sábado, 31 de julho de 2010

Ocupação territorio do RS

Em 1680 os Portugueses fundaram a Colonia do Santissimo Sacramento no Uruguai na margem contrária a Buenos Aires, para o contrabando pelo Rio da Prata. O comercio de gado estava consolidado na região e cada vez mais arriscado.

Portugal manda o Brigadeiro José da SIlva Paes para a barra do Rio Grande para estabelecer ali um ponto de apoio à Colonia do Sacramento que recebi investidas permanentes dos espenhóis. Silva Paes desembarcou em fevereiro de 1737, trazendo soldados da infantaria e artilharia, canhões, munição e cavalarianos do Regim,ento de Dragões das Minas Gerais. 254 homens.

Junto com Cristovão Pereira de Abreu, Silva Paes levantou a fortificação que incluia uam capela e uma altar dedicado a Jesus, Maria e José (que deu o nome ao forte).

Os espanhóis e as reduções e missões jesuiticas

Em 1626 o Padre roqeu Gonzales atrasvessou o Rio Uruguai e fundou o aldeametno de São Nicolau, em terras hoje Rio-grandenses. São Nicolau foi a primeira Redução Jesuitica. Em 1627 fundou a redução de Candelária.

Os missionarios chegaram a bacia do Rio Jacuí em 1633, onde fundaram a missão de Santa Teresa (norte do RS), Santa'Ana, na depressao central chegou a abrigar 7000 pessoas. São Joaquim reuniu mais de mil familias catequizadas. Acompanhe pelo Mapa as reduções jesuiticas.

Com as chegada dos Bandeirantes em busca de ouro nas novas terras, resolveram apresar os indios das reduções . A Primeira Bandeira paulista foi de Raposo Tavares em 1636. Depois ANdré Fernadez, Fernão Dias Pais e Jeronimo Pedroso. Muitas outras vieram depois, buscando indios para escravizar em São Paulo.

Os Jesuitas não conseguiram evitar a destruição das reduções e viram suas igrejas e casas incendiadas, destruidas e os indio mortos ou prisioneiros. Asim começou a retirada das populações missioneiras indo em direção ao Rio Uruguai. O gado se dispersou e ficou xucro aos campos abandonados, multiplicando-se.

Os espanhóis ficaram alarmados qunado em 1680 os portugueses fundarama Colonia do Sacramento e logo trataram de providenciar a ocupção do territorio ao norte do rio da Prata. Com o objetivo de resguardar as suas estancias os jesuitas resolveram novamente atravessar o Uruguai e fundar em terras rio-grandenses sete aldeiamentos que se chamaram Sete Povos:

- São Borja (1682)

- São Nicolau (1687)

- São Luis Gonzaga (1687)

- São Miguel (1687)

- SãoLourenço (1690)

- São João Batista (1697)

- Santo Angelo (1706)

Os primeiros caminhos


Os portugueses logo perceberam que o gado xucro, ou chimarrão, que pastava no scamposnão tinha donos. Isso representava uma grand eriqueza: Fornecia carne, couro, graxa, a guampa e servia ainda como meio de transporte. Excelente fonte de comercio. Assim iniciaram as rotas dos tropeiros, que conduziam as tropas de gado bovino, cavalar e muar (mulas) até Sorocaba (SP) onde vendiam os animais.

As invernadas
Durante o percurso dos tropeiros, eles iam parando aqui, ali, para descansar e ao memso tmepo alimentar o gado e dar agua. Ocorria que as vezes ficavam parados em determinados lugares por semanas, devido ao mau tempo. Acabavam construindo umpequeno abrigo para dormir e alimentar-se. Esse lugares onde os tropeiros ficavam e acomodavam o gado chamava-se invernadas.

O maior de todos os tropeiros foi Cristóvão Pereira de Abreu, que nasceu em 1680 (data de fundação da Colonia do Sacramento) em Ponte lima, Portugal. Pertencia a uma familia nobre, por isso tinha instrução esoclar acima do comum. Com seu desejo de avcentura e de conhecer novas terras se trnasferiu par ao Brasil ainda muito jovem. Tornou-se tropeiro e comerciante, e sob seu comando o comercio de gado desenvolveu-se muito no RS.


A formação do RS - Povoamento

Os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul

          Há aproximadamente 10 mil anos, aqui chegaram os primeiros seres humanos, os indios.  Há dois mil anos, um grupo que alcançou o Rio Uruguai e entrou em territorio Rio-grandense, o Grupo Guarany. Eram bons navegadores, conheciam as florestas, usavam o arco e a flecha, tacape e a lança. Eram guerreiros e ocupavam os vales dos grandes rios com florestas e litoral.
          Conheciam o fumo, produziam potes de cerâmica, plantavam pequenas roças. Trouxeram o milho, a mandioca, a abobora, a pimenta, o pimentão, o feijão, o amendoim e o uso da erva mate.
A chegada do Homem Branco.
          Os primeiros elementos da raça branca que aqui chegaram foram os portugueses e os espanhóis.eles disputaram o território de várias maneiras: por lutas armadas, por acordos e por ocupação das terras.
        Quando eles aqui chegaram ,o território era habitado por 100 a 150 mil indígenas, que utilizavam a natureza sem destruí-la ou prejudicá-la.não poluíam as águas, não destruíam a vegetação, não extinguiam os animais.
          Os portugueses começaram a ocupar o território pelo litoral, explorando o gado selvagem solto pelos índios e jesuítas. Depois ocuparam os campos da campanha, consituindo as estancias.
         Outros elementos da raça branca que chegaram ao RS forma os açorianos, que deram inicio a agricultura. Plantaram trigo por algum tempo e dedicaram-se a outras atividades como a pecuária e comercio.

Os negros
          Os colonizadores além de vender e comprar gado, vendendo couro e sebo, iniciaram a fabricação do charque. Por esse motivo os charqueadores começaram a introduzir a mão de obra escrava vinda da àfrica. Negros qeu com seu trabalho forçado contribuiram no desenvolvimento do estado e também na cultura.


Outros imigrantes

          Em 1824 chegaram os alemães e em 1875 os italianos. Eles povoaram a região, abriram caminhos que nao existiam nas matas, foram derrubando árvores para plantar. Povoados surgiram, a industria se desenvolveu e o comercio cresceu.
          Também chegaram ao RS Judeus, Poloneses, Ingleses, Japoneses, Chineses, Sírios, Libaneses, coreanos... e o territorio crescendo e ficando cada vez mais povoado.

        População: É o conjunto de seres humanos que habitam o território, independente das raças.

Geografia do RS - Clima e vegetação

O Clima do RS chamado de subtropical, por que no verão é quente em demasia e no inverno é um dos mais rigorosos do Brasil. Diferente do norte e nordeste do Pais.



Em Bom Jesus, a 1.085m de altitude, tem um inverno bastante rigoroso, mais que Porto ALegre que tem 4m de altitude me relação o nível do Mar.



A vegetação do RS tem se modificado ao longo do tempo, quer pela ação humana, quer pelo movimento da propria natureza. O homem modifica a vegetação , por exemplo, quando retira do solo todas as árvores de uma espécie e em, seu lugar, planta outras de espécie diferente.

A vegetação predominante no Rio Grande do Sul é a litorânea, mata subtropical, mta dos pinhais e os campos (ver mapa).

Geografia RS - Hidrografia

Hidro: Agua Grafia:Escrita É parte da geografia que estuda o conjunto das águas (rios, bacias, lagos, etc...) re uma região.

Termos significativos, fique atento pois são importante spara entender a hidrografia do RS:

Bacia Hidrografica: É a area na qual corre o rio principal e todos afluentes.
Nascente: Local onde nasce o Rio
Afluente: Pequenos Rios que desembocam no rio principal
Foz: Local onde desagua o Rio Principal

Bacia do Sudeste: O rio Jacui é o principal rio desta bacia. Foi e continua sendo de grande importancia para o estado. Seus principais afluentes são os rios:
Taquari, Caí, dos Sinos, Gravataí.
Foi através do Jacui que os colonizadores alemães e italianos tiveram acessos as regiões interioranas do estado. Possui um trecho navegavel de 667km, de Cachoeira do Sul ao porto de Rio Grande.

Bacia do Uruguai: Formado Rio é o Uruguai e seus afluentes. Ele nasce da união dos rios Pelotas e Canoas em Santa Catarina, e desagua na Foz do Rio da Prata, no Uruguai. Sua extensao é de 2,046km, dos quais mais de 1,500km no Brasil. Esse rio tem grande importancia historica, pois foi atravessando-o os Jesuitas fundaram os sete povos das missões.
Seus principais afluentes são: Contas, Paso Fundo, da Várzea, Quaraí, Camandaí, Piratiní , ijuí e Ibicuí.

Geografia do RS - Relevo

Limites do RS:

Ao norte: Santa Catarina
Ao Sul: Uruguai
A leste: Oceano Atlantico
A oeste: Argentina

Extensão territorial: mais de 280.000 km²

População : mais de 10.900,000 de habitantes

Municipios:496

Relevo:

Planalto - Grande extensao de terreno elevado, cortado por vales (exe: Passo Fundo) Situado ao norte do estado apresentando solo vermelho
Planice - Terreno Plano
Depressão- Em geografia, é um abaixamento de nível do solo (ex: Santa Maria depressao central)
Escudo- Na geografia do RS, é o conjunto das serras localizadas a oeste da lagoa dos patos
Campanha- Em geografia, são os campos extensos, geralmente destinados a pastagem de gado vacum, equinos, ovinos e caprinos.
Pico- Local mais alto de uma determinada região


Encosta da serra: Localiza-se entre o Planalto e a depressão central. Trata-se de uma região importante, pois nela encontramos a região da zona colonial, principal produtoras de cultura vinícola desenvolvida pelos imigrantes italianos (Caxias, Bento, Garibaldi, Flores da Cunha, Veranóplis e outros). Desenvolveu a industria moveleira e metalmecânica.

Depressão Central: Região situada mais para o centro do estado. Em realção às regiões próximas é uma área mais baixa. Foi seguindo o Rio Jacui que os habitantes fundaram cidades como General Camara, Rio Pardo, São Jeronimo...

Campanha Gaúcha: Localizada a sudoeste do estado a campanha gaúcha é algo que caracteriza o RS, como o "Pão de Açucar" caracteriza o RJ.

Planice Litoranea: localizada a leste do estado, chama-se planice por ser uma região plana, que está ao memso nível do mar.

Concurso interno do CTG Glaucus Saraiva

CONTEÚDOS PARA A PROVA ESCRITA

LOCALIZAÇÃO DO RS
RELEVO DO RS
HIDROGRAFIA DO RS (PRINCIPAIS)
FORMAÇÃO DO RS
REVOLUÇÃO FARROUPILHA
SÍMBOLOS CÍVICOS E ECOLÓGICOS DO RS
LENDAS GAÚCHAS – M´BOITATÁ , NEGRINHO DO PASTOREIO,
SALAMANCA DO JARAU, O CAVERÁ, JOÃO DE BARRO, QUERO-QUERO
DANÇAS TRADICIONAIS
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
MTG – O QUE É, DATA DA FUNDAÇÃO E SUA FUNÇÃO
TRADICIONALISMO, CARTA DE PRINCÍPIOS
GLAUCUS SARAIVA- BIOGRAFIA
HISTÓRICO DO NOSSO CTG GLAUCUS SARAIVA
CHIMARRÃO
INDUMENTÁRIA


MOSTRA FOLCLÓRICA

BONEQUINHA DE GALPÃO, PIAZITO, PRENDA MIRIM E PEÃO PIÁ – BRINQUEDOS , BRINCADEIRAS OU LENDAS DO RS


PRENDA JUVENIL, ADULTA E VETERANA – ARTESANATO

PEÃO E GURI FARROUPILHA – PROVA CAMPEIRA

PROVA ARTÍSTICA

ENTREVISTA INDIVIDUAL COM APRESENTAÇÃO DA PASTA PARA COMISSÃO;
DANÇA TRADICIONAL
CANTO OU POESIA


OBS : ESCOLHA LIVRE DO PEÃO OU PRENDA DE HONRA PARA A PROVA DAS DANÇAS TRADICIONAIS;

PASTA : DADOS DE IDENTIFICAÇÃO, VIVÊNCIAS EM QUE PARTICIPASTE DENTRO OU FORA DO CTG, PESQUISA DA MOSTRA FOLCLÓRICA COM BIBLIOGRAFIA,LETRA DA MÚSICA OU POESIA QUE SERÁ INTERPRETADA,E OUTROS ANEXOS A CRITÉRIO DE CADA CANDIDATO.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tudo é festa no Beira Rio... e aqui em casa

A diretoria do Inter anunciou, na tarde desta quarta-feira, o projeto arquitetônico para as obras de modernização do estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014. No evento, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, elogiou as alterações propostas para cumprir as exigências da Fifa. "Quando me perguntam qual é a principal obra para a Copa, eu não tenho dúvidas que é o Beira-Rio. Se não houver estádio, não há campeonato”, defendeu.

Na tarde a assinatura do convenio a noite a festa do Inter... Um a zero no São Paulo.

A final da Libertadores está mais próxima do Beira-Rio. O Inter deu um passo importantíssimo para chegar à decisão do torneio ao ganhar do São Paulo por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Beira-Rio. Giuliano, que entrou no segundo tempo com sua estrela, foi o herói da noite ao marcar aos 23 da etapa final. Agora, o Colorado joga pelo empate no segundo encontro da semifinal, no Morumbi, na quinta-feira da próxima semana..

A estrela de Giuliano brilhou como no jogo contra o estudiantes que o inter perdia por dois a zero e estava saindo, quando ele entrou no jogo pra fazer valer o regulametno do gol fora de casa.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Hoje é dia de torcer...e eu estarei pronto para a batalha

Como dizem as prendinhas em suas despedidas:
"..._É...parece que foi ontem..."

E parece mesmo, quando entravamos no estadio gigante da Beira Rio para ver o Internacional enfrentar o São Paulo pela final da Libertadores de 2006. De lá pra cá, só alegrias. Hoje a noite damos mais um passo rumo a grande final. Reforçados com velhos idolos de 2006, infelizmente, sem o capitão da América, o Fernandão. O Cara que mais levantou taças enquanto esteve no Beira Rio.
É... parece que o Bolivar vai ter que fazer este esforço. E não descuidamos não... domingo tem GRENAL. Conhecidencias? Lembram em 2006? Inter perdeu o gauchão pro gremio, no regulamento? Pois é! 2010 também perdemos no regulamento do saldo qualificado de gols. O ano também era de COPA DO MUNDO (isso parece motivar o colorado).

Dos quatro times ainda vivos na Libertadores, três também disputavam o título em 2006: Inter, São Paulo e Chivas.
Ao todo, São Paulo e Internacional se enfrentaram 52 vezes, com 20 triunfos são-paulinos, 17 empates e 15 vitórias coloradas. Os paulistas assinalaram 71 gols, contra 58 dos gaúchos. Se vencer hoje o inter encurta a distancia para 4 jogos. Ai seria 16 vitorias...fique ligado que melhoraremos as estatisticas no jogo 53.

Em 2006, assim como neste ano, o Inter perdeu o título estadual para o rival Grêmio, mas pôde comemorar a conquista da América e depois do mundo, em dezembro. Então vale a pena ficar atento hoje a noite!!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Inovações para preservar as tradições gaúchas

Numa previsão de 25 anos atrás, Barbosa Lessa estava certíssimo. Ele previu e acreditou na juventude como uma mola propulsora da cultura tradicional do RS. Também previu que na era da comunicação (anti-nuclear ou cibernética, conforme visão da época) as tradições precisariam de uma base tecnológica para avançar para o futuro.

Não podemos abandonar as bases, as raízes, mas temos de estar atentos ao que o mundo da era da informação oferece. Até por que, uma cultura cada vez mais desenvolvida, buscando chegar a todos os cantos do mundo, fundamentada no conhecimento, é movida por sistemáticas de transformações, mudanças mas ao mesmo tempo, de preservação, deve estar sempre em busca de melhorias nos procedimentos que constituem o maior produto do tradicionalismo, que são as próprias tradições gaúchas.

Inovar é se preocupar em renovar o sistema de divulgação daquilo que o tradicionalismo organizado oferece e a forma como são concebidos e disseminados os conhecimentos que envolvem as tradições de nosso estado. Temos de identificar as oportunidades e materializar as idéias que correspondam às necessidades dos tradicionalistas. O ENART pela internet foi só o princípios...a pontinha do Ice Berg. Esse foi só um dos exemplos de trabalhos que se converteram em referencia das possibilidades de crescimento do tradicionalismo organizado para todo o Brasil. Neste momentos, quanto maior for a incorporação de tecnologias para o desenvolvimento e crescimento do tradicionalismo, maiores serão os resultados positivos no cenário tradicionalista do RS e do Brasil.

Com certeza terão aqueles que dirão (mais por falta de capacidade de ter tido a idéia que mesmo por capacidade de materializar ela): Temos que ter muito cuidado com esses “avanços” para não perder a essência. Aí eu pergunto... como perder a essência se tudo que se está fazendo é pra levá-la mais longe. Para que mais gente conheça e ajude a preservar. Com certeza essas pessoas aparecerão. Nunca fizeram nada pra melhorar, mas dar “pitaco” é o mesmo que escalar a seleção Brasileira. Essa inovação, premeditada por Barbosa Lessa na década de oitenta, significa estar a frente no cenário Gaúcho, usando as tecnologias existentes e buscando novas formas da tradição gaucha chegar para todo Brasil, aumentando as possibilidades de consolidação de um ciclo prospero, aquele em que, o Rio Grande ganha, o turismo, a educação e a cultura terão um produto de qualidade para a copa de 2014.

“...no entanto, aquela etapa é essencial para a compreensão do que vem ocorrendo com a cultura desde os anos 90 do século XIX. Ou seja: ciclicamente, de trinta em trinta anos, ao ensejo de alguma rebordosa mundial ou nacional, e havendo clima de abertura para as indagações do espírito, termina surgindo algum "ismo" relacionado com a Tradição.
Assim foi com o gauchismo dos anos 90 (1890). Com o regionalismo dos anos 20 (1920). Com o tradicionalismo dos anos 50 (1947...). Com o nativismo de 1970. E sou capaz de jurar que lá pelo ano 2010 surgirá uma espécie de telurismo antinuclear ou cibernético, resultante da inquietação de analistas de sistemas em conluio com artistas plásticos, incluindo cartunistas e comunicadores visuais. É claro que, de acordo com cada época, modifica-se a dinâmica e o campo”
(Barbosa Lessa. Nativismo um fenômeno social gaucho – 1985)

domingo, 25 de julho de 2010

Prepara o poncho... Segunda e terça geladas


Esta Segunda-feira registrará mais nuvens com chance de chuva e garoa no Norte e no Nordeste do Estado, mas o tempo firma e o sol deve surgir nestas regiões. As mínimas devem ficar em 2ºC. O ar polar traz temperatura baixa e faz frio na madrugada, começo da manhã e na noite de segunda, já que a tarde deve ser amena na maioria do Estado. O vento sopra fraco a moderado, mas no Extremo Sul e no Leste pode ter rajadas ocasionais. O mar deve ficar agitado junto à costa gaúcha.

Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 7ºC e 16ºC.

O ar seco e frio que garante a melhora do tempo na segunda fará da madrugada de terça a mais gelada da semana, com marcas abaixo de 5ºC e geada em quase todas as regiões gaúchas. O enfraquecimento do ar vai permitir que novas áreas de instabilidade avancem para o Estado na quarta-feira, quando pode chover.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Agendão de eventos

24 e 25 de julho - Rodeio no CTG Darci Fagundes em Guaiba(51) 34911253 ou 96778735
24 e 25 de julho - 3º Festival Sócrates de arte do CTG Bento Gonçalves da SIlva de Alvorada
25 de julho - café campeiro das invernadas do CTG Capão da Porteira. Tinha um baita reconhecimento para este CTG, mas seu coordenador dos grupos, não se coordena bem. Mas igual estamos divulgando, pois o grupo não tem culpa.
01 de agosto - Galeto no CTG Glaucus Saraiva do Gremio Geraldo Santana
07 de agosto - No CTG Gildo de Freitas tem o Guri de Uruguaiana e baile com Coração Gaúcho. Más bah...já to louco pra ir lá tomar um mate e escutar o "canto alegretense". Ingresso antecipado para jantar, show e baile 30,00 Na hora é 40,00 051-33664145 só show e baile 25
05 a 08 de agosto - FETARC no CTG Amaranto Pereira de Alvorada (Mazáááá...comissão avaliadora do enart, hoje,mais importante que o premio em dinheiro. Toni meu véio, ceis tão em alta, não tem premio em dinheiro milionário, mas tem tu e a equipe, valem mais. Quando eu crescer...quero ser também avaliador de danças)
21 de agosto - CTG Lanceiros da Zona Sul tem torneio de truco. Inscrições com meu amigo Arnúbio, (51) 32613341 ou 99613189 ou mariangela_sc@terra.com.br

A formação do Imaginário social


Devemos entender que o imaginário social é a peça efetiva e eficaz do dispositivo de controle da vida coletiva e do exercicio do poder. Sendo assim, toda a sociedade precisa imaginar e inventar a legitimidade que atribui ao poder. Lembre-se...o poder não tem que ser somente Poderoso..mas sim, Legítimo. O espaço Riograndense foi resultado das relações de poder existentes, marcado por lutas e revoluções.

Então nós podemos definir a identidade pertencente ao povo riograndense como de ideais de uma elite caudilista de controle de fronteira no seculo XIX, com caracteristicas da vida campeira mesclada por etnias e coma ideologia positivista da república velha riograndense no seculo XX. Elementos que fundamentaram o perfil político-cultural do Gaúcho. Por exemplo, devemos atentar que o poder local também era garantido pela manipulação do imaginário social, no qual a repúiblica castilista e borgista soube muito bem reformular.

A identidade regional do RS pode ter sido resultante tambem de um aproduçãointelectual comprometida com a unificação do que hoje nós conhecemos por cultura Riograndense. Dessa forma buscou-se no Gaúcho,elemento pertencente à cultura popular de um estado que sente-se em seu imaginário social, uma Nação.

Origem da identidade do gaúcho

Que são fronteiras? Qual a origem da identidade do Gaúcho?Quem é esse gaúcho que conhecemos?
Talvez dentro do processo de globalização e de constituição de blocos economicos de poder, da internet, ou mesmo da internacionalização imediata da informação fez com que fosse estimulado o redicionamento dos conceitos de limites e de fronteiras.

Então vemos nesta instantaniedade o conhecimento cientifico e também o estado nacional moderno passando por crises e transformações. O processo é tão rápido que a crise que abarcou o sistema imobiliario Norte americano chegou ao mundo em instantes...

Vamos tentar entender essa questão de identidade nacional e regional a partir do RS como espaço de fronteira no século XIX (parece distante não é? Mas meu avô nasceu no seculo que falo). Para a formação de um estado nacional moderno é preciso que seja consolidada a identidade nacional e esta acontece quando conflitam identidades regionais, sobresaindo uma, que torna-se heterogênica, sendo mentor de um "imaginário vencedor".

Nesse momento entra em cena mo papel dos intelectuais, como influenciadores do imaginário social e na concepção de histórioa. Eles busam no passado o "mito de origem", as raízes... Porém este é um passado reconstituido no presente. A historiografia oficial brasileira sempre salientou a linha nacionalista como homogenea e unitária, neses tempos sim, o conceito de fronteira aproximava-se de separação e de limitação territorial. Nesse contexto autores como Moyses vellinho viam a formação social e cultural do RS definida como elemento pertencente a identidade nacional. Já Manoelito de Ornellas trbalhava com a formação étnica do Gaúcho vinda do portugues e do espanhol, como elementos providos de uma origem moura (árabe).

Até a primiera metade do seculo XIX o espaço compreendido como a Pampa caracterizou-0se pela unidade social cotidiana do homem à cavalo, da pecuaria, movida por interesses economicos e políticos, bem como as divergencias existentes promovidas pelas coroas dos colonizadores.

As contingencias da época levaram o governo a aumentar os proprietários de terras, fortalecendo a defesa territorial, ocupando espaços,mas também estabelecendo relações caudilhescas, dos chefes locais que tambpem lutavam por seus interesses. Diferente das "capitanias hereditárias" que dividiram o Brasil, o RS era na base das " sesmarias". As relações sociais e politicas ocorreram em torno da estancia de criação, das charqueadas...da vida rural.

Visto como um misto de homem rude americano mescla do indio, do negro, do portugues, do espanhol... um mestiço que inicialmente manifestou-se como um Rebelde social. Esse individio pasosu a trocar suas habilidades por sustento nas estancias. Recrutados para serem os soldados e trabalharem para os caudilhos, desenvolveram muitas caracteristicas, entre elas, resistencia fisica, habilidades com armas e cavalos, com os recursos naturais e de sobrevivencia, uma coragem imensa em relação a vida que levavam. Edison Acri classificou esse elemento como changador, gauderio e depois como gaúcho.

(continua)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vamos testar seus conhecimentos?

Vamos testar como estão teus conhecimentos.... por esse mundo chamado Rio Grande do Sul.

Vamos então... Responda as questões abaixo:

01 - Qual o tratado que estabeleceu que a Colonia do Sacramento pertenceria a Espanha e os sete povos para Portugal em 1750?

02 - O que significa a expressao gauchesca: "tirar a lixiguana"?

03 - Quem é o autor da missa crioula?

04 - Que dia se comemora o dia do folclore? E o dia da Tradição?

05 - Qual a primeira redução jesuitica fundada no RS?

06 - Como é chamado o animal sem "marca ou sinal"?

07 - O que significa a expressao gauchesca: "Saiu batendo guampa"?

08 - Qual o grupo indígena de nosso estado que era nômade e estava sempre em busca da "terra sem mal"?

09 - Como se chama o peão que tem por atividade retirar a lã das ovelhas?

10 - Segundo a crendice popular existe um mal que só pode se curar por meio de benzedura. Qual é esse mal?

11 - Quem foi o introdutor do gado em nosso estado?

12 - O que significa a expressao gauchesca: "pisando em ovos"?

13 - Em que rio do nosso estado se localiza a hidreletrica de ernestina?

14 - Como se chama a chaleira rustica no RS usada para esquentar agua, feita de uma lata e arames?

15 - A Teiniaguá pertence a que lenda?

16 - Qual a ve no RS é considerada como sendo agorenta, causadora de má sorte?

Depois tem mais...aguarde

fique ligado vem ai a transmissão ao vivo do ENART com alta tecnologia de transmissao de dados via internet. Você não pode perder. Avise os amigos!!!!!!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

As novidades do Portal MTG




Seguindo a tese de Barbosa Lessa, que em 2010 surgiria um grande evento tecnológico qeu desencadearia uma série de ações que irão unir os tradicionalistas de todo o Brasil em torno do amor à Gleba e as tradições, estamos em contato permanente com a OI, que nesta quinta-feira, em uma reunião no hotel Quality, adiantou os primeiros passos do Portal MTG/OI, nossa plataforma tecnológica, que englobará uma série de informações, sites, videos, fotos, eventos....

O Portal fará:

- Busca entidades;
- Mapas Graficos;
- Colocar circulos por região no Mapa;
- Relatórios estatísticos;
- Cadastro on line para eventos das entidades, Rodeios, congressos, seminários...
- Livro de presenças On line (virtual)
- Agregar os sites das entidades tradicionalistas ;
- Transmitir os maiores eventos do MTG incluindo aí o ENART;
Atenção: Não esqeuça que sexta dia 23/07 é o ultimo dia para inscrição no Harmonia!!!!!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Prepare-se...ta chegando o ENART.org

Vamos usar alta tecnologia de tranferencia de dados para transmitir áudio e vídeo através da ENART TV/TV Tradição, mas com uma particularidade muito especial: você pode acompanhar as noticias sempre aqui pelo BLOG. Pois estaremos, entre outras coisas, transmitindo ao vivo de Rádio e TV... fique atento ao site:www.enart.org
- Reunião com a OI para tratar do Portal e da Transmissão
sobre transmissões pelo Plug streming

Download X Streaming
Quando você faz o download tradicional de um arquivo MP3, por exemplo, você primeiro baixa o arquivo para seu HD para só então abrí-lo no Winamp. Ou seja, são dois processos: um de baixar e outro de abrir o arquivo. Geralmente, você só vai abrir o arquivo depois que o download já estiver concluído, ou seja, depois que o arquivo já estiver por completo em seu PC.

Com o Plug Streaming é um pouco diferente. O computador fica constantemente recebendo o áudio ou vídeo, que já é apresentando ao usuário instantaneamente. Não há necessidade de baixar um arquivo previamente, como no download.

Atualmente, as principais tecnologias de streaming utilizadas na Internet são da Real Networks (Real Player) e da Microsoft (Windows Media Player).

Streaming Live X On Demand

A transmissão em streaming pode ser "ao vivo" (live) ou não.

Transmissões live são como as Rádios e TVs normais, porém, através da Internet. É um broadcast, ou seja, todas as pessoas escutam ou assistem a mesma coisa, ao mesmo tempo. Se um programa foi apresentado às 16h e você não assistiu, não verá de novo, a menos que façam uma reprise.

As transmissões on demand é que são a novidade. Proporcionam uma interatividade que só passou a existir com a chegada da Internet. Trata-se de arquivos gravados que você pode acessar, via streaming, a hora que quiser e quantas vezes quiser, desde que esteja disponível no site desejado. É o mesmo que ter nas mãos uma fita de vídeo cassete: você pode ver, rever, voltar, ver novamente mais tarde, etc.

Regional do ENART 1ªRT



A 1ª Região em parceria como Sport Club Internacional, que tem apoiado incansavelmente seu Departametno de Tradições, o Lenço Colorado, organizaram uma belissima regional. A Força "B" deu um verdadeiro Show no tablado do Gigantinho mostrando que o nível está muito equiparado, gerando dificuldades para a comissão avaliadora.
Agora uma critica à comissão (e não poderia deixar de acontecer), é para quando ressucutam uns "que já foram" e eles vem com o espíritode quem estava ali o tempo todo. Isso aconteceu ano passado. E a força "B" não merece ser laboratório de ressucitação.
Agora com aquela estrutura do gigantinho... Nossa e todo complexo do Gigante...teremos uma belisssima interregional do ENART. Parabéns aos grupos e individuais classificados. Sucesso moçada.
Aos que ficaram no meio do caminho, a certeza que trabalharam, aprendeream e cresceram muito nesses meses de preparação. Assim foi para o Nosso querido Glaucus Saraiva. Resolvi fazer em versos todas as chamdas para os grupos por achar que todos mereciam uma motivação na entrada... Um abraço a todos.

Lançamento oficial da chama crioula do estado

A chuva e o frio não atrapalharam a solenidade de lançamento oficial do 63º Acendimento da Chama Crioula na histórica Fazenda do Itu no município de Itaqui nesse sábado. Estiveram presentes representantes da diretoria do MTG, o Sr. Edemar Fischer, (acompanhado do Sr. Erival Bertolini e do Sr. Benjamim Feltrim), dirigentes de municípios vizinhos e diversas autoridades locais, que saudaram a grandiosidade e a significância da Chama Crioula para os gaúchos.

Ressaltando que a Chama este ano será internacional, a Presidente da Comissão Executiva, Renita Stieler, divulgou a programação (que pode ser consultada no site www.chamacrioula.com) que contará com um Seminário Cultural na tarde do dia 14 de agosto no Theatro Prezewodowski em que as prendas e os peões regionais apresentarão trabalhos sobre o que já foi feito sobre a chama crioula nesses 63 anos.

Para abrilhantar ainda mais a festividade, o próprio autor da música tema do acendimento (em parceria com o poeta itaquiense João Sampaio e Valtair Behling), o cantor Érlon Péricles, executou a canção.

Está dado o pntapé inicial para as comemorações farroupilhas.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CTG Glaucus Saraiva vai fazer história

Domingo será um dia histórico pra vida do CTG Glaucus Saraiva. Pela primeira vez em sua história, de mais de 25 anos, um de seus grupos participará da etapa regional do ENART.
Uma mudança radical na vida dos jovens que subiram da invernada juvenil para a adulta e, em poucos meses, elaboraram um trabalho fantástico pra fazer história na região. Neste ano de 2010 conquistamos o título máximo da cultura e da beleza da mulher gaúcha da região, mais de cinco títulos estaduais na FECARS no truco, Campões do Tcheencontro, agora buscamos bem representar nossa entidade no Encontro de Artes e Tradições Gaúchas. Estamos nos preparando para a semana farroupilha com um grande projeto.

Esperamos os associados do Geraldo Santana, do Glaucus Saraiva, os amigos, antigos integrantes, futuros integrantes que participem conosco domingo a tarde no Gigantinho. Vamos ver a atuação dessa gurizada que acredita num bom trabalho em 2010. Queremos agradecer à antiga patronagem que começou esse projeto, a atual que deu continuidade, a coordenação que “incendiou” o grupo, aos instrutores e, principalmente, às famílias, pais e filhos, que compõe essa invernada adulta. As demais invernadas que ajudaram nos ensaios, aqueles que nasceram depois, e não puderam ser inscritos por causa da idade, e a invernada mirim que sempre dá força, junto com seus pai,s ao grupo adulto.

A cada um dos integrantes do grupo adulto que estão indo pra Regional... o carinho e a torcida do CTG Glaucus Saraiva. Estaremos com vocês a cada momento, a cada sorriso, a cada cantoria, em cada sarandear e em cada sapateio... será um grupo que vai quebrar o regulamento, pois com certeza entrará no tablado com mais de duzentas pessoas, e um patrono lá na estância celestial, tomando seu “chimarrão” e torcendo por vocês.

No sábado, ainda, teremos as modalidades individuais com o Diego Jornada na interpretação vocal, o Diogo no Violão, o Gabriel Abreu na declamação, o Renan na Gaita Apianada (Nosso primeiro classificado para inter-regional), as duplas Diogo e Miúriel e Daiana e o Cesar na dança gaucha de salão e ainda o Cesar no Causo.

O que? Regional do ENART
Quando? Dias 17 e 18/07
Onde? Gigantinho

Venancio Aires preparada para Inter-regional

Município de Venancio Aires prepara da inter-regional do Enart

O município de Venâncio Aires se prepara para receber a etapa Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) deste ano. A fase preparatória acontece nos dias 21 e 22 de agosto, no Parque Municipal do Chimarrão.

O coordenador da 24ª RT, Gerson Junqueira, disse que a cidade está pronta para receber o evento : “Além de acomodações adequadas junto ao parque municipal, o prefeito Airton Artus garante todo o apoio necessário às entidades organizadoras da etapa. A inter-regional será um grande evento da cultura gaúcha no município”, destaca Junqueira.

Para o prefeito, um município com 13 grupos tradicionalistas, sendo nove filiados ao MTG, merece destaque no cenário gaúcho. Para isso, o prefeito cita que sediar uma etapa interregional representa um investimento na cultura do povo local. “Queremos, cada vez mais, ser parceiros dessas iniciativas e, em 2010, vamos incrementar nossa Semana Farroupilha”, afirma.

ATIVIDADES

A programação da inter-regional do Enart começa na manhã de sábado com o Seminário de Aprimoramento Tradicionalista (SAT). Na oportunidade, 12 entidades de Venâncio Aires receberão a visita de grupos de dança folclórica integrantes da Força A da etapa do festival. Com a finalidade de divulgar as atividades artísticas e culturais realizadas pelo MTG, as entidades indicadas receberão, além de apresentações artísticas, ações de integração social. Enquanto isso, no Parque do Chimarrão, acontecem as classificatórias da Força B de danças folclóricas e demais modalidades concorrentes do Enart. A abertura oficial está marcada para as 14h30 de sábado.

No domingo, além da classificatória da Força A, que acontece no ginásio poliesportivo, o Galpão Morada Velha, CTG Erva-Mate, Salão de Eventos e Auditório serão sedes das finais das demais modalidades artísticas, como trova, chula, intérprete vocal, intérprete instrumental, declamação, entre outros. (Blog Terra Gaucha)

terça-feira, 13 de julho de 2010

Como preparar um mate rapidissimo

Este mate é preparado em 15 segundos no máximo... quem preparou este foi O Pedro da Escola do Chimarrão em 11 segundos, fotografado e montado pela Presidente do Instituto Liliane Pappen.
Tente fazer seu mate em 15 segundos...não entope... Aproveite. Já sabe né? Erva mate boa... é aquela que vc gosta!!!!

Curiosidades...

O tempo...e o vento...

Você sabia que um ano lunar completo tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos?
...Que as tentativas Romanas de medir o tempo tinham, na criação de Roma (753 a.c.) o ano I. Era chamado calendário de Rômulo e só contava 304 dias por ano. Em 717 a.C. Pompilio registrou as 4 estações, mas somente no calendário Juliano (45 a.C.) ficou estabelecido o ano bissexto de quatro em quatro anos.

Finalmente o calendário Gregoriano. em 1582, instroduziu os numeros cardinais na contagem dos dias, encerrando o sistema de calendas, nonas e idos, além da ordem inversa dos calendários romanos.

... que o costume de bater na madeira para espantar agouros e má sorte tem sua origem em ancestrais. As árvores que eram elementos da natureza reverenciados como uma esécie de ligação entre o céu e a terra, e, além disso, eram consideradas as moradas dos Deuses. Assim, penitenciar-se de culpas ou para invocar uma divindade os maius antiogos batiam nas árvores ou em algo feito delas.

...É o Estado que se situa no extremo sul do Brasil, com 282.184 km² trabalham e vivem mais de 9 milhões habitantes, que pela sua produtividade, constituem fator verdadeiramente importante da grandeza econômica do país.

...A colonização do Rio Grande do Sul foi feita por elementos paulistas, portugueses e espanhóis, que, em 1715, participando de uma entrada, chefiados por João de Magalhães, fundaram as primeiras estâncias. Só mais tarde foram iniciadas a colonização alemã e italiana. A primeira por ordem de D.Pedro I, na região de São Leopoldo, e a última, já por ordem de D.Pedro II, na então chamada colônia do Conde d’Eu, transformada hoje, no conhecido município de Garibaldi.

...As riquezas minerais começaram também a ser exploradas. O cobre, metal importante, deve ser minerado com espírito de poupança, dado o seu valor para a economia do país. O carvão destina-se a atender às necessidades do Estado, fornecendo energia para o parque industrial ou ainda para transportes terrestre ou marítimos. Outro metal encontrado no Estado é o chumbo.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ser Gaúcho

No século XVIII e XIX (talvés inicio do século XX) ser chamado de gaúcho era considerado pejorativo. Eram assim tratados aqueles que viviam à margem da sociedade da época. O gaúcho era um aventureiro que vivia em bandos, vagando pelas terras sem dono. Esses gaúchos também era conhecidos por changadores, viviam em grupos de mestiços (indios, negros, desertores portugueses e espanhóis) e às vezes prestavam trabalhos nas fazendas para os estancieiros por troca de comida. Eram muito valentes e, normalmente, ligados aos serviços braçais e também às lides campeiras.

Foi no inicio do século XX, com o regionalismo literario liderado por ALcydes Maya e também por Vargas Netto e João Simoes Lopes Netto que o gaúcho passou a ganhar espaços como o gentílico sulriograndense. Homem bravo, corajoso, centauro dos pampas, Monarca das coxilhas.

Curiosidades sobre o Gaúcho:

Como é morrer par ao gaúcho?
"...bater as conjuntas" (tiras de couro que prendem os bois ao jugo)
"...Bater com a cola nas cerca."
"...Bater as botas..."
"...esticar as canelas...."
"ir pra cidade dos pés juntos"
"...dar boia aos corvos..."

Definições bem campeiras...que meu avô dizia:

"Liberdade pro gaúcho...é andar de rédeas soltas..." (gosto deste)
"Gaúcho não mente...conta vantagem...garganteia..."
"Gaúcho nao fica em apuros como em outrso estados... Fica no mato sem cachorros..."

Questionamentos campeiros...que você tem que saber pra morar na campanha...

Com quantos paus se faz uma canoa?
Tu sabes quanto pesa "uma pitada de sal"?
A vaca quando deita...flexiona primeiro as patas dianteiras ou as traseiras?


O cumprimento do gaúcho... Segundo Caldre e Fião...no finalzinho do século XIX os gaúchos campeiros se cumprimentavam batendo os antebraços em forma de cruz. Depois, existem os registros de Barbosa Lessa após a criação do 35 CTG dizendo que existia um leve tocar de dedos, uma batida no antebraço e um "quebra-costelas" espalhafatoso... Depois de muitas discussões, ficou acertado tocar as mãos, bater no antebraço e o aperto de mãoes ou um forte abraço de confirmação da amizade!!!!!

Em Bagé ainda tem uns indios que tocam os dedos,,,,tocam o antebraço , tocam no ombro e finalmente apertam as mãos

Resposta ao Blog Roda de Chimarrão

Não é meu costume ler Blogs de fofoca, mas foi tanta gente me ligando e pedindo que eu lesse, que me vi obrigado e também de me manifestar.

Na materia anterior, sobre a semana farroupilha de Porto Alegre, me manifestei que havia recebido uma ligação. Essa ligação era do Giovani Grizotti. Quanto a posição do vice Presidente que saiu da Fundação, eu lamento por ele ser uma pessoa doente. Da onde a mente doentia dele for criando coisas, isso não tem problema. Mas quando começar a prejudicar familias...bem , ai lamento muito. Nem pessoas doentes devem ser poupadas.

Quanto à manifestação do Diretor da Fundação receber comissão por captação, não existe segredo e muito menos erro nisso. Todo captador recebe percentuais, isso é normal em qualquer evento. Dediquei grande parte da minha vida nestes dez anos pra construirmos tudo o que conseguimos construir para o MTG e para os dois maiores eventros do estado. ENART e Semana Farroupilha. Ninguém queria patrocinar, pois os eventos não existiam. Simplesmente existiam pra quem ia neles. Hoje ambos são respeitados pelas dimensões que chegaram.

Ao Grizoti que acha que... Nossa... descobriu o Brasil... Não!!! As captações sempre terão percentuais para quem conseguir trazer dinheiro para o evento. Isso não vai acabar por que é um trabalho. E eu me dediquei para que isso acontecesse. Não adianta tentar desmoraçlizar dizendo que não era ético, como me disse por telefone. Isso é um trabalho como tantos outros. E digo, se não tivesse feito este trabalho de captação talvés as comemorações fossem ainda como citei na materia anterior.

Quanto ao vice Presidente continuo a dizer: Pessoa doente, que lamento profundamente pela familia dele conviver com alguém assim. Disse quando ele pedia percentuais por ser vice presidnete, que este, infelizmente é voluntario, e que teria de trabalhar muito pra chegar lá. isso o deixava irritado. Mas continuaremos trabalhando para o crescimento dos eventos. Pode ser qeu os "dignissimos" vereadores de Porto Alegre, que fazem parate da comissao municpal e nunca (eu disse NUNCA) fizeram nada pra melhorar o acampamento. Infelizmente, em sua totalidade, eles nada fizeram e agora pensam em criar leis (em duplicidade, por nao conhecer a legislação e muito menos o evento). Mais uma vez... Lamentável...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sobre a Semana Farroupilha de Porto Alegre

Recebi hoje uma ligação indagando sobre os festejos farroupilhas de Porto Alegre, para falar sobre este tema. Sobre os boatos que rondam o maior evento tradicionalista do Rio Grande do Sul. Passei o dia triste por esse tipo de coisa acontecer no meio tradicionalista, mas acabei refletindo que esse meio (o tradicionalista) é igual a qualquer outro... a um clube, a uma associação, a uma empresa... é composto por pessoas da sociedade, seres humanos...

Um pouco de história é sempre bom...

1990 - Acampamento Farroupilha de Porto Alegre... era um nada no meio de nada. Pessoas que acampavam de barraca no centro da capital sem nenhuma intencionalidade. Somente esperar chegar o dia 20. Lembram como eram conhecidos os "gauchinhos" que iam pra desfilar? A imprensa além de nem ligar, ainda mostrava só os defeitos e os acidentes de percurso.

1995 - Eu era peão destaque cultural da região... O parque era um lugar de pleno comercio, do tipo, você queria acampar? Alguém tinha um lote pra te vender... é...para vender!!!!

1999 - Comprar e vender lotes no parque era uma prática comum, principalmente para aqueles que detinham o conhecimento do acampamento. Era um lugar feio... perigoso. Não tinha segurança. O desfile? Bah...eu e meu pai sempre desfilavamos. Era um passeio a cavalo pelo centro, pra ninguém. Bebados davam verdadeiros "shows" do que era ser "gaúcho" na visao deles. Pra imprensa isso era um "prato cheio". Gaúcho e tradição eram sinonimos de bebedeira, mostravam os jornais da cidade na época.

2000 - Alguma coisa começa a mudar. Espere... não pode mais acampar de qualquer jeito (lonas pretas)? Bahhhh...e os gambás? Não podem mais entrar bebendo na avenida? Puxa vida..o que tá acontecendo?????
Patrocinios: só a bebida que dava um percentual sobre o que vendia. A prefeitura ajudava na infra... mal ilumindo o parque... e quando de repente..vinha uma bola de fogo nos fios...e alguém gritava: "-Olha o boi tatá"....e Bummmm...estourava o transformador e caia a luz...que perigo...

2003 - Primeiro desfile temático. Lembro ainda o tema: Soldado Farrapo: O herói Anonimo, a logomarca criada numa parceria como SESC. No acapamento, nao tinha mais latifundios, o cerco às vendas de terrenos apertava e a comissao municipal conseguia manter a segurança no Parque.
Patrocinadores: Telefonia firme e forte. A Bebida já pagava. A prefeitura investia.O Governo idem...presente. Não podemos negar, Luis Augusto Lara atirou a gente numa veradedeira loucura...que, convenhamos...deu certo!!!!

2007 - A Schincariol entrou numa parceria e cercou o parque com a prefeitura municipal. Parceira por cinco anos. As telefonias nunca desisitiram. Foi a Claro, A TIM e por ultimo...a OI.
A Petrobrás consolidava-se desde 2004. Outras vinham se somando.

2009 - O maior e mais belo espetáculo artistico que os tradicionalistas podiam dar à Porto Alegre... o Desfile Temático contou a história do RS através dos Farroupilhas e suas façanhas. Falei façanhas? Sim... trabalhar pros festejos virarem o que viraram... tem um nome. Nisso tudo que falei, me pergunte quanta ajuda da camara de vereadores de Porto Alegre???? Dos comunicadores que enchem a boca pra falar mal de quem estava lá fazendo???????? Vou citar o programa da rádio gaúcha de domingo pela manha, que acordam cedo pra dizer o que não sabem...de algo que ouviram falar...è meus amigos...em todo esse relato, eles também só ouviram falar. Nunca (eu disse NUNCA) fizeram nada pra ajudar a crescer.
É óbvio ... se a "barbarie" continuasse, serviria a propósitos individuais. Mas isso acabou. Hoje os propósitos são institucionais. Se me perguntam se Bento fez por vontade de estancieiros a revolução respondo que fez pelo Rio Grande, pois, amigos...eles eram o Rio Grande. Representavam os estancieiros... representavam o povo. Analogia.

Vejo malharem o MTG (e não sou do MTG e não devo nada a instituição) por que? Por que cria regras. Onde, amigos, no mundo não existem REGRAS? me digam... Na barbárie? Toda as instituições organizadas tem regras. Eles estão errados? O CTG tá errado por criar as suas regras?

Malham o MTG por que buscou patrocinios (dinheiro) para fazer o evento crescer. Se não tivesse qualificado o evento, com certeza seria o mesmo de todo seculo XX...nada. Malham as comissões avaliadoras quando perdem os Rodeios. Quando perdem o ENART. Os mesmos que malhavam um dia... avaliaram e foram malhados e não gostaram. E então?

Então, concluo que, só reclamam aqueles que se sentem prejudicados em seus interesses. Porque em 1999/2000 nenhum desses reclamava? O Evento não existia. Ninguém atira pedras em árvores sem frutos. É óbvio que um evento que atraia 100.000 pessoas em sua pequena duração de uma semana e que hoje atrai mais de um milhão e tem estrutura para existir durante 30 dias, provoca a quem não teve capacidade de melhorar o evento e nem de fazê-lo crescer...e por isso, tenta hoje (que o filho já ta criado), atestar a paternidade ou afastá-lo da mãe.

No CTG, no trabalho, nas instiuições, nas cavalgadas, nos festivais, nos jogos...sempre tem o "comentarista" que fala: "-Deveriam ter feito dessa maneira que dava certo!!!" "- Tem que ter isso...tem que ter aquilo"... É ou não é?

Malhar é fácil demais... Agora, colocar a face à exposição para baterem.. não é pra qualquer um. Eu leio nos Blogs gente malhando gente que faz. E esses que "malham"...alguém já perguntou o que fizeram ????E se fizeram???? Pois é... Reflita...reflita....

Pensamento: Em nosso mundo quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha Pouco... Erra pouco! Quem não trabalha não erra!!!
E quem não erra, meus amigos... É Promovido!!!!!!!

Novos programas estreiam neste final de semana

Recebi o chasque do meu irmão Leandro Berlesi acerca do novo programa a integrar a grade do SBT a partir de 11 de julho. "Heranças do Sul", que já conta com chamadas na emissora. A produção contará com apresentação de personagens tipicamente gaúchos interpretados por Leandro Berlesi (como Honório Pedroso), Miguel Castilhos (como Bolota), Pepeu Gonçalves (como Zéca Pivara) e César (Gabrielito Coxilhas).


O programa irá ao ar todos os domingos, às 9 horas, substituindo o "Coisas do Sul" que estreia na BAND no sábado dia 10/07, com apresenação do Volmir Martins e o programa leva seu nome .


Com certeza o Hernaças do sul será um "programa diferente de tudo o que já foi feito na tv" em materia de tradicionalismo e regionalismo e de produção. É esperar para ver. Espero que os dois progrmas tenham o maior sucesso em seus horários e sejam lideres em audiencia. O que vi das fotos, de imagens, e que conheço do Berlesi e da turma que gravou... Heranças do Sul vem pra matar a pau com uma Superprodução... era exatamente o que faltava na televisao gaucha. Superprodução. É o que o povo merece.


BAND sabado as 11h - programa do Volmir Martins

SBT RS Domingo as 9h - Programa Hernaças do Sul


E o Chasque do MTG só tem a agradecer os espaços cedidos pelo Volmir enquanto Programa Coisas do Sul, torcendo pelo seu sucesso na nova empreitada.


Enquanto isso... Galpão Crioulo é só musicas de madrugada (lider de audiencia no segmento no horário - só tem ele), Fogo de Chão nao pega em lugar nenhum pois nao tem sinal a TV Ulbra... e o Galpão Nativo... continua o Galpão Nativo..atenção produçãooooooo... se liga Gularte... os tempos mudam...a fila anda.. Sigam o exemplo do Heranças do Sul (PRODUÇÃO)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Portal MTG/OI - ENART 25 anos



Diversos recursos visuais, momentos de interatividade com o grande público que faz o tradicionalismo acontecer. O Portal em desenvolvimento será um grande "guarda-chuvas" para os sites dos CTGs, RTs, incllusive do MTG, do ENART e da Semana Farroupilha.

Neste Portal apresetnaremos as programaçõe smais importantes dos eventos pelo estado, vídeos e fotografias. O que acontecer, estará no Portal. Este portal será na verdade uma grande estancia...

Barbosa Lessa estava certo ao afirmar:


“...no entanto, aquela etapa é essencial para a compreensão do que vem ocorrendo com a cultura desde os anos 90 do século XIX. Ou seja: ciclicamente, de trinta em trinta anos, ao ensejo de alguma rebordosa mundial ou nacional, e havendo clima de abertura para as indagações do espírito, termina surgindo algum "ismo" relacionado com a Tradição.
Assim foi com o gauchismo dos anos 90 (1890). Com o regionalismo dos anos 20 (1920). Com o tradicionalismo dos anos 50 (1947...). Com o nativismo de 1970. E sou capaz de jurar que lá pelo ano 2010 surgirá uma espécie de telurismo antinuclear ou cibernético, resultante da inquietação de analistas de sistemas em conluio com artistas plásticos, incluindo cartunistas e comunicadores visuais.

É claro que, de acordo com cada época, modifica-se a dinâmica e o campo de ação. Mas, no fundo, é tudo a mesma coisa: expressão de amor à gleba e respeito ao homem rural".

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Surge um grande BLOG...O Rio Grande delas

A Ana Claudia Feltrin e a Gisele Felicio criaram um bLOG muito legal...o Rio Grande delas.. Acesse: http://www.oriograndedelas.blogspot.com/

E não esqueça: ENART TV tem que quebrar o record este ano e praisso precisamos de vcs. Divulguem

Ta no ENART? Tá no Mundo!!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mudanças nos palcos do ENART. Agende




Este ano entre as novidades, voltaremos a ter o palco das trovas dentro da praça de alimentação, praticamente fazendo um show para os que estão por ali. E o palco E das gaitas passa pra fora e vai pra perto do Poliesportivo. E pra lá ainda vão o conjuntos instrumental e o conjunto Vocal.

Palco A - Poliesportivo - Danças Tradicionais força "A"
Palco B - Pavilhão 3 - Mostra Folclorica
Palco C - Bier Hauss - Declamação
Palco D - Pavilhão 2 - Danças Tradicionais Força "B"
Palco E - Montagem Lona - Gaitas, Conj. Vocal e Instrumental
Palco F - Pavilhão Central - Chula
Palco G - Montagem de lona na praça de alimentação: Trovas

A transmissão deverá ter pelo menos 4 palcos, que estamos definindo. Força "A", Força "B", Declamação e Trova ou chula... a definição se dará apartir do investimento, da quantidade de recursos que colocaremos no evento. Mas estou trabalhando pra podermos buscar mais parceiros pra realizarmos aquilo que tantos esperam do ENART.

PERGUNTA: E o regulamento? Não perca a Convenção de São Gabriel...a Festa é lá!!!!