quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Gravação do Programa em Eldorado - CTG Os Maragatos

 Foi nesta terça-feira a gravação do programa Volmir Martins (BAND RS) e Vozes Rurais (Terra Viva na Sky e via Embratel) para este domingo dia 4 de dezembro, dia de Grenal e dia do Artista Repentista e Regional Gaucho. Cesar Oliveira e Rogério Melo, Moraezinho, Volmir Martins e Gracieli e a banda Portal da Vanera.
Sob a direção de Rogerio Bastos e Paulo Lindner, o novo programa será editado nesta manhã. Não deixe de assistir  o Programa Volmir Martins e Vozes Rurais.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Encontro de Blogueiros e TwiTchêros

Cada vez estou mais convencido de que temos de fazer nosso encontro de Blogueiros e TwiTchêros da Cultura Gaúcha, mais especificamente, das Tradições Gaúchas. Estou acertando os dados para que aconteça em Pelotas, durante o Congresso Tradicionalista, onde coisas importantes serão decididas como o acendimento da Chama de 2012, o Temas dos Festejos Farroupilhas, etc...

Vejam a materia da Revista Superinteressante de setembro de 2011:

O Ibope confirma o que já desconfiávamos: O Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil em usuários (dados do mês de agosto).  A revista, Isto É - Dinheiro,  já havia adiantado o assunto.
Em agosto, o Facebook atingiu 30,9 milhões de visitas únicas (chegando a 68,2% dos internautas brasileiros), enquanto o Orkut, até então a maior rede social do país, registrou 29 milhões de usuários (um alcance de 64%). É a primeira vez que a rede social de Mark Zuckerberg ultrapassa o site do Google. E mais: o Twitter foi outro quem cresceu e atingiu 14,2 milhões de usuários (31,3%) no último mês.
Os dados apontam ainda o crescimento do uso de redes sociais no Brasil. A categoria “Comunidades”, que classifica os sites de redes sociais, fóruns, blogs, microblogs e outras páginas de relacionamento, atingiu 39,3 milhões de pessoas (um alcance de 87% dos internautas). A média do uso de redes sociais de cada brasileiro foi de 7h 14 minutos em agosto.

domingo, 27 de novembro de 2011

Venha fazer parte da vida do Lanceiros

CBTG tem novo Diretor de Divulgação

À convite do Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, aceitei ser o novo Diretor de comunicação e divulgação da entidade. Num momento único em nossas vidas quando as coisas começam a dar certo.

Tradição e Lida Campeira, no Programa Volmir Martins, na BAND/RS, e Vozes Rurais, na SKY e via Embratel, vem fazendo sucesso com os mates que preparamos. Na primeira semana, com Liliane Pappen, da Escola do Chimarrão e o mate de 11 segundos e, nesta semana, com o Jorge Marino, fazendo seu mate e falando sobre o ENART.

E a idéia de um festival de cinema para 2012 está amadurecendo. Será nossa homenagem aos 100 anos dos "Contos Gauchescos". TV Tradição será parceira, Moisés Menezes gostou da idéia e, quem sabe, Esteio possa apoiar e Ivo Benfatto, pela Secretaria e Ministério da Cultura. Vamos ver como fica...

Terça tem gravação em Eldorado do Sul

Terça Feira vamos fazer uma grande gravação em Eldorado do Sul, com Cesar Oliveira e Rogerio Melo, musical campeão da 12ª RT, Instrumental e Vocal, Moraezinho, Portal da Vanera. programa vai ao ar dia 04 de dezembro, comemorando o dia do artista repentista.
Entrada Franca!

Brasil de bombacha conhece seus novos representantes


Aconteceu na noite de sábado, para domingo, a entrega dos resultados do concurso de prendas e peões da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. Tomou posse também a nova Diretoria da CBTG, tendo a frente Manoelito Carlos Savaris, como Presidente para o Biênio 2011/2013. Junto com ele a nova diretoria que já começa a trabalhar.

1ª Prenda Mirim - Laísa Langhinoti - CTG Herança Gaúcha - Chapecó/SC
3ª Prenda Juvenil - Pamela Mocelin - CTG Estancia Crioula - Foz do Iguaçú/PR
2ª Prenda Juvenil - Thuany Queiróz - CTG Fogo de Chão  - Guarapuava/PR
1ª Prenda Juvenil - Caroline Peccin -  Mato Grosso
3ª Prenda CBTG - Patricia Fatima Zanesco - CTG Querencia Nova - Matelâncdia
2ª Prenda CBTG - Camile Peccin - Mato Grosso
1ª Prenda CBTG - Elis Regina Burgel - CTG Herança Gaúcha - Chapecó/SC
Prenda Veterana
3º - Michela Farias - CTG Rincão Sulino - Londrina/PR
2ª - Maria Regina Souza - Ass. Cult. Antonio de Souza Neto - SP
1ª - Suzana Terezinha Xavier - CTG Herança Gaúcha - Chapecó/SC
Peões da CBTG
MIrim - Gabriel Kurta - CTG Chaleira Preta - Guarapuava/PR
Veterano - Sélio Hack - CTG Coxilha do Quero-Quero - Chapecó SC
Adulto - Odair José - CTG Querencia Farroupilha - Abelardo Luz/SC
2º Lugar: Juvenil - Rodrigo do Rosário - CTG Herança Gaúcha - Chapecó/SC
1º Lugar: Juvenil - Iago Fernando Cavalheiro - CTG Sentinela da Fronteira- Capanema/MT
Gaúchos de coração que enfrentam as barreiras culturais para preservar uma tradição que não é de seus estados de origem. Amam a cultura tradicional de um estado que não conhecem muitas vezes.. que só viram por livros e fotos. Histórias que os pais e avós contaram. Dorvilio e Loiva Calderan foram fortes responsáveis pela propagação e organização das tradições gaúchas pelo Brasil de Bombachas.
O baile de candeeiro foi muito interessante. Coisas que muitos que lá estiveram viram pela primeira vez. Paulo Lindner, TV Tradição, assume a tesouraria da CBTG. Leoveral da Encarnação, de Parobé, volta ao meio, depois de ter sido vice presidente administrativo de Manoelito Savaris, pelo MTG/RS, em 2001. Martin Guterres permanece no esporte. Toninho, do Paraná, vai ser responsável por escrever a história da CBTG. Dona Loiva permanece no grupo, nas relações internacionais, reorganizando a CITG.

sábado, 26 de novembro de 2011

Congresso Brasileiro chegando ao seu final

Logo mais a meia noite sairá o resultado do concurso de prendas e peões da CBTG, bem como a posse da nova diretoria da Confederação. O dia foi de grandes debates por parte dos congressistas e da juventude tradicionalista.
A Confederação internacional da Tradição gaúcha foi rediscutida.. Loiva Calderan, diretora de projetos da CBTG, teve a incumbência da videoconferência com o exterior, e observou as dificuldades encontradas por quem está fora do Rio Grande e, pior ainda, fora do Brasil.
Ficou acertado que será criado um congresso para discutir a CITG, a exemplo de outros que houveram no passado

Jarbas Lima Palestra em Congresso da CBTG

Começou nesta sexta feira, com transmissão ao vivo para todo o mundo, pela TV  Tradição, o 16º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha. o 10º Encontro da juventude Tradicionalista e o 14º Concurso Nacional de Prendas e Peões da CBTG, em Canoas.

Dr. Jarbas Lima, autor da Tese: O Sentido e o Alcance Social do Tradicionalismo foi o palestrante e debatedor do 1º momento do evento. As 20 horas aconteceu um videoconferência, com o pessoal dos EUA falando sobre a CITG. O Evento prossegue neste sábado com o concurso nacional de prendas e peões.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ENART 2011 - Ainda não terminou

Estaremos informando as decisões tomadas em relação ao fato negativo que ocorreu na 26ª da edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha.

Estaremos dando ECO à organização dos músicos através do Arion Pilla, de Santa Maria, que estão debatendo a categoria. Muito interessante aos músicos que se interessarem.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tirinhas de Fabiano Vencato

Trabalho sensacional do Fabiano Vencato, que tem a idéia de fazer tirinhas educativas e culturais, falando sobre o tradicionalismo. Boa a Iniciativa e vamos divulgando aqui meu irmão...

Luiz Marenco - Domingo no Programa do Volmir

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Gravação do Tradição e Lida Campeira

Gravamos hoje a tarde com o Jorge Marino, músico, que forma "Os Provincianos", para comemorarmos o dia do músico e a final do ENART. Jorge foi lá preparar um mate, ao seu estilo, e falar do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. Esse programa Volmir Martins de domingo vai ser fera.
Jorge foi preparando seu mate e nos falando de suas experiencias desde o MOBRAL, FEGART e, finalmente, o ENART.  O programa vai em rede regional e nacional, neste domingo.
Com as fotos de Jean Carlo Bastos, registramos a gravação do quadro que entra nos programas que vão ao ar neste domingo. Com atrações como Luiz Marenco, Fole Solto do Paraná e Jorge Marino, a cozinha gaúcha de Jorge Marques fazendo coraçõezinhos à milanesa assados... termos mais um programa com a Produção e Direção de Rogério Bastos e Paulo Lindner.

Surgem manifestações sobre Fato negativo do ENART

Rafael Tronco, posteiro (ensaiador) do CTG Ronda Charrua - Nota de esclarecimento

"Estamos (entidade) profundamente chateados pela situação que aconteceu. A atitude do integrante do nosso grupo,[...] não representa a opinião e as atitudes do grupo adulto de danças e principalmente da entidade como um todo, portanto não generalizem. A maior parte do grupo adulto da nossa entidade estava dentro do ônibus aguardando um senhor, concorrente de gaita de boca, que deveria retornar de ônibus conosco chegar para partirmos. Quando soubemos do fato corremos para ver o que aconteceu e tentar amenizar a situação, que já havia sido contornada. O integrante que realizou tal ato, voltaria de carro para sua cidade, por isso não estava conosco antes do acontecido e não podemos evitar.
Após o incidente, eu pessoalmente conversei com o Fábio (coordenador do Rancho da Saudade) e esclarecemos a situação. O CTG Rancho da Saudade tomará ou tomaram as medidas cabíveis, assim como o MTG (tomou), para que o caso seja resolvido de forma adequada pelos meios cabíveis. Isso inclui o CTG Ronda Charrua que também tomará as medidas necessárias em relação ao integrante que realizou tal ato. Inclusive soube que já foi realizada ontem uma reunião a respeito deste acontecimento no Ronda, e não nos eximiremos da responsabilidade pelo nosso dançarino.
Aproveito o espaço para pedir formalmente desculpas à entidade do CTG Rancho da Saudade e principalmente aos seus dançarinos, pois imagino (afinal nunca ganhei um ENART sequer) o sentimento deles ao ver tal cena. Nossos dançarinos e os dançarinos do Rancho da Saudade, também conversaram na porta do nosso ônibus de forma amigável e foi exposto que a atitude era isolada e inconcebível.
Ao entrar no ônibus pedi para que ninguém do grupo se manifestasse para evitar maiores problemas, afinal temos ciência de que a entidade e os dançarinos, mesmo que não concordando com a atitude, poderão ser prejudicados daqui por diante. Por isso já me desculpo com meus irmãos CHARRUAS por ter me expressado, porém estava ficando insustentável a situação. Peço que deixem os órgãos competentes resolver isso da maneira mais adequada, até porque isso já passou da nossa alçada.
Qualquer palavra mal dita aqui pode gerar mais transtorno do que já temos, sabemos que muitos aqui se passam por dançarinos de outras entidades e já vimos que alguns irresponsáveis irão concordar com a atitude de quebrar o troféu. Esses podem ser encarados como integrantes do Ronda Charrua e piorar a situação.

Sem mais para o momento, humildemente pedimos desculpas aos tradicionalistas, principalmente integrantes do MTG e do CTG Rancho da Saudade.                 Rafael Tronco"

Opinião da FRAN:

"Muitas vezes pais não têm culpa dos filhos que tem!!! E assim é dentro da sociedade seja ela qual for. O CTG não tem culpa do integrante ser um vândalo. Providencias já foram tomadas com o ser. E como diz o Rafael se entre o Ronda o Rancho e a organização esta tudo esclarecido, ninguém tem que se meter . E os palpites maldosos devem se calar. Ô gauchada louca que gostam de vir postar opiniões de ma fé, só pra ver o circo pegar fogo. (referindo-se ao Fórum Galpão Gaúcho)

 Inclusive vou dar uma idéia aos CTGs envolvidos, acalmem bem os ânimos dos integrantes e organizem um evento de integração entre vocês. Para desfazer esse mal entendido e fazer com que esta má impressão e esse clima se acabe!!!
Pois a tradição só se mantém viva pelo amor e a união do povo gaucho!!"

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nova Coordenadoria da 30ª Região


Ocorreu  na data de 16/11/2011 nas dependências do CTG M Borore na cidade de Campo Bom, sessão eletiva para Coordenadoria/ Comissão de Ética- Titulares e Suplentes  e Conselho Fiscal Titulares e Suplentes Gestão 2012 da 30 Regiao Tradicionalista do MTG/RS

Na ocasião forma eleitos os seguintes Tradicionalistas respectivamente,( vide foto para divulgação gentileza fotografo Jose Carlos)

COORDENADOR:                              Carlos Alberto Moser – CTG Serigote
VICE-COORDENADOR:                   Clésio Renato Nobre Vicente – CTG Palanques Da Tradição
1º SOTA-CAPATAZ:                          Gilnei Santos Brisola -  CTG Campo Verde
2º SOTA-CAPATAZ:                          Lucia Maria Klaus Pereira – DTG Sinuelo PIO XII
1º AGREGADO DAS PILCHAS:       Patrícia Lampert Da Silveira – SGLomba Grande
2º AGREGADO DAS PILCHAS:       Dilma Clara Pereira – DTG Sinuelo  PIO XII
DIRETORA CULTURA:                    Eunice Cristina Da Silva Moser -  CTG Serigote
DIRETOR ARTISTICO:                     Juliano Dreyer – CTG M Borore              
DIRETOR CAMPEIRO:                     Fernando Muller Dias – CTG Campo Verde
DIRETOR CAVALGADAS:              Jose Danilo Palagi – CTG Terra Nativa
DIRETOR ESPORTES                       Geovan Roman Ritter – CTG Amigos Da Tradição

Programa Volmir Martins - Domingo as 8h

Neste domingo o Programa Volmir Martins está imperdível. As 8h da manhã, com a presença de Luiz Marenco, Fole Solto, a cozinha campeira do Jorge Marques e o espaço Tradição e Lida Campeira com Rogério Bastos.

Jorge Marino estará conosco, preparando um mate, ao seu estilo, e contando um pouco da historia do ENART, com imagens. Vem com a gente.

Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha

Canoas sedia o 16º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, 10º Encontro da Juventude Tradicionalista e o 14º Concurso Nacional de Prendas e Peões. Terá uma palestra sobre: Tradicionalismo gaúcho: Função Social, com Jarbas Lima, logo após, debates tematicos.

Enter os debatedores: Jarbas Lima, Francisco Figheira e mais tres convidados do exterior (Argentina, Uruguai e EUA).  Haverá eleição da nova Diretoria da CBTG, que toma posse no domingo.

Presilha do Pago leva 3 premios para Livramento


O CTG Presilha do  Pago  mais uma vez esteve  representando no ENART   conquistando mais uma vez importantes premiações, destacando a participação da prenda juvenil da entidade EDUARDA ROSA, que participou do evento pela primeira vez,  conquistando o troféu de 3ªº lugar na  categoria interprete solista vocal.

Oo Presilha trouxe ainda 3º lugar em Contos Literários com ANDRÉA  CAVALHEIRO MARTINS, e com o  Grupo vocal VOZES DO PAMPA, com os seguintes componentes: Rui Rodrigues, Andréa Martins, Eduarda Rosa, Jorge Flores, Jose Luis Cruz, Eron Jardim e ainda Juliano Moreno no Violão conquistando o 2º lugar na modalidade, completando 3 premiações para a entidade.

Clóvis de Souza teve a responsabilidade de preparar a Grupo Vocal e portanto, também teve importante participação na premiação. O Presilha completou 16 troféus estaduais em sua trajetória vitoriosa no evento.

3ª RT vence a Mostra folclórica do ENART

Ocorreu no sábado dia 19, junto ao Parque da Oktoberfest, na cidade de Santa Cruz do Sul, paralela ao 26º Enart (Encontro de Arte e Tradição Gaúcha), a 12ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha. O evento teve como objetivo expor e divulgar as pesquisas e atividades culturais desenvolvidas pelas Prendas e Peões regionais e de entidades, coordenados pelos Departamentos Culturais das regiões tradicionalistas. Outro objetivo foi dar maior expressão as pesquisas referentes aos festivais de música ou poesia do estado que foram apresentados durante o 21º Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha, realizado em outubro, na cidade de Canguçu, no qual a 3ª RT foi vencedora, obtendo o 1º lugar.

As prendas e peões da 3ª Região Tradicionalista apresentaram aos avaliadores, tradicionalistas e visitantes do ENART, as pesquisas sobre o Festival da Barranca, realizado na cidade de São Borja, o Canto Missioneiro, realizado na cidade de Santo Ângelo e o Musicanto, da cidade de Santa Rosa. No trabalho foram apresentados elementos peculiares de cada festival assim como as características destes ícones da música nativista do Rio Grande do Sul.

 Ao final do evento foram divulgados os resultados, sendo que a 3ª RT obteve novamente o 1º Lugar, seguido pela 9ª RT em 2º Lugar e 16ª RT em 3º

Materia envida pelo
Departamento Cultural da 3ªRT

Pilchas em destaque - Celebridades

 Fizemos um registro, quando os grupos foram receber o premio de finalistas do ENART para poder mostrar o trabalho dos grupos na confecção de pilchas.
 Podemos ver todos os tipos. Chiripá Primitivo, Estancieiro com suas bragas, ou mesmo, com as botas russilhonas. O chiripá Farroupilha, a bombacha, o indio, o imigrante.
 O cheirinho de uva nos vestidos das prendas do Campo dos Bugre era uma delícia. Os vestidos das prendas do Gildo, deram um banho no vestido do ano passado. Belísismo. Assim como os vestidos do União Gaucha.
 O estilo Ronda Charrua presente no Piá do Sul. o amarelo bastante chamativo do Carreteiros do Sul, realçou a beleza das prendas. Mas enfim, deixei aqui uns modelitos do tipo "Revista Caras", celebridades, aqui fizemos uma "Revista Celebridades do ENART 2011".
Show de bola e não para por aqui. Com certeza não para por aqui.

Um ENART pelos BAHstidores

3º ano consecutivo da transmissão do ENART. No inicio, todas as dificuldades do mundo. Ninguém tinha feito ainda. Talvés, amanhã, surja alguém que diga: "eu faço melhor!", até pode ser. Mas quando ninguém fazia, Rogério Bastos, Leandro Barbosa e Daniel Serafim foram lá, e fizeram. Ah, não podemos esquecer do Sadol, o Rodrigo Hermann, foi grande parceiro na arrancada.

O Ijuí havia transmitido o rodeio do Gildo pela Web Cam do note dele. Foi procurar alguém para falar sobre a possibilidade de transmistir o ENART. O destino tratou de juntar nós dois. Como o destino juntou só dois, o Dani resolveu dar uma mãozinha pra ele. Foi atrás do Ijuí. Em 2009, locamos material da Virtual em Santa Cruz, câmeras, gravador de dvd, mesa de corte, etc... Streaming de video da Hotmedia, a mesma que fez a campanha da Dilma. Compramos o sinal de internet da Via Vale. Que gauchada. 286.000 acessos.

Em 2010 nosso planejamento de transmissão foi por agua abaixo, pois recebemos tudo tercerizado, mas, procuramos fazer do limão, uma limonada. A OI pagou o Streaming, colocou telão, forneceu a internet. Foram quase meio milhão de acessos.

2011 - Com a estrutura da TV Tradição, sob a coordenação de Paulo Lindner, o apoio técnico, do já veterano, Daniel Serafim, nossa equipe voltou e levou para o mundo o maior evento da juventude tradicionalista. Mais de 300.000 acessos, twit's do Canadá, China, Suécia, Argentina, EUA, Emirados Árabes, Dinamarca, de todos os estados da federação, de incontáveis cidades do Rio Grande do Sul. Superamos com nosso hastag "#ENART" muitos dos TT's, mas não quiseram nos publicar..fazer o que né?

Meu Blog, superou os 10.000 acessos em tres dias. A comunidade do FEPART no Facebook superou os 6.000 comentários. O BIG e a TIM ficaram satisfeitos com a participação das empresas no ENART. Com a Liliane Pappen na equipe de produção e Twitters, a Clarissa Moura nas entrevistas e recados, o Rodrigo Falcão nos comentários com o Toni Alex Rodrigues, complementaram a equipe de pista, ao meu lado.  E por falar em nossos comentaristas, foi simplesmente perfeito.

Toni Alex, veio do Paraná para comentar o ENART 2011. A meu convite, se apresentou e fez um trabalho sensacional. Teve quem dissesse que ele estava sendo muito "duro" com os grupos. Mas se era pra dizer "melzinho na chupeta", "tá tudo belo", eu mesmo diria. E antes do resultado comentou os que achava que seriam os 5 finalistas, mostrando todo seu conhecimento. A presença de Dom Camilo na Central do ENART deu o toque apimentado. Foi muito interessante o bate-papo da Central do ENART.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Fato negativo do ENART

Dançarino do  Ronda Charrua, que quebrou Troféu Rotativo, sofrerá sansões do CTG

Já estava chegando ao final de domingo. Os resultados dados. Quem estava com os troféus nas mãos comemoravam, os demais, partiam. Quando todos já iam embora, o CTG Rancho da Saudade ainda comemorava o título nas danças tradicionais, quando um dançarino, da invernada do Ronda Charrua, pediu para  tirar uma foto com o troféu, quando o pessoal, inocentemente, entregou ao peão este ao invés de segurá-lo para o registro,  atirou-o contra o chão.
Galera do Ronda, tratando na tarde de sexta a apresentação de logo mais a noite. Fato ocorrido deixoou o grupo constrangido
Um princípio de briga foi amenizado. O Vice Presidente do MTG, Paulo Souza, estava perto e registrou tudo. No Portal Gaz, que acompanhou todo o ENART, está descrito a atitude do patrão do CTG, Remi Chielle: " o integrante responsável pelo dano será expulso do grupo.“ - disse o patrão, concluindo: " A decisão foi tomada tão logo o fato ocorreu. Hoje à noite será realizada uma reunião para oficializar a saída”.
Envergonhado pela situação criada pelo integrante do grupo, Remi pediu desculpas ao Rancho e disse que planejam ir até Cachoeirinha para amenizar o fato.

Opinião: Conheci no final do ano passado o pessoal do Ronda Charrua, onde fiz uma grande amizade. Em especial a familia Biazolli, com quem falei pelo Facebook, onde me disseram estar envergonhadas com a situação, pois em todo estado dizem que foi o Ronda Charrua que fez tal situação.

Na verdade, foi uma atitude isolada de alguém que não tem espírito competitivo. Não tem controle emocional para situações como aquela. O Ronda deu um verdadeiro espetáculo na sexta, concorrendo á mais popular invernada do evento. Levantou o Ginásio, que admira o trabalho da galera "fantasma". Aos meus amigos do Ronda, lamentamos o ocorrido, sabemos que foi uma atitude isolada e que o grupo nada tem a ver com isso.

Ao Rancho da Saudade, congratulações por mais um título. Conforme disse o Émerson, na entrevista, não se pode mais fazer algo pequeno, temos que arriscar, podendo errar feio, ou mesmo, ganhar o título.

domingo, 20 de novembro de 2011

Os campeões do ENART 2011

Musical de invernada ficou com o DTG Clube Juventude, do Alegrete. A quarta região abocanhou 2 troféus de musical.

Melhor entrada ficou em terceiro o União gaucha, em segundo Os Farrapos (dois prêmios para a 26a RT) ... e o primeiro lugar ficou com o CTG Guapos do Itapuí de Campo Bom.

Melhor Saida - Em terceiro ficou o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, em segundo foi par ao CTG Guapos de Itapui, e o primeiro lugar, foi para o CTG Aldeia dos Anjos de Gravataí.

Grupo mais popular - CTG Tiarayu

Troféu Marca Grande - 25a Região Tradicionalista

Danca Tradicional forca B
quinto lugar - CTG Amaranto Pereira
quarto lugar - CTG Os Gaudérios
terceiro lugar - CTG Capão da Porteira
segundo lugar - DTG Leão da Serra
primeiro lugar - Sociedade Gaucha de Lomba Grande

Dancas Tradicionais forca A
quinto lugar - DTG Clube Juventude do Alegrete
quarto lugar - CTG Aldeia dos Anjos
terceiro lugar - CTG Tiarayu
segundo lugar - União Gaucha João Simões Lopes Netto
primeiro lugar - CTG Rancho da Saudade

220.000 Acessos ate 15h

Obrigado amigos...70.000 somente hoje. Twitter bombando.. comunidade do Facebook do FEPART batendo o recorde de 5.000 comentarios

Força A - Classificados para o Domingo

CTG Ronda Charrua
CTG Estancia Gaucha
CTG Os Teatinos
CTG Lanceiros de Santa Cruz
GAN Ivi Marae
CTG Sentinela da Querencia (SM)
CPF Piá do Sul
CTG Gildo de Freitas
CTG Rincão da Alegria
União Gaucha JSLN
CTG Lalau Miranda
CTG Aldeia dos Anjos
CTCN Velha Carreta
DTG Juventude
CTG Campo dos Bugres
CTG Tiarayú
CTG Heróis Farroupilhas
CTG Clube Farroupilha de Ijuí
CTG Carreteiros do Sul
CTG Rancho da Saudade

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

RESULTADOS DO ENART 2011


Clique na imagem e veja os resultados atualizadissimos

Bolinha fala do Show de abertura ENART 2011

O Instrutor do DTG Clube Juventude do Alegrete fala sobre o espetáculo que preparou para a abertura do ENART 2011.

Clube Juventude chega e ensaia espetáculo



DTG Clube Juventude do Alegrete, presente no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O Juventude, campeão de 2010, levou o maior título, o mais disputado do ENART para a fronteira oeste do estado.


Ensaio da apresentação de abertura logo mais a noite, as 19h. Bolinha, o Instrutor / dançarino, exemplo de integridade, exemplo da tradicionalista, está na pista orientando a gurizada. 
Com certeza teremos um espetáculo diferenciado, pelo que mostra o ensaio. Sem danças tradicionais, que veremos por 3 dias. 


Descobrimos, em meio a torcida do Juventude, um bebê, com sua mãe, já sentindo o espírito desta grade festa...recebendo as energias que vagam por este ginásio, que tantas vezes viu a Pit/Corinthians arrasar no Basquete.

Ronda Charrua troca idéias no Poliesportivo

Galera do Ronda Charrua, conversando sobre diversas coisas, entre elas ser o terceiro a se apresentar logo mais, posicionamentos, e eu, se ali estivesse, falaria das barbas preservadas para as coreografias.




Ano passado com "A tropa fantasma" o Ronda deu um verdadeiro show no ginásio. Muita criatividade, muita dedicação, muito amor àquele CTG que tive a oportunidade de conhecer quando visitei a entidade em 2010.


Boa sorte Galera...sucesso... e nos brindem com esse trabalho que vocês realizam todos os anos. E em especial, à Andressa, que tanto rezamos para que melhorasse.

Os preparativos para a grande festa

Buenas amigos...estamos direto aqui do Ginásio Poliesportivo, no complexo do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul trazendo uma prévia do que será a grande festa do ENART 2011, Nas fotos, um pouco do  que está sendo preparado. Acampamento, Torcidas, palco, comissão, patrocinadores...enfim, todos que constroem, há 26 anos este espetáculo,,,


No Twitter, onde estamos postando fotos direto, o assunto forte é o ENART. No Facebook, idem. Colocamos Wireless no ginásio para podermos conversar com os amigos. Atender pedidos.... Ver as plaquinhas que disseram que trarão: "Filma nós aqui..." Nesses três dias vamos fazer a grade festa em Santa Cruz...e como diz o tema deste ano:" Com muita Paz"

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fim de Semana de ENART

Não percam domingo na BAND RS, o programa Volmir Martins, sob nova direção e produção. O quadro Tradição e Lida Campeira, de volta ao programa, com apresentação de Rogério Bastos. É Domingo as 8h, na BAND amigos.. conto com vocês.

E não esqueçam de ficar ligados com a gente pela internet na transmissão do ENART 2011, 26ªEdição. To indo com o Daniel Serafim hoje de tarde e, logo mais anoite, toda a equipe do Paulo Lindner da TV Tradição  estará embarcando junto. Vem com a gente pra essa empreitada.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Transmissão do ENART - ao vivo a final

Bem...amanha estou embarcando para o ENART. Mais um ano. Mais uma transmissão. Contamos com sua audiencia, com sua participação, com seu carinho de sempre. Fizemos a TV ENART ou ENART TV por dois anos e, agora, estaremos com a TV Tradição pela internet. Aqui no BLOG teremos um canal para vocês assistirem. Divulguem ai meus amigos.

Tá  no ENART? Tá no mundo!

As disputas Políticas - Eleições na 18ªRT

Mais uma eleição na 18ª região. Mais uma polêmica. De um lado Jorge Luis Braga Abott, o Liquinho, do outro, Oscar Francisco Collares. Já na manhã chegamos e vimos a faixa e panfletos da campanha do Cacaio Collares. Dois amigos. Dois irmãos. Separados pela vontade de terceiros, que querem guiar os passos dos outros.

Os debates não foram ferrenhos como se pensava. Mas o tom agressivo em relação ao Collares ficava evidente. Collares, agarrado ao regulamento, dizia-se seguro de sua posição. Por outro lado, Liquinho não deixou por menos e, em sua participação ao microfone disse: Não viria aqui concorrer se não estive assegurado da minha posição. Os filhos dos dois, Tarso - Liquinho - e Favorino - Cacaio Collares - são irmãos de Laço. Campeoníssimos. Passaram a adolescencia laçando e ganhando rodeios juntos. Tarso ficava mais tempo com o Cacaio, viajando, que com seu pai. Uma eleição estemeceu o relacionamento.

Collares pode ser polêmico, mas é um profissional sério, comprometido com os regulamentos, com a causa e com os amigos. O grande problema na 18ª é de ordem pessoal. Alguém que não gosta de alguém. Quem perde? A Região. Que não cresce por que cada um puxa pra um lado diferente.

O Liquinho? Já foi coordenador. Um grande amigo. Responsável pelas maiores festas gauchas da Rainha da Fronteira ( Festival A galponeira, Festa do Churrasco, Semana Farroupilha...). Individualmente eles são bons. Juntos... a 18ª passaria pelas outras em 12 meses, o que não conseguiu em 12 anos. Mas vamos acreditar...Vai começar por suas prendas: Escrevam ai, Raquel Pinheiro e Luana Raquel.

Tradição e Lida Campeira

 Gravamos, pela primeira vez, o quadro Tradição e Lida Campeira, para os programas do Volmir Martins e para o progrma Vozes Rurais, na Terra Viva, em parceria com Raul Canal.
Fotos sempre muito bem feitas por Jean Carlo Bastos, Piá Farroupilha da 1ª RT - Talento das lentes
O tema proposto foi O chimarrão. Sua história, seus beneficios, e uma forma de fazê-lo em 11 segundos, ensinado por Liliane Pappen, Vice presidente da Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, terra do Volmir Martins. O quadro irá ao ar este final de semana, durante o ENART. Neste domingo, as 8h, na BAND RS. E na Terra Viva, as 7h com Cancioneiro e Fole Solto do Paraná.

Palestras do final de semana

Começamos o final de semana indo à Santa Vitória do Palmar. Fizemos 1000km (entre ida e volta) para poder atender as necessidades daquela região. À pedido do sr. Fúculo, fui para complementar a equipe de palestrantes. Minha última visita lá foi em 2000, com meus amigos Max Emiliano Pires e Gerciliano Alves de Oliveira. Aproveitamos e fomos ao Chuí, gastar um pouco.
 Tal Pai, tal filho. Na falta de um cerimonialista, o Piá da 1ª Região, Jean Carlo, não se fez de rogado, pegou o microfone e fez a abertura do Cfor Básico da 6ª RT. No final, empolgado, anunciou o Hino Rio Grandense e quase soltou a máxima separatista : "vamos entoar o hino nacional riograndense!"
Saimos sabado de Santa Vitória do Palmar e nos dirigimos à Bagé. Lá chegando ficamos hospedados na residencia do Coordenador do Parque do Gaúcho, Jorge Luis Braga Abott. No parque serão gravadas as cenas de "O Tempo e o Vento". As obras da ficticia "Santa Fé" estão em andamento.

No domingo fomos para o CONTREG regional, onde ocorreu a eleição. Liquinho venceu Cacaio Collares por 26 x 11. Mas Collares entrou com representação tentando anular a eleição. Liquinho conseguiu convergir as idéias, mas não aceitou a coligação sugerida por Collares.
Acima: Rui e Cacaiuo Collares, Jean Carlo em Bagé, Abaixo: Liquinho com a Netinha Ana Laura, ao centro, Luana Raquel
Rui Rodrigues esteve presente, representando o CTG Presilha do Pago da Vigia, onde estaremos dia 17 de dezembro, no troféu: "Amigos de Santana". A prendinha Mirim da18ª RT, Luana Raquel, maus uma vez deu seu show à parte. Ela fez um encerramento que deixou de "queixo-caido" muito marmanjo metido à orador. Muito bem preparada a menina.

Além da organizadora do evento jovem, a 1ª Prenda da 18ª RT Raquel Pinheiro esteve o tempo todo organizando as demais atividades do encontro. Ai estão duas grandes candidatas par ao ano de 2012.

Aniversário de meu pai...71 anos

No feriadão do dia 15 de novembro, da Proclamação da República, estivemos na Praia de Tramandaí e, depois, Magistério, para o aniversário de 71 anos do meu pai. A Tropa de Elite estava toda em Tramandaí. Já no Magistério, Diogo, Renan e Jean Carlo estiveram tocando e cantando pra animar a festa.

O Sub-Prefeito do Túnel Verde, Sr. Carlos, nosso companheiro da Ordem dos Cavaleiros do RS, esteve presente com sua esposa. Além dele, os vizinhos e o pessoal do Piquete da Familia Bastos. Baita festa. Como de costume, muita carne e muita cerveja. Nosso agradecimento à Deus, que permitiu mais este encontro de amigos.

63 anos depois, o 35 CTG tem uma mulher no comando

Em uma entidade dirigida exclusivamente por homens, como era na idéia inicial, assume, pela primeira vez, uma mulher assume a patronagem do 35 CTG. Márcia Cristina Borges da Silva ficará dois anos à frente da entidade. O primeiro patrão da entidade foi Antônio Cândido da Silva Neto e o mais recente, Luiz Carlos Maffei. Nos 63 anos de existência, o 35 já teve 31 patrões.

Márcia Cristina Borges da Silva, tem 37 anos, casada, mãe de uma filha de 6 anos,  Policial Militar Há 10 anos, entrou para o tradicionlaismo com 5 anos de idade e é sócia do 35 CTG há mais de 30 anos. Palestrante do CFOR, ganhou no ano de 2011 uma Medalha da Assembléia Legislativa pelos serviços prestados ao tradicionalismo e, do MTG, a comenda João de Barro.

Márcia é formada em História Licenciatura Plena, Pós em educação Ambiental e atualmente cursa outra Pós em Psicopedagogia. Ela tem como principal meta fazer com o que os associados se reaproximem da entidade, reeditando atividades que foram abandonadas com o tempo.

OPINIÃO: A Márcia é da nossa geração, aquela que nunca desiste. Batalhadora. Viveu momentos dificeis em sua vida. Seja a ser exagerado o amor que ela tem pelo 35, que as vezes dá pra comparar com a paixão que se tem pela dupla GRENAL. Merecido o título que entra para a história, pois o CTG que foi criado para ser "dos homens", hoje tem uma mulher no comando. Sei que não foi fácil essa batalha. Principalmente para quebrar paradigmas. parabéns Márcia! Tu mereceu!