quinta-feira, 31 de março de 2011

Conheça o mundo viajando pelo Rio Grande

Meu grande sonho era ter um instrumento que fizesse as pessoas conhecerem o mundo, viajando pelas etnias do Rio Grande do Sul. Sem dúvida nenhuma, o Rio Grande do Sul é um Brasil diferente.


Sentir-se na Europa estando no interior do Rio Grande, sem gastar exageros é sentir-se em casa em cada chão pisado. Ouvir o grito do quero-quero, que renasce nas história dos "nonnos", provar os quitutes elaborados pela "nonna", passear entre vinhas e vales, capelas, passeear por jardins repletos de flores, ou o delicioso chopp das Oktoberfests...

Pois o sonho foi se materializando ao montarmos a parceria com a Aguiatur Turismo. Agora montaremos pacotes para viajar por este Rio Grande Véio de Deus. Vem com a gente. Conheça o mundo viajando pelo Rio Grande. Entre no sitio: www.aguiatur.tur.br e veja as promoções e os pacotes para grupos.
08/04 - Riveira

16/04 - Chocofest - Gramado

30/04 - Caminhos de pedra a saga dos imigrantes italianos em Bento

08/05 - Fenavinho - Em Bento Gonçalves

Bageenses na Capital dos Gaúchos

Estamos com um grande grupo de bageenses em uma comunidade e vamos nos reunir no 35 CTG, para comemorarmos os 200 anos da rainha da Fronteira. A data será dia 14/04 no 35 CTG 20h A coordenadora do encontro solicita que não deixem de confirmar a presença. Confirmação com Judith Plentz: bageensespoa200@hotmail.com

Frase do dia


"O sábio nunca diz tudo o que pensa. Mas sempre pensa em tudo que diz. O Ignorante afirma, postado em sua soberba. Ele acha que sempre sabe mais que os outros. O Sábio duvida. O sensato reflete. A dúvida é o principio da sabedoria."

Aristóteles

quarta-feira, 30 de março de 2011

Comercial da Coca-Cola me lembrou algo

Para cada pessoa que diz: "Não vai dar certo!" ou "Tudo vai piorar!"

... 100 Casais planejam ter filhos! Para cada Corrupto no mundo... ... Existem 100 doadores de sangue Enquanto o meio ambiente ainda sofre com a poluição... ... Mais de 98% das latinhas de aluminio são recicladas no Brasil.
Para cada arma de guerra construida ...
... 131.000 Bichinhos de pelúcia são fabricados
Na internet...Amor
tem mais resultados... ...que medo.
e...pra completar... enquanto as "forças do mal" passam o dia pensando que maldade irão fazer...e quem vão prejudicar...
Amigos se reunem para fazer e celebrar o amor...a amizade...e serem felizes...
Para a Coca-Cola e sua agência que tiveram essa idéia maravilhosa... nossos cumprimentos.

Para aqueles que celebram a vida, o amor, a amizade... Que Deus proteja e dê cada vez mais tudo isso... Porque existem razões para acreditar..


Os bons, meus amigos...ainda são a maioria

terça-feira, 29 de março de 2011

Pensamento do dia

Chora-se muito pelo pouco que nos falta e ri-se pouco pelo muito que temos. Deus nos deu bem mais que o necessário, mas ainda assim insitimos em colocar nossa felicidade um passo adiante do que alcançam nossas mãos. Só por hoje eu vivo e agradeço as pessoas maravilhosas que cruzaram o meu caminho e me ensinaram valiosas lições de amor porque é tudo que preciso!!!

Pego ou pegado? Chego ou chegado?

Agora enquanto estudo e aproveito pra ir tirando dúvidas, acabei me lembrando dos meus amigos Guaibeiros, não, Guaibenses, pois guaibeiros escutam a Rádio Guaíba. O Lairton Santos, principalmente, e sua mania de "havia chego". Hoje vamos satisfazer nossas dúvidas com os "macetes jurídicos":

Pego ou Pegado? Chego ou Chegado?

Ele foi PEGO ou PEGADO em flagrante?

Existem alguns verbos que nos deixam de cabelo em pé: GANHO ou GANHADO, GASTO ou GASTADO, PAGO ou PAGADO, PEGO ou PEGADO.

Alguns gramáticos defendem o uso exclusivo da formas clássicas: GANHADO, GASTADO, PAGADO e PEGADO. Outros preferem o uso exclusivo daquelas formas que o brasileiro consagrou: GANHO, GASTO, PAGO e PEGO.

Há ainda os moderados. São aqueles que aceitam as duas formas de acordo com a regra dos particípios abundantes: Após os verbos TER ou HAVER, devemos usar a forma clássica: tinha aceitado, havia suspendido, tinha ganhado, havia gastado, tinha pagado;

Após os verbos SER ou ESTAR, usamos a forma irregular: foi aceito, estava suspenso, fora ganho, era gasto, será pago.

O mestre Celso Cunha defende o uso de ganho, gasto e pago após qualquer verbo auxiliar: ser ou ter ganho, ser ou ter gasto. Assim sendo, “a conta foi paga”, mas “ele tinha pago ou pagado a conta”.

Não podemos jogar no lixo as formas clássicas nem ignorar as novidades lingüísticas. Incluo ainda o verbo PEGAR. A forma PEGADO estará sempre correta, mas a forma PEGO está consagradíssima: “Ele tinha PEGADO os documentos” e “Ele foi PEGO em flagrante”.



Inaceitáveis ainda são as tais histórias de “ele tinha chego” e “ele tinha trago”. Nesse caso, no padrão culto da língua portuguesa, as formas clássicas estão preservadas: “ele tinha chegado” e “ele tinha trazido”.

Onze mil acessos em 3 meses



Encerrei o ano de 2010 com 40.000 acessos ao meu BLOG. Pois só em tres meses chegamos a marca de 11.000 acessos totalizando 51.000 no dia 29/03/2011.


Com tantas novidades e com uma atualização diária, o BLOG trás permanentes noticias sobre o tradicionalismo gaúcho. A partir de abril vamos focar no turismo pelo Rio grande. Muitas novidades pela frente.

Não percam as proximas materias que assino no Portal MTG. Odila Savaris, Toni Pereira, Carlos Rogerio Farias, Rodrigo Sartori (novo diretor de danças do MTG), Rinaldo Souto...

segunda-feira, 28 de março de 2011

Sexta Galponeira, dia 1º, no Gildo

Bóia bem campeira, com tertúlia e entrada franca. Vamo pro Gildo moçada.


Onde: CTG Gildo de Freitas, no Parque dos Mayas

Dia: 01/04/2011 - (051)33664145

Frase do dia

'Posso não concordar com nenhuma das palavras que diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las'.

domingo, 27 de março de 2011

Jantar da Confraria no Glaucus

CONVITE Convidamos a todos os tradicionalistas do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, CTG Glaucus Saraiva e demais entidades co-irmãs, para mais um encontro da confraria Panela de Ferro, com a seguinte programação.


JANTAR Dia : 29.03.2011 - Terça-Feira Horário: 20:00hs Preço: R$ 10,00 (Crianças até 5 anos não paga - Crianças de 5 a 12 = R$ 5,00)


CARDÁPIO Pratos Quentes: Tatu recheado, Arroz, Feijão, Massa Saladas: Salada Campeira e Salada verde (alface, brócolis, repolho, radite,tomate e cebola)


Entrada para degustação: AlmôndegasVenda de convites: Os convites serão vendidos na portaria do CTG, mas para o planejamento e preparação dos pratos, será importante a sua confirmação antecipada.


Confirme Já sua participação em mais este encontro da Confraria Panela de Ferro.

Olha as novidades que o Portal está trazendo

O Portal MTG desta semana com grandes novidades. Entrevista com Paulo Souza, vice-presidente de administração do MTG. Planejamento, mudanças, perspectivas. Não deixe de ler e estar interado dos assuntos administrativos do Movimento. A nova Diretoria Artistica do MTG. Confirmada neste final de semana, com a presença de nomes como Toni Sidi Pereira, Carlos Rogério dos Anjos Farias, Elenir Winck e Rodrigo Sartori. O novo trabalho da diretoria ligadas a vice-presidencia de eventos já começou a trabalhar. Quer saber como vai ser? Bueno, baseado no trabalho realizado dia 19/03/2011, no 35 CTG, foi feito todo um planejamento especial para este ano. Acompanhe na entrevista com o Cuca, Toni, e, futuramente, com o Rodrigo Sartori, responsável pelas danças e obtenha as respostas.
O mais importante é o planejamento que está sendo feito e estará nas entrevistas. Além disso faremos uma entrevista com Odila Savaris pra nos falar do sucesso que está sendo a cultura no MTG. Seminários lotados. Sem filas. Pessoas contentes com o carinho dispensado para com eles.
Sob o comando de Luciana Borges, os cursos tem dado uma atenção aos tradicioanalistas que agrada as pessoas. Não perca então as curiosidades, as novidades e o planejamento para 2011. Tudo isso no Portal MTG (www.portalmtg.com.br).

sábado, 26 de março de 2011

De volta aos Cfors

Criados no ano de 2003, os Cursos de Formação Tradicionalista eram instrumentos de orientação para Patrões e Instrutores de danças, de forma a contribuir com uma reeducação nas entidades. Uma releitura de valores que estavam caindo no esquecimento.Do Cfor nasceram outros cursos na Fundação Cultural Gaúcha. Dos quais sempre fui um dos palestrantes. História do tradicionalismo, História do Rio Grande do Sul, Liderança, Carta de Princípios, Teses do Barbosa Lessa e do Jarbas Lima, como falar bem em público, temas anuais dos Festejos Farroupilhas...
Tempos depois não estivemos mais nos quadros. Agora, com esse novo trabalho, com a diretoria 2011, a convite da diretora de cursos, a Luciana Borges e a vice de cultura Odila Savaris, fui novamente convidado. E deixamos lá o recado. Casa cheia. Mais de 80 pessoas. Vamos reconstruindo a trajetória. Muito mais você encontra no nosso www.portalmtg.com.br

Boas Noticias

Em uma noite chuvosa, fui ao ensaio do Jean no Glaucus, busca-lo e aproveitar pra "rolar uma bolinha" com os pais da Mirim. Faltou luz e acabou não saindo o jogo, mas saiu o churrasco e o aniversário do Welington, meu querido peão da mirim.

Para minha surpresa recebi uma baita homenagem dos pais da mirins e de meus amigos do CTG Glaucus Saraiva (camiseta na foto) com o dizer: "Rogério Um professor que marcou as invernadas do CTG Glaucus Saraiva." Obrigado meus amigos. Carregarei sempre o carinho e a amizade que encontrei com vocês. Ainda mais com a "turma da churrasqueira", aquela que mantém o CTG unido. Dá pena de ver aqueles que não conseguem participar de um grupo tão maravilhoso como este. Parabéns pela união. Parabéns pela amizade.


Não é só essa grande noticia. Mas a Zelidiane Pinto, de Rio Grande, me manda este e-mail que reproduzo aqui no meu BLOG: "Olá, tudo bem?? Estou passando para dizer que hoje apresentei meu primeiro trabalho da faculdade... :Ontem depois que terminei de montá-lo fui para o power point que deixaste no meu computador e fui me lembrando de tudo o que tu falou hehehe tua palestra foi muito util e hoje me senti bem segura e tranquila na hora de apresentar. Só um relato de que tua palestra é muito boa mesmo e ajuda realmente as pessoas que assim como eu tinha dificuldades de falar em público e espero melhorar cada vez mais ;) Beijo!! "


Valeu a noite!!!!


Em tempo: Recebi um comentário na postagem do blog milionário da Maria Bethania sem assinatura. Meus amigos, tem que fazer que nem eu..digo e assino. Anonimos, são pessoas que não Ecxistem...entendam Não ecxistem!!! Sem assinatura? Sem Publicação!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Quanto custa um Blog?

O blog, nos dia de hoje e para quem sabe usar, é um excelente meio de comunicação que a internet nos proporciona. Rápido e rasteiro. Sem muitos recursos adicionais (como o site), mas que pode transmitir, objetivamente, as atividades de pessoas (a maioria das vezes) ou de entidades.

No Rio Grande do Sul temos dezenas de blogs, dos buenos, voltados para a cultura nativa. Tentei fazer contatos com muitos destes blogs para uma parceria cultural, mas poucos responderam ou demonstraram interesse.

Mas quanto custa para fazer um blog?Para a grande maioria, não custa nada. Ao contrário do site, que hoje se gasta de R$ 1.000,00 a R$ 8.000,00 para sua estruturação, hospedagem e manutenção, o blog é uma ferramenta simples que qualquer pessoa (até eu), seguindo “o passo a passo”, pode criar, de graça. Melhor dizendo: de graça para uns matutos como nós.

A cantora baiana Maria Bethânia (foto) viu facilmente aprovado pela Lei Rouanet de incentivo a cultura, de âmbito federal, o valor de 1.3 milhão, isto mesmo, um milhão e trezentos mil, para montar seu blog que falará de poesia.

Agora, a irmã de Caetano tem prazo de um ano para captar tais valores em patrocínios que, com certeza, não faltarão. Enquanto isto, verdadeiros projetos culturais, de importância popular relevante, de caráter instrutivo muito maior, tem suas liberações mais difíceis e demoradas que parto de burro. Estes são nossos administradores. E segue o baile...
Fonte: Blog do Léo Ribeiro de Souza

quinta-feira, 24 de março de 2011

Novidades no Portal MTG

Noticias, artigos, entrevistas e muito mais. Esteja por dentro dos rodeios e eventos que acontecem por todo o Rio Grande do Sul. Teu CTG ainda não usou a página dele dentro do Portal? MAs é muito simples. Acesse www.portalmtg.com.br vá em Usuario e senha e utilize os mesmos que tu tens cadastrado no MTGNET. Acessa como administrador e depois, lá dentro, é muito fácil. (Não tem a senha MTGNET? Liga pro MTG e pede pro André)

Não perca as entervistas com:

Márcia Rohr Cruz - Palestrante na FECARS 2011
Marcelo Cristiano Acker - Palestrante do Seminario de cultura Campeira
Paulo Souza - Vice Presidente de Administração do MTG
Rinaldo Souto - Instrutor de danças e autor livro das danças do MTG

Muitas fotos da FECARS e de outros eventos. Acesse: www.portalmtg.com.br

quarta-feira, 23 de março de 2011

Nota de falecimento

Falece Henri Coursaget
O mundo dos festivais esta de luto com a partida do Fundador do CIOFF


Henri Coursaget dedicou 54 anos de sua vida em prol do folclore, da arte popular e dos festivais, foi diretor do Festival de Confolens de 1957 a 2007 ano do Jubileu de Ouro do Festival e juntamente com amigos que eram diretores de festivais e grupos folclóricos criou no ano de 1970 o CIOFF – Conselho Internacional dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais.

Henri visitou mais de 80 países em sua jornada, visitando diversos chefes de estado e tratava todas as pessoas da mesma forma, fossem eles o Papa João Paulo II ou uma tribo de Pigmeus da África Central.

Henri partiu nesta segunda-feira dia 21 de Março aos 86 anos em Confolens/ França, exausto de seus 86 anos vividos intensamente em prol do dialogo entre os povos em busca de um ideal comum: a Paz!

O funeral está marcado para este sábado 26 de Março às 15 horas (11 horas da manhã no Brasil), na cidade de Confolens/ França.

Também neste mesmo horário acontecerá uma homenagem simultânea em todo o mundo como forma de agradecimento aos trabalhos prestados por Henri em prol dos festivais, às 11 horas da manhã (Horário de Brasília), milhares de velas serão acesas em todos os continentes por pessoas ligadas ao mundo dos festivais em seu último tributo a Henri!


Recebemos a correspondencia
do FEBRAP FESTIVAIS

terça-feira, 22 de março de 2011

A verdade por trás dos ditos populares

“Salvo pelo gongo”
Significado:
Escapar de se meter numa encrenca por uma fração de segundos.

Histórico:
O ditado tem origem na na Inglaterra. Lá, antigamente, não havia espaço para enterrar todos os mortos. Então, os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados para o ossário e o túmulo era utilizado para outro infeliz. Só que, às vezes, ao abrir os caixões, os coveiros percebiam que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo (catalepsia – muito comum na época). Assim, surgiu a idéia de, ao fechar os caixões, amarrar uma tira no pulso do defunto, tira essa que passava por um buraco no caixão e ficava amarrada num sino. Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Desse modo, ele seria salvo pelo gongo.

“De cabo a rabo”
Significado:
Total conhecedor. Conhecer algo do começo ao fim.

Histórico:
Durante o período das grandes navegações portuguesas, era comum se dizer total conhecedor de algo, quando se conhecia este algo de “cabo a rabah”, ou seja, como de fato conhecer todo o continente africano, da Cidade do Cabo ao Sul, até a cidade de Rabah no Marrocos (rota de circulação total da África com destino às Índias).

Pensando na morte da bezerra
Significado:
Estar distante, pensativo, alheio a tudo.

Histórico:
Esta é bíblica. Como vocês sabem, o bezerro era adorado pelos hebreus e sacrificados para Deus num altar. Quando Absalão, por não ter mais bezerros, resolveu sacrificar uma bezerra, seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, se opôs. Em vão. A bezerra foi oferecida aos céus e o garoto passou o resto da vida sentado do lado do altar “pensando na morte da bezerra”. Consta que meses depois veio a falecer.

"Vá se queixar ao bispo "
Significado: Como quem manda ir se queixar de algum problema a outra pessoa.

Histórico: No tempo do Brasil colônia, por causa da necessidade de povoar as novas terras, a fertilidade na mulher era um predicado fundamental. Em função disso, elas eram autorizadas pela igreja a transar antes do casamento, única maneira de o noivo verificar se elas eram realmente férteis. Ocorre que muitos noivinhos fugiam depois do negócio feito. As mulheres iam queixar-se ao bispo, que mandava homens atrás do fujão.

"Cair no conto do vigário"
Significado: Ser enganado por algum vigarista.

Histórico: Duas igrejas em Ouro Preto receberam um presente: uma imagem de santa. Para verificar qual da paróquias ficaria com o presente, os vigários resolveram deixar por conta da mão divina, ou melhor, das patas de um burro. Exatamente no meio do caminho entre as duas igrejas, colocaram o tal burro, para onde ele se dirigisse, teríamos a igreja felizarda. Assim foi feito, e o vigário vencedor saiu satisfeito com a imagem de sua santa. Mas ficou-se sabendo mais tarde que o burro havia sido treinado para seguir o caminho da igreja vencedora.

Dito Popular: “Quem tem boca vai a Roma”.
O correto seria: “Quem tem boca vaia Roma”. (do verbo vaiar).

Dito Popular: “Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro”.
O correto seria: “Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro”.

Dito Popular: “Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”.
O correto seria: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”.

Dito Popular: “Cuspido e escarrado”. (alguém muito parecido com outra pessoa).
O correto seria: “Esculpido em carraro”. (tipo de mármore).

Dito Popular: "Quem não tem cão, caça com gato".
O correto seria: "Quem não tem cão, caça como gato". (ou seja, sozinho, esgueirando, astutamente, traiçoeiramente).

Viu? E você achava que era por outro motivo, não é? Blogs também é cultura!!!

Créditos:Blog Cultura Nordestina

Festiqueijo em Julho - Vá se preparando

De 08 a 10 de Julho, Carlos Barboza vai receber o Brasil, para a maior festa gastronomica da serra gaucha, com degustação livre de queijos, vinhos, iogurtes, sucos, polenta, fondue, galeto e muito mais.

Da ultima vez, pelo que consigo me lembrar (acordando tres dias depois) é que os espumantes sao deliciosos...os queijos...Nossaaaaaaaaa!!!!!!!

Vamos montar um grupo pra ir novamente? Ano passado fomos num grupo fechado da familia...esse ano podemos abrir e irmos em grande estilo. Claro qu esempre pela Aguia Tur .

Aguarde!!!

Semana do Cinema Gaúcho

Dia 27 de março é o dia do cinema gaúcho, internacional do teatro e nacional do circo. Recebi do amigo Hilton Araldi, a programação desta grande festa na usina do gasômetro. Debates e exibição de filmes.
Não é a toa que está no auge com as gravações de "Os senhores da guerra" e " O tempo e o vento".

segunda-feira, 21 de março de 2011

Lá estou eu...Pai de Peão

Em 1991 eu começava a juntar meu primeiro certificado de evento estadual indo ao congresso de Julio de Castilhos. Já tinha frequentado diversos eventos regionais e sub reginais, mas o estadual foi mágico. Muitos amigos que tenho até hoje. Agora foi a vez do Jean, meu filho, frequentar os eventos estaduais. E já se soltou. O melhor mesmo foi a nossa volta. Parando em tudo que era placa de cidade para fotografar.
Muitas brincadeiras... lanches...fotos... lanches... piadas...lanches... Muito bom o passeio e rever os amigos na FECARS em Santo Augusto, em especial meu amigo Beto, onde pernoitamos.

Almirante Tamandaré, Barra Funda, Paverama, Soledade, Vila Assis, Tio Hugo... Nos divertimos muito...muito mesmo. Pai e Retratista.

José Claudio Machado, curado e em casa

Foto e texto: Leo Ribeiro de Souza - http://www.blogdoleoribeiro.blogspot.com/

Como notícia ruim chega primeiro, estamos dando uma notícia boa, com alguns dias de atraso. O cantor e compositor José Cláudio Machado saiu do hospital, onde estava internado desde o final de novembro, e já se encontra em seu rancho.

O fato aconteceu na semana retrasada. Para a grande legião de admiradores do Zé Cláudio, podemos dizer que a corrente de orações valeu a pena e agora nos resta esperar por sua total recuperação e por novos trabalhos deste queé o maior intérprete da música campeira do Rio Grande.

1ªRT Bicampeã. Glaucus Saraiva Hexa

Foi na FECARS 2011, em Santo Augusto que a 1ªRegião se manteve no topo do campeirismo gaúcho. E o CTG Glaucus Saraiva chegou ao Hexa campeonato no truco de amostra. Tdos os resultados da Festa Capeira do Rio Grande do Sul você encontra no Portal MTG (www.portalmtg.com.br).
Muito mais ainda; Entrevista com o Veterinário e ex-peão do RS, Marcelo Cristiano Acker. Os dois palestrantes dos Seminários trazem, em primeira mão, tudo sobre suas palestras. Acompanhe pelo Portal MTG.
Parabéns meu CTG Glaucus Saraiva e sua eficientíssima equipe de Truco.

sábado, 19 de março de 2011

À caminho de Santo Augusto


Sempre que saio pra viajar peço a benção de minha mãe e de meu pai. Um beijo no rosto... um pedido de Bênção. Fiquem com Deus mãe e pai...se cuidem.

Nesta madrugada, as 4h, estaremos saindo eu e o Jean para pegarmo so Ricardo Lage, nosso grande artista da fotografia. Nosso retratista de plantão.
Vamos fazer a cobertura da FECARS par ao Portal MTG. Abraços amigos. Estamos pegando a estrada. Vamos com Deus, com ele ao lado, nada pode dar errado.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Academia Gauchesca de Letras. Por que não?

Texto de Léo Ribeiro de Souza

Há muito tempo venho matutando uma coisa. Porque nunca se pensou em fazer, aqui pela província, pago fértil em vates, poetas e escritores terrunhos, uma Academia, aos moldes franceses, mas identificada com a nossa cultura? Seria a ACADEMIA GAUCHESCA DE LETRAS.

Sei que alguns irão dizer: Mas já não temos a Academia Riogandense de Letras? Ao que eu respondo: Sim, mas quantos de nossos imortais gaúchos tem sua temática direcionada para a cultura sulina? Quantos são versejadores identificados com os costumes nativos? Quantos já, algum dia, vestiram uma bombacha? Apenas dois, de um universo de 32 (temos 8 das 40 cadeiras vagas). Alcy de Vargas Cheuiche e Francisco Pereira Rodrigues. Afora alguns bonitos trabalhos de Luiz Coronel e de Luiz Antônio de Assis Brasil e das críticas contundentes aos farrapos de Moacyr Flores.

Portanto, com o devido respeito e reverência aos nossos Acadêmicos Riograndenses e a linha que seguem, com brilhantismo e competência, porque não se pensar em uma Academia voltada para nosso chão? Com cheiro de querência?

Vejam a relação atual da briosa Academia Riograndense de Letras e, a seguir, uma lista de Patronos de cada cadeira da imaginária ACADEMIA GAUCHESCA DE LETRAS, elaborada, como sugestão, por este gaudério, e que pode ser alterada com a ajuda de outros que tenham o mesmo sonho. A ocupação das cadeiras se daria por poetas que tenham em seus trabalhos a visão telúrica da história e dos costumes mais crioulos do Rio Grande.

Gostei do pensamento do meu amigo Léo Ribeiro. Seria uma forma de valorização e como "imortal", são os da Academia Brasileira de Letras, então os da Academia Gauchesca de Letras poderiam ser os "Gigantes" da cultura gaúcha. (Qualquer compração é mera coincidência)

Medicina Campeira e Povoeira

Numerosa, atuante e exótica a fauna humana voltada ao exercício da arte de curar através da medicina folclórica. Presente em todos lugares, o homem se dedica a tratar os males que atacam seus semelhantes, tornando-se um ser relevante e indispensável no meio em que vive. Isso não só por sua especialidade, reconhecida e proclamada por seus pares, como por sua extraordinária influência de caráter mágico, com seus apelos ao sobrenatural na busca da cura ou atenuação dos males que se mostrem rebeldes ao tratamento comum.


Pelo mundo todo existe a figura “daquele que cura” e, nas Américas, nas nações de origem hispânicas, além da figura genérica do Curandeiro, há ainda, as figuras dos sajadores, manosantas, tatadioses e saludadores. Pessoas que com um talento incomum, saram os enfermos e fazem quase que milagres. Esses “profissionais da cura” são considerados os sacerdotes, adivinhos, feiticeiros e médicos. No Brasil os curandeiros tem várias outras denominações regionalizadas. Em locais de habitação indígenas encontraremos a poderosa figura do pajé, misto de sacerdote, feiticeiro, profeta, médico e chefe espiritual. Conhece a tradição oral, as virtudes de certas plantas, bem como a arte de aproveitá-las no tratamento das doenças.
A denominação feiticeiro está presente nos agrupamentos humanos de origem afro. Este tem um poder espiritual muito grande ligando os dois planos. Ele pratica a medicina nos moldes recebidos através da tradição oral trazidas pelos escravos africanos espalhados pelo mundo.A figura clássica do feiticeiro negro vem sendo substituída aos poucos pelos pais e mães-de-santo que, além de suas atribuições de caráter religioso, também exercem a função de curandeiros.


No Brasil em geral, onde a maioria do povo é fruto de miscigenação entre as diversas etnia formadoras da sociedade brasileira surge uma herança imensa de crendices e superstições, onde encontramos grande variedade de termos que identificam aqueles que se dedicam a tratar dos males de seus semelhantes. Assim temos o curandeiro, o curador, o benzedor, o puçangueiro, o carimbamba e o xangozeiro. Também o catimbozeiro e o rezador, o raizeiro ou doutor de raízes, com as competentes réplicas femininas.



No Rio Grande do Sul, além do curandeiro, em determinadas localidades da região missioneira opera a figura do mandraqueiro, que combina receitas medicamentosas com práticas mágicas preponderando nestes casos as simpatias, orações e benzeduras.Além da série de profissionais da cura, por certo incompleta (existem mais denominações, mas que aqui não vem ao caso), devemos ainda considerar a existência das simpáticas, prestimosas e imprescindíveis figuras das avós, mães e comadres, bem como dos entendidos e dos curiosos. Neste último caso enquadramos a imprescindível parteira, que extrapola das suas atividades profissionais, medicando.


Como não poderia deixar de ser, existe, ainda, a figura do charlatão ou charlatã, que representa o papel de vilão nessa história, pois é o embusteiro, o vigarista e explorador da credibilidade e boa fé do povo.

Também temos que considerar a presença dos ministros de cultos religiosos como padres, pastores, médiuns espíritas, os pais e mães-de-santo eum sem número de outros membros de seitas religiosas, que, além de suas atividades de cunho espiritual, também exercem função de médicos, receitando, ofertando os medicamentos e ensinando métodos de aplicá-los.

Com exceção do charlatão, os demais exercem seu trabalho ou consulta quase sempre sem exigir pagamentos. Em alguns casos recebendo o que as pessoas lhes ofertam espontaneamente. Isso, sem duvida nenhuma lhes dá uma aura de simpatia e popularidade junto a comunidade. Não podemos esquecer a figura do farmacêutico, que em determinadas localidades de menor população, também receita.

Por Helio Moro Mariante

quarta-feira, 16 de março de 2011

Amanha começa a FECARS 2011

A Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) 2011 já tem sua programação oficial definida. As atividades iniciam às 17h de quinta-feira, (17/03), com a chegada da Chama Crioula ao Parque Municipal de Santo Augusto. Ainda no primeiro dia, é realizado o Laço Executivo Municipal, onde competem prefeitos municipais do Rio Grande do Sul. Faltando pouco menos de 30 dias para o início do evento, a Comissão Organizadora trabalha na limpeza do local e na preparação da infraestrutura. As principais novidades para esta edição do evento, segundo o presidente da Comissão Executiva, Fabiano Prauchner, é a instalação de novos banheiros para os tradicionalistas que irão acampar e a realocação de alguns acampamentos. “Nossa expectativa é de que mais de 40 mil pessoas passem por aqui”, complementa Prauchner.

Além das tradicionais provas campeiras e dos jogos esportivos, a FECARS também contará com shows de Érlon Péricles, Ângelo Franco e Marcello Caminha, além de um Seminário de Cultura Campeira e o Seminário Estadual de Prendas e Peões.


Estarei fazendo um "workshop" sobre o Portal MTG no seminário estadual de prendas e peões.

Por Felipe Basso para o Portal MTG

terça-feira, 15 de março de 2011

Mitologia...e os significados da História

Vamos conhecer a origem da palavra Anfitrião, dentro da Mitologia Grega.

Anfitrião era neto de Perseu, herói grego matador do Minotauro, esposo de sua prima, Alcmena, filha do rei de Micenas. Durante a batalha em Tebas, quando ele se ausentou, Zeus visitou Alcmena disfarçado com as feições de Anfitrião, enquanto Hermes tomou a forma do escravo chamado Sósia, para montar guarda no portão. O resultado desse encontro foi o nascimento de duas crianças gêmeas: Hércules e Íflico.

Ao voltar Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa, mas a vida do casal, dia-a-dia voltou à normalidade após Zeus ter explicado ao marido desconfiado o que de fato acontecera. Anfitrião ficou tão feliz pelo fato de sua mulher ter sido escolhida por um deus para conceber Hércules que passou a ser reconhecido como seu descendente. A partir desse fato o termo anfitrião passou a significar: "aquele que recebe em casa", enquanto sósia ganhou o significado de "cópia humana".


Você que organizou a festa para receber seus amigos...você é "anfitrião"?

segunda-feira, 14 de março de 2011

Palestra em Rio Grande

Aconteceu em Rio Grande, dia 12 de março, o 4º Ciclo de Palestras da Cultura Gaucha. Estive lá palestrando sobre o funcionamento do Portal MTG, para os patrões. Falei ainda, à tarde, em minha segunda palestra, sobre como falar em Público.
Aproveitei o convite da Zelidiane, 1ª Prenda dos Teatinos, para visitar a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul. Na verdade, de onde começou, oficialmente, nossa colonização.
Fotos: Rogério Bastos para o Portal MTG
Visitei o centro de Rio Grande, a Bibliotheca Rio-Grandense, a mais antiga do estado. Diga-se de passagem, tudo é mais antigo no estado. Mas foi muito boa a visita. Fazer novos amigos das entidades de Rio Grande. Veja mais sobre essa palestra e a visita à Rio Grande no Portal MTG: www.portalmtg.com.br

sexta-feira, 11 de março de 2011

Rio Grande do Sul volta a produzir filmes

Não perca no Portal MTG (http://www.portalmtg.com.br/) a entrevista com o maior cineasta gaúcho, Tabajara Ruas, falando sobre o filme que começam a gravar ainda no mes de abril. Locais de locações, produção, figurino, mais de 60 atores e 800 figurantes nas escaramuças de Caçapava, Barra do Ribeiro, Santa Maria e muito mais.
As fotos são do Jean Carlo, ilustrando a materia. Não perca. E logo logo estaremos, também, trazendo novidades sobre o Tempo e o Vento e uma entrevista com a Letícia Wierzchowski. Isso mesmo, a mesma que roteirizou "A casa das sete mulheres" e que também é roteirista de " O tempo e o vento". Tudo isso e muito mais você encontra no Portal MTG.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Um capitão da guarda nacional

"Eu tive campos, vendi-os. Freqüentei uma academia, não me formei. Mas sem terras e sem diploma, continuo a ser... Capitão da Guarda Nacional".

Com essa frase de próprio punho, podemos dizer quem era João Simões Lopes Neto. Nasceu nos arredores da Freguesia de São Francisco de Paula de Pelotas no dia 9 de março de 1865, primeiro neto varão de João Simões Lopes, o qual dizem, ter mudado o jeito carrancudo de ser ao ver o neto, passando a ser conversador e brincalhão.

Vivendo na propriedade rural de seu avô, João foi estudar no Rio de Janeiro em 1878, onde aproveitou os conhecimentos adquiridos. Dizem ter sido uma das poucas vezes que se afastou do Rio Grande.

Firmou-se profissionalmente no comercio e na linha jornalistica. Em 1890 colocou um escritorio de despachante em Pelotas onde, tinha até anuncio no jornal "A Patria" : " João Simões - Despachante Geral - Rua Gal Neto nº 9 telefone nº 50 - Oferece ao comércio seus serviços - Pelotas".

Mas os negócios de João Simões Lopes Neto iam sempre mal. Associou-se ao Sr. Ildefonso Correia e abriu uma sociedade anonima, Vidraria Pelotense, que muita gente empregou mas que faliu logo. Então a luta pela sobrevivência passou para as redações dos jornais. Não foi um grande jornalista mas seus ensaios, artigos voltados ao humor refletiam bem na sociedade.

No ano de 1896 morre o tio e o pai, e pela prieira e ultima vez recebe um patrimônio econômico que lhe dá, pelo menos por algum tempo, segurança financeira. No ano em que seu pai morreu, João Simões teve a oportunidade de ver subir ao pauco e receber muitos elogios da crítica, sua primeira peça teatral: " A viúva pitorra", comédia versada em um único ato, que subiu ao palco do Clube Caixeiral em Pelotas.

João Simões Lopes Neto foi um homem urbano e em nada tinha a ver com o homem campeiro que tantas vezes vemos em seus artigos literários. Tudo isso era retirado de sua memória de uma infãncia nas estâncias da familia.

Fez parte da União Gaúcha, uma entidade criada em 1899, na qual ingressou em 1901. Vieram "contos e lendas do Rio Grande do Sul", " causos do Romualdo", " cancioneiro guasca" e a não completa obra: "Terra Gaucha".

João Simões Lopes Neto morreu praticamente pobre. Suas obras fizeram muito sucesso posteriormente, na verdade mais uma homenagem póstuma.Podemos dizer que hoje João faz mais sucesso entre nós do que faziam em seu tempo e espaço. É um legítimo exemplo lieterário que a força que irradia da obra, ultrapassa o destino, praticamente opaco do autor, transformando-o e dando novo rumo a sua história.

João Simões Lopes Neto 1865 - 1916

Cesar Oliveira e Rogerio Melo - Musica em movimento

Projeto Música em Movimento une música regional e erudita

Em domingos do mês de março, o dueto participará do Projeto Música em Movimento, no qual se apresentará acompanhado da Orquestra Camerata de Porto Alegre em três diferentes municípios do Estado.


A primeira cidade a receber a cultura nativista emoldurada pela música erudita será Frederico Westphalen, no dia 13 de março, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella, a partir das 15h. Com entrada franca, o evento reunirá outras atrações, como a Escola do Chimarrão, o Centro Cultural do Sesi e um palco montado especialmente para apresentação de talentos locais.

O Projeto Música em Movimento 2011 é uma iniciativa da Souza Cruz e conta com o apoio do Poder Executivo e incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.


Os outros espetáculos acontecerão em São Pedro do Sul e Cachoeira do Sul, nos dias 20 e 27 de março respectivamente .Mais informações vocês encontram na agenda de César Oliveira e Rogério Melo no site: www.cesarerogerio.com.br

quarta-feira, 9 de março de 2011

Ciclo de palestras em Rio Grande


CTG Os Teatinos, de Rio Grande, 6ª Região, promove um ciclo de palestras sobre a cultura gaúcha que envolverá atividades como gincanas artisticas, culturais e campeiras.

Estaremos palestrando no evento sobre o PORTAL MTG e sobre a importancia da comunicação como uma ferramenta de marketing para o tradicionalismo organizado.

O Convite veio através da prenda Zelidiane Pinto, do CTG Os Teatinos. Contatos com ela: zespinto@hotmail.com

Tema anual do tradicionalismo organizado

Em reunião realizada em Porto Alegre, no último dia 26 de fevereiro, na escola Rainha do Brasil, o Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho elegeu o seu tema anual, definição que deveria ter sido tomada durante o 58º Congresso Tradicionalista, em janeiro passado. O temário escolhido foi “Fortalecendo as raízes da tradição gaúcha”.

Esse tema traz entre seus objetivos valorizar a cultura gaúcha no interior das entidades tradicionalistas, oportunizar vivências, valorização e prática de ações que destaquem aspectos das raízes culturais do tradicionalismo gaúcho, destacar os momentos históricos de cada CTG, valorizando seus criadores, suas conquistas, suas participações em eventos; além de estudar, compreender e divulgar aspectos da cultura regional que integram o contexto da cultura gauchesca, relativo a características gastronômicas, de indumentária, hábitos, entre outros.

Como de costume, cada entidade pode desenvolver suas atividades de acordo com o temário sugerido. O MTG, de toda forma, sugere em seu site, algumas iniciativas, tais como a exposição de fotografias dentro dos galpões e, se possível, em locais públicos, organização de homenagens e momentos solenes as pessoas e/ou famílias que contribuíram para a criação do CTG, recuperação de aspectos culturais regionais, priorizando àqueles que se refiram às etnias formadoras, além de atividades lúdicas e/ou culturais que integrem as diversas gerações, ressaltando assim a importância da família.

Texto extraido do Portal MTG

www.portalmtg.com.br

Ana Paula Labres e a solidariedade Tapense

A aninha é do tipo que trabalha pelo tradicionalismo. Ana Paula Labres foi Prenda do Rio Grande do Sul (e ainda é, não é mesmo?), e estuda Jornalismo com muita dedicação na UNIVATES. E faz um trabalho impressionante no CTG Provincia de São Pedro de Tapes... Vamos dar amplitude ao trabalho dela atravez do BLOG...PORTAL MTG... Parabéns Paulinha.


Em parceria com a Loja SK Eletro, o CTG Província de São Pedro de Tapes, lança a “Campanha da Cadeira”. O propósito da ação é arrecadar mais de 300 cadeiras novas à entidade.

Conforme a patroa, Neila Ferraz, muitas cadeiras estavam quebradas e ameaçadas pelo cupim. “A maioria delas não havia como reutilizar, por isso lançamos esta campanha e contamos com a ajuda da comunidade”, destaca.

Para aderir à campanha e ajudar o CTG, as pessoas podem se dirigir à Loja SK Eletro, localizada na Avenida Assis Brasil, no centro de Tapes e comprar a cadeira colonial por R$ 30,00. A cada cadeira comprada, a loja fará a doação de outra ao CTG.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
ctgprovinciadesaopedro@yahoo.com.br

Texto e foto: Ana Paula Vieira Labres

sexta-feira, 4 de março de 2011

Palestra do Marketing de bota e bombacha

Tenho insistido pelo interior do estado e aqui mesmo na capital, para s CTGs começarem a ter criatividade para vender seu produto. Na palestra "Falar bem em público" procuro ajudar o pessoal a desenvolver a capacidade de se comunicar bem diante do seu público.

Já o trabalho voltado para o marketing, de vender o "produto" chamado tradição gaúcha, não é fácil. O fato de trabalharmos com tradição não quer dizer que não possamos usar as ferramentas existentes para vender o que produzimos. Tem CTGs que conseguiram entender esse processo e cresceram. Vendem sua dança, sua música, seus bailes, jantares, bem vendidos. As pessoa se perguntam, quando terão a oportunidade de ir novamente à um evento naquela entidade.

No marketing, costumamos ouvir palavras como: "brainstorming" (tempestade de idéias) que nada mais é que gerar uma grande lista de "idéias loucas e ousadas", sendo algumas de surpreendente ajuda. Sentar e despejar idéias, por mais loucas que possam parecer, faz as pessoas pensarem fora de sua rotina. Falo sempre para reunir pessoas de fora do CTG para que listem 5 fatores positivos, 5 negativos e 5 sugestões de melhoras para a entidade. Por que a opinião de fora é fundamental (ler o livro: O cavaleiro preso na armadura).

Umas regrinhas básicas:

Gere idéias em quantidade, não pense em qualidade. Isso será discutido pelo grande grupo.

Não critique as sugestões do outro, por mais loucas que possam parecer.

Sem exclusividade de idéias...uns podem interferir e aprimorar a ideia do outro.

Comece pensando: " eu gostaria que...", "eu desejaria que..." e você entrará no espirito do associado e do simpatizante. Sempre cito o exemplo do Galeto do CTG. É normal a entidade promover o tradicional galeto com uma boa "metade de frango, repolho e polenta". A invernada entra e faz uma apresnetação de rodeio. Qunado não, todas entram e fazem isso. Ninguém pensa em um espetáculo diferenciado.

A chamada para o evento

Falei sobre comunicação... que é tornar comum. Informar a tua idéia. Ando por esse Rio Grande véio de Deus e vejo de tudo. Placas pretas escritas a Giz "Grande galeto", "Grande jantar baile", "Grande domingueira". è palavra desgastada como "Grande Liquidação" e "Grande oferta". As pessoas não acreditam mais. Cadê a criatividade para vender o produto?

Como anunciar um produto e chamar a atenção do "cliente"? Qual o objetivo da chamada? Atrair pessoas para participar do evento. Apoio: O que o evento vai oferecer par ao cliente? Que tom dar paraessa voz de chamamento? Mostrar que o CTG tem um diferencial em relação à eventos do mesmo tipo.

Vamos citar por exemplo as entidades que estão indo dançar festivais de folclore no exterior, que é o caso dos CTGs Aldeia dos Anjos, Porteira Velha, Rancho da Saudade e Amaranto Pereira. Eles exploram seus espetáculos internacionais e apresentam nos jantares e eventos que promovem. Criam uma marca registrada forte, ou seja, quem vai lá sabe que sempre terá uma surpresa. Costumo falar isso em nossas viagens e palestras pelo Rio grande do Sul quando vemos dificuldades nas regiões. Mas é fundametnal, que os homens estejam dispostos a mudar. Caso contrário tudo continuará nas mesmas.

Por que temos que comunicar?

O homem tenta se comunicar com os seus semelhantes de várias formas, mesmo que tenha vindo a variar ao longo dos tempos, formou uma linguagem para o entendimento da sua fala e isso evoluiu junto com a raça humana.

O homem primitivo desenvolveu a fala com componentes da interpretação e da criatividade que caracterizavam a diferença entre ele e os animais. Além da fala deixou de legado as pinturas, em sua maioria, nas paredes das cavernas, feitas com sangue de animais, argila e seiva de plantas. A palavra comunicar vem do latim "comunicare" que significa “tornar comum”. Todo ser humano tem a capacidade de se comunicar. Mas mesmo todos sabendo se comunicar, a mensagem produzida e transmitida nem sempre tem seu entendimento da forma como o interlocutor gostaria. Isso compromete significativamente as relações interpessoais e os resultados organizacionais.

Comunicar é transmitir estímulos e respostas provocadas por um sistema completo ou parcial de compartilhamento de informações, ou seja, é um processo de transmissão e de troca de mensagens entre os seres humanos

Tipos de comunicação

O ser humano se comunica de diversas formas. A comunicação verbal oral é a mais comum e refere-se à emissão de palavras e sons, tais como dar instruções, entrevistar, informar etc...
A comunicação verbal escrita é o registro de observações, idéias, dúvidas, informações e sentimentos. Como exemplo, podemos citar, um prontuário de um paciente, memorandos, atas, cartas... A comunicação não verbal envolve todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras, podemos citar: a dança, gestos e expressões faciais, encolher os ombros, a mímica, etc...

Evolução histórica

É provável que, os primeiros meios de comunicação de massa, foram os livros que existem há muito tempo. Mas, a grande difusão da mídia, se deu no século XIX. Em tal período não havia a idéia de que a difusão da informação da parte da mídia deveria ocorrer em tempo real, mas que deveria haver um intervalo de tempo limitado entre a emissão da mensagem e a sua recepção. Já no curso do século XX, o desenvolvimento e a expansão dos meios de comunicação de massa seguiram o progresso científico e tecnológico. Primeiro a midia imprensa através dos jornais, mais tarde a gravação de discos e a reprodução de filmes. A reprodução de livros, jormais e filomes fizeram baixar o rpeço e tornaram popular o acesso a este tipo de comunicação. Logo veio o rádio e a televisão, qu eforam a reprodução eletronica das informações.
No final do século XX a internet também entrou fortemente no setor. Para alguns, até os telefones celulares já podem ser considerados uma mídia.

Tipos de meios de Comunicação


Podemos citar os meios de comunicação de massa mais comuns, que são: Televisão, Rádio, Jornal, Revistas, Internet. Todos com a principal função de informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para seus determinados públicos.
Os meios de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população, como para alienar, determinar um modo de pensar, induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos, por exemplo.