sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

20° RODEIO CRIOULO ESTADUAL DE GUAPORÉ


        Companheiros tradicionalistas! Divulgamos abaixo o  "XX Rodeio Crioulo Estadual de Guaporé do CTG Última Tropeada" em comemoração aos 50 anos da entidade, a ser realizado nos dias 14, 15 e 16 de março de 2014.
        As inscrições poderão ser feitas a partir de 14 de fevereiro de 2014 ás 12h, e-mail: ctgultimatropeada@gmail.com até o dia 13 de março de 2014, até as 20:00h;

Posse no Domadores do Rincão


Curso para jovens voluntários

CURSO DE FORMAÇÃO PARA JOVENS TRADICIONALISTAS VOLUNTÁRIOS

Publico alvo :  Jovens com a idade mínima 13 anos
Objetivo do curso:
     O curso de formação de jovens tradicionalistas voluntários objetiva desenvolver habilidades especificas de capacitação para os jovens com idade mínima de 13 anos, para atuarem diretamente nos eventos realizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.
      Espera-se que ao término do curso, os participantes sejam capazes de cumprir, de forma  ativa e  positiva, as tarefas de cada evento realizado.

Justificativa:
      O Movimento Tradicionalista Gaúcho, uma instituição sem fins lucrativos, realiza grande quantidade de eventos envolvendo sempre muitas pessoas, em ambientes variáveis no tamanho, mas que invariavelmente necessitam atender a padrões mínimos de qualidade.
       A grande maioria dos eventos tradicionalistas são realizados por voluntários, o MTG, por seu departamento de cursos, elaborou um programa de treinamento para jovens voluntários com o fim de que eles tenham condições de realizar tarefas e desempenhar missões nesses eventos.
      Os jovens, como é natural quando são valorizados, sentem-se orgulhosos em poder participar contribuindo na realização das atividades do tradicionalismo gaúcho organizado. Para que a participação se realize com qualidade e de forma positiva é necessário que haja uma preparação mínima. Foi pensando nisso que o curso foi criado.

Desenvolvimento
O curso será desenvolvido na sede do MTG, em duas etapas, totalizando 16 horas/aula e contará com o seguinte currículo:
ü  Aspectos da história e da geografia do Rio Grande do Sul
ü  Historia do Movimento Tradicionalista Gaúcho
ü  Indumentária gaúcha
ü  Liderança e inter-relacionamento pessoal
ü  Dicção e oratória
ü  Cerimonial e protocolo: necessidades (materiais), colocação das bandeiras, ordem das autoridades.

O curso se compõe assuntos de natureza teórica e outros de natureza prática, com realização de oficinas em que o aluno tenha condições de exercitar as habilidades na organização e condução de protocolos.

A prática efetiva em eventos será oferecida pelas entidades e pelas regiões tradicionalistas em primeiro lugar e pelo MTG em segundo lugar. A experiência será adquirida com a prática nos eventos.

Inscrições e datas de realização:

As inscrições devem ser realizadas junto departamento de cursos, podendo ser por e-mail (cursos@mtg.org.br).
As datas são aquelas definidas no calendário de cursos, publicado no site do MTG.
O curso somente será realizado se houver um mínimo de 15 inscritos.



Odila Paese Savaris                                      Elenir de Fátima Dill Winck
Coordenadora do Departamento de Cursos    Vice Presidente de Cultura


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

15º Rodeio de Nova Bassano


Faça já o seu pedido

       Escolha o banco que quer depositar. Banco do Brasil, Banrisul e Santander. Enviamos para todo o território nacional. R$ 55,00 o valor do Livro.

Palestra no Fogão Gaúcho, de Taquara


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Nota de falecimento

        É com enorme pesar que a setima região tradicionalista e o MTG noticiam o falecimento de Valter Vieira Ribeiro.
         Natural de Passo Fundo RS, nasceu em 09/07/1942, filho de Pedro Júlio Ribeiro e Jandira Vieira Ribeiro, agricultores. Possui como profissão o ofício de barbeiro, o qual exerceu por 60 anos, embora aposentado há 15 anos, continuou trabalhando. Casou-se em 11/07/1964 com a Sra. Eva Isabel Ribeiro. Tradicionalista e autêntico declamador, Valter Vieira Ribeiro foi patrão do CTG Getúlio Vargas, por três gestões, e fundador do CTG Tropel de Caudilhos, do qual foi o segundo patrão, ambos em Passo Fundo. Premiadíssimo, campeão de rodeios em declamação.
        A 7ªRT fará uma homenagem, hoje a noite, 20h, no memorial da paz. O enterro será nesta quinta-feira as 11h. Ribeiro faleceu aos 71 anos, depois de lutar dois anos contra um câncer.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Desfile temático - Acontece o 1º encontro

           Na noite de terça, 25 de fevereiro, aconteceu o primeiro encontro para tratar do desfile temático da capital gaúcha.
          Foi apresentado o novo coordenador artistico, Célio da Rosa de Oliveira, 49 anos, professor de educação física, formado no IPA, em 1988. Começou no tradicionalismo através de um curso de danças gaúchas na Fundação Cultural de Canoas em 1986. No mesmo ano começou a participar do CTG Lanceiros da Zona Sul, na capital, onde foi campeão do ENART.
      Também foi apresentado o tema: "Eu sou do sul" - de autoria de Odila Paese Savaris -

Diretoria do MTG recebida pelo Governador

          A diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho, cumprindo agenda da tarde do dia 25 de fevereiro, esteve reunida no Palácio Piratini para audiência com o Governador do estado, Tarso Genro. Estiveram presentes, também, o Secretário Adjunto da cultura,  Jéferson Assumção, o Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Luis Augusto Lara, e o vereador professor Goulart.

           O governador Tarso Genro recebeu o presidente Manoelito Carlos Savaris, o vice-presidente de administração, Nairoli Callegaro, o vice de eventos, José Roberto Fischborn, o vice de finanças, Gerson Luis Ludwig, a vice de cultura, Elenir Winck, o diretor campeiro, José Araújo, o vice-presidente da FCG, Gustavo Bierhals, e o diretor de comunicação do MTG, Rogério Bastos. Acompanharam seus esposos, Odila Paese Savaris, diretora de Cursos do MTG e Edna Fischborn, acompanhando sua esposa Elenir, Ciro Winck.
          Savaris agradeceu a recepção do governo do estado, agradeceu ao conselheiro honorário do MTG, o secretario Lara, colocando o MTG a disposição do governo do Rio Grande do Sul.
             Como pauta da visita, o presidente do MTG entregou o documento com algumas solicitações, bem como, o convite para o governador estar presente na abertura da Festa Campeira do Rio Grande do Sul, a FECARS e do ENART 2014.
           Fez parte também das solicitações uma atenção especial do governo do estado, através das secretarias de cultura e turismo, quanto à representação do estado na festa nacional, em Santa Catarina, no ano de 2015.

Frase do Dia


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Fim de semana na Festa da Uva

            Trabalhamos este final de semana na Festa da Uva em Caxias do Sul com a Escola do Chimarrão, de Venancio Aires. Ficamos instalados ao lado da 25ª região tradicionalista que está com um raro acervo de museu campeiro.
            A Escola recebeu a visita do Ministro Pepe Vargas, ex-prefeito de Caxias do Sul, do atual prefeito Alceu Barbosa Velho, do vereador e coordenador da 25ªRT, Jo Arse, de pessoas de outros paises, de outros estados como Roraima, CTG Nova Querencia, Palmas, Tocantins, também CTG Nova Querencia, do Roberto Jasper e sua família, de Ponta Grossa/PR. A secretaria de cultura de Guaiba, que aprendeu a melhor forma de se preparar um mate.
           A turma de Flores da Cunha, que trabalhou muito e trouxe, muitos bolos de erva-mate. Ensinamos para muitas pessoas como é preparar um bom mate gaúcho. A festa continua até dia 09 de março.

Nota da diretoria artistica do MTG

                       A partir da nova formação da equipe de avaliação na modalidade de danças tradicionais deste ano, vimos, por meio deste, informar que o embasamento para as avaliações dos eventos será o livro “Danças Tradicionais Gaúchas - 3ª edição - publicação do MTG 2010”, conforme preconiza Art. 21- Parágrafo Único do Regulamento Artístico do RS, não sendo aceito nenhum tipo de convenção que não esteja devidamente documentada e aprovada nos fóruns competentes.

RS, fevereiro de 2014.



Equipe Técnica de Danças Tradicionais
Diretor Artístico do MTG
Presidente do MTG

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Vem aí o 27º Seminário de Prendas e Peões do RS


Savaris prestigia a posse da ATS e da 5ªRT

           Na tarde da quarta-feira, dia 19, o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, juntamente com sua esposa, Odila Paese Savaris, o assessor de imprensa, Rogério Bastos, e o diretor campeiro, José Araújo, esteve presente à prefeitura de Santa Cruz do Sul, onde reiterou, ao Prefeito Telmo Kirst, a parceria MTG e Santa Cruz.
          Estiveram presentes na visita o ex-deputado estadual, Osmar Severo, e o cantor Gaúcho Pachola, para lançar seu trabalho, que será a gravação de um DVD no dia 12 de março, no parque de eventos do municipio.
         Depois da visita, deixou marcada uma próxima reunião, oficial, para tratar de ENART. A reunião será dia 06 de março.
          À noite, o presidente visitou o parque de rodeios de Santa Cruz que quer se candidatar a uma festa campeira do Rio Grande do Sul. Estarão fechando o parque para reformas no segundo semestre e querem deixar pronto para pleitear o maior evento campeiro do estado. Em paralelo, Odila palestrou para a juventude sobre o tema dos festejos farroupilhas de 2014: Eu sou do Sul! Estiveram presentes prendas e peões regionais.
             Mais tarde, com a chegadas das diversas entidades que compõe a ATS (Associação Tradicionalista Santacruzense) e a 5ª região tradicionalista, o presidente Manoleito Savaris promoveu o juramento que deu posse à coordenadoria regional e à diretoria da ATS.

               Em seu discurso, Savaris fez questão de frizar que o episódio eleição ficou lá no dia 11 de janeiro, e que agora todos juntos rumo ao futuro do Movimento. Lembrou que os patrões e os membros de diretorias da ATS e da Regão fizeram um juramento (Juro.. pela minha honra de gaúcho...) para cumprir os regulamentos do tradicionalismo gaúcho.

            Disse, ainda, que trabalhará em fórum permanente com os coordenadores regionais, que são a voz do MTG nas 30 regiões. Enalteceu a posse da ATS com a 5ªRT, mostrando que estão trabalhando junto e, que o ENART voltará a ser feito à 4 mãos, como foi no inicio: ATS, 5ªRT, MTG e Prefeitura de Santa Cruz. E que o Presidente do ENART voltará a ser escolhido pelas entidades que compõe a comissão.


Deputado José Sperotto visita o MTG

     Na manhã de quarta-feira, 19 de fevereiro, o Deputado Estadual pelo PTB, José Sperotto, presidente da comissão de assuntos municipais, visitou a sede do MTG. Estiveram presentes durante a visita o vice-presidente de administração do MTG, Nairo Callegaro, o diretor de patrimônio, Celso Guimarães e o vice-presidente da Fundação Cultura Gaúcha-MTG, Gustavo Bierhals.
     Sperotto falou de seus projetos e colocou-se a disposição do Movimento Tradicionalista Gaúcho para contribuir com ações de preservação da cultura regional gaucha. Manoelito Savaris, por sua vez, agradeceu a visita e colocou o Movimento a disposição para tratar de assuntos referentes a área cultural das tradições do Rio Grande do Sul.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Charla Cultural do CTG Sentinela da Coxilha

          Promovido pela 1ª Prenda Juvenil da 28ª RT, Karoline Cocco, e pelo 1º Guri Farroupilha da 28ª RT, Lucio Trombetta, em parceria com o Departamento Cultural e as prendas e peões do CTG Sentinela da Coxilha, gestão 2013/2014, no último dia 15 de Fevereiro, na sede da entidade, foi realizada a 1ª Charla Cultural, com o objetivo maior de engrandecer e divulgar a tradição gaúcha, estimulando e fortalecendo os laços de amizade entre os participantes. 
       Com início às 13h30min o evento contou com a seguinte programação:
 - Apresentação de painel sobre o Tema Anual do MTG para o ano de 2014 pelas prendas Karoline, Gabriela e Bianca;

- Apresentação de painel e oficina sobre encilha pelos peões Lucio e Cristhian, respectivamente 1º Guri Farroupilha da 28ª RT  e 1º Peão Farroupilha do CTG Sentinela da Coxilha; 

         Apresentação de painel e oficina sobre chimarrão pelos guris Luciano e Ricardo, respectivamente 1º e 2º Guri Farroupilha do CTG Sentinela da Coxilha. 

               Após as apresentações e explanações dos painéis e oficinas campeiras para o público presente, como forma de integração e encerramento das atividades, foi realizada uma roda de mate onde os peões Fábio, Luciano e Ricardo, respectivamente 1º Peão Farroupilha da 28ª RT, e 1º e 2º Guri Farroupilha do CTG Sentinela da Coxilha, animaram os presentes ao som de músicas gauchescas tocadas em gaita e violão, com a participação e integração das prendas e peões.

             O evento contou com a presença da Coordenadora Cultural da 28ª RT, Daiane Tomazi, do Vice-Coordenador da 28ª RT, Rodrigo Bordignon, e de prendas e peões dos CTG’s Sentinela da Coxilha, Rodeio da Querência e Fronteira do Rio Grande

Fonte: Departamento 
cultural da 28ªRT

18ªRT realiza seminário de prendas e peões

      Nesse domingo, dia 16, realizou-se no GAN Campo Aberto, em Bagé, o Seminário de Prendas e Peões da 18ª RT, “O resgate do Patrimônio Cultural como fator de reconstrução dos grupos locais”. 

       O evento contou com tradicionalistas de Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel e Candiota. Foram realizadas palestras sobre a cultura campeira, patrimônio cultural do RS, dicas de saúde e, ainda, foram esclarecidas algumas dúvidas a respeito dos concursos de prendas e peões, com Severino Rudes Moreira, Diéllen Soares e Paula Oliva, respectivamente. 

       O evento foi realizado pelo Peão Farroupilha da 18ªRT, Felipe Soll.

Peões da 1ªRT promoveram palestra sobre tropeirismo

          No sábado, dia 15, no CTG Chaleira Preta, em Gravataí, aconteceu a palestra sobre Tropeirismo no Rio Grande do Sul, promovido pelos peões e guris regionais, com apoio da coordenadoria regional, prendas e chinocas da 1ª região.

         O evento contou com a palestra de Valter Fraga Nunes.  "Além de um bom público, estavam presentes o Coordenador e Vice da 1ª RT, com demais integrantes de sua gestão, representantes da 22ª RT, Patrões e Assessória de Imprensa do MTG (Rogério Bastos). Eu e o Zoreia agradecemos pelo convite feito pelos Peões e Guris da 1ª RT, a acolhida do Patrão da Casa Sr. Maciel Arce e do Coordenador da 1ª RT Sr. Marcus Vinicius Falcão (...) mas se pergunta, até que ponto estes dançarinos conhecem bem este tema? Um baita abraço a todos e estamos sempre com a tropa pronta para colaborar com a divulgação do tropeirismo" - publicou Valter em seu facebook oficial.

Palestra na 20ª RT com Josué Matter


Atenção 30ª região. Recado do Coordenador

SELETIVA FINAL DE LACADORES PARA 26ª FESTA CAMPEIRA DO RGS (FECARS)

         A Coordenadoria Regional da 30ª RT Do MTG/RS informa da realização da seletiva final de laçadores para a participação na 26ª Festa Campeira do Estado Do Rio Grande do Sul – FECARS que ocorrera entre os dias 01 a 04 de Maio próximo na cidade de Viamão.

Durante o campeonato de laço regional, que transcorreu ao longo do ano de 2013 foram pré-selecionados 43 laçadores, para nesta fase final, serem selecionados os 10 representantes da 30ª RT Do MTG/RS na 26ª FECARS

O evento terá como local as dependências do CTG Campo Verde conforme data abaixo:
DATA: 01/03/2014
LOCAL: CTG CAMPO VERDE – CAMPO BOM
HORARIO: 13h: 00min

Nota de falecimento - A tradição gaúcha de Luto

       Pessoal, estive foram no final de semana com muitas atividades, mas a triste noticia do falecimento da menina Ingrid Mirella Arruee, prenda do grupo Juvenil do GTC 20 de Setembro de Xangri-lá, nos pegou de surpresa neste domingo.

      A Ingrid lutava pela vida, desde o final do ano passado. Chegamos a publicar algo no Eco da Tradição, e no relatório de final de ano do MTG, sobre sua luta pela vida.. Pois ela nos deixou. Ainda menina com tantos sonhos, como nossos filhos tem e nós temos por eles....

       Que a menina Ingrid descanse em paz... cabe-nos rezar para que ela siga seu caminho de luz... A tradição gaúcha está de luto....

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Savaris visita o deputado Paulo Ferreira

            O Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Carlos Savaris, juntamente com Rogério Bastos, assessor de imprensa do MTG, visitou na tarde desta Sexta-feira, 14, o deputado federal Paulo Ferreira.
        Em 2010, Ferreira foi candidato a deputado federal e conquistou mais de 77 mil votos, tornando-se o segundo suplente do PT do RS na Câmara. Em março de 2012, após a indicação de Pepe Vargas para o ministério do Desenvolvimento Agrário, Paulo Ferreira tomou posse como deputado federal. Sua plataforma é voltada as culturas populares com o carnaval e, agora, o tradicionalismo, onde dedicou uma emenda parlamentar de R$ 1.000.000,00 para incrementar a cadeia produtiva e desenvolver a semana farroupilha no Rio Grande do Sul.

           Savaris colocou-se a disposição para ajudar o IGTF no trabalho de preparar o edital para beneficiar os festejos pelo estado. Ferreira, por sua vez, colocou seu gabinete a disposição dos tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

Reunião da comissão do Acampamento especial da Copa

          Na manhã desta quinta-feira, 14 de fevereiro de 2014, na secretaria de cultura de Porto Alegre, "Casa Torelli", reuniram-se os membros da comissão organizadora do Acampamento Especial da Copa do mundo.
         Estiveram presentes à reunião: o Secretario de Cultura da Capital, Roque Jacoby, o Coordenador de Tradição e Folclore da prefeitura, Giovani Tubino, representando a Brigada Militar o Major Luis Ulisses Nunes e a soldado, Josiane Silva de Oliveira, o corpo de bombeiros, os Majores Elemar de Melo e Paulo Henrique Monteiro (1º CRB), o Presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, juntamente com Celso Guimarães, o delegado Paulo Jardim, o Coordenador da 1ªRT, Marcus Vinicius Falcão e o sr. Euclides da Silva Filho. Natalia Mederios representou a secretaria municipal de turismo.
        Foram tratados diversos assuntos, mas a prioridade foi a questão da segurança durante o período da Copa do Mundo da FIFA, onde acontecerá um acampamento especial voltado aos turistas mostrando a cultura gaúcha.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Chasque do MTG - apruma a tua agenda

CTG Campeiros do Sul, em Alvorada
Promove churrasco de pré estreia do seu grupo de danças juvenil.
15 de março
Almoço: Churrasco, arroz e saladas
R$ 10,00 – Av Maringá, 720 Alvorada

Piquete Alma Nativa e Departamento Cultural de Alvorada
Promovem 1º Acampamento Campeiro e Cultural: oficinas de montaria, teatro, jogos, vaca parada e roda de viola.
Dias 22 e 23 de março

CTG Querencia do Prata em Nova Prata
Promove Charla Cultural
As Primeiras Prendas, os Peões Farroupilha, o Casal Jovem, o Departamento Jovem e o Departamento Cultural do Centro de Tradições Gaúchas Querência do Prata, em parceria com a Primeira Prenda Juvenil da 11ª Região Tradicionalista, Giovana Licks Petiz e o Piá da 11ª Região Tradicionalista, Cezar Augusto Bertoni Gomes, convidam todos os tradicionalistas e o público em geral, para participarem da CHARLA CULTURAL.
06 de março de 2014

Rodeio Internacional de Soledade
De 12 a 16 de fevereiro
Rodeio Internacional de Soledade
Parque Municipal de eventos Rui Ortiz

CTG Pedro Serrano
17º Rodeio de Sapiranga
De 14 a 16 de fevereiro

CTG Osorio de Assis – Fontoura Xavier
Promove 34º Rodeio Estadual
De 07 a 09 de março de 2014

CFor – Curso de Formação Tradicionalista
MTG do RS promove Curso básico para patrões, capatazes, e lideranças do tradicionalismo gaúcho.
Dia: 15 de março
Local: Sede do MTG – Rua Guilherme Schell, 60 Porto Alegre

27º Seminário estadual de prendas e peões do Rio Grande do Sul
Evento que envolverá a juventude tradicionalista do estado.
Local: Local: Associação dos Servidores Municipais de Canoas – ASMC
Rua Nerci Pereira Flores, 179 - Canoas/RS - Informações: 55 9118 5342 – 55 8419 6731
E-mail: elenir@mtg.org.br - elenirw@yahoo.com.br
Inscrições Gratuitas

Tropeirismo no Rio Grande do Sul:
Dia 15 de fevereiro 
Local: CTG Chaleira Preta em Gravataí. 
Palestrante: Valter Fraga Nunes

Churrasco no Campeiros do Sul, em Alvorada

           Venha prestigiar o Grupo Juvenil Ctg Campeiros Do Sul e se deliciar com um churrasco bem macanudo!!
Estamos esperando por vc!!!

Acampamento cultural em Alvorada


Charla Cultural em Nova Prata

            As Primeiras Prendas, os Peões Farroupilha, o Casal Jovem, o Departamento Jovem e o Departamento Cultural do Centro de Tradições Gaúchas Querência do Prata, em parceria com a Primeira Prenda Juvenil da 11ª Região Tradicionalista, Giovana Licks Petiz e o Piá da 11ª Região Tradicionalista, Cezar Augusto Bertoni Gomes, convidam todos os tradicionalistas e o público em geral, para participarem da CHARLA CULTURAL.

Reunião do desfile temático

     Atenção gauchada que participa do desfile temático no mês de  setembro... reunião dia 25 de fevereiro, as 20h na sede do MTG - para tratar do tema de 2014: "Eu sou do Sul".

Reunião do Acampamento Especial da Copa

        Nas noite de 12 de fevereiro, no centro de eventos do Parque da Harmonia, reuniram-se os acampados com a comissão organizadora do Acampamento Especial da Copa para esclarecimentos referentes ao evento que se aproxima. Á mesa, o Presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, o Secretario de Cultural de Porto Alegre, Roque Jacoby, o Coordenador da 1ªRT, Marcus Vinicius Falcão e o Coordenador de |Tradição e Folclore da capital, Giovani Osorio Tubino.
 PROPOSTA GERAL
CONCEITO: MONTAGEM DE ESPAÇO CULTURAL PARA RECEBIMENTO DE VISITANTES
REGRAS
-LIVRE ASSOCIAÇÃO ENTRE GALPÕES RANQUEADOS PARA PARTICIPAR DO ACAMPAMENTO;
-UTILIZAÇÃO DE MARCAS DE  PATROCINADORES SOMENTE INTERNAMENTE;
-FORNECIMENTO OU NÃO DE ALIMENTAÇÃO
-PARTICIPAÇÃO NOS TREINAMENTOS OFERECIDOS;
-PARTICIPAR DO ACOMPANHAMENTO TÉCNICO;
-FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES DO GALPÃO;
-RESPEITAR HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO;
-ATENDIMENTO BILINGUE.

SELEÇÃO DOS ACAMPADOS:
1.Selecionados entre os 150 melhores classificados pelos projetos culturais dos anos de 2011, 2012 e 2013.
2.Os selecionados poderão optar por não participar do acampamento da copa. Isso implica em cumprir as mesmas regras daqueles não selecionados.

REGRAS GERAIS PARA OS ACAMPADOS:
1.Os acampados que costumeiramente se localizam nos lotes das áreas S2 e S3 serão instalados nos seus lotes (conforme acampamento farroupilha de 2013);
2.Os acampados das áreas S1 e S4 serão encaminhados para lotes nas áreas S2 e S3.
3.Cada galpão terá, ao lado, espaço para pátio que poderá ser ocupado para exposições ou realização de atividades do seu projeto.
4.Cada Galpão deverá apresentar um projeto de atividade de tal forma que ele se tome uma atração CULTURAL. Ex: mini-museu de peças antigas; exposição fotográfica; decoração representativa de uma lenda ou de um momento histórico do estado; realização de oficina permanente de chimarrão, de dança, de tranças, etc.
5.Os galpões que desejarem, podem funcionar como pequenos restaurantes para receber turistas. Para isso deverão informar dias e horários de funcionamento e o cardápio oferecido;
6.Todos as entidades que forem acampar deverão indicar para treinamento em curso específico, no mínimo 4 pessoas. Os cursos serão realizados entre 04 de março e 04 de maio;
7.Nos dias e horários de funcionamento do acampamento, cada galpão deverá ter no mínimo uma pessoa treinada à disposição para o recebimento de turistas e visitantes;

8.Cada galpão deverá providenciar a elaboração de material gráfico explicativo da atividade   nele   realizada,   com   três   línguas:   português,   espanhol   e   inglês. Opcionalmente será produzido material em francês;
9.A realização de bailes em galpões deverá ser comunicada à coordenação do Acampamento até o dia 30 junho, se aprovada à proposta, ela fará parte de um calendário especial.
10.Não será permitida a presença de animais nas áreas 2 e 3, reservadas ao acampamento. Na "fazendinha", setor 4, haverá uma mini-fazenda com presença de animais, sob a coordenação da Secretaria da Cultura e 1a RT.

TREINAMENTO OBRIGATÓRIO
Período: 04 de março e 04 de maio;
1.Boas Práticas Alimentares - 2 pessoas
2.Brigada de Incêndio - 2 pessoas (necessidade de certificado com validade)
3.Curso de Prevenção de Incêndio - 2 pessoas (necessidade de certificado com validade)
4.Treinamento sobre Bem Receber, Gestão Ambiental e Segurança para Turistas - 4 pessoas

PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO (MUNICÍPIO E ESTADO):
1.Fornecimento gratuito de água, luz e coleta de lixo;
2.Possibilidade  de fornecimento  de  um   banheiro  químico  por galpão  durante acampamento extraordinário;
3.Providenciar a reprodução do material gráfico produzido por cada galpão (1.000 cópias);
4.Fornecimento de curso gratuito para os indicados pelos acampados;
5.Fornecimento de segurança durante e depois do acampamento extraordinário;
6.Coordenação das atividades envolvendo turistas para visitação dos galpões;
7.Contratação de espetáculos artísticos para as áreas de convivência;
8.Ambulatório e ambulância disponível no parque;
9.Sistema de internet para todo o acampamento.