sexta-feira, 30 de março de 2012

Procura-se empreendedores - parte II

Para obter sucesso em sua entidade, e, mesmo em sua vida, o indivíduo empreendedor deve concentrar suas energias em uma possibilidade, ter foco. Identificar, desenvolver, trabalhar em cima e gerenciar os recursos disponíveis para transformar uma oportunidade em algo de sucesso.
É preciso ter paixão, gostar do que se faz, ter habilidade de doar-se e fazer o melhor independente do retorno financeiro, isso ajuda a desenvolver a auto-estima.  O empreendedor assume riscos calculados dominando os processos, antecipando-se aos fatos. O planejamento deve estar sempre a frente de todo o empreendimento. Como num jogo de xadrez antecipa-se ao futuro e cresce consistentemente. Quando o ser humano planeja ele, consegue atingir resultados acima de sua capacidade.
Ser ético: Qualquer pessoa pode construir um grande negócio e ter muitos bens. Mas um bom nome no mercado é ainda o maior patrimônio do gaúcho. Organização é um ponto chave do sucesso de um empreendimento. Descontroles financeiros e administrativos, mesmo com bons resultados, podem comprometer o resultado final da entidade e inviabilizar seu crescimento.
Humildade. É característica basilar de grandes homens. Existem horas em que é preciso escutar mais e falar menos. Desconfie de pessoas muito falantes. Normalmente tentam encobrir falhas com jogo de palavras. O ser humilde é grandioso. A humildade está inserida no contexto de respeito ao próximo. O empreendedor deve ser um líder nato, ter criatividade, ser paciente, ter perseverança, ser intuitivo, otimista, ter maturidade, coragem, saber negociar, tomar decisões, ser compreensivo, determinado, ter senso de justiça, ser confiante, entusiasmado, inteligente, ter energia e ser motivado, para poder motivar.
Buscar ferramentas modernas para poder gerir a entidade é o objetivo do empreendedor tradicionalista. Ter bons contatos é imprescindível par ao sucesso. O empreendedor ligado ao tradicionalismo é aquele que busca além da auto-realização, busca para sua entidade o desenvolvimento como um todo, ampliando a base tecnológica , buscando oportunidades, e aprendendo com a experiência.
Li, certa vez, alguém dizer que nada que o MTG fazia dava certo. Cartão Banco do Brasil, Erva Mate Marca Grande, suplemento alimentar, TV por assinatura ... Mas os mesmo que falam do que deu errado não citam as maravilhas que deram certo: Transmissão via internet do ENART (sucesso absoluto), o cartão tradicionalista (sendo implantado aos poucos será o grande organizador do movimento), os desfiles temáticos pelo RS (o que melhorou em termos econômicos as cidades com grandes investimentos), a qualidade e padronização dos eventos do MTG, enfim, o que não deu certo, pode ser descartado. Mas o que fica das coisas que deram certo... é o que interessa.
Com certeza os que ficam lembrando o que não deu certo, não são empreendedores, e ficam remoendo dores vencidas. São as “forças negativas” que temos de descartar. Sempre existirão na entidade aqueles que procuram ficar remoendo os erros, do que procurar soluções e ajudar. O empreendedor é otimista, acredita nas possibilidades que o mundo oferece, na possibilidade de solução dos problemas e no potencial de criação e desenvolvimento.

Chama Crioula - Opinião

Logo abaixo, aqui no blog, falei sobre a chama crioula, num texto que desenvolvi para o jornal do acampamento falando sobre a simbologia do fogo, mas também, falando sobre um levantamento que fiz sobre os locais de acendimento.
A chama é votada onde será acesa no Congresso. Como um Congresso não pode deliberar pelo outro, Lagoa Vermelha é pré-candidata, assim como Taquara foi um ano antes, para o acendimento em 2013. Jarbas Lima, ao final de sua esplendorosa palestra, ao se despedir, lembrou: Não esqueçam no Congresso que vem votarem em Lagoa Vermelha. Acredito que seja a próxima cidade para o acendimento.

Para 2015, lançamos aquela proposta, que foi discutida em reunião da CBTG com participação da CITG (e como são importantes essas instituições - que estão se preocupando com coisas importantes da história) e que acho que será uma das coisas mais lindas e audaciosas que já fizemos. Envolver outros países e dar a repercussão necessária para o evento. Mas com certeza não se criaria a ideia se não tivesse uma mente com visão mais avançada e acima da média pra buscar os contatos, estabelecer metas, reativar a CITG indicando outras pessoas capacitadas para tal. Me refiro a Manoelito Carlos Savaris e, agora, Dorvilio e Loiva Calderan.
Mas e 2014? Onde deveria ser acesa a Chama? Acredito que não se deve ter dúvida que a capital do Estado deve ser a sede. Motivos:

- Sede da Copa do Mundo (no Gigante da Beira Rio;
- Pode refazer o processo de acendimento, pois foi onde tudo começou;
- Há muitoooo tempo não se acende uma chama na capital. Aliás, dede que começou a escolha dos sítios históricos pelo RS, a capital nunca recebeu esta oportunidade, mas também acho que nunca procurou;
- Tem cafice pra dar o "peitaço";
- Vai estar com um acampamento montado desde a Copa até os festejos farroupilhas;
 Então... o que estamos esperando, vamos começar a trabalhar isso. Ah, não esquecendo que no ano seguinte vamos pro Uruguai, então...

Lista Destaque Tradicionalista

A lista Destaques Tradicionalista surgiu para valorizar as entidades que realmente participam, não são apenas meros passageiros, são agentes transformadores.

Na lista em destaque as 10 entidades que atingiram a pontuação máxima. Clique nela e confira a lista completa e veja se a sua entidade pode participar do ENART.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Cronologia da história do RS 1822/1841

1822 – A 7 de setembro, o príncipe regente Pedro de Alcântara proclama a independência do Brasil, tornando-se o primeiro Imperador com o título de D. Pedro I.



1824 – Chegam ao Rio Grande do Sul os primeiros imigrantes alemães. Os 38 colonos são enviados para a Real Feitoria do Linho Cânhamo, atual São Leopoldo.


1827 – A 20 de fevereiro, ocorre a Batalha do Passo do Rosário, às margens do rio Santa Maria. O Marquês de Barbacena liderava as tropas brasileiras que depois de cinco horas de combate, retiraram-se do campo de batalha vencidas pelas tropas castelhanas que não perseguiram o Exército Imperial, preferindo retroceder.


1828 – O Estado Oriental do Uruguai alcança a independência após as negociações entre o Império Brasileiro e a Republica Argentina que resultaram na Convenção Preliminar da Paz, assinada em 27 de agosto de 1828.



1835 – A 20 de setembro, eclode a Revolução Farroupilha com a tomada de Porto Alegre pelas tropas lideradas por Onofre Pires e José Gomes Jardim.



1836 – A 11 de setembro, o coronel farrapo Antonio de Souza Netto, após derrotar o caramuru Silva Tavares nos campos do Seival, proclama a República Rio-grandense. No dia 2 de outubro, na Ilha do Fanfa, do rio Jacuí, Bento Gonçalves da Silva é preso com outros líderes farroupilhas. No dia 6 de novembro é instalado o governo da nova República, em Piratini, quando são eleitos o Presidente e os Vice-presidentes. Mesmo ausente Bento Gonçalves foi eleito Presidente.


1837 – Em setembro, com auxilio da maçonaria, Bento Gonçalves foge da prisão, no Forte do Mar em Salvador, Bahia.


1838 – Após a vitória farroupilha na Batalha do Barro Vermelho e a tomada de Rio Pardo, no dia 30 de abril, os farroupilhas prenderam uma banda de música de uma unidade militar imperial e determinaram que o mestre elaborasse um hino para os vencedores. O mestre Joaquim José de Mendanha compôs uma música que foi batizada como Hino Farroupilha, hoje é o Hino Rio-grandense.


1839 – Os farroupilhas organizam uma expedição para tomar Laguna. David Canabarro comanda a expedição que tem o apoio de Giuseppe Garibaldi, comandante da Marinha Farroupilha. Nessa ocasião Garibaldi fez transpor os lanchões Rio Pardo e Republicano, por terra, desde o rio Capivari até a foz do rio Tramandaí. Em 29 de julho foi proclamada a República Catarinense que teve curta duração, pois em novembro laguna foi retomada pelas forças imperiais. Neste mesmo ano os farroupilhas instalam a Capital em Caçapava do Sul, instalando-a em 14 de fevereiro, ali permanecendo até 22 de março de 1840.


1840 – Forma-se outro caminho de tropas, entre as Missões e São Paulo. A trilha não passava mais pelo nordeste gaúcho. De Cruz Alta, o caminho passava por Ijuí, Palmeira das Missões e cruzava a fronteira com Santa Catarina, por Nonoai, seguindo para Chapecó (SC), Guarapuava (PR), Ponta Grossa (PR), Castro (PR) e Sorocaba (SP).


1841 – Depois de perambular em carretas, a capital farroupilha é instalada em Alegrete.
Extraido da Obra
Manual do Tradicionalismo
Manoelito Savaris

quarta-feira, 28 de março de 2012

Chama Crioula - Uma proposta

Vou tentar contextualizar primeiro para nossos Tchênautas sobre a chama crioula. A importancia do fogo, sua simbologia, locais de acendimento e uma proposta que surge de internacionalizar o grande evento simbolico dos festejos dos Gauchos Rio Grandenses.
Uma fogueira sempre mexe com os nossos pensamentos. Um fogo de noite pode significar muita coisa. Pode ser um luau, pode ser magia... Todos nós temos uma história com o fogo. Tem gente que adora. Outros, morrem de medo. Por que será?

Em todos os povos e culturas, o fogo sempre foi associado às forças espirituais. É símbolo da divindade e das chamas do inferno. Ao mesmo tempo, o fogo é, dos quatro elementos da natureza, o mais sutil. Afinal de contas é o único com o qual a gente não pode entrar em contato direto. O fogo é fonte de luz e nos aquece. Mas ninguém pode tomar banho no fogo, respirar fogo ou pegar fogo sem se ferir. O fogo fere porque ele é pura transformação. Nunca é igual, nem a si mesmo.

O fogo aquece nosso coração, ilumina as trevas da Noite e por isso tem importância em rituais de magia, é idolatrado por alguns, serve de inspiração para outros e ainda pode ser considerado símbolo da paixão. Como se vê, o fogo está sempre presente: não só como instrumento da Humanidade para dominar a Natureza, mas como símbolo de nossos próprios sonhos.

Na antiguidade, o fogo era considerado sagrado por muitos povos, incluindo os gregos que tinham uma lenda segundo a qual o fogo teria sido entregue aos mortais por Prometeu que o roubara a Zeus. Devido à importância do fogo, em muitos templos eram mantidas chamas acesas permanentemente. Este era o caso do templo de Hestia na cidade de Olímpia.

Segundo se sabe, a tradição de manter um fogo aceso durante os Jogos Olímpicos remonta à antiguidade, quando se efetuavam sacrifícios a Zeus. Nessas cerimónias, os sacerdotes acendiam uma tocha e o atleta que vencesse uma corrida até ao local onde se encontravam os sacerdotes teria o previlégio de transportar a tocha para acender o altar do sacrifício. O fogo era então mantido aceso durante os Jogos como homenagem a Zeus.

No Rio Grande do Sul, esse fogo simbólico é representado pela Chama Crioula, que nasceu no ano de 1947, em um momento conturbado da historia Brasileira e mundial. Era um período em que os Estados Unidos da América, que havia tirado vantagens da 2ª grande guerra, ditava a moda como centro irradiador das grandes novidades mundiais, espalhando seu capital, seu prestigio, mas principalmente sua cultura que era de “mudar”, “evoluir”, “desenvolver” reproduzir o modismo lançado que invadia a América.

Era o ano de 1947, quando é criado em Porto Alegre, no Colégio Júlio de Castilhos um Departamento de Tradições Gaúchas, com o objetivo de resgatar, preservar e proporcionar a revitalização das coisas tradicionais do Rio Grande do Sul, através da historia gaúcha. Naquele momento, um grupo de jovens ginasianos  deste colégio, não ficaram sentados assistindo culturas alternativas invadirem o cerne cultural de nosso estado, e numa atitude de muita responsabilidade,  oficiaram o presidente da Liga de Defesa Nacional, manifestando o desejo de fazer o acompanhamento dos restos mortais do General Farroupilha, David Canabarro, que era transladado ao Panteão riograndense, de à cavalo. Uma vez aceito pela Liga de Defesa, o mais difícil foi arregimentar cavalarianos para cumprirem o ato, onde podemos verificar que usar indumentária gaúcha  naquele período era quase um “crime” perante a sociedade.

Sete de setembro de 1947, os oito jovens liderados por João Carlos D’Avilla Paixão Cortes, fizeram o primeiro desfile nas comemorações da semana da Pátria . Da pira, foi retirada uma centelha do Fogo Simbólico, acendendo o candeeiro crioulo e guardado no Colégio Julio de Castilhos,  dando origem à nossa Chama Crioula, que simboliza o apego do gaúcho à sua terra, o seu nativismo, seu telurismo....

Chama Crioula no Rio Grande do Sul - Levantamento:

2001 - Guaíba, na fazenda de Gomes Jardim
2002 - Santa Maria, no centro do estado
2003 - Camaquã, na Chácara das Aguas Belas, de Barbosa Lessa
2004 - Erechim, no Recanto dos Tauras
2005 - Viamão, cidade fundamental na história do RS
2006 - São Gabriel, na Sanga da Bica, onde tombou Sepé Tiarayú
2007 - São Nicolau, 1ª redução e um dos 7 povos das missões
2008 - São Leopoldo, Terra de Colonização Alemã
2009 - São Lourenço, no casarão de Ana, irmã de Bento Gonçalves
2010 - Itaqui, o acendimento volta para a fronteira
2011 - Taquara, cinquentenário da Carta de Princípios

2012 - Venancio Aires - Capital Nacional do Chimarrão

Agora surge uma proposta incrivelmente fantástica... Nas comemorações dos 335 anos da fundação da Colonia do Santíssimo Sacramento, um acendimento de chama crioula internacional. É ou não é uma coisa maravilhosa? Poder ir ao uruguai, conhecer a colonia, viver a história,  (fazer compras, ops, esse é efeito colateral), cavalgar no país co-irmão que tanto dizemos fazer parte da nossa cultura pampeana, do Genoma Pampa.

Tá ai! Agora é amadurecer essa idéia e colocar em Debate. Quero ver o que meu amigo Léo Ribeiro, baita Cavaleiro do Rio Grande tem a dizer sobre isso. Eu já to com o pé no estribo e buscando cobres pra guaiaca, pois ir no Uruguai passando pelo Chuí, somos obrigados a gastar pelo menos...a cota. 

Começa uma nova era - A interiorização do MTG

A Coordenadoria da 30ªRT do MTG/RS informa a realização de dois eventos dia 11/04/2012 nas dependências do CTG Terra Nativa na cidade de Novo Hamburgo. Iniciando-se as 16:00Hrs com o projeto  Interiorização do MTG,
Este projeto consiste na participação do MTG e seus mais variados Departamentos  nas Regiões Tradicionalistas,  quando estarão sendo  prestadas aos CTG's orientações e informações sobre:

- Treinamento para como efetuar Pedido de Cartão Tradicionalista via o novo site;
- Procedimento para recadastramento das entidades filiadas;
- Orientações sobre os Processos de Filiações;
- Informações sobre o andamento de Pedidos de cartões Tradicionalistas;
- Atendimento aos Departamentos Culturais e Artísticos das entidades Filiadas;
- E outras orientações e informações administrativas.


Na sequencia as 20:00Hrs sera realizado o Encontro Regional de Patroes

segunda-feira, 26 de março de 2012

Tome Tento - Perguntas Campeiras



O trabalho realizado pelo Fabinho acabou inspirando outros ambientes.  Levei a proposta para algumas pessoas que acharam interessante. Podemos ter logo ali a frente um tipo de humor diferente, sem palavrões, sem  nudez, mas um humor inteligente.

Aprecie o trabalho da gurizada, do Fabinho e do Felipe Neguinho.


Foco sob  a ótica de Daniel Serafim.


12ª região promove seminário de Chinocas

XVII SEMINÁRIO REGIONAL DE CHINOCAS:
“DANÇANDO, SOMOS TODOS GAÚCHOS”

É com imensa satisfação que a 1ª Chinoca da 12ª RT, Jocelaine Rodrigues, e a 2ª Chinoca da 12ª RT, Angela Roman, convidam para o evento que se realizará no G.A.G. Piazitos do Sul, cidade de Canoas, cito a Av. Cairu, nº 1780, bairro Fátima, no dia 29 de Abril de 2012 (dia internacional da dança).

Programação:
 14:00 –Credenciamento
 14:30 – Abertura
 15:00 – Apresentações de dança
 17:00 – Encerramento das atividades
Apoio: Coordenadoria, departamentot cultural, prendas e peões da 12ª RT
Informações de localização:
www.piazitosdosul.com.br
                                    (51) 9649-2359 c/Jocelaine
                                                                 (51) 9157-8060 c/ Angela

domingo, 25 de março de 2012

Juninho é Octa do Rodeio de Porto Alegre

"Hoje são mais de cem troféus de prova de rédeas.  Heptacampeão do Rodeio de Porto Alegre, desde 2004, podendo chegar ao octa este ano. Rodeios internacional de Osório, Santo Antonio da Patrulha, Tricampeão da Vacaria, Bicampeão do Rodeio Nacional de campeões da CBTG, e agora, Bicampeão da FECARS..Venceu quatro vezes o Rodeio dos festejos Farroupilhas de Porto Alegre"

Lembram a materia que fiz depois da FECARS? Pois é... Perguntei pra ele se podia colocar, já, octacampeão. Ele disse pra aguardar... Juninho, nosso multi campeão, foi no Rodeio Nacional Cidade de Porto Alegre e venceu. Tornou-se oito vezes cameão deste Rodeio. Octacampeão do Rodeio de Porto Alegre. Olha ai Imprensa gaúcha... Estão perdendo uma baita materia.

sábado, 24 de março de 2012

Tipos de programas de televisão

Ao longo da história a RBS TV, filiada da Rede Globo, foi a empresa de televisão a possuir maior audiência e penetração no Rio Grande do Sul. Um pouco se deve a ser ligada à lider de audiência Nacional, mas por possuir uma rede regional composta de muitas emissoras pelo interior do estado.

Resistindo a todas formas de restrições, um programa regional surgiu no inicio da década de oitenta, era o Galpão Crioulo, com apresentação de Antonio Augusto Fagundes, e a produção de Alfredo Fedrizzi, que foi, também, idealizador do programa. Ele era produtor local do Fantástico e, foi muito criticado, ao levar Pedro Ortaça para um "especial" no espaço. O público reagiu positivamente, forçando a emissora a investir na idéia.

Nico Fagundes foi escolhido numa seleção de teste de vídeo. O roteiro era feito pela equipe de produção e, somente recebia interferencias do Apresentador e outros, quando solicitados. No mesmo ano de criação do Galpão Crioulo nasceu o Galpão Nativo, que teve como diretor e idealizador o Uruguaio Eison Acri. O Galpão Nativo  provilegiava somente uma corrente musical, que era voltada aos festivais. Para atender um outro segmento (CTGs, artistas amadores...) surgiu o programa denominado Invernada Gaúcha.

Depois deste vieram muitos outros programas, Fogo de Chão, Caminhos do Pampa, Coisas do Sul, Heranças do Sul, Raízes do Pampa, muitos vieram, muitos se foram. Mas onde está o "desenho" de programa que os gaúchos gostariam de assistir? Surgem novas propostas de estilo que atrai o telespectador nos programas de grande audiencia nacional como o programa agir socialmente, beneficiando CTGs, Invernadas, concursos com os artistas amadores. "Qual é a musica", de tanto sucesso com Silvio Santos, imagine um "Qual é a Musica Gaucho"...

Jovens trazem novas propostas. Entre elas, "Toma Tento", produzida por Fabio Nascimento, com a parceria do Felipe "Neguinho". O Chasque do MTG produzido e dirigido por Rogério Bastos que foi ao ar no Coisas do Sul, de Volmir Martins.  Um CQC Gaudério? Um "Legendários" Gaucho? Um Domingão do Faustão, Domingo Legal... Gaudério? Um programa de auditório (tipo grande rodeio coringa) pra TV. Passa ou repassa, ou, video game regionalista? Pra pensar ...

Entrevista com Paulo Souza

Neste sábado, entrevistamos o Vice-Presidente de Administração do MTG, que passava férias fora de Porto Alegre, Paulo Roberto Cavalheiro de Souza, ou simplesmente, Paulo Souza.

Homem simples, de poucas palavras, parceiro e amigo, Paulo nos falou um pouco de sua vida e de suas metas para o MTG neste ano. Acompanhe com a gente...

Qual a tua Profissão: Administrador de Empresas.
Como começou no tradicionalismo: 
Sou natural de Pelotas, e filho de pais canguçuenses, minha família totalmente ligada ao tradicionalismo, foram juntamente com amigos, fundadores do CTG Os Farrapos de Pelotas e posteriormente integraram-se definitivamente na União Gaúcha Simões Lopes Neto juntamente com o patrão Sérgio Souza soares e o senhor Edi Torres sócio benemérito da entidade. A União faz parte das vidas da nossa família, lá meus pais pertenceram a inúmeras patronagens, minhas sobrinhas cresceram e tornaram-se primeiras prendas, e todos trabalhamos muito para o fortalecimento da entidade. Em 1975 me transferi para porto alegre, e em 1990, também junto com um grupo de amigos, fundamos o piquete crioulo Mena Quevedo, entidade essencialmente campeira e não filiada ao MTG, isto porque entendemos que até o momento não poderemos atender todas as obrigatoriedades do Movimento. A União Gaúcha e o Mena Quevedo fazem parte de uma história que nos orgulha muito.
E o que está fazendo o Vice-Presidente de Administração?  
Entrei no MTG com o objetivo de fazer gestão, ou seja, criar um sistema de gestão em rede com todos os departamentos: financeiro, cartões, cursos, FCG, loja, CET, secretaria e etc.

Como pretende deixar o sistema mtgnet dos cartões:
A partir de abril começaremos a trabalhar no projeto de interiorização do MTG, e a partir da primeira reunião que está prevista para o dia 11/04 na 30ª RT, no município de Novo Hamburgo. Estaremos treinando a primeira coordenadoria a solicitarem seus cartões tradicionalistas via site (primeira fase). A nova sistemática trará agilidade e qualidade a produção de cartões. Na segunda fase do projeto, está prevista a produção de cartões diretamente pelas entidades tradicionalistas.
Outras inovações via site, previstas para 2012:    A prestação de contas das coordenadorias regionais e o pagamento de anuidades pelas entidades tradicionalistas.

Porque se enfrenta filas nos eventos para o credenciamento.. Como superar totalmente essa questão? 
Na verdade, no ENART não tivemos filas. E no congresso, as filas formaram-se entre 8h e 9h30min,  motivada  pela concentração de chegada dos congressistas e por não se cadastrarem antecipadamente. Para este ano o cadastramento também será via site em formulário padronizado e deverá ser retirado no evento em guiches específicos para os credenciados antecipadamente.
Nossa meta é dar conforto e qualidade aos coordenadores e patrões de entidades, colocando a disposição de todos um sistema confiável e produtivo.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Tome Tento - Por Fabinho Nascimento

O incrivel tamanho dos buques das prendas, segundo Fabinho e Felipe, na FECARS (particularmente, eu, já vi maiores...). Fabinho e um jeito diferente de fazer Entrevistas.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Neste sábado tem Cfor no MTG

Criado em 2003 para instrumentalizar lideranças do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o Cfor - Curso de Formação Tradicionalista - tem 9 anos e deve ter preparado mais de cinco mil pessoas para assumirem cargos de importancia e entenderem o processo pelo qual o tradicionlaismo gaúcho organizado e planificado passa.

O curso não tem a pretensão de "formar" tradicionalistas, mas de fornecer ferramentas para que estes possam desenvolver seu papel no meio com maior conhecimento. Nomes como Josemar Basso, Manoelito Carlos Savaris, Jarbas Lima, Cyro Dutra Ferreira, Rodi Borghetti, Ivo Benfatto, e tantos outros palestrantes que emprestaram seus conhecimentos para instrumentalizar os participantes dos cursos.

Neste sábado, 24 de março, na sede do MTG, mais uma edição do Curso. O próximo será em Passo Fundo em Abril.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Coisas que se fala em Porto

Frase do dia

"O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior"
Sociologia da Depressão
By Facebbok

Não perca, domingo, o Programa Volmir Martins

Programa Volmir Martins e Vozes Rurais neste final de semana trás o Guri de Uruguaiana e o Gaucho da Fronteira. Além disso, o talento da pequena Thaís Barcelos, prenda mirim do CTG Glaucus Saraiva. Visite o BLOG http://obolichodovolmir.blogspot.com/ e saiba de tudo que acontece nas gravações e os programas que irão ao ar no final de semana.

Entrevero de Peões: Fique por dentro

Com transmissão ao vivo pela TV Tradição. Acompanhe todos os detalhes do Entrevero, em sua 24ª edição,, aqui pelo BLOG, e não esqueça que de 19 a 21 de abril, estaremos lá, encurtando as distâncias para quem não conseguiu ir até o concurso.

A 30ª Região na Festa Campeira do estado


Ocorreu entre os dias 15 a 18 de Marco na cidade de Canoas/RS a 24ª edição da Festa Campeira do RGS – FECARS-.

A 30ª RT MTG/RS esteve presente com vários participantes nas modalidades esportivas e campeiras, sendo que lograram êxito e conquistaram troféus nas seguintes modalidades:



Laço Diamante – 1º Lugar – Guilherme Bilhalva
Rédea Veterano – 1º Lugar – Jose Pedro Simões Marques – Sr Zé Da Lavras
Rédea Adulto – 2º Lugar - Felipe Voesel
Laço Rapaz – 3º Lugar – Hanael Serpa
Chasque – 1º Lugar

A prova do Chasque e formada por equipes de cinco homens que alternadamente conduzem uma mensagem recebida ( Chasque) por um percurso pré determinado, a cavalo dentro da cancha de laço sendo vencedora aquela que em menor tempo realizar a prova

Na foto a equipe vencedora da 24ª FECARS. Da esquerda para a direita, João Pereira – Conselheiro do MTG, Julio Cezar Ferreira ( Juruna),Participante da Equipe, Fernando Muller – Diretor Campeiro da 30ª RT Do MTG/RS, Cristian Gomes ( Caco),Participante da Equipe, Felipe Voesel,Participante da Equipe, Hanael Serpa ( Caquinho),Participante da Equipe, abaixados; Junior Couto,Participante da Equipe e Carlos Moser – Coordenador da 30ª RT.

Opinião: Carlos Moser faz um trabaho fantástico na 30ª Região e divulga esse trabalho. Parabéns aos nossos imigrantes alemães que construiram uma belissima região.

terça-feira, 20 de março de 2012

Quase mil visitações em um dia normal

O Blog recebeu 967 visitas em apenas 24h. A maioria direcionada pelo Facebook, sendo que os Pensadores iluministas são os mais visitados.Logo em seguida a materia que a FECARS seria transmitida via internet. 127 visitas para os resultados da FECARS.

Imaginem como será quando estivermos transmitindo este ano, mais uma vez, O ENART. Aguarde amigos... ta vindo ai mais uma etapa do ENART. Mas antes tem o Enrevero de Peões que será transmitido. Te prepara que o Bicho vai pegar!

Juninho, Bicampeão da Prova de Rédeas da FECARS

Nas fotos com seu cavalo, com o Seu Zé das Lavra e recebendo o premio no rodeio em 2008
Quando nasceu em janeiro de 1988, o pequeno Sãoborjense, Paulo Felix Junior, ou simplesmente Juninho, como é conhecido pelos amigos e familiares, era batizado com sangue missioneiro, e dali pra frente seu destino mudava...

Seu tio, finado Xirú, foi muito amigo de minha familia, principalmente de meu pai e meu irmão, onde saiam juntos de á cavalo. Campereavam juntos. Ao lado do Xirú, seu irmão, Paulo Felix, outro homem do lombo do cavalo. E mais ao lado, ainda, o pequeno e franzino Juninho, com tres anos apenas,  montado. O menino cresceu.

Cresceu no lombo do cavalo, o qual aprendeu a respeitar e ser respeitado. Aos nove anos enfrentando adultos ganhou seu primeiro rodeio. Foi ganhando um rodeiozinho aqui, uma festinha campeira ali, e foi indo... ganhando...Hoje são mais de cem troféus de prova de rédeas.  Heptacampeão do Rodeio de Porto Alegre, desde 2004, podendo chegar ao octa este ano. Rodeios internacional de Osório, Santo Antonio da Patrulha, Tricampeão da Vacaria, Bicampeão do Rodeio Nacional de campeões da CBTG, e agora, Bicampeão da FECARS..Venceu quatro vezes o Rodeio dos festejos Farroupilhas de Porto Alegre.

O seu treino é durante a noite, no sitio da familia, em Viamão. Assim que chega do serviço (Guaibacar), todos os dias, de segunda a segunda, ele treina. O treino dura um mês, daí uma semana e meia antes ele diminui o ritmo para 3 dias na semana. "Minha relação com meu cavalo de irmão com muito respeito! Sempre respeitei seus limites. Ele vai fazer 12 anos e tenho ele desde de seus 1 ano e 2 meses! Cuido muito dele, nunca o levando a exaustão. Corro com ele há sete anos e cada vez ele melhora mais!" - Disse Paulo Felix Junior, o Juninho.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Diogo e Renan realizam "Dia de Campo"

O Peão e Guri da 1ª Região Tradicionalista realizaram o projeto: "Um dia de campo", versão do original da década de 90, "Peão, um dia de campo" realizado pela gestão do palestrante Lairton Santos. A idéia deste projeto que já faz parte da vida dos peões da 1ª região, é mostrar as modalidades par ao concurso.

Quem vai concorrer na região tem o dever de comparecer no evento sob a pena de perder grandes explicações que lhe farão falta no concurso. Diogo e Renan Lima entregaram nesta segunda-feira a pasta relatório e a inscrição para o 24º Entrevero Cultural de Peões em Garibaldi.

Ta chegando o Rodeio da Capital

Informações Gerais: 051-32410631 / 30624062 / 30226454 / 99871790 Shows com Luiz Marenco, Leonel Gomes e muito mais.

Lanceiros da Zona Sul alteram calendário

O CTG Lanceiros da Zona Sul alterou seu calendário para incluir um Rodeio Artístico e campeiro. O Rodeio será nos dias 11,12 e 13 de maio, o Rodeio do Extemo Sul. Para isso houveram algumas alterações:

Abril 
07 – Baile Festivo de Posse (Grupo Alma Campeira) 20h
12 – Palestra (Chimarrão) – Liliane Pappen 20:30h

Maio
02 – Prova escrita (concurso de prendas e peões)
03 – Prova Oral (concurso de prendas e peões)
06 – Almoço Dia das Mães e Entrega de Faixas e Crachás
10 – Palestra (Como falar em público) – Rogério Bastos 20:30h
11, 12 e 13 – Rodeio Artístico e Campeiro do CTG Lanceiros da Zona Sul
19 – Show com Joca Martins, jantar baile com Gaúchos Lá de Fora 20:30

Chega ao final mais uma FECARS


A primeira região tradicionalista mais uma vez levou o prêmio máximo da Festa Campeira do Rio Grande do Sul, o Troféu Laço de Ouro, que já havia ganhado em 2011. Foi um festival dos maiores campeiros do nosso estado. Mas a história mais interessante veio do Laço Seleção. A 10ª Região Tradicionalista, do Diretor Campeiro do MTG, Nilton Machado de Brum, selecionou seus laçadores em uma primeirissima linha. Estes "furaram". Aí veio o segundo time... "furou" também. Então , pra não deixar a região sem representação buscaram peões de estância, laçadores da Lida, não do esporte lucrativo. Pois foram abençoados. A 10ª RT bateu na final a seleção da 15ªRT e da 1ªRT, ambas fortíssimas.

 O Coordenador Minuzzi (na foto com o Troféus Rotativo e o Presidente do MTG) chorava muito ao receber o troféu e dar entervistas, tamanha a emoção que tomou conta de todos. A equipe ao lado do Presidente parecia não acreditar que tinha batido toda força e potencia do RS.

 Mas não era só de campeirismo que vivia a FECARS. Outros personagens faziam parte do processo do evento. As Prendas do RS muito bem vestidas para uma festa campeira do porte da FECARS, o Vice Presidente de Administração do MTG, Paulo Souza, homem dedicadíssimo ao tradicionalismo e emprestando seus conhecimentos de empresário e administrador para o Movimento, estavam eles lá... fazendo a festa.
 A TV Tradição esteve em cada momento da FECARS, transmitindo par ao mundo o evento oficial do MTG. Provas, Entrevistas, imagens do evento. Tudo registrado. E muitas entrevistas irão ao ar durante o mes. Emoções registradas.
E não é só isso: A TV TRadição estará em Garibaldi transmitindo o Entrevero de Peões. Ficamos felizes em encontrar amigos na FECARS e ainda, meu tio, que veio laçar veterano pela 18ªRegião. Quanto Orgulho. Meu filho junto, ele que vai na Festa desde 2002, quando ainda era em Gravataí.

domingo, 18 de março de 2012

25 anos do Seminário de Prendas e Peoes

Na tarde do dia 17 de março, durante a Festa Campeira do estado aconteceu o 25º Seminário Estadual de Prendas e Peões reunindo aqueles que fizeram parte da história do evento e que, hoje, estão um pouco afastados cuidando da vida particular. O reencontro trouxe nomes como Gabrielli Pio, Lairton Santos, Felipe Toniazzo, Mariana Mallmann, e tantos outros que deram um toque de experiencia para o evento.
Foto de Daniel Serafim

24º Entrevero de Peões em Garibaldi - 19 a 21/04

Folder produzido pela Bastos Produções (este é uma modificação pro blog), já está circulando pelo Rio Grande do Sul desde a tarde do dia 17/03 - na FECARS - durante o 25º Seminário estadual de Prendas e Peões.

II Rodeio Crioulo Estadual de Xangri-lá

Parque de eventos RS389 Trevo de acesso à Xangri-lá. Informações turismo@xangrila.rs.gov.br Fone:(51) 3689-0615 De 22 a 25 de março de 2012.

Dia 22/05 - Show Baile com Os Monarcas
Dia 23/05 - Show com Mano Lima
Dia 23/05 - Tche Chaleira
Dia 24/05 - Os Tiranos
Dia 25/05 - Chiquito e Grupo Bordoneio

Inscritos rodeio de Xangri-lá:

INVERNADA MIRIM
CTG Estância da Serra Osório
CTG Roda de Carreta Cachoeirinha
CTG Rancho da Saudade Cachoeirinha
CTG Aldeia dos Anjos Gravataí
GAT Estampa Gaudéria Xangri-Lá
CTG Patrulha do Rio Grande Sto. Antônio da Patrulha
CTG Independência Gaúcha Esteio
DTG Marco das Águas Pinhal

INVERNADA JUVENIL
CTG Estância da Serra Osório
CTG Gildo de Freitas Porto Alegre
CTG Rancho da Saudade Cachoeirinha
CTG Aldeia dos Anjos Gravataí
CTG Coronel Chico Borges Sto. Antônio da Patrulha
CTG Patrulha do Rio Grande Sto. Antônio da Patrulha
CTG Chaleira Preta Gravataí
CTG Estirpe Gaúcha Guaporé
DTG Rancho da Amizade Gravataí

INVERNADA ADULTA
CTG Estância da Serra Osório
CTG Tiarayú Porto Alegre
CTG Rancho da Saudade Cachoeirinha
CTG Aldeia dos Anjos Gravataí
DTG Clube Juventude Alegrete
União Gaúcha João Simões Lopes Neto Pelotas
CTG Guapos do Itapuí Campo Bom
Sociedade Gaúcha Lomba Grande Novo Hamburgo

INVERNADA XIRU
CTG Rancho da Saudade Cachoeirinha
CTG Aldeia dos Anjos Gravataí
CTG Gildo de Freitas Porto Alegre
(Inf. Mateus Freitas)

32º Rodeio Internacional de Osorio

De 23 a 27 de maio em Osório. Comissão Organizadora:
Eduardo Renda...............................9712-5457
Gilberto Silva (campeira) ................9688-2182
CTG Estancia da Serra(artistica) ......9654-3927
Nezio Marçal...(Tafona)..................9991-6063
Guto Graboski (Acampamento)........9933-0117

sexta-feira, 16 de março de 2012

Em 2011 a FECARS homenageou Frontelmo Machado

Materia foi veiculada no Jornal Eco da Tradição de Abril de 2011. Frontelmo foi entrevistado por Renan e Diogo, peões da 1ª Região (entrevista que fez parte de um trabalho de pesquisa para ele poderem concorrer). Durante a entrevista o velho campeiro não pode esconder as lágrimas ao contar o processo todo para aprovar o regulamento campeiro. Muito estranho que ninguém tenha tido a idéia de entrevista-lo.

Nascido em 23/11/1937 e criado até os dez anos na várzea da Pedra Segredo, tendo o vale dos rios Lanceiro e Santa Barbara, onde se localizava a fazenda de seu avô, Barnabé Leão e Maria José Machado, em Caçapava do Sul como seu lar.

Desde a idade de um ano passou a ser criado pelos avós, e, principalmente, por um de seus tios, Silécio Leão, que o ensinou a montar laçar e ajudar nas lidas campeiras nos rodeios ajudando na cura dos animais, pois na época existia muita bicheira em virtude da aftosa.



Sempre montado no seu petiço FAÍSCA, onde, seu tio Silécio, laçava a rês pelo pescoço e Frontelmo com seu suvéo bota nas patas da rês para derruba-la e ser feita, pelo seu tio, a cura do animal.

FECARS premia laçadores. Natureza premia o RS

Em seu segundo dia, pois começou na quinta, a Festa Campeira do Rio Grande do Sul premiou os primeiros laçadores, são eles:

Laço Conselheiro
1º - Nilton Brum - PL Fazenda Velha - Santiago - 10ª RT (Foto)
2º - Alessandro Muliterno - Lagoa Vermelha - 8ª RT
3º - João Orlando Melo - CTG Potreiro Grande - Salto do Jacuí - 14ª RT

Laço Narrador
1º - Márcio Bataglim - PT Irmãos Sagrilo - Santiago - 10ª RT
2º - Diony Fracio - PL Os Parceiros - Marau - 7ª RT
3º - Eder Antonio de Azeredo - PL Rambor - Triunfo - 15ª RT


Laço Executivo Municipal / Autoridade
1º - Aparício Mendes de Figueiredo - Prefeito de Barracão - 29ª RT
2º - Alceu Barbosa Velho - Deputado Estadual - Caxias do Sul - 25ª RT
3º - Juliano Dias Furquim - Vice-Presidente Executivo da 24ª Fecars - Canoas - 12ª RT
Nas fotos de Daniel Serafim, o final de tarde na grande Canoas, que se agiganta para receber o campeirismo gaúcho. Resultados extraídos do Blog do MTG. As 21h30 Cristiano Quevedo subiu ao palco. Neste sábado é a vez de Elton Saldanha. A transmissão é ao vivo pela TV Tradição.

Uma justa homenagem na FECARS

Irineu Neri da Luz é o homenageado da 24ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). Na solenidade de abertura, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 16, no Parque Eduardo Gomes, de Canoas, ele recebeu o reconhecimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Acompanhado da esposa, Geni Pacheco da Luz, o tradicionalista de Esmeralda entrou na cancha de provas em uma carreta puxada por uma junta de bois e foi aplaudido pelos representantes das 30 regiões, que ocupavam o espaço.

Nascido em 30 de novembro de 1923, Irineu foi um dos homens que adotou, em outubro de 1951, a ideia de Alfredo José dos Santos de disputar o Tiro de Laço na saída de uma mangueira. Conforme ele, o objetivo inicial era reunir a gauchada e proporcionar que os homens aperfeiçoassem a habilidade de manejar o laço. A homenagem  foi aprovada pelo Conselho Diretor no ano passado.

 
Um pouco de história

No ano de 1951, nos campos de Esmeralda, na época 5º Distrito de Vacaria, o fazendeiro Alfredo José dos Santos, exímio laçador e conhecedor das lides de campo, teve a ideia de formar um quadro de laçadores. Em 14 de novembro de 1951 foi realizado o primeiro treino deste grupo, com a colaboração de Irineu Neri da Luz e de Hugo Lemos. Após este encontro, surgiu o segundo quadro, organizado por João Ferreira dos Santos, o que motivou a promoção do 1º Torneio de Laço. A iniciativa ocorreu em 4 de fevereiro de 1952, em uma cancha improvisada na propriedade de Jorge Tigre.

A partir daí, os rodeios começaram a ter cada vez mais adeptos. Assim, surgiu o 1º Rodeio Crioula de Vacaria, em 1958, idealizado por Getúlio Marcantônio, então patrão do CTG Porteira do Rio Grande. Marcantônio foi o precursor dos atuais rodeios, que se espalharam por todo Estado, inclusive com a criação de regras básicas que permanecem até os dias atuais.

Fonte: Blog MTG
Foto: Mariana Mallmann

Fotografo Gaucho na ExpoTchê Rio

Depois de mostrar o mundo tradicionalista e gaucho sob sua ótica, Antenor Tatsch Junior, estará no Rio de Janeiro, na ExpoTchê Rio junto com outros talentos do nosso estado. Junior recentemente fez uma exposição em Gravataí mostrando "outros olhares do pampa gaucho". Parabéns Junior!!!

Xirú do CPF Piá do Sul "passa o rodo"

Recebi, pelo facebook, da Luciana Flores Stamm, a notícia que o CPF Piá do Sul foi campeão de dois rodeios em um só dia. Foram a Campo Bom e Charqueadas e venceram os dois. Parabéns ao Centro de Pesquisa Folclórica Piá do Sul, de Santa Maria pelo trabalho que vem realizando.

Joca Martins- É aí que me refiro!

Na compra de um CD ou DVD dos 25 anos de Joca Martins você estará concorrendo a um kit completo do Bolicho do Joca e mais ainda, uma camiseta da ACIT. Promoção vai até 02 de abril.

Cristiano Quevedo abre shows na FECARS

Do blog do Leo Ribeiro

quarta-feira, 14 de março de 2012

Entrevista com José Gelso Miola

Entrevista que reproduzo, fiz com José Gelso Miola, Vice-Presidente do MTG, na área de Eventos, para o Portal MTG em junho de 2011. É bom recordar o trabalho que estão realizando:


Natural de Machadinho/RS, José Gelso Miola, formado em Administração e Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai Campus de Erechim, é o atual Vice Presidente de Eventos  do MTG. Proseamos com a pessoa responsável pelos grandes eventos no estado do Rio Grande do Sul. Sempre muito educados e elegantes, José Gelso Miola e a esposa Lori, nos receberam  e nesta charla falam dos planos para o MTG em 2011 e na sua gestão.

Qual a sua trajetória no tradicionalismo?
Miola - Sempre estive ligado às tradições do Rio Grande do Sul, participando desde guri de atividades ligadas ao tradicionalismo, porém a partir de 2001 quando com um pequeno grupo de pessoas inclusive minha esposa Lore, fundamos em Erechim o CTG Recanto dos Tauras, é que nossa participação no movimento organizado tornou-se mais efetiva e com maior visibilidade. O CTG  Recanto dos Tauras praticamente  foi  fundado  com uma centelha do fogo de chão trazida do Boqueirão em  São Sepé/RS, aliás já estamos completando 10 anos  com ele aceso em nosso galpão denominado Barbosa Lessa .

 Desde sua fundação nunca nos afastamos da entidade e participamos de todas as atividades, como por exemplo, o lançamento do Livro “O COMBATE DO DESVIO GIARETTA”, que lembra o combate ocorrido a 7 km de nossa entidade durante a revolução de 23, e que naquele ano completava 80 anos. Da cavalgada Erechim - Bagé na condução da chama crioula para o Congresso Tradicionalista que lá ocorreu; do acendimento da chama crioula oficial do Estado de 2004 em nossa entidade; atividades em diversos estados da federação como, por exemplo, o desfile de 7 de Setembro do 2006 em São Paulo, quando trocamos as bandeiras  entre os municípios de Erechim e são Paulo e os estados do Rio Grande do Sul com o estado de São Paulo durante o desfile, com  prefeito e  governador daquele estado. 


Qual o planejamento a curto e médio prazos para a vice-presidência de eventos do MTG?
Miola - Em curto prazo pretendo me familiarizar com todos os procedimentos do movimento em cada um dos eventos realizados, para que muito em breve consigamos ter procedimentos que tornem cada evento mais prático, eficiente e prazeiroso .

 Quanto ao médio prazo, depende muito de fatores que independem de nossas vontades, pois tudo tem a ver com o tempo em que estaremos desempenhando tal função, porém vamos procurar neste período interagir com muita harmonia, respeito, e atenção com todos os envolvidos em cada procedimento nas atividades do movimento.

O que significou a “simplificação de processos” na área da vice-presidência de eventos?
Miola - Significará termos eventos práticos, eficientes, agradáveis e o menos cansativo e desgastante possível, ouvindo aqueles que já desempenharam esta mesma função e que muito fizeram ao longo destes anos passados, procurando após muito diálogo tomar as medidas necessárias para simplificar os procedimentos.

O ENART é um dos principais eventos do MTG, organizados por esta vice-presidência, qual o planejamento para este ano para evitar os problemas ocorridos em edições anteriores?
Miola - Nossa preocupação com o ENART é muito grande , por isso  é que já estamos trabalhando em diversas frentes para evitar algumas dificuldades enfrentadas em  anos anteriores .

Até novembro/2011 deveremos estar com ferramentas de gestão eficientes para corrigir alguns itens que identificamos, e que a nosso entendimento podem ser melhorados, mas como colocamos anteriormente, buscaremos a experiência e o conhecimento daqueles que estiveram à frente do MTG, pois muito tem a colaborar conosco, e após  muito diálogo tomar as medidas necessárias para realizar um grande evento