quarta-feira, 29 de abril de 2015

Em Montevidéu, MTG e Sociedad La Criolla Elias Regules trocam experiencias

           Completando a agenda no Uruguai, do presidente Manoelito Carlos Savaris, a manhã desta quarta-feira foi reservada para uma reunião com as sociedades Criollas de Montevidéu, entre elas, a mais antiga, Elias Regules.
           A equipe que fará a cavalgada de translado da Chama Crioula, em julho, esteve presente com Jefferson Pereira, coordenador da comissão executiva do acendimento, Gerardo Arrate, o "Pancho", que coordenará a cavalgada, Sandro Leite e Tarciso Amaral, integrantes do grupo "Pé no estribo", com pessoal da Elias Regules, Ceibal Regules, sobrinho neto do fundador da "sociedad", Leandro Gumersindo Aguirre Regules, do Jornal El Pais, Nuber Fernandes e Manuel Rodriigues, o "Manolo". Também se fizeram presentes Jorge Alves da Costa, presidente da União de parcerias (o que tratamos no RS como piquetes) e Brígido Oddonell Rivero Ojeda, Jefe de la Policia Montada.Canelones.
          Varios assuntos foram debatidos, por mais de duas horas, no hotel Oxford, em Montevideu, mas basicamente a participação das sociedades criollas no translado da chama, a participação da cavalgada da chama no desfile do dia 18 de julho, dia da Pátria no Uruguai, a organização do Congresso Internacional da Tradição Gaúcha, e do tradicionalismo gaucho uruguaio.
Ao lado de Leandro Aguirre  Regules, sobrinho bisneto do fundador da 1ª Sociedad Criolla  e membro do jornal El Pais
          O lançamento oficial da Chama Crioula Internacional deverá ser em meados de junho, 30 dias antes do acendimento na Colonia do Sacramento, envolvendo autoridades brasileiras e uruguaias.

Extra! Extra! Saiu o Eco de maio.

- Contracapa do Eco - Campanha #vempromate e #pelapazmundial fez sucesso

- Prendas do RS fazem sua despedida = Toda a programação da Ciranda de Prendas com o novo local do fandango

- 15ªRT Conquista o Entrevero de Peões do RS e uma entrevistas com os peões

- Editorial do Presidente: A inversão de valores

- Cevando o mate: Nairo fala sobre as relações entre MTG e suas entidades filiadas

- Vice-presidente artístico do MTG e diretor de danças falam sobre os painéis

- As vozes de ouro do Rio Grande: Francisco Oliveria campeão de interprete do ENART e o narrador Evandro Meireles


terça-feira, 28 de abril de 2015

Colonia do Sacramento mostra sua história e suas belezas para o acendimento da Chama

           Nesta terça-feira, 28 de abril, o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, esteve reunido com a equipe que está organizando o acendimento da Chama Crioula no Chui, na Colonia. Jefferson Pereira, coordenador da comissão executiva do acendimento, Gerardo Arrate, que coordenará a cavalgada, Sandro Leite e Tarciso Amaral, integrantes do grupo "Pé no estribo",  juntamente com membros da Associacion Turistica del Departamento de Colonia, Mariana Boné, secretaria executiva, Martin Cabrera, relações públicas da intendência, Alejandro Velluti, presidente da Associacion Turística e Carlos Decurnex.
           Na intendência, foi discutido a chegada dos cavaleiros, a estrutura para o acendimento internacional, participação de autoridades, a importância histórica do evento, e a participação do Departam etno de Colonia.
           
            A reunião seguiu durante o almoço, oferecido pela Associacion Turística del Departamento de Colonia, bem no centro da fortificação, para que se conhecesse o local.
           Foi vistado o Hipódromo, local para que os cavaleiros possam descansar seus animais, acampar com tranquilidade e segurança.

           As belezas e as curiosidades poderão ser exploradas pelas diversas regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul que já estão se organizando em excursões para acompanhar o evento.

           Nesta quarta-feira, dia 29, uma reunião almoço com a Sociedad La Criolla Elias Regules, para tratar do desfile do dia 18 de julho, dia da Pátria no Uruguai.

Em Rio Grande, o lançamento oficial da 45ª Ciranda Cultural de Prendas

                Na manhã desta segunda-feira, 27 de abril, na Prefeitura Municipal do Rio Grande, foi lançada oficialmente, durante uma coletiva de imprensa, a 45ª Ciranda Cultural de Prendas, que acontecerá na cidade de 21 a 23 de maio.
              A novidade ficou por conta da troca do local do fandango oficial do evento que passou para o Centro Português:

          Local: Centro Português - Sede Campestre - Bairro Bolaxa, nº 5509 – ERS 734, KM 12    (Estrada para Balneário Cassino)
           A 1ª Prenda do RS, senhorita Caroline Lemos, falou sobre a historia do concurso e sua importância. Na ocasião o presidente do MTG, Manoelito Savaris fez questão de frisar a importância histórica de Rio Grande, além de salientar o momento em que farão uma  homenagem junto ao túmulo do general Bento Gonçalves da Silva, durante a Ciranda.
          O presidente e o prefeito assinaram o convenio para a realização do evento na cidade.

domingo, 26 de abril de 2015

Campanha reúne os mateadores pelo mundo #vempromate

 Reunidas, as instituições que preservam as tradições e o folclore do Rio Grande do Sul, criaram uma campanha para comemorar o dia do chimarrão

            Foi no dia 6 de abril, na sede do MTG, que a Estancia da Poesia Crioula, a Comissão Gaúcha de Folclore, o Instituto gaúcho de Tradição e Folclore, o Movimento Tradicionalista gaúcho e o Instituto Escola do Chimarrão se reuniram para tratar de um evento para comemorar o dia do chimarrão (24 de abril).
            No dia 10, foi lançada a campanha #vempromate, #pelapazmundial, onde, entre os dias 21 e 24, os mateadores desafiariam três amigos a postar uma foto desafiando mais três amigos, colocando as hashtags. No dia 24, as 20h, foi o momento de reunir os amigos, desta vez não de forma virtual, mas fisicamente, e registrar o momento com uma oração, um pensamento positivo, pela paz no mundo, buscando conscientizar as pessoas que precisamos de um mundo com menos violência.
            O evento tomou grandes proporções e, as redes de comunicação do estado, entraram na brincadeira. Vários programas incentivaram o salutar hábito de matear e, nas redes sociais, os mateadores desafiaram seus amigos, que não deixaram por menos e, multiplicaram os desafios.
          Evento foi um sucesso. Obrigado Estancia da Poesia Crioula, Comissão Gaucha de Folclore, Escola do Chimarrão, IGTF e MTG. Temos que lembrar também das comunidades como o facebook "Eu tomo Chimarrão", da Daiana Silva, o "Clube do Mate", que foi solícito e participativo. os coordenadores regionais, conselheiros, amigos desafiados, musicos, artistas das mais diversas áreas. Enfim, os nossos mateadores, afinal, não foi nenhum sacrifício mostrar pro mundo o que gostamos de fazer. Acho que podemos fazer um desafio pra comer churrasco, o que tu achas?

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Chimarrão, o amargo companheiro

           Herança indígena das tribos Guaranís, o chimarrão é tomado no sul do país, principalmente, e na America do Sul desde muito antes do descobrimento do Brasil. Atualmente é instituída como bebida símbolo do Rio Grande do Sul pela lei nº: 11.929/2003.
          Considerado o chá mais completo do qual se tem conhecimento, a bebida quente vem conquistando adeptos graças aos seus benefícios recentemente descobertos em diversas pesquisas.
          São atribuidas a Ilex Paraguariensis (nome cientifico da erva mate), propriedades digestivas e dietêuticas, estimulantes e também anticancerígenas. O chimarrão traz em sua essência inúmeros benefícios humanos, sociais e principalmente medicinais. Foi considerada pela Sociedade Científica de Paris e Instituto Pasteur da França como a planta mais completa em propriedades, sendo chamada de “Árvore da Vida”.

Erva-Mate

          Árvore Símbolo do Rio Grande do Sul pela lei Nº 7.439 de 1980, ficando instituída a "Semana Estadual da Erva-Mate", a ser comemorada, anualmente, na segunda semana do mês de setembro.

Beneficios sociais do chimarrão
          Além dos benefícios físicos oferecidos pelas propriedades medicinais, o chimarrão, por sua dinâmica, oferece integração social, já que na roda de mate, peão e patrão, ricos e pobres, tomam da mesma cuia e bomba, sem diferença de raça, cor ou credo. 
No mate e seu ritual encontramos:
Aliança: que emana Amizade, hospitalidade, fraternidade e respeito
Reunião Familiar – Encontro de Gerações.

Companhia para os momentos de solidão

Como preparar um bom mate (que não entope de jeito nenhum)

Como escolher bem os avios do mate

A cuia
          Para escolhermos uma boa cuia (recipiente de porongo, onde tomamos o chimarrão) devemos optar pelo porongo que tenha paredes grossas e firmes, garantindo o sabor e a durabilidade do mate.

A bomba
           O canudo com o qual se toma a bebida, introduzida na cuia deve ser de aço inox,material higiênico que aquece e resfria com rapidez e mais facilidade proporcionando uma limpeza completa sem carregar resíduos e sem oxidar. 
Os primeiros mates, tomados pelos índios, era com a Taquapy, artefato rústico feito de bambu ou taquara, por onde se sorvia a água do chimarrão.

A água - Qual a temperatura ideal?
           A temperatura ideal para a água para se sorver um chimarrão é de extrema importância, já que pode alterar o sabor da erva mate e determinar a qualidade do seu mate.
A temperatura ideal varia entre 68 e 75°C no máximo. Não se deve ferver a água, colocar água fria para tentar "retempera-la".


#umbommateprati   #vempromate   #pelapazmundial

Dia da Tradição Gaúcha - Dia do Churrasco e dia do Chimarrão, por lei

O invejável churrasco de Lagoa Vermelha
          Instituído pela lei nº 11.929, de 20 de junho de 2003, conhecida como a Lei do Churrasco e do Chimarrão, o dia 24 de abril lembra a instituição do dia especial do churrasco como “prato típico” e o chimarrão como “bebida símbolo” do Estado do Rio Grande do Sul. Para os efeitos desta Lei, entende-se por churrasco à gaúcha a carne temperada com sal grosso, levada a assar ao calor produzido por brasas de madeira carbonizada ou in natura, em espetos ou disposta em grelha, e sob controle manual.


          A Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul homenageia, anualmente, com o troféu “Nova Bréscia”, uma churrascaria escolhida como modelo por sua fidelidade ao estilo gaúcho, e com o troféu “Roda de Mate” uma ervateira que se distinguir pela qualidade e aceitação do seu produto.

          Também, neste dia, homenageamos o pioneiro das tradições gaúchas, o primeiro CTG do mundo, o 35 CTG, que na noite passada, dia 23, realizou sua maior premiação de destaques, o Troféu Pioneiro.
         
           Para hoje, o MTG, a EPC, a CGF, o IGTF e a Escola do Chimarrão estão organizando a maior roda de mate virtual do mundo.  A promoção começou dia 10, com o lançamento da ideia de, no dia 21, amigos desafiarem tres amigos a postar uma foto mateando, com as hashtags #vempromate e #pelapazmundial. A brincadeira virtual deu tão certo que hoje, no dia do chimarrão, em várias partes do mundo, em CTGs, casas, clubes, as20h, pessoas estarão mateando com grupos de amigos e rezando, pela paz mundial. Valeu a pena! #felizdiadatradicaogaucha. 

Noite de gala no 35 CTG - Entrega do Troféu Pioneiro

          Na festiva noite do dia 23 de abril, o pioneiro 35 CTG,  homenageou personalidades que contribuiriam com a entidade ao longo do ano. Outros que já vem dando sua contribuição por decadas, caso da Estancia da Poesia Crioula e da Comissão Gaúcha de Folclore.
         Foram homenageados como associados beneméritos: Dalmiro Schaf Lopes, José Sadi Carvalho e La Hire de José de Camargo.

         Conselheiros Beneméritos: Dalmiro Schaf Lopes, José Sadi Carvalho, La Hire de José de Camargo, Itamar de Souza, Ivo Benfatto e José Pereira Guimarães.
          Moção de Reconhecimento e Aplauso: AN Hoffamnn - Laudos de Engenharia, Armando Fraga, Caroline Castanha de Lemos, Demétrio de Freitas Xavier, Elisângela mallo Reghelin, Escola de Educação Infantil Pequeno Gênio, Fundação Zoobotânica do RS, Jornal Cidade Leste, José Arnildo  Mello, Madekasa - Materiais de Construção, Nairioli Antunes Callegaro, Padre Valdir Antonio Formentini, Otacilio Souza - O Xirú, Shana Goulart Muller, Vera lucia Menna Barreto e Vera Lucia Gonçalves Ottin.
          Troféu Pioneiro: Celso Vega leal, Comissão Gaúcha de Folclore, Enio de Lima e Telda Carvalho de Lima (De Lima e Leninha), Itamar de Souza, José Pereira Guimarães e a Estancia da Poesia Crioula.
         Foram apresentadores: Rogério Bastos e Gleicimary Borges Albretcht. O evento contou com a a parceria da Erva mate Barão.
          Shana Muller, homenageada da noite, esteve no Jornal do Almoço da RBS, neste dia, para receber outra boa noticia: Sua música, "El alma vuela", de Erlon Pericles e Paulinho Fagundes, fazendo sucesso na direção de Jayme Monjardin, "Sete Vidas, novela das 18h, da rede Globo. Sem dúvida nenhuma, um grande impulso na carreira, daquela que já foi prenda juvenil do RS.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

PTG China Véia, de Dongguan, aderiu a Roda de Mate virtual #vempromate

          Do outro lado do planeta, os gaúchos reunidos em uma mateada, em Dongguan, na China, estão dando força para a roda de mate virtual, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, Comissão Gaúcha de Folclore, Estancia da Poesia Crioula, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e Escola do Chimarrão.

Piquete "Família Bastos" organiza cavalgada para dia do Chimarrão

          Em uma iniciativa do Piquete da família Bastos, em Magistério, Balneário Pinhal, estará sendo realizada uma cavalgada para comemorar o dia da tradição gaúcha - Dia do Churrasco, do Chimarrão e de aniversário do 35 CTG - 24 de abril.
         A cavalgada irá sair de Magistério, as 15h, em direção à Pinhal, onde será formada a Roda de Chimarrão as 20h para comemorar o dia do Chimarrão e fazer parte das comemorações da maior roda de mate virtual do mundo.
          Segundo Maria da Glória, o Prefeito Municipal, vereadores, entre outros, estão sendo convidados para fazer parte desta cavalgada. O Piquete foi fundado em 2009, para reunir amigos e fazer a cavalgada do mar, e de forma a homenagear Florimundo Joaquim Bastos, carreteiro da região das Palmas nos anos 30 e 40 do seculo passado.
Esta foto registra o momento em que a carreta cruzava os campos na liderança do "seu Flor"
          Bandeirinhas da paz estão sendo confeccionadas para a cavalgada, pois além de convidar para o #vempromate , o evento busca conscientizar as pessoas que precisamos de mais paz neste mundo #pelapazmundial . Sucesso ao Piquete Família Bastos, ao Piquete Gauderios do Litoral e a todos os participantes deste evento. Baita exemplo, pois lá no centro de Pinhal vão registrar a oração e a mateada dia 24.

Projeto Mala de Garupa é lançado em Soledade

Mara Muniz (E), ao lado do Prefeito, tem atividades permanentes em defesa da cultura em Soledade
           Com a proposta de difundir a cultura gaúcha, valorizando suas singularidades, além de compreender o sentido social do tradicionalismo, o Projeto Mala de Garupa, foi lançado nesta segunda-feira, 20/04, no Gabinete do Prefeito Paulo Cattaneo.
           A idealizadora do projeto, Mara Muniz, afirmou que na Semana Farroupilha deste ano, os talentos da comunidade e colaboradores serão convidados para conhecer a biblioteca (mala de garupa), com apresentações artísticas sendo programadas. O projeto será avaliado pela observação da motivação, do envolvimento e participação dos participantes.
           Após ser realizado um acervo literário e confeccionada a mala de garupa, serão distribuídas nas escolas, durante evento cultural, a biblioteca em forma de mala de garupa para passear em todas as salas de aula.
           Cada escola receberá de uma a duas malas, uma relação de títulos e autores regionalistas. Os professores serão responsáveis pelo acesso dos alunos à mala, pelo registro das percepções dos alunos com as obras lidas e o registro de entrada e saída.
           O projeto será desenvolvido em todas as escolas do Sistema Municipal de Ensino de Soledade.

Liliane Pappen, a prenda que sonhou com uma escola de chimarrão

          Materia desta terça feira no Jornal A Folha do Mate, de Venancio Aires.

terça-feira, 21 de abril de 2015

#Vem pro mate moçada que é #pela paz mundial

          Começou a maior Roda de Mate virtual do mundo que deve funcionar de 21 a 24 de abril. Copia e cola essa mensagem na tua linha do tempo e marca 3 amigos para que venham matear contigo.

          E no dia 24, às 20 horas, vamos postar a foto com o máximo de mateadores possível e juntos faremos a oração  pela paz mundial.
Fui desafiado por................... desafio.................

         Copia e cola com as hashtags #vempromate e #pelapazmundial

Pela Paz Mundial
(Wilson Tubino)

Chimarrão, seiva bendita
Sumo santo dos ervais
Misteriosa pajelança
Dos Guaranis Ancestrais
Medicina curandeira
Dos males do coração
Força atávica e invisível
Da fraterna comunhão
No silêncio dos teus mates
Sagrada e pura infusão
Sobe aos céus a mais perfeita
E a mais sublime oração
Ligando o homem da terra
Ao deus Tupã nas alturas
Paz trazendo aos corações
E harmonia às criaturas

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Alci Junior foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira

          O CD "Orgulho Gaúcho" de Alci Vieira Junior foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira.
          Este CD foi lançado recentemente pela Gravadora ACIT e conta com participações especiais de: Elton Saldanha, Leandro Berlesi, Lyber Bermudez, Raphael Evangelista, Clarissa Ferreira, Flavio Mendez, entre outros.

          Conheça o Prêmio da Música Brasileira:
          O Prêmio da Música Brasileira passou por diversas fases. Por mais de dez anos foi chamado de Prêmio Sharp (1987 a 1998). Também recebeu o nome de Prêmio TIM de Música (2003 a 2008).
          Desde a 21ª edição, em 2010, o Prêmio da Música Brasileira é patrocinado pela Vale que mantém a parceria até hoje.(Fonte: http://www.premiodemusica.com.br/historySite/list)


Fandangueiros da Tradição ministram 4 cursos na capital e região

           No ano em que completam 20 anos, o Grupo de Danças Gaúchas de Salão Fandangueiros da Tradição diante da sua reformulação iniciam suas atividades com 4 cursos nas cidades de Porto Alegre (CTG Estância da Azenha), Cachoeirinha (CTG Rancho da Saudade), Taquara (CTG O Fogão Gaúcho) e em Sapucaia do Sul (DTG Figueira Velha).

          Nesta terça-feir (21) haverá a terceira aula do CTG Estância da Azenha, com inscrições abertas até a quarta aula, iniciando sempre às 20hs.

          Outros cursos ainda estão recebendo alunos, não tendo problema algum para quem perdeu alguma aula, pois todos os ritmos são revisados em todas as semanas.

          Os Fandangueiros distinguem-se entre as diversas academias por ensinarem estritamente sobre o manual de Danças Gaúchas de Salão, afinal seus cursos são realizados dentro de CTG`s e DTG`s, além disso oferecem níveis avançados em seus cursos, onde além de figurações de xote  e milongas também ensinam diferenciados tipos de chamamés, como polcado, marchado, rio-grandense entre outros.

         Há uma preocupação em manter nossas raízes, regionalidades, e também tornar alunos leigos em tradicionalistas, não apenas dançarinos. Quem deseja apenas aprender a dançar terá um belo curso para sair bailando em qualquer baile bem gaúcho, mas quem tem vontade de conhecer mais a fundo a nossa cultura e participar de eventos, encontrará também espaço e atividades para isso.

Veja aqui a lista de cursos, e informações gerais: https://www.facebook.com/Fandangueiros/media_set?set=a.798235803589494.1073741891.100002092458457&type=3

“LIGA ESSE RÁDIO”: A nova música de Joca Martins

          Em homenagem a todos apaixonados pelo rádio, o cantor Joca Martins lança a nova música de trabalho: “Liga esse rádio”. A canção tem melodia do Joca e foi escrita por Rodrigo Bauer. Os arranjos são de Negrinho Martins e ao trabalho somam-se ainda as participações dos músicos Geovane Marques e Luciano Fagundes.
         Para Joca Martins, o rádio é como diz o refrão da música: é a alma viva do galpão. “Imagino que a canção chegue num fundo de campo, com o ronco da cordeona ao longe. Atinja desde a parte urbana e os rincões mais distantes”, enfatiza o cantor.
         “Liga esse rádio” foi gravada no estúdio LUVI, em Pelotas, local de extrema importância na trajetória de Joca Martins. Foi no estúdio LUVI que o cantor gravou grande parte de sua discografia e também dois trabalhos premiados com disco de ouro.

Nasci pra fora e me conservo na campanha,
mas o silêncio não “me gusta” nem um pouco...
Por isso mesmo é que esse rádio me acompanha,
e eu, sem ele, já estaria quase louco! 

Eu sou bagual, mas “tô” por dentro das “notícia”...
Levo o meu rádio nos “arreio” aonde eu for!
Eu sei do tempo, dos “rodeio” e da polícia;
e, quando posso, ligo para o locutor!

Liga esse rádio! Liga esse rádio!
Liga esse rádio e dá volume, meu irmão!
Liga esse rádio! Liga esse rádio!
Rádio ligado é a alma viva do galpão! 

Meu rádio velho é companheiro legendário,
nele eu escuto esse pessoal que eu admiro...
Alegra as horas dos meus mates solitários!
Liga esse rádio! É aí que eu me refiro!

Escuto tudo o que ele diz, de orelha cheia:
Se eu “tô” sem pilha e falta luz, a ”cosa empaca”
Que eu só desligo quando ele se fresqueia
e “às vez” inventa de tocar um  “bate – estaca”!

                                                    Rodrigo Bauer / Joca Martins
Fonte: Daiana Silva

domingo, 19 de abril de 2015

Lourenço Nunes repete o feito do seu pai e é o Peão Farroupilha do RS

            O ano era 1990, em que se realizava o segundo concurso "Troféu Farroupilha", junto com o concurso de prendas, onde, Agnaldo Reis entregava o seu titulo. Naquele ano, sagrava-se  Peão Farroupilha do RS, o jovem Ernani Nunes, do PL Timbaúva, da 15ªRT, cidade de Portão.
         Um quarto de século depois, o filho de Ernani, Lourenço Nunes, que já tinha sido Guri Farroupilha do RS 2011/2012, conquistou o título máximo da cultura, arte e campeirismo, entre os peões do estado, levando para Portão, em 2016, o 28º Entrevero Cultural de Peões.           
 CATEGORIA PIÁ
1º PIÁ - Bernardo Damião Cossetin - 9ªRT - Ijui
2º PIÁ - Leônidas Augusto da Silva - 20ªRT - Horizontina
3º PIÁ - Gabriel Ktuger Macht - 3ªRT - Giruá
 CATEGORIA GURI
1º GURI - Tiago Luigi Gadagnin Radin - 11ªRT - Nova Bassano
2º GURI - Guilherme Henrique B. Nervo - 7ªRT - Água Santa
3º GURI - Victor matheus M. da Conceição - 4ªRT - Alegrete
CATEGORIA PEÃO
1º PEÃO - Lourenço de Oliveira Nunes - 15ªRT - Portão
2º PEÃO - Marco Antonio S. Saldanha Jr - 4ªRT - Alegrete

3º PEÃO - Jardelino Neto Santos Coelho - 9ªRT - Tupaciretã
Um momento que entra para a história...Depois do titulo, o 1º Piá do RS recebe abraço de todos amigos
         Na categoria mirim, o pequeno Bernardo Damião Cossetin, da 9ªRT fez história sagrando-se o primeiro piá farroupilha, no 1º concurso realizado.

sábado, 18 de abril de 2015

No sábado a tarde, um momento de fé: A chegada da imagem de Nossa Senhora

          Logo após o almoço (sendo que algumas categorias não pararam para tal) continuaram as provas de galpão e iniciaram as provas de mangueira (encilha, tosa, redeas...)
           As torcidas ficaram ao redor, bem como, as equipes de apoio da gurizada. Olhares atentos.. comentários... incentivos.
           Um momento de simplicidade e de emoção foi a chegada da imagem de Nossa Senhora, trazida pelo padrinho do Entrevero, Oscar Gress, que entrou à cavalo na cancha acompanhado dos peões e guris farroupilhas do estado.
          Neste momento os concorrentes do Entrevero já estavam reunidos na cancha, organizados pela diretora de concursos do MTG, Anijane Varela, com a ajuda de Priscila Tisott e Cyro João Winck.
          Ao chamamento do narrador, as equipes de cada região vinham em direção ao padrinho com a Santa e a saudavam, demonstrando sua fé e sua crença.


           Logo após esta pequena abertura na campeira, reiniciaram as provas, com as torcidas concentradas no "barranco" que servia de arquibancada improvisada. Famílias mateando, fazendo "piquenique" enquanto a gurizada ia desenvolvendo suas provas.
           Os piás aproveitaram o momento e foram brincar de "vaca parada". Agora é aguardar o próximo "post" com o resultado do 27º Entrevero de Peões.