musical
- Coquetel de confraternização

 16/05/2015
 9h30min - Credenciamento
                      Início das Atividades - PALESTRAS
 10h -  Alcy Cheuiche - Livro O Farol da Solidão
 11h  - Elma Santana Folclore da Mulher Gaúcha
 12h  - Almoço
 15h  - Moacyr Flores - Guerra dos Farrapos
           Hilda Flores - A Mulher na Guerra dos Farrapos
 16h  - Sessão de autógrafos: Diversos Autores

     Participação de várias editoras e da Fundação Cultural Gaúcha-MTG com livros da Bibliografia da Ciranda  e  Entrevero de Prendas e Peões.
          *Nesse dia estaremos recebendo doações de livros.

 17h  - Entrega de Certificado Regional

                          José Arnildo Gomes de Mello
                       Coordenador da 1ª RT/MTG-RS
                         
                          Vera Lúcia Menna Barreto
                             Diretora Deptº Cultural

sábado, 9 de maio de 2015

Anunciado Prêmio MTG de Jornalismo

          O Movimento Tradicionalista Gaúcho anunciou, nesta semana, a realização do 1º Prêmio MTG de Jornalismo. A iniciativa tem apoio da Fundação Cultural Gaúcha e visa reconhecer o papel da imprensa e dos profissionais da área por seu engajamento e compromisso com a história e a tradição do Rio Grande do Sul.

          Poderão concorrer ao Prêmio os trabalhos jornalísticos veiculados em TVs, jornais, revistas, rádios, sites, blogs e fanpages. Os critérios de análise são ineditismo e/ou originalidade da abordagem do tradicionalismo gaúcho; consistência na divulgação e cobertura da agenda tradicionalista; capacidade de traduzir os fatos tradicionalistas para o leitor; contribuição para preservação da memória do tradicionalismo gaúcho e contribuição para uma reflexão sobre a figura folclórica e simbologia do gaúcho.

          O Prêmio contempla as categorias profissional e universitária, em diversas modalidades. O regulamento poderá ser acessado em breve no site do Movimento Tradicionalista Gaúcho (www.mtg.org.br) onde também poderão ser feitas as inscrições. Os trabalhos inscritos serão avaliados por um corpo de jurados composto de profissionais da área. Na primeira edição do prêmio podem ser inscritos trabalhos veiculados até 31 de dezembro de 2014.

          O resultado será divulgado durante os Festejos Farroupilhas, no mês de setembro. Segundo o presidente do MTG, Manoelito Savaris, é histórico o apoio da imprensa às iniciativas do tradicionalismo gaúcho, em suas mais diversas manifestações, refletindo-se em matérias e cadernos especiais, coberturas, e inclusive blogs e jornais especializados. ‘Temos muito a agradecer aos amigos da imprensa e reconhecê-los, agora formalmente, através deste prêmio’.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Padre Canellas é o Patrono dos Festejos Farroupilhas de 2015

Padre Canellas, entre Vinicius Brum (E) e o Arcebispo Dom Jaime Spengler
          O Padre Amadeo Gomes Canellas é o patrono dos Festejos Farroupilhas de 2015, juntando-se ao seleto grupo que começou em 2005 e tem Paixão Cortes, Luiz Menezes, Nico Fagundes, Nilza Lessa, Gildinho dos Monarcas, entre outros. 
          Os presidentes do MTG e do IGTF, Manoelito Carlos Savaris e Vinicius Brum, oficializaram o convite ao homenageado em visita realizada nesta quarta feira, 06 de maio, à Cúria Metropolitana, onde foram recebidos pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Fonte e foto: Odila Paese Savaris
Ao lado desta legenda da fé gaúcha - No aniversário do Paixãozinho

Saiu a programação do acendimento da chama crioula internacional, em Colonia, no Uruguai

Local: cidade de Colônia, no Uruguai. Na praça do sítio histórico da “Colônia do Santíssimo Sacramento”.
Data: dia 12 de julho de 2015 (domingo)
Hora: às 11 horas da manhã

Outras atividades
12 de junho de 2015 - Lançamento do evento na cidade do Chuí/RS
12 de julho de 2015 - Acendimento oficial, em Colonia, Uruguai, 11h
17 de julho de 2015 - Congresso Internacional da Tradição Gaúcha em Montevidéu
18 de julho de 2015 - Desfile do dia da Patria, em Montevidéu, Uruguai
15 de agosto de 2015 - Distribuição da Chama Crioula no Chuí, as 10h

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Conhecer um pouco da Colonia, onde será acesa a Chama Crioula Internacional

Turismo Rural e Natureza
Experimentar um mundo natural que envolve com todos seus encantos

           Colônia brinda uma oferta variada e atrativa que contempla varias opções para experimentar o turismo rural. Almoce um típico assado com couro ou algumas das deliciosas comidas crioulas que se oferece. Conheça os tambos turístico, realize cavalgadas, respire o ar fresco e saudável de um ambiente onde se aprecia a tradição rural.
           Os estabelecimentos rurais conjugam agroturismo, saúde, gastronomia crioula e as tradições rurais.
           Desde a Real de San Carlos até o Parque Anchorena, se estende uma charmosa costa em que se destaca a zona de Barrancas, com 18 metros de altura onde se encontram restos fosseis da era marinha.


Turismo Cultural e Vinícolas
Conviver com uma forma de ser plena de tradição e arte

Vinícolas familiares, cuja tradição na arte de fazer vinho provem dos imigrantes que chegaram e povoaram a terra. O clima é favorável par a produção vitivinícola deviso a sua aproximação com o Rio da Prata. Os selos são permeáveis, com boa drenagem, propícios par a produção de variedades como  Merlot, Cabernet Sauvignon e tannat. É possível realizar visitas guiadas e degustações.
Pelo litoral de singular beleza com seu estilo arquitetônico determinado pela presença da empresa industrial inglesa Walker y Cia, final do século XIX, os rastros dos jesuítas e as ruinas de “La Calera de las Huérfanas”, do século XVIII,  a cidade de Carmelo e seu embarcador de Iates, são alguns dos atrativos que contam a história da região.

Colônia a Leste
Ser parte da harmonia de um lugar único

Desfrutar da arte que faz de Rosário um verdadeiro museu ao ar livre; conhecer a particular arquitetura e o urbanismo de Nueva Helvecia que translada magicamente algum povoado dos cantões suíços. Apreciar o legado arquitetônico e paisagístico das colônias piamontesas de Colônia de La Paz e Colonia Valdense. Degustar a variedade de deliciosos queijos e doces de leite elaborados nas comunidades do leste de Colônia, de marcada influencia suíça e piamontesa, tão representativas nesta zona do Departamento.
Outra mostra da exuberante e agreste natureza desta região é a vasta cadeia de balneários juntamente a extensa costa do Rio da Prata.
Fonte: Intendencia de Colonia
Asociacion turística del Departamento de Colonia

Vem aí a 45ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul


domingo, 3 de maio de 2015

A tradição gaúcha vai para o coração da capital - 1ªRT realiza o SAT na Redenção

          Quem chegava no centro da capital gaúcha nesta manhã chuvosa de domingo, poderia conferir o que a 1ª região tradicionalista tem de mais precioso: Sua gente.
           Apesar do chuvisco que caia, intercalando com períodos calmos, as invernadas que participarão da regional do ENART fizeram um verdadeiro espetáculo, com seus musicais, dançarinos, declamadores e cantores no Parque Farroupilha, ou Parque da Redenção, como é conhecido.
           Além das apresentações de dança em forma de integração, muita musica, poesia, oficinas com pessoal de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Viamão e  Eldorado do Sul.
           O Seminário de Aprimoramento Tradicionalista surgiu no ano de 2003, junto com o CFor, que disponibilizou para que as regiões pudessem refletir e fazer atividades com quem participa do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, e, com essas atividades, em sua grande maioria, sociais, conseguiu-se uma aproximação da tradição gaúcha com a comunidade.
           Rodrigo Adriano Maciel, Diretor Artístico da 1ªRT, grande responsável pelo sucesso de uma atividade, que, mesmo em um dia nublado e chuvoso, aproximou os tradicionalistas da comunidade, além, é claro, de mostrar a arte gaúcha para as pessoas que não são acostumadas a ver espetáculos como os que aconteceram na Redenção.

           Opinião do BLOG: Mesmo sabendo que parece, para a gurizada, um sacrifício "sem nexo", o SAT faz uma aproximação e mostra para as pessoas que não costumam ir a CTGs o que fazemos lá dentro. Para onde estamos nos preparando para ir e o que faremos no ENART. No inicio vemos pessoas emburradas, bravas com o "cabresteamento"... mas logo encontram amigos, os sorrisos vem, as conversas, as amizades, o espetáculo.
          A aula que essa moçada deu no centro da capital, mostrando que tradição gaúcha não se faz somente em setembro. Mas o ano todo.
          Campanha de doação de sangue (fundamental), campanha de doação de alimentos (fundamental), oficinas ensinando declamação, encilha, piquinique juntos no centro... olha, levantei cedo e fomos para lá e te digo, valeu a pena!

sábado, 2 de maio de 2015

Peões do Rio Grande do Sul foram apresentados ao Conselho Diretor do MTG

           Foi na manhã de sábado, 02 de maio, na sede do MTG, que o Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista gaúcho se reuniu e que foram apresentados os novos peões, guris e piás farroupilhas do estado do Rio Grande do Sul.
            Assuntos da pauta também foram sendo tratados, logo após a apresentação da peonada, que se dirigiram para a parte externa da sede apra a foto oficial.
            Acompanhados dos pais, foram registrando suas imagens na história do Movimento Tradicionalista Gaúcho do estado.

Cyro Winck, que já foi vice presidente do MTG, brincou com a peonada, mostrando escudo do Internacional