quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Novidades na transmissão do ENART

Não param as boas noticias sobre a transmissão do ENART via internet. Primeiro é a qualidade das ferramentas que utilizaremos. Tudo de primeiro mundo. Isso inclui tres cameras no Poliesportivo com GRUA. Ilha de edição de primeira qualidade.

Mas agora a OI manda mais uma grande noticia. Desde o inicio do ano estamos trabalhando numa Plataforma Tecnológica chamada "Portal MTG", que já tem o dominio registrado como
http://www.portalmtg.com.br/. Além disso a OI irá transmitir o ENART junto com o site http://www.enart.org/ no OI Acontece. É a OI, patrocinadora oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho fazendo mais pelos tradicionalistas.

A OI consolida a previsão de Barbosa Lessa de 1985. onde dizia que em 2010 surgiria uma espécie de telurismo antinuclear ou cibernético, resultante da inquietação de analistas de sistemas em conluio com artistas plásticos, incluindo cartunistas e comunicadores visuais. É claro que, de acordo com cada época, modifica-se a dinâmica e o campo, mas jovens estariam a frente.

Quero cumprimentar o BLOG do CTG Rancho dos Tropeiros pela postagem deste tema. Visita também: http://ranchodostropeiros.blogspot.com/

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A essencia da liderança - Servir para ser servido

Liderar é você inspirar e influenciar o outro para ação. É entusiasmar e trabalhar para o bem comum. Existem dois tipos de liderança, uma baseada em poder e a outra em autoridade. Vejamos a diferença:

Poder: é força que funciona por um tempo, mas fica velho. E logo é questionado.Você pensa que manda, grita, esbraveja, obriga por coação, mas logo a máscara cai.

Autoridade: ao contrário, é a habilidade em conseguir que as
pessoas façam sua vontade por conta de sua influência pessoal. Neste caso,
específico, você não precisa dizer que manda. A ordem é aceita pelo carisma e pela vontade das pessoas em atender.

A bondade, o respeito e a paciência são as principais características da liderança servidora. Sinônimo de liderança, este conceito, significa o que você faz e não o que você sente, ou seja, você pode odiar uma pessoa mas pode agir com amor. Sobre o ambiente foi ressaltada a importância do bom cultivo para uma boa colheita, que só podemos colher os frutos que plantamos, ou seja, plante a discórdia e você terá ela multiplicada com o tempo, mas se plantar o amor? Tem que tornar o ambiente de trabalho, onde desenvolve a liderança, saudável para estimular as pessoas.

Na pratica, ocorre quando, um comportamento influencia nossos pensamentos e sentimentos. Quando nos comprometemos a amar alguém e a nos doar a quem servimos, e analisamos as nossas ações e comportamentos com esse compromisso, com o passar do tempo desenvolveremos sentimentos positivos por essa pessoa. Se somos líderes, não podemos abandonar somos liderados à própria sorte. Temos que estar sempre a frente levando o exército, de forma que, os soldados dêem a vida pelo lider.

Amar aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos força a quebrar nossos muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. Quando tentamos trazer à memória os líderes que nos marcaram em nossas vidas nos deparamos em pessoas que tinham ou tem algo cativante.

Voltaire e a liberdade de expressão

"Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu"

Voltaire ou François-Marie Arouet, seu verdadeiro nome, foi um ensaísta, poeta, filósofoe historiador francês. Lutando contra o estado absolutista foi um grande defensor da liberdade de expressão. Baseava-se em sua convicção de que o poder devia ser exercido de maneira racional e benéfica.

Frase de Voltaire:

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

É inimaginável pessoas que buscam a lei, a justiça, a elevação do espírito em busca do conhecimento não perceber o quão importante é a liberdade de expressão, o livre arbítrio e o poder da critica. Assim como critico dou o direito de criticarem. Mas cada vez mais convicto que: Quer conhecer uma pessoa? Dê poder a ela. O verdadeiro caminho para o grande lider está na liderança servidora (James Hunter).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Transmissao via internet é sucesso

O Rodeio do Gildo de 2009 foi o inicio da trajetória. No final do ano o ENART superou todas as expectativas. Este ano estamos trabalhando direto para que a transmissão do festival seja muito superior à 2009.

O Rodeio do Gildo, vi que em determinados momentos tinham quase 200 acessos simultâneos. Deve ter passado dos 5000 acessos, mas ainda não tenho esta informação. Mas o Ijui, o Sadol e o Serafim estão de parabéns pela transmissão.

Hoje, segunda-feira, 27/09, estamos em diversas reuniões em Santa Cruz do Sul, tratando com a produtora que vai fazer as imagens do ENART para a transmissão. Serão 9 cameras pelo parque registrando tudo. 4 palcos com transmissão ao vivo. 3 cameras no poliesportivo, na Força "A", com comentários nos intervalos, interatividade completa com a participação dos internautas.

A Central do ENART contará com os comentários e debates de grandes nomes das danças no RS, dando suas opiniões, elencando dificuldades, melhoras do festival, contando a historia dos 25 anos. Este BLOG colocará, praticamente que, on line, o resultado dos classificados para o Domingo. Teremos ainda a transmissão do sorteio em outubro.

sábado, 25 de setembro de 2010

Rodeio do Gildo para o Mundo, via internet


Você quer assistir as danças tradicionais no Rodeio do CTG Gildo de Freitas? Pois pelo segundo ano consecutivo o rodeio estará sendo transmitido em tempo real para o mundo.

Para as pessoas que não sabem, a célula embrionária do ENART TV foi o Rodeio do Gildo de 2009. Leandro Barboza, o Ijui, e o Sadol transmitiram com uma webcam do Notebook com um 3G. O teste serviu para ter 500 acessos, sem ninguem saber. Daí nasceu a idéia de transmitir o ENART. às mentes destes dois jovens aderiram Rogério Bastos e Daniel Serafim. Foi como colocar alcool no braseiro do churrasco. Não precisa loembrar dos quase 300 mil acessos.

Pois bem, acesse
http://www.ctggildodefreitas.com.br e assista ao vivo o Rodeio do Gildo nas danças tradicionais. O Angulo do mesanino dará uma visao privilegiada ao internauta.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Festa de Premiação dos Festejos será dia 20


O encerramento dos Festejos Farroupilhas se dará no dia 20 de outubro no CTG Gildo de Freitas, no Parque dos Mayas. O Gildo que neste final de semana está com seu Rodeio artistico a mil. Uma festa para reunir os patrocinadores, apoiadores, participantes do evento numa grande congratulação.


Em 2004, a festa trouxe muitas autoridades. Entre elas os tres responsáveis pelas mudanças nas festividades farroupilhas. Luis Augusto Lara(D), Manoelito Savaris e Germano Rigotto.

A premiação é o momento máximo da festa, que conta com a participação em massa dos piquetes, CTG e acampados


Quando: 20 de Outubro
Local: CTG Gildo de Freitas - Gamal Abdell Nasser
nº 340 Parque dos Mayas
Hora: 19h30min

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tradições Brasil

O universo folclorico sendo desvendado para o mundo
O povo brasileiro é o maior patrimônio do Brasil. Essa gente alegre, contagiante, que luta, diariamente, para fazer um país melhor para viver. Pois este povo alegre, hospitaleiro é cheio de histórias para contar. E as conta em forma de eventos, de grandes festas populares que mesclam o clássico e o profano. Uma cultura popular fortalecida pela união de fé e festa. Crenças, valores, usos e costumes se mesclam a um orgulho telúrico para dar origem à grandes festividades regionais.
Há dez anos o Movimento Tradicionalista Gaúcho trabalha para ter reconhecida a maior festa popular do RS, que são os festejos farroupilhas. Uma reengenharia foi feita no parque da Harmonia para transformar o evento conhecido como Acampamento Farroupilha. Pois este esforço não foi em vão. A Cinevídeo Produções, trabalhando na série TRADIÇÕES BRASIL, com a proposta de resgatar a cultura popular por meio de festas tradicionais em todo o Brasil, veio a Porto Alegre, à serviço do Ministério do Turismo para conhecer e documentar nossos festejos farroupilhas.

As culturas populares festejadas e organizadas se tornaram o fio condutor para apresentar o turismo de norte a sul do país, a cultura do povo, a gastronomia, as danças, músicas e crenças. Esta série está sendo realizada para o Ministério do Turismo como forma de subsidiar com informações operadores de turismo, guias profissionais e, em contra-partida, o turista. Desta forma, o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, foi totalmente mapeado, documentado para se tornar um dos grandes eventos do Brasil e atrair turistas para o Rio Grande do Sul.
Nosso trabalho foi levar a equipe da cinevideo produções para conhecer o universo folclorico encoberto pela grande festa do Parque da Harmonia. No piquete Laços de Sangue e a Aporreados do 38, os mais premiados do parque, viram muitas coisas do Rio Grande antigo. No Mala de Garupa um churrasco bem gaucho. No Laço da Querencia e no Glaucus Saraiva, as danças tradicionais e as folcloricas. E assim foram tomando conhecimento nas entrevistas e aprendendo um pouco mais de como pensam e de como agem essas pessoas envolvidas na maior festa popular do RS.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eleições no MTG - janeiro em Nova Petropolis

O MTG pode ser separado em diferentes épocas por marcos importantes, ou, por administrações que marcaram seus períodos. Uma primeira podemos identificar lá nos idos dos naos 80 com Rodi Pedro Borghetti (Não é a toa que é o patrono da semana farroupilha) que dirigiu o MTG, o IGTF e criou a Fundação Cultural Gaúcha-MTG. Muitos parecem que nao entenderam e a FCG ficou no esquecimento. Depois disso veio Brizola. Pois é...Brizola veio!!! E marcou sua gestão com a sede do MTG e rompeu um continuismo, do qual eu tentava apoiar na época com meu amigo, falecido, Yeno Severo (há males que vem pra bens). Antes de tudo isso podemos fazer referencia à Onésimo Carneiro Duarte.

Bueno, ai vem a geração de ouro do MTG... Jayr Lima entra e trás na bagagem Manoelito Savaris (covardia né?). Nesse momento lembramos Albert Einstein, e sua frase: "Uma mente que se abre par auma nova idéia...jamais volta ao tamanho original". Assim aconteceu com o MTG. Cresceu. Ocupou espaços importantes. Despertou cobiças. Inveja. Vontade de tentar fazer o que tava sendo feito. Mas não pode retroagir... voltar ao seu tamanho inicial.

Li em determinado momento que um candidato dizia que o MTG tem que voltar a se aproximar das entidades, mas se esqueceram que este é um ítem do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO do MTG que eles mesmos (candidatos ou pré candidatos) não colocaram em prática em suas regiões tendo a oportunidade. Acredito que é mais fácil dizer que os outros não fizeram do que "...eu não fiz a minha parte".

Na politica, mesmo que interna do MTG, existe o "achismo"... quando quem detém o poder, ou o candidadto e seus assessores "acham" que isso ou aquilo é melhor a partir dos seus pontos de vista particulares. Por isso a experiencia nos diz que a pesquisa de opinião é fundamental, pois busca a informação sobre as necessidades daqueles que irá representar de forma a gerir melhor ou montar a plataforma de campanha ligadas as necessidades de quem vota. Isso minha gente...está no Planejamento Estratégico.

É importante entender que acima das vaidades pessoais(e lá dentro tem muito disso), de ter um status de presidente (que hoje tem um grande valor agregado construido por aqueles que os candidatos se propoe a esquecer), está a instituição. Lembrem-se da celebre frase dos namorados: "não machuque um coração apaixonado que vc pode estar dentro dele?"???? Pois é... transformado para nossa realidade: "Não apedreje uma instituição que ajudastes a construir...pois parte de você pode ainda estar lá dentro."

Atenção candidatos ao Conselho Diretor do MTG...O processo eleitoral, segundo especialistas, é regido por tres leis básicas:

Lei da indiferença: Lá estão os indecisos e os indiferentes que não notam o que se passa;
Lei da Procrastinação: Diz que grande parte dos eleitores deixa para decidir em quem votar no ultimo momento;
Lei da efemeridade: As idéias e aspirações da sociedade obedecem a um ciclo de vida determinado (corrupção, ecologia, violência, etc...). A lei da efemeridade trata dos ciclos das idéias e aspirações, onde elas nascem, crescem, se desenvolvem, desgastam-se e desaparecem.

Em marketing político, a comunicação é como medicamento. Em doses adequadas é bom para a saude, em doses elevadas é veneno fatal. É necessário comunicar, mas pior do que não fazer publicidade é fazê-la em demasia e de maneira errada. Tomar a palavra a todo momento banaliza a imagem do candidato. É preciso saber o momento certo e falar com muita moderação. O segredo da boa comunicação está nos detalhes que empregamos a ela e na moderação que aplicamos em nós mesmos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Proseando com tenencia - Os medos

Seja Prudente... Não se jogue contra o público. Ao tratar de algum assunto polêmico em sua palestra, você terá algumas pessoas à favor e outras contra a mensagem transmitida. Não se jogue “de peito aberto” à discussão. Não dê sua opinião antes, vá “comendo pelas bordas” , ou seja, ouça as opiniões antes, com certeza existirão pontos comuns. Aprenda a identifica-los e crie espaços de neutralidade na discussão, para que você transite com segurança. A regra é bastante simples: Você inicia a apresentação apontando os pontos de convergência, onde as pessoas irão se identificar, pelo fato de serem comuns a todos, acabarão concordando com o ponto de vista do orador. De maneira que, depois de algum tempo, elas começarão a imaginar que, pelo fato de possuírem a mesma identidade, a forma de pensar é a mesma. Como conseqüência, vão se desarmar das resistências, sairão da posição defensiva e passarão a acompanhar seu raciocínio com interesse.

Não use palavras vulgares. Existe um inimigo eficiente para acabar com a imagem de uma pessoa e comprometer sua credibilidade: é o uso de palavras vulgares. Algumas pessoas imaginam, errônea ou ingenuamente, que, usando palavrões e gírias, estarão projetando uma imagem descontraída e natural. Ao contrário, quem se expressa com esse tipo de vocabulário, com o tempo tem sua imagem desgastada, deteriorada e, como conseqüência, corre o risco de enfraquecer e prejudicar sua credibilidade. No meio tradicionalista isso é muito intenso.

O Medo em alguns momentos pode gerar o que chamamos de “Branco”. “-Deu branco” – dizem – na verdade, o sistema nervoso gerou uma pequena pausa, pela qual o orador não esperava, e de repente vê-se perdido frente ao público sem a informação que deveria passar naquele momento. O importante neste momento é não ficar desesperado, pois este é um veneno para a apresentação, pois se o orador for dominado por ele, pior será a busca do caminho para a saída da situação. Ao perceber que “deu branco”, tem que se tentar apenas uma vez lembrar a informação. Se não conseguir resgata-la na primeira tentativa, repita uma frase anterior como se quisesse dar ênfase àquela parte da mensagem, pois é bem provável que, ao chegar ao ponto em que deu o branco, a informação surja naturalmente.

Vale a pena lembrar: “ovelha não é pra mato”. Esta frase diz tudo! Durante os festejos farroupilhas vimos em muitos lugares pessoas “tentando” transmitir uma mensagem ao microfone. Nem sempre o melhor radialista é o melhor mestre de cerimônia, ou o declamador/poeta fazendo narrações. Para cada atividade existe alguém especializado. Determinados momentos precisa emoção, parcimônia ou voz super impostada.

Mitos e Lendas... O tema mais votado


Em nossa enquete, que recebeu 69 votos, ficou em primeiro lugar o tema O Gaucho, seus mitos e lendas com 45 votos. Em segundo, com 13 votos, ficou Assim se comunicouo gaúcho, tratando das comunicações no RS. E em terceiro, com 11 votos, ficou a ideia de se manter na Revolução Farroupilha, como se fez nos ultimso dois anos. Por tanto vamos desenvolver um trabalho para apresetnarmos para a comissão estadual dos festejos farroupilhas o tema tratando do Imaginário social.

O imaginário social pode ser definido como uma instância por onde circulam os mitos, as crenças, os símbolos, as ideologias e todas as idéias e concepções que se relacionam ao modo de viver de uma coletividade. Há uma multiplicidade de fenômenos gerados no interior do processo de construção da realidade, múltiplas subjetividades que não são possíveis de serem explicadas por uma forma de pensar racional.Sempre existirá um algo mais.Neste contexto, os mitos e lendas tem um papel fundametnal na sociedade e na construção do imaginário coletivo.

Glaucus com forte participação no Acampamento


O CTG Glaucus Saraiva teve uma participação brilhante no Acampamento Farroupilha de 2010. Premiados com o segundo lugar na Gincana promovida pela Sub-coordenadoria da zona sul (nas fotos a premiação), promoveu palestras, participou das cirandas escolares no centro de eventos, das oficinas da OI, de apresentações em diversas escolas, no Galpão da Nestlé, no documentario do Ministério do Turismo. Neste, é importante salientar, a eternização deste grupo adulto. Uma apresentação impecável.


Mesmo sofrendo fortes "baixas", o grupo dançou com vontade, bem pilchados com seus trajes de época. E ainda destaca-se a inclusão, de ultima hora, de ex-membros, como o Gabriel, Vitória e Vinicius, que, atendendo ao pedido da Coordenação artistica do CTG foram às apresentações, e mais, desfilaram maravilhosos na avenida. O Ministério do Turismo contratou uma produtora para fazer um documentário dos 10 maiores eventos do País. Foi feito um acompanhamento detalhado do que foi produzido no parque, par que eles levassem o melhor de informações do evento. E o grupo adulto do CTG Glaucus Saraiva deixou resgistrado a autenticidade das danças e da indumentária gaucha.

Acreditamos que tenha sido dado mais um passo para tornar o evento, que nos ultimos dez anos trabalhamos tanto para melhorar, se tornar um dos maiores do país.

Em tempo: Nos “trending topics” do Twitter a Revolução Farroupilha é um dos dez assuntos mais comentados no momento, em todo mundo (Blog Roda de chimarrão).

Foi o 20 de setembro, o Precursor da Liberdade...

No último dia do Acampamento Farroupilha, os gaúchos lotaram o Parque da Harmonia. Desde o dia 7, a área foi reduto da cultura rio-grandense em Porto Alegre, reunindo milhares de visitantes que, diariamente, conheceram os galpões de piquetes e CTGs e saborearam o prato principal da festa: o churrasco.

Pelas estimativas dos organizadores, passaram pelo parque cerca de 1 milhão de pessoas, ante 800 mil, no ano passado. O movimento foi tão grande, ontem, que se tornou difícil caminhar e circular por entre as bancas e os piquetes.
O encerramento da Semana Farroupilha de 2010 ocorreu às 19h30min, com a extinção da Chama no próprio Acampamento. O mesmo ritual foi repetido no Centro Administrativo do Estado (pois o Palácio Piratini está em obras), no Paço Municipal e no Monumento a Bento Gonçalves, na avenida João Pessoa, quando foi extinta a Chama dos respectivos candeeiros. Após a cerimônia noCentro Administrativo, um grupo de cavaleiros do 1 Regimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul se deslocou para o Monumento a Bento Gonçalves e, depois, para o Acampamento Farroupilha, para o ritual.
O desfile de 19 foi um grande sucesso contando com São Pedro, que manteve o tmepo bom. E no dia 20, o tradicional desfile à cavalo, levou milhares de pessoas para avenida.
Fonte: Correio do Povo

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ultimos 4 dias para votar no tema

Aproveite que faltam somente 4 dias para a votação do tema da semana farroupilha 2011 no BLOG. Sua opinião é muito importante.
Mitos e Lendas do RS...o imaginário do povo na frente com 64% dos votos... Mas aguardamos a sua opinião!

Palestra em Loja Maçonica em Sapiranga



O vocábulo Maçonaria (em francês Maçonierie) é derivado do francês maçon, pedreiro. Desde a antiguidade, os construtores que detinham conhecimentos especiais, constituíam uma espécie de aristrocacia, em meio das demais profissões.


Na idade Média, os construtores de catedrais e palácios eram beneficiados, por parte das autoridades eclesiásticas e seculares com inúmeros privilégios tais como: franquias, isenções, tribunais especiais, etc. Daí a denominação francesa de franc-maçon traduzida como pedreiro-livre. A arquitetura constituía então, a Arte Real, cujos segredos eram transmitidos somente àqueles que se mostrassem dignos de conhecê-los. Havia entre aqueles construtores como que um Ideal, a construção de uma obra suprema, mediante um trabalho constante.

No Brasil e no RS muitos fizeram parte das lojas maçônicas. Uma das primeiras formas de atuação da maçonaria no Rio Grande do Sul foi a estreita vinculação entre a primeira loja maçônica e o gabinete de leitura da “O Continentino”. Os integrantes de lojas maçônicas atuavam discretamente em razão do caráter sigiloso da própria instituição.

Os liberais gaúchos, que já haviam aderido à causa emancipacionista em 1822, ganharam a adesão de setores descontentes com a política centralista da monarquia recém instalada no Brasil. Também havia o descaso para com as necessidades, sobretudo econômicas e fiscais, da província. As oficinas maçônicas eram um espaço privilegiado de debate e de aglutinação dos liberais radicalizados.


Na noite de quinta feira, dia 16/09, o Movimento Tradicionalista Gaúcho se fez representar numa palestra na Maçonaria de Sapiranga. Rogério Bastos (na fotos ao lado dos irmãos maçons) palestrou e teve este convivio numa noite muito cultural no Vale dos Sinos. Fica o Registro do convite de Paulo Meirelles para o evento.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CHAMA CRIOULA - Valor simbolico

Porque tem um valor simbólico tão grande
Uma fogueira sempre mexe com os nossos pensamentos. Um fogo de noite pode significar muita coisa. Pode ser um luau, pode ser magia... Todos nós temos uma história com o fogo. Tem gente que adora. Outros, morrem de medo. Por que será?
Em todos os povos e culturas, o fogo sempre foi associado às forças espirituais. É símbolo da divindade e das chamas do inferno. Ao mesmo tempo, o fogo é, dos quatro elementos da natureza, o mais sutil. Afinal de contas é o único com o qual a gente não pode entrar em contato direto.
O fogo é fonte de luz e nos aquece. Mas ninguém pode tomar banho no fogo, respirar fogo ou pegar fogo sem se ferir. O fogo fere porque ele é pura transformação. Nunca é igual, nem a si mesmo.
O fogo aquece nosso coração, ilumina as trevas da Noite e por isso tem importância em rituais de magia, é idolatrado por alguns, serve de inspiração para outros e ainda pode ser considerado símbolo da paixão. Como se vê, o fogo está sempre presente: não só como instrumento da Humanidade para dominar a Natureza, mas como símbolo de nossos próprios sonhos.
Na antiguidade, o fogo era considerado sagrado por muitos povos, incluindo os gregos que tinham uma lenda segundo a qual o fogo teria sido entregue aos mortais por Prometeu que o roubara a Zeus. Devido à importância do fogo, em muitos templos eram mantidas chamas acesas permanentemente. Este era o caso do templo de Hestia na cidade de Olímpia.
Segundo se sabe, a tradição de manter um fogo aceso durante os Jogos Olímpicos remonta à antiguidade, quando se efetuavam sacrifícios a Zeus. Nessas cerimónias, os sacerdotes acendiam uma tocha e o atleta que vencesse uma corrida até ao local onde se encontravam os sacerdotes teria o previlégio de transportar a tocha para acender o altar do sacrifício. O fogo era então mantido aceso durante os Jogos como homenagem a Zeus.

No Rio Grande do Sul, esse fogo simbólico é representado pela Chama Crioula, que nasceu no ano de 1947, em um momento conturbado da historia Brasileira e mundial. Era um período em que os Estados Unidos da América, que havia tirado vantagens da 2ª grande guerra, ditava a moda como centro irradiador das grandes novidades mundiais, espalhando seu capital, seu prestigio, mas principalmente sua cultura que era de “mudar”, “evoluir”, “desenvolver” reproduzir o modismo lançado que invadia a América.

Era o ano de 1947, quando é criado em Porto Alegre, no Colégio Júlio de Castilhos um Departamento de Tradições Gaúchas, com o objetivo de resgatar, preservar e proporcionar a revitalização das coisas tradicionais do Rio Grande do Sul, através da historia gaúcha. Naquele momento, um grupo de jovens ginasianos deste colégio, não ficaram sentados assistindo culturas alternativas invadirem o cerne cultural de nosso estado, e numa atitude de muita responsabilidade, oficiaram o presidente da Liga de Defesa Nacional, manifestando o desejo de fazer o acompanhamento dos restos mortais do General Farroupilha, David Canabarro, que era transladado ao Panteão riograndense, de à cavalo. Uma vez aceito pela Liga de Defesa, o mais difícil foi arregimentar cavalarianos para cumprirem o ato, onde podemos verificar que usar indumentária gaúcha naquele período era quase um “crime” perante a sociedade.

Sete de setembro de 1947, os oito jovens liderados por João Carlos D’Avilla Paixão Cortes, fizeram o primeiro desfile nas comemorações da semana da Pátria . Da pira, foi retirada uma centelha do Fogo Simbólico, acendendo o candeeiro crioulo e guardado no Colégio Julio de Castilhos, dando origem à nossa Chama Crioula, que simboliza o apego do gaúcho à sua terra, o seu nativismo, seu telurismo. Esta Chama permanece acessa dentro de cada um de nós, demonstrando nosso respeito às instituições, valorizando a nossa cultura tradicional, à palavra empenhada, e nossa demonstração de civismo, patriotismo e amor ao Rio Grande e suas mais caras tradições. Há 63 anos este ato se repete!

Ultimos dias para votar na enquete

Tema da semana farroupilha 2011 que está em nosso blog para receber a sua opinião, está quase chegando ao final. Ultimos dias para votar na enquete (ao lado). Basta colocar o cursor sobre a opção que ela aparece completa.

Sua opinião é fundamental para a construção de uma temática para 2011 entre os temas sugeridos.

Partipe...vote!!! Sua opinião é importantíssima!!!
Palestras nesta semana:
15/09 - ADESBAM DTG 12 de Outubro
16/09 - Loja Maçonica de Sapiranga (Decênio Farrapo)
17/09 - Palestra no recanto do pafuncio (Palestra especial)
17/09 - Apresetnação da invernada na OI
18/09 - Palestra no Recanto do Pafuncio da PANVEL as 16h

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Manoelito Savaris Palestra no Glaucus Saraiva


O CTG Glaucus Saraiva estará promovendo no dia 14 de setembro, as 17h, no Lote:273, no Parque da Harmonia a Palestra que faz parte do tema deste ano, dentro do seu projeto cultural. Também acontecerá mais uma palestra no dia 18/09 - as 20h.
O palestrante é o Presidente do IGTF, Manoelito Carlos Savaris. Autor da idéia do tema de 2010, Savaris é ainda patrono dos festejos farroupilhas de Bento Gonçalves, onde tem divido seu tempo entre tantas viagens neste período.

Savaris é Tenente-Coronel reformado da Brigada Militar, Formado em história, com frequencia ainda em cursos como o Direito e administração. Foi Presidente do MTG por 5 gestões (2001/2003 e 2005/2006), Presidente da comissão estadual dos festejos farroupilhas em várias oportunidades e atual Presidente do IGTF. Um ícone do tradicionalismo gaúcho de uma geração de pensadores das coisas da nossa terra.

Então agende: dias 14/09 e 18/09 Manoelito Savaris no Glaucus
da Harmonia

Produtora do MinTur já esta no Parque

Hoje estivemos reunidos com a produtora que estará realizando um documentário sobre os festejos farroupilhas para o Ministério do Turismo. Estabelecemos a rotina da produtora e encaminhamos os contatos que serão feitos para os trabalhos.

Nos dias 18,19 e 20 de setembro estarão produzindo material para o documentario que colocará Os Festejos Farroupilhas como um dos 10 maiores eventos do País. O Piquete Aporreados do 38 fará uma roda de chimarrão em seu espaço utilizando um linguajar do Rio Grande antigo, a lá Anahy de las Misiones.

O Piquete Rodrigo Cambará estará fazendo uma Tosquia em Ovelha para o público via internet.

O Piquete Laços de Sangue, um dos mais originais do Parque mostrará como se faz um pão em forno de barro. O CTG Glaucus Saraiva estará apresentando seu grupo com as danças tradicionais do RS.

Encontro de amigos na RECORD

Na noite de segunda feira, no Galpão do Grupo Record foi um momento para o encontro entre grandes amigos. Nas fotos, Luis Carlos Rech (Rede Record), João Muller (Diretor Radio Guaiba), Luis Grisólio (Diretor Correio do Povo), Francisco (Nestlé), Rogério Bastos (MTG), Waldemar Sulbach (BR), Felipe(Mulenium) e Air (Berghental).

Momentos de descontração, de piadas, de memorias de grandes momentos. O Acampamento Farroupilha tem este espírito. Mas estando dentro do Galpão podemos constatar qeu está faltando mais vida no espaço Record que já foi um dos mais vivos e premiados do Parque.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um pouco de história do Parque Harmonia

Curt Zimmermann foi o homenageado do Acampamento em 2007

No início de 1981 o engenheiro agrônomo Curt Alfredo Guilherme Zimmermann estava perto de concretizar algo que havia idealizado dez anos antes: a construção de um local para atividades relacionadas à tradição gaúcha, inclusive a lida campeira. Zimmermann passou sua infância e parte da adolescência nas proximidades da rua Barão do Amazonas, no bairro Glória, na época uma área com características rurais.

Ele tinha vizinhos que trabalhavam como carroceiros e que, nas horas vagas, realizavam diversas atividades em sua rua, como cancha reta, carneação e churrascadas em dias de festa. É da afinidade com esse tipo de tradição que surgiu a ideia de criar um local específico para isso, o parque da Harmonia. Apesar de ligado às tradições gaúchas desde a infância, Curt foi saber mais a fundo sobre a cultura e a história do Rio Grande do Sul quando conheceu o tradicionalista Glaucus Saraiva, em 1971.
Neste ano ele foi convidado a coordenar a execução de um gramado, no terreno que envolvia a construção do Galpão Crioulo do Palácio Piratini, projetado e executado por Glaucus. Conheci nesta ocasião este apaixonado e estudioso gaúcho, que explanava a importância da cultura à nossa tradição, frisando ser necessário que os habitantes desta terra tivessem mais informações sobre o assunto, pelo fato de nossos antepassados terem deixado fartos rastros de bravura, gravados neste solo, caracterizando a história de um povo guerreiro e defensor deste sul desta grandiosa nação.

Foi nesse encontro com Glaucus Saraiva e nas conversas que travou com ele, que surgiu a idéia de se criar um lugar que representasse tudo isso. Curt Zimmermann, engenheiro da divisão de parques e praças da Secretaria Municipal de Obras e Viação de Porto Alegre (Smov), concluiu a construção do Parque Marinha do Brasil em 1981. Neste mesmo ano, relatou ao então secretário, Renzo Francischini, sua preocupação com o descarte indiscriminado de caliças nas calçadas. Lembra que este mesmo material já havia sido usado para a construção de parques como o próprio Marinha do Brasil e o Moinhos de Vento, o Parcão.

Foi quando o secretário Francischini pediu que Curt o acompanhasse para conhecer uma área que ficava em frente ao prédio da Smov, que ia da Avenida Ipiranga até a Usina do Gasômetro. Depois de analisar a topografia, viu que era possível fazer o aterro para abrigar o novo parque. Recebeu todo o apoio da prefeitura com máquinas para fazer o trabalho e materiais da CRT (antiga estatal de telefonia), CEEE e Brigada Militar. Além da caliça, recebeu doações de telhas, capim santa fé, saibro e brita fina. A execução desta obra em tempo recorde, foi algo realmente surpreendente, pois não havia verba prevista no orçamento do município para a execução do parque da Harmonia (Maurício Sirotsky Sobrinho).


Fonte: Fabiano Cardoso - Assessoria de imprensa no Acampamento Farroupilha
Fotos: Rogério Bastos

Palestras da semana farroupilha 2011


Nesta semana farroupilha já ocorreram palestras na E.E.E.M. Padre Nunes sobre o tradicionalismo gaúcho, sua origem e sua importancia no cenário da cultura e da educação no RS, foi ministrada uma oficina literária na OI, onde ainda se deu mais duas de musica e dança. Palestrou-se no Piquete Terra Gaúcha. Agora, esta semana terá palestra, dia 15, no Piquete do DTG 12 de Outubro da ADESBAM, o Tradicionalismo no seculo XXI. Na loja Maçonica de Sapiranga sobre o decênio farroupilha. No piquete da Panvel (Recanto do Pafúncio) falarei sobre o tema 2010.
Os assuntos variam, mas trabalhamos no sentido de contribuir para levar o conhecimento a aqueles que buscam.

domingo, 12 de setembro de 2010

Domingo de chuva? Use a criatividade

Neste domingo muito chuvoso, aproveitamso no CTG para reunir os amigos e fazer uma tertúlia, comandada pela gurizada. Matheus e Jean mesmo sem nunca terem dançado chula, experimentaram a experiencia de dançar e provar que não tem inibição esses dois. Tascaram um desafio ao som do Renan e do Diogo que, prestativos, lá estavam com seus instrumentos para alegrar a tarde chuvosa.
Também foi o momento de encontrarmos pessoas que gostamos. Na foto eu e meus dois irmãos. O Vantuir, meu irmão de sangue e o Waldeni, irmão que a vida nos dá! O Mano também encontrou seu ídolo, o Gaucho da Fronteira, que aproveitou para fazer campanha politica.
Pelas fotos podemos ver que a turma não mediu esforços para fazer uma bela churrascada digna de um Parque da Harmonia nas comemorações Farroupilhas. Tudo é motivo pra essa galera fazer uma grande festa ao comando do Chico e do Menezes, que agitam o povo.

Cacaio Collares tipo Exportação

O MS OSCAR FRANCISCO SILVEIRA COLLARES, médico veterinário bageense, foi contratado para ministrar cursos e palestras em sua especialidade "CASTRAÇÃO DE VACAS", em três estados da nação.
O primeiro curso e palestra será realizado na cidade de Ariquenes, no estado de Rondônia, no dia 25 de setembro, na Cooperativa de Carnes, da cidade,frigorífico que abate 1.200 bois/dia, o segundo , em Goiana, no estado de Goiás, no dia 30 de setembro, na Universidade Federal, e o terceiro na cidade de Curvelo, em Minas Gerais, no dia 02 dre outubro, no Sindicato Rural.
O método usado para a cirurgia é o "DUTTO", uruguaio, eficiente e sem riscos de morte aos animais, tendo o veterinário em sua experiência de mais de 30 anos de profissão ter castrado mais de 200.000 vacas.
Na foto: Equipe de laçadores do Prenda minha de Bagé
Os cursos e palestras serão direcionados a profissionais veterinários e produtores rurais.

Zezé de Camargo e Luciano - Merito Farroupilha

Durante apresentação beneficente em Santa Rosa, nesta sexta-feira (10) à noite, os cantores Zezé Di Camargo e Luciano receberam a maior honraria do Parlamento gaúcho, a Medalha do Mérito Farroupilha, proposta pelo presidente Giovani Cherini (PDT). Cerca de 40 mil pessoas acompanharam os shows realizados em favor de 18 hospitais da região, no Parque de Exposições de Santa Rosa. “O show, hoje realizado em prol da saúde, é uma retribuição destes grandes artistas a todos aqueles que acompanham seu trabalho. Certamente, a atuação voluntária de Zezé Di Camargo e Luciano é motivo de orgulho para seu pai, que os apoiou para iniciarem sua carreira”, ressaltou Cherini. Os cantores agradeceram aos 55 deputados estaduais pela concessão da Medalha do Mérito Farroupilha, ressaltando que será guardada com carinho. Zezé Di Camargo e Luciano retribuíram a homenagem cantando Querência Amada, de Teixeirinha. O presidente do Parlamento gaúcho ainda afirmou que a trajetória da vida da dupla é um exemplo para as crianças pobres, “de que apesar das dificuldades, é possível vencer na vida”.

Esse foi o segundo show beneficente realizado por Zezé Di Camargo e Luciano em favor da saúde na região de Santa Rosa. Participaram também do evento o prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi; o deputado federal e secretário de Estado da Saúde licenciado, Osmar Terra; o presidente do Hospital Vida e Saúde, Anderson Mantei; dentre outros. E o cerimonial ficou sob a responsabilidade da brilhante e premiadissima declamadora Liliana Cardoso.


Fonte: Liliana Cardoso - Cerimonial da Assembléia Gaucha

Chuva atrapalha o Acampamento Farroupilha

O sabado chuvoso afastou muita gente que visitaria o Parque da harmonia neste final de semana. Mas só aqueles que acham que chuva estraga festa. Lá no CTG Glaucus Saraiva fizemos apresentações em escolinhas, dançamos, cantamos e fizemos a alegria das crianças. Depois fomos par ao acampamento para mais um churrasco.


No Acampamento estava acontecendo o evento regional das prendas e peões. No Galpão a turma se encontrava para mais um desafio de truco. O churrasco véio ardia nas brasas.

À noite fomos homenageados no Piquete RECANTO DO PAFÚNCIO, da Panvel/Dimed. Alexandre Borini mais uma vez contribuindo com quem precisa doou mais de 500 litros de leite par ao Lar são francisco. Num jantar de Gala em pleno acampamento a Fundaão Cultural Gaúcha MTG foi represetnada pelo seu Vice Presidente, Elomir Malta. Recebi uma homenagem muito gratificante e estarei de volta ao piquete dia 18 para uma palestra que irei proferir lá sobre a história do RS. O jean também recebeu um troféu de homenagem do ano passado. Olhem na foto que maravilha a Paella Gaucha. Foi uma homenagem fantástica. Parabéns Borini e Piquete Recanto do Pafúncio da Panvel.

sábado, 11 de setembro de 2010

Entrevista na TV Assembléia

Gravamos entrevista com o Batista Filho no Programa Democracia da TV Assembléia. Ao lado de Hilda Flores e o Professor Cesar Guazelli. Foi um debate bastante extenso sobre a revolução farroupilha sob diversos aspectos e olhares.

Na foto os entrevistados. A Professora Hilda, esposa de Moacyr Flores, apresentou a historia sob os aspectos da mulher. A importancia da mulher na revolução farroupilha. Eu e o professor Guazelli utilizamos o viés da idéia de orgulho gaúcho... por quê? Vale a pena conferir o debate na TV Assembléia.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Agenda do Glaucus Saraiva para os Festejos

09/09 - Oficina Literária na OI,,,Diogo, Renan, Diego, Matheus e Miuriel 14h
10/09 - Apresentação de manha na ciranda escolar - Mirim 9h
12/09 - Apresentação no Pousada da Figueira Grupo dos 8 13h

13/09 - Escola N.S.do Brasil 17h com alexandre (Alguns pares da Mirim)
14/09 - Oficina Musica e dança na OI - Diego, Diogo, Renan, Leo, Jakson / Miuriel, mariel Nicole 14h
15/09 - Apresentação no 3º BCom Grupo dos 8 19h30min
16/09 - Oficina Musica e dança na OI - Diego, Diogo, Renan e Leo/ Nicole,Joana, Cacá e Taiane 14h
17/09 - Apresentação na OI -Leo/Henrique, Diego, Diogo, Jakson e Philip / Taiane, Nicole, Julia, Joana, Louise Musicos: Renan e Diogo 19h

Harmonia recebe as cirandas escolares

Depois de um feriadão que levou ao Parque da Harmonia mais de 200.000 pessoas desde o dia 04 de setembro, esta quinta-feira de sol levou muitas escolas. As cirandas escolares ganharam "eco" nos galpões dos patrocinadores. A Nestlé, por exemplo, colocou monitores pra instruir as crianças ao tiro de laço. Lanches e brindes completaram o passeio das escolas.


A Prefeitura do Parque funciona mais de 12horas por dia para dar informações aos visitantes e aos acampados. Um mapa orenta a localização dos lotes. A Rádio Parque dá informações e orientações durante o dia inteiro sobre as atividades culturasi do Parque da Harmonia.

A OI iniciou as atividades dia 07 de setembro com a escola do Chimarrão de Venancio Aires. No dia 09 foi a vez da oficina literária, onde o CTG Glaucus Saraiva apresentou os Mitos e Lendas do RS. A Salamanca do Jarau foi dramatizada pelos membros da invernada do CTG. As crianças comeram pipoca, cachorro-quente e tomaram suco no Galpão da OI. Nas fotos o grupo do CTG com o Renan, Matheus, Diego, Diogo e Miuriel.

As fotos mais artisticas referem-se ao Acampamento dos "Aporreados do 38", que este ano trás o tema "Palácio da República", Uma réplica da sede do governo republicano na revolução farroupilha. As escolas vibram ao visitar o Aporreados e verem a própria história ao alcance da mão.

A importancia do chimarrão na vida dos gaúchos

videoAcompanhe neste vídeo a importancia do chimarrão na vida dos gaúchos, suas qualidades e um pouco da história da bebida simbolo do Rio Grande do Sul. O Mate, para os índios, ligava o mundo real aos planos espirtuais.

Agenda Farroupilha - Venha ao Parque

Nesta quarta feira, dia 08 de setembro o Parque da Harmonia recebeu as crianças das cirandas escolares, bem como os galpões dos patrocinadores. Nas fotos o Galpão da Petrobrás, da OI, da Nestlé, a loja Coza Gaúcha e o DTG Lenço Colorado.

A vista noturna maravilhosa dos Galpões dos patrocinadores e a placa alusiva aos 7 anos da Petróleo BR no Parque da Harmonia.
No Palco da Feira estiveram Marco Lima e Cesar Oliveira e Rogério Melo nesta Quarta. Quinta feira dia 09/09 - hora e vez de Shana Muller. Gratuito no Palco da Feira Farroupilha. Também teremos a oficina Literária na OI as 14h


Maravilhosa a iluminação do Palco da feira para os espetáculos noturnos. Venha participar e não deixe de votar na enquete ao lado... seu voto é fundamental.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A escolha do tema 2011

Colocamos uma enquete ao lado, para que você contribua com a sua opinião de qual seria o melhor tema para os Festejos Farroupilhas de 2011. Selecionamos dois temas que já concorreram e outro mantendo a atual linha.
Para entendermos, os temas dos festejos farroupilhas foram os seguintes desde a introdução dos desfiles temáticos e da musica tema:

2001 - A República
2002 - A mulher
2003 – Soldado Farrapo: O herói anônimo

2004 – Os Ideais Farroupilhas
2005 – O Gaúcho: Usos e Costumes
2006 –Assim se fez o Gaucho
2007 – Assim se movimentou o Gaucho

2008 – Nossos símbolos: Nosso Orgulho
2009 – Os farroupilhas e suas façanhas
2010 – Farroupilhas: Ideais, cidadania e revolução


O tema das lendas abriria um "leque" de opções voltadas ao imaginário social. A formação de uma consciencia coletiva da sociedade gaúcha e até mesmo da formção da identidade do Gaúcho.
Um tema como assim se comunicou o Gaúcho trabalharia a ideia da arte das comunicações, desde o Chasque, até as mais altas tecnologias de levar a informação como previu Barbosa Lessa na decada de 80 que em 2010 surgiria um "telurismo anti-nuclear ou cibernético" que seriam jovens levando as tradições através do uso da tecnologia existente.

Uma terceira linha manteria a analise da Revolução Farroupilha como tem sido feita nos ultimos dois anos. Vote, Participe, mande e-mails. Sua opinião é fundamental para a democracia na maior festa popular do Rio Grande do Sul.

Acampamento Farroupilha começa à mil

O Parque da Harmonia abriu oficialmente dia 07 de setembro as 18h com a chegada da chama crioula. Mas muitos eventos já estavam acontecendo "extra-oficialmente" na maior festa popular do Rio Grande do Sul . O Galpão do CTG Glaucus Saraiva recebeu o J. Barbosa e seus musicos na noite de segunda, dia 06, além do ensaio da invernada mirim. Os Pais fazem a festa e muito churrasco no parque. A Rádio Parque que criamos em 2004, hoje é peça fundamental do evento par aos recados, informações úteis e programação, além de crianças que se perdem muito no tumulto dos chamados, dias fortes.
A erva mate Barão presente como ervateira oficial do evento. A visita do fotógrafo e artista Leonid Streliaev ao lado do Presidente da comissão municipal, Vinicius Brum. E o Piá Farroupilha do Glaucus Saraiva posando o lado dos produtos Nestlé no Parque.
A OI, patrocinadora oficial do Acampamento Farroupilha trouxe a escola do Chimarrão de Venancio Aires para ensinar técnicas de preparo da bebida oficial dos gaúchos. Formam 5h de aulas e de muito mate para os visitantes que aprenderam a importancia do Chimarrão, que é, muito mais que uma simples bebida. Apresentações artisticas também aconteceram nos galpões.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Primeiro dia de Acampamento Farroupilha

Na verdade só começará mesmo as atividades oficiais dia 07 de setembro as 18h. Há um ritual de espera pela extinção da Pira da Pátria respeitando uma tradição cinquentenária. Mas o Parque já está em pleno funcionamento. Pelas fotos podemos ver o Acampamento do CTG Glaucus Saraiva e do Piquete Geraldo Santana funcionando, com associados e simpatizantes frequentando.

Também o Parque recebeu as ilustres e lendárias visitas de duas grandes feras. Telmo de Lima Freitas, ex-patrono da semana farroupilha e o grande vencedor da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana e Paulinho Pires, o homem do serrote musical. Também presente Vinicius Brum, Coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria de Cultura de Porto Alegre e Presidente da Comissão Municipal, e junto com Luiz Carlos Borges fez as letras das duas primeira musicas temas da semana farroupilha de 2003/2004. Vinicius Brum tambem fez parte do Tambodobando