quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um FEPART para a história


Acabamos de sair do maior encontro de artes da história do Rio Grande do Sul. o ENART 2012 superou todas as expectativas de público, de participantes, de patrocinadores, de apoiadores e de mídia. O tema central do evento foi a AMIZADE. Com uma belíssima música que lembrava o cantor Rui Biriva, que embalou os corações dos participantes, os gaúchos, do Rio Grande, puderam ter um resultado positivo ao final.

E nós chegamos a grande final do FEPART, no ano de 2012. Evento que deixaremos na história também. Foram dias, semanas, meses de ensaios par que chegássemos aos minutos derradeiros, decisivos, de colocar a prova todo o aprendizado, toda nossa dedicação, com toda nossa coragem para enfrentar o nervosismo que costuma fazer nossas pernas tremerem nessas horas.

O Friozinho na barriga que parece querer que desistimos, quando estamos a apenas poucos metros do nosso sonho. Naquele pequeno espaço de tempo é possível passar por nossas cabeças um filme, mostrando tudo o que passamos para estar ali. Agora é disciplina, determinação, força e muita energia positiva, um só foco. No seu olhar, a visão do palco, torcida, comissão avaliadora. Na concentração o objetivo de vencer. Na entrada está o desafio da superação... do limite. Todos estão lado à lado com o mesmo ideal.

Para vencer é preciso muito mais que resistência física ou um simples treino. Em qualquer competição é necessário planejamento, disciplina, ética, ousadia e coragem. No exato momento em que um artista está inteiro na disputa é o momento de colocar a prova todo o seu aprendizado e o espírito de equipe. O concorrente também se preparou, também é forte, a competição é a mesma, as regras são as mesmas, mas aqueles capazes de fazer a diferença são poucos... e são os que vencem. Tenha fé, todos somos amigos e o FEPART está ai para provar isso.

E nós estaremos transmitindo toda essa emoção par ao mundo, na maior transmissão da história do Festival. Pé no tablado e olho na internet, site Gauchão e cia.

Projeto de lei pode acabar com rodeios


Projeto de lei, 2086/2011, que tramita na Câmara Federal, pode acabar com uma das mais antigas atividades campeiras do povo gaúcho. A autoria é do Deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP). Veja o resumo:

Art. 1º - Esta Lei proíbe perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animal em rodeios ou eventos similares, e estabelece as sanções aplicáveis aos infratores dessa determinação.

Art. 2º - Fica proibida a execução de prova ou apresentação de qualquer modalidade que consista em perseguição, seguida de laçada ou derrubada de animal, em rodeios ou eventos congêneres. 
 
Art. 3º - Considera-se infrator o responsável consignado na licença, ou alvará, que autorizou a realização do evento em que foram executadas as práticas de que trata o  art. 2º, bem como a autoridade, agente ou servidor que concedeu alvará ou licença ao referido evento.

Art. 4º - A Administração Pública, por seu órgão competente, aplicará pena de multa no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), ao infrator, que será intimado  a  fazer cessar, de imediato, as  práticas  de que trata o art. 2º, sob pena de interdição do evento.

§ 1º - Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. § 2º - A sanção prevista neste artigo será aplicada sem prejuízo do disposto no art. 32 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e seu regulamento.

Durante uma prova de perseguição seguida de derrubada na arena da 56º Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, um garrote teve de ser morto, em virtude da paralisia permanente provocada pelo peão que lhe quebrou a coluna vertebral.

O fato, entretanto, não é incomum, uma vez que as provas de perseguição, seguidas de laçadas e derrubadas , não só submetem os animais a sofrimento físico e psíquico, mas a risco de lesões orgânicas, rupturas musculares e paralisia gerada por danos irreversíveis à coluna vertebral.

Na prova denominada “bulldogging”, o peão desmonta de seu cavalo, em pleno galope, atirando -se sobre a cabeça do animal em movimento, devendo derrubá-lo ao chão, agarrando-o pelos chifres e torcendo lhe violentamente o pescoço, o que pode ocasionar ao animal deslocamento de vértebras, rupturas musculares e diversas lesões advindas do impacto recebido em sua coluna vertebral.

É o que ensina também o Prof. Dr. Duvaldo Eurides da Universidade Federal de Uberlândia, em seu livro “Métodos de Contenção de Bovinos”, p. 44  (Rio Grande do Sul,  Editora Agropecuária, 1998), ao abordar a questão da derrubada, recomendando que:

 “para realizar tratamentos clínicos  em bovinos torna-se necessário derrubá-los e escolher um local adequado: solo plano e macio, coberto com colchões de espumas ou em cama de capim, pois em terrenos duros podem ocorrer graves traumatismos ou até mesmo lesões irreversíveis do nervo radial,  causando paralisia permanente”.

Se as laçadas e derrubadas são condenáveis até mesmo nas fazendas, onde são executadas por necessidade, com muito mais razão não podem ser admitidas como mero entretenimento.

Sábado tem Congresso da CITG no MTG


Natal Gaucho do Lanceiros

 CTG Lanceiros da Zona Sul - Porto Alegre

Em abril, reculuta do Lalau Miranda


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Rodeio no CTG Porteira dos Pampas


CHASQUE E FICHA DE INSCRIÇÃO - Gauchada amiga! É com imenso prazer que divulgo os links (logo abaixo) do chasque e a ficha de inscrição da "1ª PORTEIRA DA DANÇA GAÚCHA" do CTG Porteira dos Pampas, a ser realizada no dia 9 de dezembro de 2012, na sede da entidade.

CHASQUE COMPLETO
https://docs.google.com/open?id=0B81gRtMUaNp4UGFtS0g5NjEtREE

FICHA DE INSCRIÇÃO
https://docs.google.com/open?id=0B81gRtMUaNp4cnhPYjdpYkE1Snc

Trata-se de um Sarau de Danças Tradicionais (rodeio), com as categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta e Xirú. No chasque regulamento completo e as premiações definidas. Basta clicar no LINK e assim que abrir a imagem, clicar com o botão direito em cima e selecionar a opção "Salvar a Imagem Como...", ou ainda em "Arquivo -> Fazer Download". Idem para a Ficha de Inscrição.

O arquivo esta em alta resolução, bastando dar um ZOOM para visualizar todas as informações. As inscrições estão abertas! A "Ficha de Inscrição" esta disponível nesta página para DOWNLOAD. A ordem de apresentação é a ordem inversa de inscrição, limitada a 50 invernadas, sendo logo após lista de espera.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jantar no Gaúchos do São José


Evento solidário em Santa Maria


Dia 08/12 tem II Rodeio Beneficente ESPORA SOLIDÁRIA em Santa Maria!
E estão todos convidados para o show do Lisandro Amaral e logo após baile com a Comparsa Sureña.
Vai ser uma grande festa no CTG Sentinela da Querência.

Resultados do Rodeio do MERCOSUL

Danças Tradicionais Adulta
1º - CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha
2º - CTG Guapos do Itapuí – Campo Bom
3º - CTG Heróis Farroupilha – Caxias do Sul
4º - CTG Ronda Charrua – Farroupilha
Danças Tradicionais – Força B
1º - CTG Capão da Porteira – Viamão
2º - CTG Domadores do Rincão – Sapucaia do Sul
3º - CTG Ponche Verde – Cachoeirinha
Danças Tradicionais Xiru
1º - CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha
2º - CTG Gildo de Freitas – Porto Alegre
3º - CTG Roda de Carreta – Cachoeirinha
4º - CTG Independência Gaúcha – Esteio
5º - CTG Gaudérios da Saudade – Estância Velha

Danças Tradicionais Mirim
1º - CTG Guapos do Itapuí
2º  -CTG Coxilha Aberta
3º  - CTG Roda de Carreta
4º  - CTG Laço da Amizade

Melhor Entrada Xiru
CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha
Melhor Saída Xiru
CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha
Dança de Par
CTG Campeiros do Sul (Margarete e Olmiro) – Alvorada
Chula Mirim
1° - CTG Sangue Nativo (Kelvin Moisés)
2º - CTG Tiarayu (Jean Marques)
3º - CTG Laço da Amizade (Guilherme Candia)
Chula Juvenil
1º - CTG Rincão da Amizade (José Guilherme)
2º - CTG Giuseppe Garibaldi (Mauro Laidens)
3º - GAN Anita Garibaldi (Guilherme Dias)
Chula Adulta
1º - CTG Estância do Montenegro (Pedro Chassot)
3º - CTG Giuseppe Garibaldi (Tiago Joabe)
Chula Xiru
1º - CTG Potreiro da Amizade (Adroaldo Ferreira)
2º - CTG Laço da Amizade (Alex Fabiano)
Interprete Solista Vocal Feminino até 15 anos
1º - DTG Lenço Verde da Querência (Isabele Montini)
2º - DTG Domadores do Rincão (Ritieli dos Santos)
3º - CTG Roda de Carreta (Ingrid Militão)
Interprete Solista Vocal Feminino Adulto
1º - CTG Rancho da Saudade (Caroline Quinteiro)
2º - DTG Lenço Colorado (Giovana Mottini)
3º - CTG Rincão da Amizade (Mariane Lourence)
Interprete Solista Vocal Masculino até 15 anos
1º - CTG Chaleira Preta (Paulo Buarque)
2º – CTG Glaucus Saraiva (Leonardo Menezes)
3º - CTG Glaucus Saraiva (Matheus Castilhos)
Interprete Solista Vocal Masculino Adulto
1º - CTCN Velha Carreta (Elias Sarmento)
2º - CTG Tropeiro da Amizade (Daniel Bandeira)
3º - CTG Tiarayu (Ronieri Moriggni)
Interprete Solista Vocal Feminino Xiru
1º - CTG República Riograndense (Leticia Rodrigues)
2º - CTG Laço da Amizade (Carla de Lemos)
Interprete Solista Vocal Masculino Xiru
1º - CTG República Riograndense (Claiton Santos)
2º - CTG Giuseppe Garibaldi (Joel Fontoura)
Declamação Prenda Adulto
1º - DTG Acácia Negra (Luciana Vargas)
2º - CTG Sinuelo da Amizade (Nathalia Cardoso)
3º - DTG Estância Província de São Pedro (Janaína Naysinger)
Declamação Peão Adulto
1º - CTG Tiarayu (Jair Gomes)
2º - GAN – Ivi Marae (Paulo Roberto Domingues)
Declamação Prenda Xiru
CTG Laço Amizade (Joseti Gomes)
CTG Domadores do Rincão (Terezinha Medeiros)
Declamação Peão Xiru
DTG Leão da Serra (Sérgio Osmar)
CTG Laço da Amizade (Luiz Carlos dos Santos)

Tranqueira Invicta sofre com o tempo


Com mais de 200 anos, cidade histórica luta para não sucumbir ao tempo

Município tem a primeira rua pavimentada e abriga escola onde estudou o ex-presidente Getúlio Vargas. Aos 203 anos, Rio Pardo tem prédios históricos fechados e se mobiliza para buscar recursos para restaurações.

Caminhar pelas ruas da bicentenária Rio Pardo é uma aula de história. Em uma esquina fica o prédio onde estudou — e foi expulso — o ex-presidente Getúlio Vargas. Naquela outra casa hospedou-se Dom Pedro II, no século 19. E, logo ali, está a primeira rua pavimentada do Estado, com as pedras originais calçadas por escravos.

Como uma senhora de idade não muito bem cuidada, a cidade revela as interferências negativas do tempo com a degradação de seu patrimônio. O museu que abriga documentos da Revolução Farroupilha está fechado para visitas e a quarta igreja mais antiga do Estado ficou interditada por três anos — e ainda necessita de restauração completa.

Uma das alegações da prefeitura para não investir em reformas é a burocracia que envolve o patrimônio histórico. É o caso do Solar Almirante Alexandrino de Alencar, que pertence ao Ministério da Cultura, e abriga cerca de 1,8 mil itens do Museu Histórico Municipal Barão de Santo Ângelo, fechado para visitas há um mês. ga escola onde estudou o ex-presidente Getúlio Vargas


Vanessa Kannenberg - clic RBS
vanessa.kannenberg@zerohora.com.br

domingo, 25 de novembro de 2012

Relembrando Gerciliano Alves de Oliveira

Dia 6, estarei no Vila Ventura, palestrando para auditores da Caixa Federal, e no dia 9, irei ao CCT Rancho Crioulo, em Canoas para o evento da Prenda Tuanny, onde relembrarei o saudoso Gerciliano Alves de Oliveira, com o apoio da patronagem do CPCG, que leva o nome dele, e do CCT Rancho Crioulo.

Agendão
30/11 a 02/12 - Pato Branco/PR - transmissão do FEPART
03 e 04/12 - gravações com Volmir Martins
06/12 - Palestra no Vila Ventura, em Viamão
09/12 - CCT Rancho Crioulo em Canoas

FEPART com transmissão ao vivo


Vem ai o 17º Congresso da 1ªRT

Baita homenagem ao Luis Abegg. Bem lembrado.

Convenção Tradicionalista da CBTG em Curitiba


10ª Convenção da CBTG em Curitiba

Dia quente em Curitiba-PR, sábado, 24 de novembro. 10ª Convenção Tradicionalista da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. O Brasil de bombachas se reuniu para deliberar sobre seus regulamentos.
Grupos temáticos foram divididos para trabalhar cada área dos regulamentos, conforme propostas que foram enviadas com antecedência para a Confederação e distribuídos para analise de todas as federações.
Temáticas campeiras, artísticas, culturais, esportivas visando o FENART e rodeio nacional de campeões, bem como, o concurso de prendas e peões da CBTG. Muitas propostas, sendo algumas tranquilas, outras mais polêmicas.
Todo o evento foi transmitido pela TV Tradição. O CTG 20 de setembro, de Curitiba, soube muito bem receber os visitantes de todo o Brasil. Foi entregue a comenda Celso Souza Soares aos cavaleiros da Ordem, o Diretor do departamento de Narradores, Flávio Marcolin, apresentou o regulamento do Departamento, que foi aprovado por unanimidade.
Pedro Lacerda, de Santa Cruz do Sul, que está em Ariquemes, no MTG da Amazônia Ocidental, transmitiu o evento pela rádio CTG Querencia Nova.

Ernesto homenageia Gildo de Freitas


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TVCom superando todas as expectativas

Obrigado ao Deivis Fogaça, pelo Flagrante durante a transmissão do ENART, a toda equipe da TVCom e do Galpão Crioulo, pela dedicação para que tudo desse certo. Com apresentação de Shana Muller e comentários de Rogério Bastos, inauguramos uma nova era para o Festival. O reconhecimento nacional.

Parabéns Luis Grisólio


O Escorpião - A lição


Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:

— Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas às vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?

O mestre respondeu:

— A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.

Então, com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida.

Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Preocupe-se mais com sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, não é problema nosso... é problema deles.

By facebook
Mistérios de Deus

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

20ª RT - Acampamento da Juventude


Programação do I Acampamento Regional da Juventude Gaúcha

Dia 23
15: 00 Hrs – Recepção e Inicio da montagem dos Acampamentos

Dia 24

8:00 Hrs –  Recepção dos Participantes do Acampamento.
10:00 Hrs – Abertura Oficial Do Acampamento
10:30 Hrs– Palestra com o tema {A Importância do Jovem no Tradicionalismo gaúcho}
Palestrante – Verônica Lorenset Padoin 2° Prenda Juveni do Rio Grande do sul.
12:00 Hrs – Almoço
14:00 Hrs – Núcleo de Fortalecimento a cargo da 1° Prenda da 20° Região Tradicionalista Camila Alessandra .
15:30 Hrs – Palestra com o tema { Concurso de Peões e Prendas, a importância do mesmo e sua historia}
Palestrantes – Gabriela Ertel Heinen 2°Prenda do Rio Grande do Sul e Murilo de Oliveira Peão Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul
16:45 Hrs – Intervalo

17:15 Hrs – Palestra com o tema {Penteados e Maquiagem das Prendas, Indumentária
das prendas}
Palestrante – Maria Angélica Saraiva Diretora Dep. Jovem da 3° RT e 1° Prenda do CTG Querência Criola da cidade de Girua. E  Carolina Ehlert 1° Prenda Adulta da 3° Região Tradicionalista.
17:15 Hrs – Oficina Sobre a parte campeira do Entreveiro de Peões com Murilo De Oliveira Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul
19:00 Hrs – Dinâmicas Voltada a todos os Participantes do Acampamento.
20:00 Hrs – Intervalo
21:30 Hrs – Janta
22:30 Hrs – Inicio da Tertúlia.

Dia 25
10:30 Hrs – Encerramento do I Acampamento Jovem da 20° Região Tradicionalista.
Obs: ( Devido ao Concurso de Danças Tradicionais no Domingo dia 25 não haverá nenhuma programação no acampamento )


Data e local da I edição

O I Acampamento Jovem da 20° Região Tradicionalista, acontece juntamente com a festa campeira da 20° nos dias 24, 25 de Novembro de 2012.  No Parque de Rodeios de Três Passos.

O evento é realizado pelo Departamento jovem e Cultural da 20° RT, com apoio da coordenadoria da 20° , CTG Missioneiro dos Pampas de Três Passos e prefeitura Municipal de Três Passos.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Presidente do MTG Palestra em cavalgada



Foi na noite do dia 20 de novembro, que o Presidente do MTG, Erival Bertolini, esteve acompanhando a cavalgada do Cooperativismo, onde palestrou antes do jantar, sobre o tradicionalismo gaúcho e sua força econômica. Bertolini palestrou, depois jantou com as autoridades, foi cumprimentado pelo excelente evento do final de semana que repercutiu em todo estado, e pelo Brasil

Elton Saldanha (acima esquerda), e abaixo, as autoridades nos pronunciamentos: José Calvi, vice prefeito, Ricardo Cé, Sicredi, Gilberto Piccinini (Presidente Cosuel), Dr. Irno Pretto, da OCERGS. Á esquerda, presidente e o Dr. Helder
A cavalgada homenageia o pai do cooperativismo, o Padre Theodor Amstad. Um padre católico nascido na Suíça tornou-se um grande personagem dentro da comunidade gaúcha de origem alemã. No mínimo, por sua presença física: calcula-se que o jesuíta Theodor Amstad (1851 – 1938) chegou a percorrer uns bons 80 mil quilômetros, montado em um burro, percorrendo regiões de colonização alemã no Estado. Primeiro, ele visitava as famílias na condição de sacerdote. Depois, como representante da Sociedade União Popular do Rio Grande do Sul (Volksverein), entidade fundada por ele – que, no próximo dia 26, completa cem anos de atividade.

Amstad chegou ao Estado em 1885 e, em 23 anos de ministério pastoral, conheceu bem as dificuldades dos agricultores estabelecidos nas regiões de colônia alemã. Tanto que os incentivou a se unirem em associações. O ponto culminante desse processo foi a criação, em 1912, do Volksverein, hoje chamada Associação Theodor Amstad – entidade que tornou-se decisiva para a organização do meio rural da região nas décadas seguintes.

De tanto andar pelo Interior em seu burro, o próprio Amstad se definia como um "caixeiro-viajante de Deus". Numa queda sofrida às margens do Rio Taquari, o padre ficou paraplégico, mas seguiu em atividade na cadeira de rodas. (Fonte - Almanaque gaúcho de Zero Hora)

Trovando com Vitor Hugo no Face


ROGÉRIO - letras minusculas -

Larga de versos em foto
E vem trovar no meu chão
faz os versos aqui embaixo
pra mostrar pra esse povão
Vou mostrar pra esse nanico
Na trova sou campeão

Vitor Hugo - letras maiúsculas -

SAI DOS COMENTÁRIOS
E TE MOSTRO RETOVO
NAO TE ESCONDE NOS COMENTÁRIOS
E PRA MIM TU NAO TROVA UM OVO
BOTA A CARA PARA BATER
E NAO MENTE PARA O POVO

Não minto para meu povo
E te mostro isso agora
Vou montar na tua paleta
E te meter minha espora
E depois de te surrar
Pego o mango e vou me embora

VAI BUSCAR TEU MANGO
AGORA NAO SENHOR
A TROVA TE RESPONDO
TU E TRASTE SEM VALOR
SO DOIDO PRA ACREDITAR
Q VOCE E TROVADOR

A tua memória é curta
E hoje te avaliei
Já perdi as minhas contas
Quantas vezes te surrei
E quantas vezes em ti montado
Com as esporas te cortei

COM TUAS ESPORAS SURREI
IA VOCE ENGANA SIM SENHOR
TEM QUE APRENDER MUITO COMIGO
E ME FAÇA UM FAVOR
QUE NAO PRESIÇO DE ESPORA
PARA BATER EM TROVADOR

 Pra bater em trovador
Com certeza te esporei
E tu comemora o titulo
E eu nao comemorarei
Tu só ficou em terceiro
Por que eu não participei

 EU SO FIQUEI EM TERCEIRO
MAS TENHO Q TE FALAR
ISSO NAO ME IMPORTO
E VC NAO PODE ESCAPAR
O TROFEU E DE TERCEIRO
MAS O GOSTO E DE PRIMEIRO LUGAR

Tu gosta de ser primeiro?
Então te falo amigo
Não desafia quem ta quieto
Por que tu corre perigo
se tu quer ser o primeiro
vem pra aprender comigo

Além de ser trovador
Sou cantador afamado
Apresento na TV
Nas radios e no tablado
Mas fico me perguntando
E já fico preocupado
Que tu trova muito pouco
E além de ser meio loko
é fraco e retardado

 E FRACO E RETARDADO
VOU DIZER PARA ESTE XIRU
O TEU LUGAR SEU ROGERIO
E TROVAR EM CANGUÇU
E MESMO COM DEMÊNCIA MENTAL
SOU MAI TROVADOR Q TU

É mais trovador que eu
Agora to preocupado
Te largaram do hospício
E tu nem ta amarrado
Mas ganho de ti em qualquer lugar
sem fala e amordaçado

SEM FALA E AMORDAÇADO
ESTA E A TUA PREOCUPAÇAO
TU E UM TRASTE SEM SERVENTIA
UM CARRO SEM DIRAÇAO
E VOCE PÁRA ME GANHAR
SO EM OUTRA REENCARNAÇAO

Só em outra encarnação
E tu me fala em" retovo"
pra mim isso é palavra
de quem não trova um ovo
E pra ti ganhar de mim
Tu vai ter que nascer de novo

Jantar no Mata Nativa, em Canoas

A INVERNADA ADULTA DO CTG MATA NATIVA CONVIDA :

"JANTAR DOS CARRETEIROS!"
dia 23 de novembro de 2012 - 21 hrs . Valor: R$ 8,00
Cardápio: Carreteiro de carne, linguiça e charque, feijão e saladas.
Local: CTG MATA NATIVA, rua das Araras 952, Bairro 5 colonias, Canoas.

Radio Fronteira Gaucha

 meu amigo Matias Moura, um grande comunicador, está na inauguração de uma rádio Web em Santana do Livramento. Com certeza será sucesso!


Noite de festa dos Monarcas


Noite especial reuniu grandes nomes da música tradicionalista gaúcha

O empresário Oneide Ferreira comemorou o seu aniversário com Os Monarcas e outros grandes amigos músicos
João Luiz Corrêa, Oneide Ferreira (aniversariante), Edson Dutra (Os Serranos) e Gildinho (Os Monarcas) - foto: Daiana Silva
Os Monarcas reservaram a noite de 19 de novembro para abraçar e comemorar o aniversário de 49 anos de um amigo muito especial, o empresário Oneide Ferreira, de São Leopoldo. A festa aconteceu na Sociedade Gaúcha Lomba Grande, em Novo Hamburgo.

Gildinho e os demais Monarcas fizeram questão de homenagear o amigo com um fandango muito especial, que contou com a participação de dois ícones da música tradicionalista gaúcha: Edson Dutra, do grupo Os Serranos, e João Luiz Corrêa.

A participação de todas essas estrelas foi um presente tanto para o aniversariante como para os convidados, que tiveram a oportunidade de assistir a um grande espetáculo com os mais talentosos músicos do Rio Grande do Sul.
Gildinho e Edson Dutra emocionaram o público ao cantarem juntos a música “Sou serrano, sim, senhor!”. Depois da participação especial do líder d´Os Serranos, Gildinho convidou o sobrinho, João Luiz Corrêa, para subir ao palco e juntos cantarem outros grandes sucessos.

A festança continuou com a animação do grupo Os 4 Gaudérios. O jovem e talentoso gaiteiro Lucas Zimmer, filho de Oneide, tocou junto e homenageou o pai ao lado dos amigos músicos. Na sequencia foi a vez da Banda Passarela subir ao palco e presentear Oneide com grandes canções. Confira todas as fotos desta grande comemoração acessando a página do grupo OS MONARCAS no FACEBOOK (http://facebook.com/grupoosmonarcas). 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

23 de novembro - Festa dos Bolicheiros

Quem gosta de um bom baile
Vai de carro ou vai de a pé
Tem fandangaço no Farrapos
Pode ir lá quem quiser
Tem jantar, show e tem baile
E nesses eu levo fé
Nao gastarás teu dinheiro
A festa é dos Bolicheiros
Do DTG Caiboaté

Sai o Prêmio Vitor Mateus Teixeira


Em reunião da Mesa diretora, dia 13, a Assembleia Legislativa do RS homologou a lista com os vencedores da edição de 2012, do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, que abrange 19 categorias. São artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha. A distinção faz uma homenagem a Teixeirinha, além de valorizar a cultura do Rio Grande do Sul. A lista com os agraciados será publicada em Resolução de Mesa no Diário Oficial do Legislativo gaúcho. 

Os certificados e troféus serão entregues no dia 4 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101). Além disso, um livro contendo uma biografia resumida de Teixeirinha e as trajetórias dos vencedores será publicado. Os agraciados já podem entrar em contato com a Divisão de Prêmios para tratar da publicação, pelos telefones (51) 3210-1112 e (51) 3210-1247. 

Confira os vencedores nas respectivas categorias: 

Cantor: Adair de Freitas
Cantora: Marlene Pastro;
Declamador: Patrocínio Vaz Ávila;
Declamadora: Jurema Pereira Chaves;
Trovador: Santo de Castilhos Homem;
Trovadora: Xirua;
Compositor(a): João Sampaio;
Instrumentista: Maurício Marques;
Arranjador(a): João Bosco Ayala;
Pajador(a): Jadir Oliveira;
Produtor(a) Musical: Ayrton dos Anjos;
Capa de Disco: Assim na Terra – Vinicius Brum;
Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho(a): Programa América Canta – Valdir Ribeiro – Guaíra FM – Santa Rosa;
Grupo de Show: Grupode Danças Populares Andanças/UFRGS;
Grupo de Baile: Os Bertussi;
Grupo de Dança Gaúcha: CTG Rancho da Saudade;
Bandinha Típica Alemã: Fritz 4;
Conjunto ou Intérprete de Música Teuto-rio-grandense: Os Três Xirus; e
Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense: Délcio Tavares

A comissão julgadora reuniu representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do RS - SICOM/RS; MTG; FGTF; Sindicato dos Músicos Profissionais do RS; Fundação Vitor Mateus Teixeira; e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS. O prêmio foi criado em agosto de 1997, por iniciativa do então deputado estadual Giovani Cherini. 

Teixeirinha 
Teixeirinha nasceu na cidade de Rolante, no interior do Rio Grande do Sul, em 03 de março de 1927, e faleceu em 04 de dezembro de 1985. Sua consagração artística veio em 1961, quando seu disco “Coração de Luto” vendeu mais de um milhão de cópias. Ele foi autor de cerca de 1.200 composições, das quais mais de 700 foram gravadas, e lançou 69 discos. Além de músico, ele foi ator e produtor de filmes.

Adriano dos Santos
Liliana Cardoso

Rancho da Saudade chega ao tetra

Campeão das danças tradicionais nos anos de 2004, 2007, 2011 e, agora em 2012, o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, chega ao seu 4º titulo estadual. Com a proposta de trazer a lenda do Negrinho do Pastoreio para o tablado do Poliesportivo, Emerson Ribeiro, como sempre, ousou, com efeitos especiais na coreografia de entrada, simulando uma carreira à galope, com os ginetes montados em estruturas modeladas para parecer um cavalo.

O segundo lugar ficou por conta do deca campeão, CTG Aldeia dos Anjos, que apesar de ter passado uma temporada no exterior, com apresentações, não relaxou os ensaios para o ENART. Com uma harmonia, que beirava a perfeição, arriscou dança de fila em uma só formação, diferente de outros que costumam dividir o grupo em várias filas.

Já o terceiro lugar ficou com a União Gaúcha João Simões Lopes Neto, que levou pro tablado a magia do teatro 7 de abril, um dos mais antigos do estado. Há anos a União tem "beliscado" o título. Ano passado, 2011, ficou em segundo, o que garante classificação antecipada par a afinal em 2013, permitindo mais tempo de ensaio e menos exposição em classificatórias regionais e inter-regionais.

Detentor de três títulos estaduais, o CPF Piá do Sul, de Santa Maria, levantou as torcidas no Ginásio com a coreografia homenageando a aviação. Uma coreografia montada com a harmonia militar. Movimentos que lembravam a força aérea brasileira, característica da cidade, coração do Rio Grande, que possui a base aérea em seu território. Além do 4º lugar, foi o grupo mais popular e obteve a terceira melhor nota das saídas.

E o quinto lugar ficou com o Guapos do Itapuí. O grupo vem numa crescente a cada rodeio, a cada ano. Ficou ainda, com a melhor entrada e a segunda melhor saída.

Nota Oficial de esclarecimento


Por que - “Tá no ENART? Tá no mundo!”

Em 2009 orçamos a TV Solução, de Caxias do Sul, para transmitir o ENART. Não foi possível, pois era muito cara, para os padrões da época. Eles tinham experiência, pois já haviam transmitido o Rodeio da Vacaria. Mas foi vendo a transmissão do rodeio do CTG Gildo de Freitas, feita em um netbook, por Leandro Barbosa, que pensei  que poderíamos fazer aquilo e, mais, levar o ENART pro mundo. O destino tratou de unir as mentes. Daniel Serafim, que não era do meio tradicionalista, mas passou a gostar, Rodrigo Hermann, o Sadol, eu, e o Leandro Barbosa, o Ijui – Todos tinham o mesmo objetivo: Levar alegria para quem estava longe e amava o Festival.

Planejamos, buscamos parceiros, como a Virtual, de Santa Cruz, que nos locou o material e, de graça, nos ajudaram a manusear o equipamento. Fizemos um site (enart.org com o ENARTtv). Foi o sucesso do encontro, que estreava a força “B”. No ano seguinte, enfrentamos a “febre” dos profissionais. Foram muitas dificuldades para poder levar ao ar o ENART naquele ano. Mas fizemos. Por sinal, a equipe da Película, de Santa Cruz, que trabalhou conosco em 2010, é a mesma que trabalhou este ano. São muito bons.

Desde muito tempo viemos conversando com pessoas para mostrar a grandeza do espetáculo chamado ENART, sua historia, seu público, a arte dos jovens que fazem o evento. Em 2011, com nossa equipe, e a logística da TV Tradição, dirigida por Manoelito Savaris e com a técnica de Paulo Lindner, voltamos a transmitir o ENART. Nem vou falar em números, isso é o que menos importa. O que realmente importa é que, em qualquer parte do mundo, o ENART chegou. Por que, “quando não existia a luz, alguém foi lá e disse: Faça-se a Luz!” – sim, por que sempre tem aquele que, se não tem luz, fica colocando a culpa na CEEE, no governo, etc... e não se mexe. E quando vê pronto, diz que participou.

Durante todos estes três anos, a equipe que criou esta modalidade de transmissão dos eventos do MTG procurou angariar voluntários que contribuíssem com a divulgação do ENART e das transmissões. Aí, temos no Twitter, a contribuição do Mauricio Brocco, do @ENART, no facebook, o ENART no face, com o Tiago Soldá. Ambos abriram as senhas e trabalhamos juntos mesmo não sendo veículos oficiais. Agora o Gustavo Mazza, com o M.Troll.G., que faz sucesso com os memes do face. Entendemos que essa gurizada ajuda a divulgar e, temos que confiar neles. É uma geração que quer trabalhar pro tradicionalismo.

Mas não quero me estender muito, fiz essa introdução para que, quem não conhece nossa história, entenda nossa posição. Neste final de semana aconteceu o ENART e foi transmitido pela TV Tradição, via internet, e também pela TV Com, canal aberto em UHF, NET e internet. Quero deixar claro, para nossos amigos Internautas, que eu não faço parte da TV Tradição, pois ela tem uma diretoria própria e sua equipe. Fiz uma pequena introdução, na sexta, dia 16, com Pedro Pedrozo, na abertura do bloco 1, mas, aqui precisa ficar registrado, que não faço parte desta equipe, e a transmissão, via internet, deste ano, nada tem a ver comigo ou com qualquer um de nossa equipe. 

Precisei fazer esta nota por que são muitos os comunicados que tenho recebido e, que, precisa ficar esclarecido que, nosso objetivo foi realizado: Conseguimos levar o ENART durante uma semana na maior parte da mídia estadual, atingimos noticiário nacional, e seguimos mandando ver, via internet. Conseguimos espaços na maior rede de televisão do Sul do Brasil e tivemos, por parte da RBS, uma atenção muito grande, pois foi escolhida uma equipe qualificada para apresentar o evento (escolheram alguém que se identificava com o tradicionalismo, conhecia realmente o festival), ou seja, valorizaram o ENART. Então, queria esclarecer aos meus amigos, que cativamos ao longo destes 3 anos, que continuamos trabalhando para que o ENART de 2013/2014, quem sabe, tenha uma inovação ainda maior. Mas, por ora, é importante registrar isso. Estamos dando passos firmes rumo ao futuro.

Mas não adianta... se tu tá no ENART...Tu tá no mundo!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

M.Troll.G. - bem assim....

Perfeita a analise do M.Troll.G. sobre o calorão em Santa Cruz do Sul. Ainda bem..que sem chuva. 

FEPART 2012 terá transmissão ao vivo

Estaremos transmitindo o Festival Paranaense  de Artes e tradição, ao vivo, via internet, pelo site  Gauchão e Cia. Dias 30/11, 01 e 02/12 direto de Pato Branco, no Paraná.

Um pouco mais de ENART

 "Hay um consenso geral
Que apesar da evolução
Cada concorrente é um irmão
Em um plano universal
E, para espantar todo mal
Desavenças e solidão
Sentemos ao fogo de chão
Neste ENART da igualdade
Vamos celebrar a amizade
No sabor de um chimarrão"
 Mostra Folclorica do ENART. Um momento que as vezes passa desapercebido mas é um verdadeiro Salão Gaucho do Turismo.
" Avise pros teus amigos
Pros vizinhos, pra família
Que sigam firme a trilha
Pras bandas de Santa Cruz
E quem não for... terá a luz
Pois na transmissão vamos fundo
Num sentimento profundo
Para mostrar a tua arte
Pois se tu tá no ENART
Com certeza está no mundo!"
 Shana Muller e Pedro Pedrozo, figuras simpaticíssimas com as quais trabalhei nesta transmissão pela TVCom.
 As prendas e peões na mostra folclórica do ENART. 19ª RT Surpreendeu e venceu a Mostra. Em segundo veio a primeira região e, a 13ª, em terceiro com a melhor pesquisa.
E os Fandangueiros da Tradição, representando o CTG Sinuelo da Amizade, de Cachoeirinha, venceram o melhor e mais organizado acampamento. Mesmo sem investimentos, mas com alegria e muita organização, equipe que costuma dar aulas de fandango, sem objetivar lucro, venceram e fizeram a festa no Poliesportivo.

Momentos do ENART 2012

 Lisiane Inchauspe de Oliveira - Professora / Aceguá

"Rogério Bastos, que satisfação assistir à final do ENART em casa! Fiquei encantada!! Adorei a tua parceria com a Shana na transmissão. Que espetáculo!! Resultados justíssimos!!  Parabéns ao Rancho da Saudade, pelas lindíssimas entrada e saída e pela Tirana que me fez chorar de emoção!!  A raiva do estancieiro claramente definida na maquiagem do bailarino foi um detalhe muito marcante!!"


Brunetto Alexandre - MUSICO

"ROGÉRIO REGISTRO AQUI MEU AGRADECIMENTO POR TER MENCIONADO MEU NOME COMO UM DOS COMPOSITORES DO ENART , FICA AQUI MEU MUITO OBRIGADO E QUE TU ASSIM COMO A SHANA POSSA ALCANÇAR TODOS TEUS OBJETIVOS COMO COMUNICADORES E APRESENTADORES DESSE NOSSO RIO GRANDE . FORTE ABRAÇO BRUNETTO"


 Ivo Benfatto - Secretaria de Estado da Cultura

"Caro Rogério. Teu trabalho e da Shana foi perfeito. Assisti, da minha sala, o ENART, e acho que na data de hoje podemos comemorar seu melhor momento. A transmissão pela TVCOM deve ser recebida como o maior e melhor marco de reconhecimento. Fiquei orgulhoso do que podemos fazer em pról da nossa identidade cultural. Parabés e um abraço. Benfatto"

 As apresentações continuam, a cada ano, surpreendendo. Não foi a toa que  Ronda Charrua, Rancho da Saudade, Piá do Sul e Guapos do Itapui forma premiados com usas entradas. Não tinha muito o que avaliar em termos de coreografias e criatividade. O Povo, por si, já dizia quem eram as coreografias que deveriam ser premiadas, cada vez que o ginásio levantava para vibrar com os dançarinos.
 A Transmissão pela TVCom, do Grupo RBS, foi o grande premio que recebemos. Um showzaço de Cesar Oliveira e Rogério Melo, cantando com  o Neto e a Shana (vai ao ar no proximo domingo) a musica tema do ENART, relembrando Rui Biriva. A TV Com colocou no UHF, NET e na Internet. A apresentação da Shana Muller, pessoa que conhece muito da tradição gaúcha, jornalista formada, cantora, foi prenda do RS, foi premiada no FEGART como interprete, coroou a transmissão.  Eu e o Pedro Pedrozo, vice prefeito eleito de Farroupilha e conhecedor do festival completou a equipe que, ainda teve, a reportes venoncioairense, Francine Rabusk (na foto com a Liliane Pappen, velhas conhecidas), a equipe do Galpão Crioulo (Fernando e Rosana orlandi), que mesmo de folga estavam no apoio para a Shana.
 O CTG Glaucus Saraiva foi premiado através do Maior violeiro de 2012 do Rio Grande do Sul. Guilherme Castilhos, que, com sua família  vem trilhando, batalhando seu espaço, e em 2012, conquistou o primeiro lugar no ENART. Guilherme entra pro selecionadíssimo rol dos grandes instrumentistas do estado.