sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cem mil acessos

Iniciamos o ano com 40.000 e em 10 meses chegamos a mais 60.000 . De tantas partes do mundo os acessos são constantes, até mesmo, para pesquisas. Grande parte dos números diziam que o google era responsável por determinados acessos, mas, mais tarde a mudança passou para o twitter. Mas, enfim, são os amigos dando credibilidade ao trabalho que realizamos.
Tenho muitos amigos chegando, ou que chegaram, aos cem mil. Léo Ribeiro de Souza, que já chegou em 110 mil, "Mundo Gaúcho", do JK Marinho, com quase 200 mil, o Mauricio, que deixou recado parabenizando, tá chegando nos cem. O importante é que cada vez que posto algo estou ajudando alguém. Ajudo nas pesquisas (um dos mais acessados são os pensadores iluministas)... para aliviar a dor de alguém, para homenagear quem merece, para dar exemplos, quantos Blogs nascendo para informar. E agora vem o nosso encontro de Blogueiros e TwiTchêros...
Ajustando pequenos detalhes para marcar a data e promover o Encontro
O Blog, hoje, já é uma referencia sobre tradicionalismo. Obrigado meus amigos.

O misticismo dos mates

Com certeza você já realizou um brinde...

 Taças nas mãos, recipientes cheios, erguem-se os braços e tilintam-se os cálices.

 Repare que a taça tem, geralmente, o formato de uma meia esfera; que lhe falta a outra metade (superior) para tornar-se uma esfera completa, ou um ser integral, global.
Quando erguemos a taça (a meia-esfera visível) estamos, na verdade, em busca do seu complemento invisível no plano superior. Somente após este gesto "ritual" e que podemos sorver o seu conteúdo, na certeza de estarmos comungando com aquilo que elegemos de mais sublime e, conseqüentemente, tornando-nos um ser mais feliz e mais completo.

 É como se déssemos permissão e boas-vindas aos espíritos das quatro direções (dos quatro ventos) que irão propiciar o fortalecimento da harmonia reinante em nós e entre nós.
A tradição xamânica dos índios norte-americanos afirma o valor do despertamento do homem em busca de sua verdadeira essência.

Faz parte dessa tradição, como um de seus elementos mais importantes, a cerimônia do "cachimbo sagrado da paz". Esse cachimbo, aceso de forma respeitosa e ritual, cria uma atmosfera de perfeita integração entre os participantes do grupo, sentados em círculo, geralmente ao redor de uma fogueira, com seus mentores no mundo invisível.

 A semelhança é tal com o preparo e o uso que fazemos do mate, que encontramos os pontos de conexão entre esses primitivos rituais.

Fonte:
Wilson Tubino

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Enart - Transmissão ao vivo

Vamos nos preparando para a transmissão ao vivo do ENART 2011. Pioneiros, estamos indo para o terceiro ano de transmissão do maior evento artistico, cultural e amador das Américas.

Hoje a noite, no bar Cavanhas, com meus amigos assistindo o jogo do Brasil, encontrei a Juliana Spanevello que lembrou que no próximo dia 07 a 09 estaremos nos encontrando em Pelotas para falarmos sobre o Encontro de Twitchêros e Blogueiros da cultura Gaúcha. Isso vai nos ajudar muito na divulgação da transmissão do ENART este ano.

Recebi um e-mail do Reginaldo Dério, Diretor de conteúdo do site: www.somosdosul.com.br onde tenho um espaço em que posto artigos tradicionalistas (Proseando com Tenência) e que chegou a 1.000 acessos. E falando em acessos, meu Blog deve chegar até sexta feira,  finalzinho do mes de setembro, à marca de 100.000 acessos (cem mil). Obrigado amigos pela confiança e pelas visitas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Texto do Blog da União Gaúcha JSLN

Amizade e respeito acima de tudo!

Na postagem anterior fizemos questão de frisar como é bom dançarmos sem o compromisso do título, sem a pressão da disputa, aquele dançar simplesmente pela vontade de cultuar a tradição gaúcha. Ontem, em mais um compromisso na busca do sonho de manter nossa Entidade aberta, tivemos mais uma vez a certeza de que, como grupo adulto representante da Centenária, estamos no caminho certo. Conquistamos a segunda colocação na modalidade danças tradicionais, além do primeiro lugar em declamação com nosso peão Samuel Maciel.

Continuamos com a nossa ideologia de recriminar atitudes covardes de utilizar infelizmente uma ferramenta criada na internet por tradicionalistas para discutir sobre o Movimento. O que mais nos surpreende é a possibilidade que um SITE permite de forma anônima pessoas denegrirem a imagem de grandes Entidades que trabalham de forma séria.

Nunca ninguém tá satisfeito com um resultado ou com uma avaliação, mas então porque insistem em concorrer? No momento que decidimos viver este mundo chamado ENART, temos uma única certeza: os bons resultados só são possíveis quando se trabalha.

Além do mais, há duas semanas atrás quando estivemos participando de outra fase do Circuito, mais uma vez fomos amplamente criticados pela comemoração em conjunto com o CTG Carreteiros do Sul que naquela oportunidade estava conquistando o segundo lugar, no qual neste momento, parabenizamos pelo excelente trabalho que os amigos Éder e Simone vem realizando com uma Entidade que muitos se quer sabem das dificuldades que eles também enfrentam para conseguir chegar até aqui.

Sim, como seres humanos, podemos ser competitivos, mas antes disso somos tradicionalistas apaixonados pela dança. Reconhecer a vitória de alguém não é ser "puxa sacos" e nem querer fazer média de "bonzinhos", mas sim torcer para que tenhamos a cada novo encontro um elevado evento, decidido pelo detalhe, mas sempre respeitando o trabalho de quem está com a "caneta na mão" e principalmente com o que cada um apresenta no tablado, seja o campeão ou o último colocado.

Foi assim quando no momento que mais precisamos (quando incendiaram criminalmente nosso galpão) e tantos outros CTG´s de Pelotas e região mostraram solidariedade nos acolhendo para ensaiar na véspera do Enart passado. Desta forma, tentamos retribuir o carinho sempre.

Antes de integrantes, somos uma família, somos seres humanos. As pessoas precisam compreender que a criação deste Circuito da Região foi uma maneira de nos aprimorarmos JUNTOS para novamente conseguirmos colocar na final do Enart o maior número de grupos da 26ª Região Tradicionalista. Não podemos permitir que "poucos" baderneiros anônimos armados de teclado e monitor transformem uma ótima ideia em um ringue.

Fica aqui nosso agradecimento pela hospitalidade do CTG Os Farrapos, resgatando o FECAP que muito fez história nas edições passadas. Fica aqui novamente nossa mensagem e pedido para que cada um respeite o trabalho dos outros e confie mais não só em seus grupos mas também nas pessoas que vem de tão longe nos avaliar e nos possibilitar corrigir o que temos que melhorar para a Final do Enart.

Que as próximas fotos dos resultados sejam assim: independente do primeiro ou último colocado, troféus juntam poeira, amizades é pela vida inteira!

Deus escreve certo, por linhas tortas

Um Rei saiu com seus suditos para uma caçada. Levaram cachorros, flechas, redes e tudo que ajudaria na caça.

No meio da caça algo sai errado, e o Rei foi atingido e acabou perdendo um dedo. Quando um de seus servos viu aquilo, se achegou ao Rei e disse: "Deus é bom e sabe o que faz".

Quando o rei ouviu aquilo, se indignou, e mandou prender aquele servo. Ele não podia aceitar que Deus era bom e sabia o que fazia na perda do seu dedo.

Recuperado desse acidente, mais uma vez, o Rei reuniu um grupo para ir a caça. Levou o que precisava para ter uma caça bem sucedida.

Aconteceu que enquando caçavam, foram surpreendidos por um grupo de Canibais, que sem perguntar e sem querer saber quem eram, já os aprisionaram e os levaram cativos para sua aldeia. Chegando lá começaram a matar um por um, mas quando chegaram no rei, perceberam que ele não tinha um dedo. Dai acabaram soltando ele, pois eles não "comiam" quem tinha defeito.

Somente o Rei saiu vivo, porque não tinha o dedo. E enquando ele voltava ao seu reino, foi pensando no que acontecera, e ele se lembrou do que aquele servo havia dito: "Deus é bom e sabe o que faz".

Quando chegou no seu palácio, o Rei mandou tirar aquele servo da prisão. E quando ele chegou prante o Rei, Ele contou sobre o acontecido.

Dai o servo disse ao Rei: "Verdadeiramente, Deus é bom e sabe o que faz". Se eu não estivesse preso, eu teria ido nessa expedição e com certeza estaria morto agora.

Saiba de uma coisa: Na vida de uma pessoa temente a Deus e que leva a sério a sua vida espiritual, nada acontece por acaso.

"DEUS É BOM E SABE O QUE FAZ!"

Trovador Maratonista tem BLOG

Vitor Hugo de Medeiros Júnior, o Trovador maratonista, que já atravessou o Rio Grande do Sul à pé, correu a São Silvestre, foi vice-campeão do ENART em trovas, premiadíssimo no verso de improviso, resolveu bater outro recorde: Vendas de CD.

Vitor Hugo, anos atrás, ia produzir umlivro. Mas como sua vida é uma "caixinha de surpresas" mudou de idéia e produziu com Tetê Carvalho um CD denominado: Trovando para Jesus, fazendo alusões a momentos bíblicos. Vendeu "que nem pastel em carreira". Veio o segundo: Datas comemorativas e, agora,  o terceiro: Trovas, sátiras e puaços.

Pelo que conheço, de quem faz cds independentes de gravadoras, Vitor Hugo é imbatível. O maior vendedor de CDs da gravadora. Até tem uns com o queixo empinado que diz pra ele que o CD dele não está nas lojas. Mas está certo Vitor Hugo, o CD não tem que estar nas lojas, tem que estar na mão do cliente. E ele faz chegar. Foram 600 CDs nestes festejos de 2011.

Acesse o BLOG do trovador maratonista e ajude ele a bater seus próprios records: http://vitorhugotrovador.blogspot.com

Empresas associam a marca ao orgulho de ser gaúcho

Eu sempre digo que a expressão "bah" é a mais polivalente do mundo. Praticamente um dialeto dentro dos dialetos do nosso estado.

Polar sempre tem um apelo regional nas suas campanhas publicitárias e, como não podia ser diferente, no mês de setembro lançou um comercial reforçando a sua identidade gaúcha.

video

Shana Muller no Teatro Sâo Pedro

No dia 05 de Outubro, no projeto da Turnê nacional, Shana Muller, a voz feminina da música regional gaúcha, estará se apresentando no Teatro São Pedro.

No dia 04/10 tem uma oficina sobre a musicalidade regional gaúcha. Experiência Shana tem de sobra. Foi Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul representando a 4ª Região e a cidade do Alegrete, além de ter construido sua carreira com solidez. Sem saltos. Hoje, com seu show Brinco de Princesa, brilha nos palcos do Rio Grande e ainda se dedica ao projeto Buenas e M'Espalho... Sucesso ao lado de Cristiano Quevedo, Erlon Péricles e Angelo Franco.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Rodeio Estudantil - Tradição não tem idade

Materia do Giovani Grizotti, da RBS TV, em Novo Hamburgo, mostra que tradição não tem idade.


Os ensinamentos do velho Barbosa Lessa, dar atenção às novas gerações, estão valendo. Quem sabe...sabe!!!

Classificados do Canto Moleque

Clique na imagem pra ver todos os classificados

Na triagem do 18º Canto Moleque, da cidade de Candiota, foram classificados 56 cantadores para dar brilho ao maior festival do estado para crianças.

O CANTO MOLEQUE realizou a sua primeira edição em 1993, com apenas 05 concorrentes, reunindo um público razoável. Geralmente, o Canto Moleque reúne, no Ginásio Municipal, um público superior a nove mil pessoas, durante as três noites.

Estão classificados o Cassio Castilhos e o Leonardo Menezes do CTG Glaucus Saraiva. Na suplencia, o CTG tem ainda o Renan Zíngano e a Taís Barcelos.  Os dois meninos classificados tem uma história interessante... O Cassio entrou no mundo musical tendo na familia bons exemplos disso. O irmão e o primo. Mateus Calmon e o Guilherme Castilho,s dois pequenos grandes nomes da música, também são frequentadores dos grandes festivais pelo estado e premiadíssimos. Mas o Cássio tem um estilo próprio, só dele, que encanta as platéias. Ele, desde pequenino, tem personalidade e dominio de palco. Na foto, ele representa o "véio" numa dramatização musical da música "Para Pedro!", de José Mendes. Que ele faz uma belíssima interpretação

A história do Leonardo é fantástica. Cearense (seu pai era do exército e em transferencia, morava no Ceará), diabético (a familia tem um cuidado todo especial, mas ele mesmo se supera, mostrando uma grande força de vontade e de superação. Ele mostra que a doença em nada atrapalha quando se tem força de vontade) entrou no CTG com seu irmão e pegou gosto pelas coisas do Rio Grande. Começou a cantar e, descobriu-se nele, uma voz de trovão. O Léo cantou e encantou no Galpão da TIM no Parque da Harmonia. Grande jogador de futebol, dançarino, Guri farroupilha do CTG, e agora, cantador de campanha da "Tropa de Elite".

Parabéns aos meninos! Parabéns pro Renan e pra Taís também.

domingo, 25 de setembro de 2011

Meu aniversário na praia

Há 3 anos, dia 19 de dezembro de 2008,  eu saia de à cavalo de Porto Alegre indo até Magistério e, por coincidencias do destino, fizemos pouso na fazenda de um cavaleiro Rio Grandense, Sr. Carlos. Ali fomos apresentados pelo pessoal de um outro Piquete.
Piquete Familia Bastos: " A autenticidade de um povo que não esqueceu as suas raízes".
Era pra ser somente uma passagem de aniversário, normal, comum, mas se transformou numa festança pra lá de baguala. O Sr. Carlos, cavaleiro Rio Grandense, do Distrito de Túnel Verde, responsável pelo desfile no balneário Pinhal foi nos visitar e premiar o Piquete da Familia Bastos. Vencedor do desfile praiano.
Momento das cantorias, com o Piquete completo e com o "Alvin", nosso amiguinho cavaleiro
 Era comemoração do aniversário do Jean, meu filho, damãe do seu Valasco, nosso vizinho e da esposa dele, Dona Marlize. Lá conhecemos o pequeno "Alvin" nosso esquilo de plantão (Guilherme, 10 anos). Mais novo membro do Piquete. Que criança maravilhosa. Alugou o Renan pra tocar chula pra ele dançar.
 Começando que sairam cedo para cavalgar. Revezamento, pois não fomos buscar todos os cavalos então revezamos com 4. O musical da "Tropa de Elite" tocou uma barbaridade, inclusive chula e trova. O Jean Declamou e cantou. Adivinha a música? É...Um pito!
 A festa foi tão grande. Quase 30 pessoas que foram lembrando dos aniversários e foram indo. Jogamos futbol no final da tarde de domingo na praça no Magistério, onde os guris tiveram a oportunidade de constatar o grande movimento desta praia (3 carros no centro e umas 10 pessoas). Tinha mais gente na festa que na praia.
PIQUETE FAMILIA BASTOS - A AUTENTICIDADE DE UM POVO QUE NÃO ESQUECEU AS SUAS RAIZES
Em primeira mão, como sempre, o Piquete vencedor do desfile de 20/09 da praia do Pinhal. Modéstia à parte: Piquete Familia Bastos.

Classificados na Inter regional do Alegrete

sábado, 24 de setembro de 2011

Preparando para o ENART

Fonte:
Jornal Eco da Tradição 11/10
De Toni Pereira.

Todos os grupos finalistas, tanto na Força"A" quanto na "B", tiveram bem mais que 25 horas de ensaio, bem mais que 25 dias de ensaio, mas terão no máximo 25 minutos para mostrar no palco do encontro de artes e tradição gaúcha (ENART) toda a sua arte.

Um ano de preparação. A ansiedade do sorteio das danças. Os minutos que representam toda a dedicação, sacrifício e amor à arte e à tradição.

Todos os instrutores de dança já devem estar com o planejamento pronto, o desempenho do seu grupo durante o ano analisado, superando e aperfeiçoando os pontos fracos de sua equipe e estimulando os pontos fortes ainda mais. Aqueles instrutores que trabalham com o planejamento visando o ENART sabem vários fatores influenciam a performance de sua equipe neste momento de competição, um deles é o fator psicológico.

Muitos são os grupos que se sentem a vontade no palco do ENART, mas se sabe que existe um trabalho por trás desse comportamento. A segurança e a motivação do dançarino, muitas vezes, resultam de um grande trabalho em equipe, de uma preparação técnica aliada à experiência e a vontade de melhorar

Seguem algumas dicas que podem ajudar a minimizar os fatores psicológicos da competição:

1. Divisão de tarefas - É a hora em que cada um deve ser responsável por um tipo de função. Coordenadoras, Patrões, carregadores. Nada de sobrecarregar o instrutor.

2. Preparação antecipada - Se a sua equipe estiver pronta, no mínimo, uma hora antes da apresentação, com certeza estará preparada para eventuais problemas de última hora. Não deixe que os pequenos atrasos, ou eventuais esquecimentos aumentem a ansiedade do grupo. Cuidado como calor. Algumas indumentárias são muito quentes, por isso, cuidados com a hidratação e com os efeitos fisiológicos que o aumento da temperatura corporal pode gerar.

3. Aquecimento adequado - Todos sabem que o aquecimento é importante, não só por razões fisiológicas, mas também por motivos psicológicos. O aquecimento ajuda a controlar a ansiedade, melhora a adequação do nível de vigilância, ajuda a manter o dançarino focado, cria uma elevação de nível de ativação emocional.

Nesse aquecimento brincadeiras ajudam. Rezar sempre é bom, mas cuidado com o excesso de emoção tipo reza prolongada. Não leve para o plano espiritual o que é comportamental.

Após o sorteio use o pequeno tempo para uma concentração no que será feito no momento da apresentação, estimulando a concentração e eliminando a insegurança. Relembre as principais cobranças de ensaio e possíveis erros para que não se repitam, mas cuidado como foco, não fique apenas no problema, estimule os pontos fortes.

Mantenha sua equipe sempre motivada. "Superação é ter humildade de aprender como passado, não se conformar com o presente e desafiar o futuro." (Hugo Bethlem) Boa Sorte!!!

Projeto do Leo: Monumento certo no lugar certo

Ao final de mais um Acampamento Farroupilha em Porto Alegre, inicia-se um projeto: O MONUMENTO CERTO NO LUGAR CERTO!

A coisa é bem simples e começa, aqui no blog (Léo Ribeiro), com uma pergunta.

QUAL MONUMENTO VOCÊ PREFERE ali na rótula do Acampamento?

Sabe-se do poder da comunicação e do envolvimento das redes sociais. Elas derrubam líderes, ditadores, impõe novas regras a regimes autoritários e levam para as ruas o pensamento povo.

Vamos utilizar, então, tais mecanismos para sensibilizar as pessoas, autoridades competentes e o mundo gaúcho em geral, para postar o lindo Monumento ao Gaúcho Oriental em um lugar de maior visibilidade e de acordo com a sua estampa e importância. Participe opinando e mandando tal proposta para seus contatos, grupos, e-mails, twitters, blogs, sites, etc.

Projeto:
 O MONUMENTO CERTO
NO LUGAR CERTO
blog do Léo Ribeiro

Como preparar um bom mate

 Pra não fugirmos do tradicional chimarrão dos 2/3 de erva na cuia, virar, inchar a erva...etc... vamos fazer um mate em 11 segundos, sem sujar as mãos... sem entupir seu mate.

8ª Conferencia Municipal de Cultura

O Presidente do Conselho Municipal de Cultura, de Porto Alegre, Paulo Guimarães, convida para a 8ª Conferencia Municipal de Cultura e Pré Conferencias que acontecerão nos dias:

Convite Exposição Herança do Pampa

O Grande Fotografo Eduardo Rocha, especialista em cavalos, especialista em Pampa Gaucha, estará com uma exposição denominada "HERANÇA DO PAMPA" dia 28 de setembro.
A exposição conta a história do Cavalo Crioulo através da arte. As lentes de Eduardo Rocha fizeram registros importantíssimos para os anais da história do cavalo.

Blog da Lili - O verdadeiro conhecimento

Leia no Blog da Lili - "Gatos" e "O verdadeiro Conhecimento"  clique em http://blogdalilii.blogspor.com/

Encerrando os festejos farroupilhas

No dia 19 de setembro atendemos as turmas de escolas que estiveram no parque, dentro do galpão da TIM. Apresentamos a peça teatral, musica, danças, chula, e por último, a hora do conto.

No dia 22, um jantar de confraternização no galpão antes de iniciar o desmanche, comemoramos a satisfação do cliente que, simplesmente, adorou o período compreendido entre 7 e 20/09.

Encerrando as atividades, uma palestra na empresa Santa Marina, dos produtos Marinex, em Canoas, onde fomos agraciados com belos presentes, entre eles, uma forma de vidro com teflon, para Lasanha, maravilhosa.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O cafezinho nunca é de graça

Ao escrever este artigo estava tomando um mate e revendo o filme: “A rede social” – sobre o Facebook – e a meteórica ascensão de Mark Zuckerberg, eleito o homem do ano pela revista Time é a pessoa mais jovem a figurar na lista dos mais ricos do mundo da Forbes. Este filme me fez analisar o quanto a criatividade é importante par ao crescimento.

Por ser captador de recursos dos festejos farroupilhas de Porto Alegre e, também, do MTG, muita gente me procura para pedir patrocínios para sua entidade. As empresas patrocinam um projeto cultural para se diferenciar das demais concorrentes, a partir do momento em que, toma para si, determinados valores relativos àquele projeto. Também para se comunicar com seu público alvo e mostra para a sociedade que não está fechada somente em torno da sua lucratividade e de seus negócios.

Então, para isso, é necessário oferecer um retorno à empresa investidora. Ninguém dá dinheiro só por dar. O patrocínio é uma via de duas mãos. O retorno deverá aparecer nos gráficos estabelecidos no acordo. Quando o Face foi criado, sem a pretensão de chegar aonde chegou, foi na base da criatividade de jovens estudantes de Harvard. A idéia inicial era reunir em um site os amigos das universidades. Em pouco tempo os números adquiridos pelo site tomaram proporções incríveis deixando seu dono bilionário.

Transportando esta idéia para nossas entidades.
Como está o quadro de associados do CTG?
Qual é a vantagem de me associar ao CTG?
Quantas pessoas freqüentam meus eventos?
Temos um planejamento anual para a entidade?
Temos um planejamento a longo prazo (tipo 3 anos)?
Os nossos eventos se diferenciam dos eventos do outro CTG?
Que indicadores teríamos para mostrar a um pretenso investidor, apresentando números que mostram o resultado do trabalho que tem sido desenvolvido no CTG?

Todas essas perguntas fizemos em 2001 quando iniciamos um trabalho de reestruturação no MTG e na Fundação Cultural Gaúcha. Censo tradicionalista, planejamento estratégico 2006/2015, Desfiles Temáticos, Parceiros Sustentáveis, Banco de Projetos e outras atividades que planejamos e colocamos em prática. Não é à toa que os festejos farroupilhas, de um pequeno acampamento de lona no centro da capital, se transformou na maior festa popular do RS. E que o ENART está indo pelo mesmo caminho.
Mas eu lembro às entidades: Ninguém dá nada de graça. Nunca esqueça: “O cafezinho nunca é de graça”, de uma forma ou de outra, ele é pago. Tudo o que for investido no patrocínio retornará de alguma forma. Caso contrário ninguém investirá.

 Aos nossos CTGs: Defina sua Missão (para que existe o CTG?) Planeje a curto, médio e longo prazos. Formule objetivos, estratégias e metas. Estude os pontos fortes e fracos da entidade. Registre tudo, pois isso serve para a história e para futuros projetos, pois não adianta mentir números. Ao conseguir um apoiador ou patrocinador, mantenha-o informado sobre o progresso e o status dos projetos por ele financiados. Convide-o sempre para visitar as atividades que ele ajuda a financiar mostrando sempre os benefícios do projeto. Organize eventos de homenagem ao apoiador/investidor.

Este é o caminho. Não existe fórmula mágica. Busque o conhecimento e seja criativo como Mark Zuckerberg e alavanque sua entidade.

Agradecimento aos patrocinadores

Na foto acima na Nestlé, com a Dani, Ana, e o Chico. Na Tim a mostra de Chimarrão. Bradesco, presença lado a lado com os gauchos.
As festas grandes como os Festejos Farroupilhas não existiriam sem eles. Os parceiros pras horas dificeis. Mas o BRADESCO, PETROBRÁS, TIM, SCHIN, NESTLÉ, SKY, BRASKEM e ELETROSUL estiveram lado-a-lado com a gente.

Muitos já confirmaram presença em 2012. E semana que vem vamos nos juntar novamente pra confraternizar. Pois ... já estamos sentido saudades da fumaça se formando quando pinga a graxa no braseiro.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A esquerda e os críticos de tudo

Na transmissão do desfile farroupilha tradicional de 2011 tive a oportunidade de ouvir um dos convidados dizer, relembrando os tempos de UFRGS, que ensinam os alunos de história a serem críticos e de esquerda. Sempre me pergunto: Que esquerda? Criticar o que? Que governo criticar? A esquerda está no Poder.
 O que aprendemos quase se foi por agua abaixo. O Marxismo dizia que o final do ciclo era o Comunismo. Na verdade está comprovado que o comunismo não fecha o ciclo. Até a China, ultimo forte reduto comunista, está se abrindo aos poucos.


Na faculdade de história também nos ensinavam a odiar o tradicionalismo. Nos ensinam que o melhor é a cultura diversificada. O Funk e Hip Hop são cultura das massas. Que massas? De manobra? Tem como comparar principios e valores de um lado e de outro? Da cultura diversificada para uma planificada? Regrada?

Nos mandam ler Tau Golin. Tem cabimento, nos mandar ler Tau Golin?  "O tradicionalismo é apenas um elemento da superestrutura (leitura marxista). Porém, está correlacionado com todos os organismos de sustentação da classe dominante." Citam até mesmo FHC com seu Capitalismo e escravidão no Brasil meridional (que depois ele mesmo admite: Como eu escrevi isto?). Décio Freitas que fala: "que o grupo dos oito se deslocaram de uma estrutura pastoril para a industria urbana, não se libertam da alienação da velha ideologia".

Meus caros críticos: Estão muito fora do contexto. Décio Freitas em debate que fizemos há dois anos atrás na TV COM veio com argumentos sustentados no movimento operário. Quem tem 18 anos de idade... você já ouviu falar em "Movimento Operário"? Stalin, Lenin, Marx, afundaram quando a esquerda entrou no poder e virou extrema direita. Por isso caem todas teses e ofensas que usam pra falar mal dos bombachudos. Acredito que terão de voltar para os bancos escolares e começarem tudo de novo...

Palestra na Santa Marina - Marinex -

À convite do departamento de Recursos Humanos da Santa Marina, industria dos produtos Marinex, palestrarei dia 23 de setembro, 14h30min, sobre a historia da Revolução Farroupilha e dos Festejos Farroupilhas do RS.

Olha essa receita do BLOG da Marinex: Lasanha de Funghi

Molho de Funghi
•1 pacote de funghi seco (30 g)
•1 cebola picada
•2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
•5 colheres (sopa) de farinha de trigo
•¾ de xícara (chá) de vinho branco seco
•3 xícaras (chá) de creme de leite fresco
•sal e pimenta-do-reino moída
Recheio

•1 ricota fresca amassada e passada na peneira (600 g)
•1 ½ xícara (chá) de nozes picadas
•2 ramos de alecrim fresco lavados e picados
•2 ramos de tomilho fresco lavados e picados
•6 ramos de salsa fresca lavados e picados
•sal e pimenta-do-reino moída

Massa
•12 placas de massa pré-cozida para lasanha (216 g)


Finalização
•1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (120 g)


Molho de funghi: em uma Jarra Medidora Marinex® de 1 litro, coloque a água, junte os funghis e deixe-os hidratar por 30 minutos. Escorra e reserve o líquido. Corte-os em pedaços bem pequenos e reserve. Coloque a cebola e a manteiga em uma Terrina Redonda Funda com tampa Marinex® e leve ao micro-ondas, em potência alta, por 2 minutos. Acrescente a farinha e retorne ao microondas por mais 2 minutos. Junte o vinho, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente 2 xícaras (chá) do líquido reservado, o creme de leite, o sal e a pimenta. Leve novamente ao micro-ondas, em potência alta, mexendo a cada 10 minutos.

Recheio: em uma Terrina Redonda Média com Tampa Marinex®, junte a ricota com o restante dos ingredientes, misturando bem.
Montagem: Umedeça as placas de lasanha em água fervente e deixe por um minuto. A seguir, passe-as na água fria e acomode-as sobre folhas de papel-toalha. Espalhe um pouco de molho no fundo da Assadeira Retangular Média com Tampa plástica Marinex®. Em seguida, monte a lasanha intercalando camadas de massa, ricota, massa e molho até terminar as 4 camadas de massa. Termine com o molho, polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno, sem preaquecê-lo, por 40 minutos.


Rendimento: 6 a 8 porções  -  Veja lá muito mais receitas -

Nasce uma estrela

Aos 14 anos, Renan Zingano da Cunha Lima já é um gaiteiro de mão cheia. Integrante do CTG Glaucus Saraiva, ele também é Guri Farroupilha da 1ª Região Tradicionalista – um título conquistado com muito esforço.
Renan aos 14 anos já é uma realidade.  Sucesso no Acampamento da Tim em 2011
Renan me contou que, para ser Guri Farroupilha, o vivente precisa estudar a fundo a tradição gaúcha, saber tudo da história do Rio Grande do Sul e ainda por cima falar bem em público. Não é para qualquer um!

Renan é forte concorrente ao título estadual de Guri Farroupilha do RS. Faz parte da "Tropa de Elite" do CTG Glaucus Saraiva juntamente com seu irmão, Diogo, que é Violeiro de mão cheia também. Diogo é Peão Farroupilha da 1ª Região.

 Além de tudo isso, Renan ainda toca gaita feito um veterano. Esse guri vai longe.
 
Fonte: Materia do BLOG da Zero Hora, direto do acampamento

Equipe Avaliadora do desfile temático

Odila Savaris, que comentou pela TV Tradição, Terson Praxedes, Rogério Bastos, Luciana Borges, Marcia Gusi Marcelo Feltrin e Paulo Lindner
Equipe formada para avaliação do desfile temático de 2011. Uma série de elementos são levados em conta para a avaliação. O que menos conta, e praticametne não conta, é o carro que acompanha, pois este é fornecido pela comissão.

Uma avaliação minunciosa foi feita e no dia 24 de Outubro deverá ser a premiação dos vencedores dos desfiles, Temático e tradicional.
Choveu muito, mas a gauchada, mais uma vez, mostrou que o gaúcho é superior ao tempo e estavam na avenida mostrando todo o seu orgulho.

Balanço dos Festejos Farroupilhas

Foi um dos mais organizados acampamentos farroupilhas dos ultimos 15 anos. Quem diz ao contrário é por que, com certeza, não tem o conhecimento do evento. É de se lamentar o chover dos dias 19 e 20. Mas faz parte do "cardápio".

Passei pelos lotes de acampados e constatei que ainda existe os "bailõezinhos" chamados de "pega-cria", onde entra quem quer e sai quem pode. É onde encontramos os problemas de bebedeiras e de brigas. As cirandas escolares vivem o ápice, pois as empresas patrocinadoreas entraram no circuito e estão fazendo junto com a organização do evento.

Fotografia: Relampejou uma camera, um flash, ou apareceu um cinegrafista e voam pessoas pra frente destes. Aí, assistimos entrevistas lamentáveis, sem conhecimento, com cacoetes da fala (entendeu? Né? e seus parentes).

Sem falar que na hora do problema o celular não funciona, pessoas não são localizadas. Mas na hora sagrada da foto...bom...ai é diferente.

Autoridade: As vezes o cargo é de alguém...mas a pessoa é amiga de terceiro grau e se acha autoridade. Vejo muito isso nas portarias... carteiraços! Nossa! Todos mundo é autoridade!

Comentei o desfile pela rádio Guaíba, com o Felipe Vieira, a maria Luiza Benitez e a Iara Risco. Nos comentários finais, o Giovani, do IGTF, historiador da UFRGS, disse: E como todo bom historiador, somos de esquerda... fui obrigado a dizer pra ele: Nós somos impelidos pelas faculdades a ser esquerdistas. Mas como ser esquerdistas com a esquerda no poder? Como querer ser comunista, ser o Chê Guevara, como nos impelem, se não abrimos mãos de nossas coisas para igualar a sociedade? Se vemos o comunismo cair. A esquerda desaparecer, pois quando está no poder mostra-se tão direita quanto a quem se opôs. Temos que ser nós mesmos e tentarmos fazer o mundo melhorar para nossos filhos com valores e princípios. O resto que nos ensinam na faculdade? É pra ser o mesmo que ele. Isso eu não quero pra mim.

Baita desfile dia 19. CTGs capricharam. No dia 20 lá estavam nossos cavalarianos. Comentei vendo passar na Avenida o Piquete Menna Quevedo com o pessoal "laçando", uma justa homenagem ao Jorginho Krugger, que faleceu durante o rodeio no Acampamento Farroupilha 2011.

Blog da Lilii - Gatos

Depois de muitos dias trabalhando direto, a Lili voltou a postar no seu BLOG (http://blogdalilii.blogspot.com) com o texto - Gatos - simplesmente fantástico.

Nos dias que estive no Parque da Harmonia, trabalhando direto com os patrocinadores, ainda consegui receber noticias que tinham pessoas preocupadas com a minha vida. E não é que o texto dela veio a calhar, certinho, para aquelas pessoas?

Não deixem de ler: Blog da Lilii - um pouco de realiadade nos nossos dias.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Promoções nos galpões do Parque da Harmonia

O CTG Glaucus Saraiva, pelo segundo ano consecutivo, esteve presente no Acampamento das empresas no Parque da Harmonia. Na noite do dia 17, um grupo formado por ex-integrantes do grupo adulto, estiveram no Galpão da TIM apresentando indumentárias de época e danças tradicionais gaúchas. Também a escola do Chimarrão, de Venancio Aires, com exposição e  oficina. Palestra fantástica de Liliane Pappen, que tem um grande conhecimento do hábito mais tradicional dos Gaúchos.
A TIM também colocou um desenhista para fazer caricaturas dos visitantes. Foi a sensação no galpão. Elisa Motta, que está coordenando os trabalhos no galpão pra mim, acompanhou de perto Liliane com a oficina do Chimarrão.

Camarote da TIM no Beira Rio

À convite da TIM, que está presente no Parque da Harmonia, fomos para o camarote 3 no Beira-Rio para assistir Internacional 1 x 1 Coritiba. Foi um domingo bastante movimentado no parque e o Gigante tinha 20.000 pessoas.

Além da Lili e do Jean, levei também, a convite da TIM, o Renan Lima e o Vantuir Bastos, qu eestavam nas cadeiras.

sábado, 17 de setembro de 2011

O Rio Grande declara Guerra novamente

Na abertura do acampamento da Semana Farroupilha em 2011, dia 07 de setembro, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, as principais lideranças do Estado do Rio Grande do Sul resolveram retomar a Revolução Farroupilha e enviaram uma mensagem a Brasília:

- "Cambada de frouxos: Estamos declarando guerra novamente! Temos 85 mil Cavalos e 200 mil Homens Farroupilhas".

Brasília então responde:

"Aceitamos a declaração. O Exército brasileiro tem 6.380 tanques, 2.160 aviões, 298 navios e 4 milhões de solados."

Após dois longos dias de intensa discussão, entre um chimarrão e outro, a Gauchada responde:

- "Retiramos a declaração de guerra... Não temos como alojar tantos prisioneiros".

Mazááá´... te mete com a gauchada...

Mitos do RS na TIM

Roterizei uma peça teatral para o piquete da TIM, no qual os membros do CTG Glaucus Saraiva apresentaram. Começamos com o Capeta e depois do Lobisomem.
No elenco, sensacional performance de Jean Carlo como o capeta, Gabriel Abreu, o Coca, como Hermano, um argentino naturalizado Brasileiro, Matheus e Leonardo Menezes, e eu como Lobisomem. Renan Zíngano sonoplasta da equipe. As professoras sairam do piquete pensando em formar um grupo de teatro na escola..

Nota de falecimento

Com grande pesar que comunicamos o falecimento de Jorginho Krugger, exímio e campeoníssimo laçador da 1ª RT. Jorginho com sua familia, às margens do Rio Gravataí era amigo dos amigos. Homem de coragem, do cavalo, faleceu como o bom campeiro escolheria sua morte: No lombo de um cavalo laçando.

Foi nesta sexta, dia 16/09, no Rodeio de Porto Alegre, no Parque da Harmonia. O enterro será as 13h na estrada do Ritter em Cachoeirinha. Jorginho, amigo pessoal de meu pai, i qual tantas vezes marcaram gado juntos, laçaram...beberam e fizeram festa. A estância grande do céu ganha mais um campeiro. Descansa em Paz meu irmão.

Camarote VIP da TIM no Gigante

Localizado junto às Suítes, os Camarotes do Gigante da Beira Rio possuem uma visão privilegiada para assistir aos jogos no estádio. O espaço conta com toda confortabilidade e privacidade para ações de relacionamento com clientes, tornando-se um local ideal para eventos, reuniões-almoço, convenções e muito mais.
Imagem do Site do S.C>Internacional de Porto Alegre
E nós estaremos assistindo Inter x Coritiba no Camarote da TIM, à convite do Krugger, que, logo após o show do Guri de Uruguaiana nos presenteou com os convites. Domingão tem jogão no Beira e nós estaremos lá no camarote VIP da TIM. Na noite do dia 16 encerramso comendo uma massa deliciosa na Petrobrás (parando uns segundos de comer carne) com o pessoal da BAND.

Guri de Uruguaiana no Piquete da TIM

Jair Kobe este no Galpão da TIM para um espetáculo para convidados, com seus personagens, O Guri de Urutguaiana, Licúrgo, o gaúcho Emo, e muitas atrações.

Após o termino do espetáculo, o Guri atendeu os fãs fotografando e autografando. Mais uma grande promoção da TIM e seu Infinity Tri... contei toda historia para meus amigos e paguei só R$0,25 o dia inteiro ontem ... máhhhhs que bahhhhhrbaridade!!!!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Contos Gauchescos é sucesso

A noite foi para conhecer o que o cinema gaúcho tem de melhor. Contos Gauchescos de João Simões Lopes Neto, na visão do Diretor Henrique de Freitas Lima,  foi a prova disto. A sessão gratuita, no centro de eventos do Parque da Harmonia, na noite de 15/09, numa pré-estréia especial, lotou. Todos concordam numa coisa: Henrique de Freitas Lima foi autentico gaúcho da história.

Marcus Falcão, Bertolini, Alcy Cheuyche, Henrique Freitas Lima, Rogério Bastos e Vinicius Brum na exibição do filme
 Mas antes de poder assistir ao filme, palestrei no CTG Glaucus Saraiva para uma mostra de Chimarrão. Uma oficina pra lá de especial. Leonardo e Matheus Menezes, os irmãos recrutas da Tropa de Elite estão de parabéns. Ainda ganhei um relógio em forma de cuia que colocarei em meu quarto. Tive a ajuda da Liliane Pappen, especialista em chimarrão e o apoio da escola do Chimarrão de Venancio Aires que apoia a difusão do hábito de matear.
Pela manha ao lado de Luiz Brás, na TV Urbana. Charge feita em uma sátira à Elomir Malta, na radio parque
Nesta sexta feira, dia 16, as 14h, estaremos apresentando nossa peça teatral na TIM. Amanha teremos as fotos postadas no BLOG. MITOS DO RIO GRANDE DO SUL é o tema da peça. Confiram conosco.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Visitas ilustres no Acampamento Farroupilha

Neste dia 14, abertura oficial dos festejos farroupilhas, segundo a lei de 1964, e que acontece em muitos municípios, sendo que, a maiorira já está fazendo no mínimo dez dias de comemorações. A Chama Crioula do Parque da Harmonia foi para o Palacio Piranti, Assembléia Gaúcha, Prefeitura Municiapl, Monumento Bento Gonçalves, Maçonaria... o velho trajeto histórico. Agora, bagual foi o tombo que um indivíduo caiu nafrente da cham, por não saber dominar seu cavalo.

Acho que ter cavalo é bem legal. Mas ser maturrango e querer ser cavaleiro... ai meus amigos... acontecem os acidentes.

Visitas ao parque com monitores da secretaria de turismo. Projeto que deu certo. Cirandas escolares: Sucesso no parque
No parque recebiamos a visitação de milhares de crianças nos galpões, principalmente, dos patrocinadores como a TIM, Petrobrás, Nestlé, e já está entrando no ritmo o Bradesco.

Galpão do Bradesco e dos patrocinadores como a TIM e Petrobrás recebendo visitantes e alunos
À noite, enquanto o Jean Carlo e seus amigos jogavam um torneio de truco no galpão do Glaucus Saraiva, nós acompanhavámos o desenrolar do evento nos galpões da TIM, da Nestlé e da Petrobrás.  Waldemar Sulsbach  recebeu diversas escolas e a Nestlé, que contou com a presença de seu Gerente/Brasil Francisco Garcia, deu lanches para as crianças que visitaram seu piquete.
Jantar na Nestlé com Diretores, gerentes, amigos, e pessoal da BAND NEWS
A TIM tem colocado hora do conto pra criançada e o musical do CTG Glaucus Saraiva para os alunos dançarem. A professora Isis, do CTG Gildo de Freitas tem contado as historias pra a criançada.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Radio ABC de Novo Hamburgo

Sexta feira, dia 16, estarei na rádio ABC, de Novo Hamburgo, num debate Tradição X Modernidade, à convite da produtora Stephany Sander. O programa é uma mesa redonda para debates.
Na parte da tarde estarei coordenando uma peça teatral, da qual fiz uma adaptação para apresentarmos na TIM.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O por quê de duas chamas

Resposta ao BLOG do meu amigo
 Léo Ribeiro de Souza

"Ontem ao meio dia, enquanto eu saboreava uma chuleta de porco feita na panela de ferro pelo meu irmão João Alberto, o Dom Beto, lá na Cabanha Fraternidade, fiquei matutando. E quando eu pego a pensar a coisa começa a feder (no bom sentido). O assunto que me veio à cachola não tinha nada a ver com aquele momento solene. É o seguinte: Porque duas Chamas Crioulas? Qual a verdadeira? " Léo Ribeiro de Souza

Caro Léo, andei conversando com algumas pessoas para entender esse processo e lendo sobre isso. E vem ao encontro do que já desconfiava (pra dizer a verdade as coisas acontecem, não se nota, e, quando a gente se dá conta, faz parte do folclore, e ai, criam-se lendas).

A chama, como dissestes em teu Blog, nasce em 1947 num ritual tradicional que acontece anualmente no dia 07 de setembro, quando se retira uma centelha da pira da pátria. Até ai, todos sabemos. O que não nos damos conta é que em cidades do interior, nem sempre era "agradável" vir sempre à Porto Alegre. Então começa a nascer uns acendimentos em lugares diversos. Na Fazenda Boqueirão (aquela que tem o fogo de chão acesso à mais de dois séculos), em festividades de aniversário de municípios, enfim, começaram uma série de acendimentos chamados "oficiais".
Buscando oficializar o conceito da importancia da Chama Crioula e valorizar momentos e acontecimentos históricos pelo Rio Grande do Sul, sem deixar de lado a tradicionalidade da chama de 47, foi criado um evento Estadual e itinerante, para o acendimento do símbolo dos Festejos Farroupilhas. A chama Crioula começou a ser acessa em sítios históricos pelo estado promovendo o turismo e a cultura. Guaíba, antiga Pedras Brancas, fazenda de Gomes Vasconcelos Jardim, em 2001. A Chácara de Barbosa Lessa, em 2003 (ele que havia falecido em 2002), na cidade de Camaquã, reverenciando o cérebro e a genialidade do Einstein das tradições gaúchas.
Recentemente Taquara comemorou os 50 anos da Carta de Princípios. Porto Alegre, no dia 07 de setembro, funde as duas chamas e transforma em um só o símbolo da maior festa popular do nosso estado.

Fiz um levantamento dos locais de acendimento da chama desde 2001:

2001 - Guaíba, na fazenda de Gomes Jardim
2002 - Santa Maria, no centro do estado
2003 - Camaquã, na Chácara das Aguas Belas, de Barbosa Lessa
2004 - Erechim, no Recanto dos Tauras
2005 - Viamão, cidade fundamental na história do RS
2006 - São Gabriel, na Sanga da Bica, onde tombou Sepé Tiarayú
2007 - São Nicolau, 1ª redução e um dos 7 povos das missões
2008 - São Leopoldo, Terra de Colonização Alemã
2009 - São Lourenço, no casarão de Ana, irmã de Bento Gonçalves
2010 - Itaqui, o acendimento volta para a fronteira
2011 - Taquara, cinquentenário da Carta de Princípios.