terça-feira, 29 de junho de 2010

OI confirma Parceria para a criação do Portal MTG/OI




Tá no ENART? Tá no mundo

O ENART que se prepare qeu este ano teremos a melhor e maior cobertura do festival, graças a parceria com a operadora de telefonia OI.
HOje pela manha recebi uma ligação da OI que está montando a plataforma virtual do MTG que englobará os sites de todos CTGs filiados, dos associados, da regiões tornando comum a divulgação dos maiores eventos que acontecem em cada lugar do RS.

Além disso a oI estará presetne na transmissão do ENART 2010, que completa 25 anos. Deveremos ultrapassar amarca dos 500 mil acessos este ano.

Queremos transmitir de pelo menos 4 palcos e, para isso, contamos com parcerias nesta area. Mas com certeza a força "A" ganhara o reforço da TV tradição, com ilha de edição e muito mais tecnologias de ponta. Sua participação pela internet irá engrandecer a transmissão. Ano passado foram 1200 e-mails em dois dias. 5.000 acessos a este blog.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Grandes Personagens da Historia - Honorio Lemes-

Honório Lemes da Silva, cognominado, a partir de 1923 - "O Leão de Caverá" - tropeiro e proprietário de pequena estância, vivia folgadamente de seu trabalho modesto e honrado. Entretanto, patriota, liberal convicto, admirador de Gaspar da Silveira Martins, ao rebentar a revolução federalista, em 1893, tudo abandonou ingressando, como simples soldado, nas fileiras revolucionárias. Terminado o movimento armado, em 1895, era Honório Lemes da Silva, coronel, posto a que ascendeu graças aos seus conhecimentos da terra, inteligência estratégica e destemor guerreiro, embora simples, humano, jamais concordando com as decapitações e outros horrores que aquela revolução - a mais desumana da História do Rio Grande do Sul, - praticou em ambos os partidos em luta.
Tinha apenas 29 anos de idade ao começar o movimento e 31 ao terminar a luta. Radicou-se, então, em Vacaquá, consagrando-se inteiramente às lides campeiras. Tropeiro de profissão, conhecia o Rio Grande do Sul como poucos. Foi o tipo perfeito do vaqueano. Pouco depois casava pela primeira vez. Deste matrimônio teve os seguintes filhos: Adalgiza, Gaspar, Ambrosina, Joaquim, Aquino e Nolo, que sempre o acompanharam, a partir de 1923, nos movimentos revolucionários de que participou, destemidamente, o velho lutador, também depois cognominado "Tropeiro da Liberdade".

Ao rebentar a revolução de 1923, a 25 de janeiro, Honório Lemes não compareceu logo ao campo da luta. Somente a 14 de fevereiro, foi que o coronel de 1893, chefe federalista em Rosário do Sul, surgiu no cenário com 300 homens reunidos, municiados e armados à sua custa, estabelecendo seu Quartel General no Caverá.

Mais de uma vez, passando por pequenos povoados de meia dúzia de casas, ocupadas apenas por mulheres e crianças que os homens haviam sido arrebatados pelas fôrças inimigas, Honório mandava fornecer-lhes, àquelas famílias sem ninguém, tudo quanto era possível para que não perecessem de fome e miséria. Sacrificava sua gente para alimentar os inocentes, embora adversários. E - ai do soldado que abusasse da fragilidade da mulher! Houve casos, e um ficou registrado em ordem do dia, de ter mandado fuzilar um soldado que, aproveitando-se da situação de vencedor, invadira um lar e abusara da dona da casa.

Mil novecentos e vinte e quatro, vinte e cinco e vinte e seis, viram novamente as verdes campinas do Rio Grande do Sul taladas por movimentos revolucionários. Ao de 1925, pela sua finalidade, incorporou-se Honório Lemes. De curta duração, o movimento armado terminou, praticamente, com a prisão de Honório no Passo da Conceição, em setembro.
O rio estava cheio e não dava vau. Honório tinha pelas costas o caudal do Ibicuí extravasando de seu leito, e pela frente as fôrças armadas, bem municiadas e superiores em número, de Flôres da Cunha. A situação era trágica. A luta seria o sacrifício total e inútil de seus guerreiros. Resolveu, pois, enviar parlamentar ao General Flôres.
- Por que não quer o Honório pelear? - perguntou Flôres da Cunha.
- Diz que é loucura matar sua gente numa luta desigual e tendo às costas o rio cheio, sem vau.
- Pois então, que se renda sem condições.
E Honório Lemes da Silva, sacrificando-se para poupar seus homens, apresentou-se a Flôres da Cunha que o recebeu cavalheirescamente, pois Flôres, apesar de tudo, era também sentimental, comovido pelo gesto do adversário que se sacrificava para salvar a vida de seus comandados. Conversaram. E quando Honório lhe quis fazer entrega de suas armas, Flôres da Cunha, repetindo o gesto de David Canabarro - quando Bento Gonçalves se apresentou prêso por ter morto em duelo a seu companheiro Onofre Pires, - Flôres da Cunha não as aceitou, atalhando-lhe o gesto:
- Guarde-as, general, que eu aqui quero tratá-lo de igual para igual.
E o velho guerreiro que tantas vêzes vira a morte de perto sem o mínimo temor, sentiu úmidos os olhos e, disfarçando a fazer um palheiro, baixou a cabeça sem saber que dizer.
Tratado com respeito e consideração, foi remetido para Pôrto Alegre, onde, em outubro de 1925, deu entrada, como prisioneiro, no Quartel do 2o Corpo da Brigada Militar.
Durante a Revolução de 1923, por onde quer que passasse, era ovacionado e nas cidades que tomava, muitas vêzes sem um tiro, era recebido com grandes manifestações populares.
Quase analfabeto, escrevendo muito mal, apesar de ter letra bastante boa, o herói de 1923 e 1925, vindo das hostes federalistas de 1893, era, contudo, um pensador, amigo da boa leitura, inclusive de poesias, sabendo de cor o poemeto campestre de Amaro Juvenal "Antônio Chimango", que costumava recitar entre amigos, estrategista notável, guerrilheiro seguro, ao adoecer gravemente, fôra transportado, contra sua vontade, para a casa de seu sogro, na Estação Porteirinha. O mal - tuberculose pulmonar, aos 65 anos de idade - não tinha mais cura. Entretanto, sonhava ainda com a vida e a guerra que se aproximava, a de 1930. O médico lhe recomendara todo cuidado e absoluto repouso.
- Cinco dias são bastante, doutor. - disse, então.
Não eram. Muitos mais requeria a Medicina. Então Honório não se conteve:
- Mais do que isto é impossível, doutor. Então o Rio Grande vai levantar-se todo e eu fico aqui, atirado, como um molambo sem vida?...
Dias depois, falecia. Desaparecia dentre os vivos o "Leão do Caverá", o "Tropeiro da Liberdade", cercado pelos seus, pensando na liberdade do Rio Grande do Sul e do Brasil, libertação que, entretanto, se transformaria em grilhão contra o qual, certamente, o "velho" General Honório Lemes da Silva, se não houvesse falecido, se ergueria ao lado do "velho" Borges de Medeiros, seu antigo inimigo político, como se novamente tivesse os mesmos 29 anos com que ingressara na luta de 1893.

Grandes Personagens da Historia -Zeca Netto -

Nasceu no Jaguarão-Chico na sede da estância da família (Rincão dos Netto) no dia 24 de junho de 1854.
Filho de Florisbelo de Souza Netto e Raphaela de Mattos Netto, era trineto de Dionísio Rodrigues Mendes
por parte de mãe e também tinha como ancestreal, Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera.
Ele trazia em suas raízes genealógicas sangue dos primeiros desbravadores e colonizadores do Brasil.
Dioníso e Jerônimo de Ornelas são considerados os dois primeiros sesmarianos do Rio Grande do Sul.
Ao 12 anos, já em Porto Alegre, estudava no Colégio Fernando Ferreira Gomes, onde se encantou com
a história romana e seus feitos militares.
Com 18 anos foi morar no Rio de Janeiro, onde ingressou na Escola de Engenharia do Exército, ficando lá por um ano.
Depois voltou para retomar os negócios da família na República Oriental del Uruguay.
Antevendo a queda do império, retorna ao Rio Grande do Sul e alinha-se às ações dos republicanos
Em 1892 é nomeado delegado de polícia em Camaquã onde depois de 4 meses recebe a patente de
Tenente Coronel do Estadio Maior da Guarda Nacional.
Na Revolução Federalista de 1893, teve forte atuação na região sudoeste do estado, atritado ambiente
político do R.S. devido à constituição estadual extremamente positivista e concentradora de poderes no
Executivo, e a forma de Estado do Brasil, o qual, apesar de nominalmente federalista, portava-se como s
e unitário fosse. Os maragatos, então, pegaram em armas contra os pica-paus.
Irrompe a revolução de 1923, Netto alia-se ao movimento sendo o primeiro chefe a levantar-se em armas no
sul rompendo-se do PRR - Partido Republicano Riograndese.
Em 1924 se exilou no Uruguai, regressando em 1930; inicia a reconstrução de seu bens, depredados em sua ausência.
Em 1908, Netto, como homem metódico e empreendedor, mandou vir da Itália algumas famílias da região arrozeira
daquele país, afim de iniciar seus empreedimentos de forma racional. Com a experiência da agricultura do velho mundo,
implantou a orizicultura sob a forma de parceria nas estâncias Galpões, Coxilha, Barra Grande e Granja Netto.
Zeca Netto usou os maiores Cabos-de-Guerra do mundo ocidental como fontes de insipração para seus feitos militares.
Dentre eles estão César, Alexandre, o Grande, e Napoleão Bonaparte.
Às sete horas do dia 22 de maio de 1948, na sede da Estância da Chacrá, impropiamente chamada de Forte Zeca Netto,
faleceu aos noventas e quatro anos e foi sepultado no cemitério São João Batista em Camaquã, R.S., onde repousa até
hoje no mausoléu que mandara fazer em memória de sua filha que falecera anos antes, Anna Theotonia.
O seu passamento teve repercução nacional.
Seu maior feito foi militar; a tomada de Pelotas pelas forças maragatas em 29 de outubro de 1923.

domingo, 27 de junho de 2010

Novos concursos... velhos problemas

41ª Ciranda Cultural de Prendas. 41 Anos do maior evento cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Uma experiencia acumulada por tantos anos. Mesmo com a renovação permanente com responsabilidade por parte do MTG, enfrenta-se muitos problemas, muitos visiveis, mas que parecem negar a existencia e as regiões não tentam resolve-los. Uma falha que começa na montagem de diretorias...até os convites para comissões avaliadoras. Já vi coisas absurdas.

Gente que coloca bombachas sabado pro baile de formatura do curso de fandango e segunda tá montando uma comissao avaliadora pr aum concurso, podendo colocar a perder o trabalho de jovens que se dedicam e as vezes ficam nas mãos de pessoas que em 1 anos não adquiriria a experiencia necessaria pra avaliar. Vão lá...fazem um curso e tchãnnnnnn... tão aptos!!!!!

Não é culpa de quem dá o curso. Quem o ministra, faz com propriedade. Sem saber quem está do outro lado do balcão, credenciam essas pessoas...que vão cheias de autoridade par aos concursos. Já vi tantas e tantas vezes isso acontecer... Não é mais novidade. Sem nenhuma humildade chegam e assumem o evento. Talvés se dividissem, o trabalho diminuiriam as possibilidades de erro. Mas não. Lamentável.

Já vi isso tantas vezes que não mais me surpreendo. Por ultimo vi um casal começar no meio tradicionlista há pouco tempo, pouco mesmo, fizeram curso e, de posse do certificado, são avaliadores credenciados. Mais...ganharam cargos regionais. Mais... são cotados para ocupar melhores e mais generosos cargos. E assim vamos...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Programa Rodeio dos Ventos em Fase de Produção


Um programa de auditorio, dos tempos do Grande Rodeio Coringa, está chegando pela TV Tradição, da HDTI, o Rodeio dos Ventos. Um programa de auditório que vai retratar a historia do RS.

Rodeio...por tratar com elementos de uma competição.
Rodeio dos ventos: Dentre as obras mais conhecidas de Barbosa Lessa destaca-se Rodeio dos ventos, um épico sobra a vida do povo gaúcho
e o vento, aquele que trás e que leva as coisas no nosso universo, o mesmo que leva as coisas que amamos e trás novas coisas para aprendermos a amar

A produção por minha conta e da Odila Savaris, A Direção vai contar com as mãos da dona Odila e da Professora Neusa Secchi. Os participanetes no incio serão os atores do chasque do MTG. Posteriormente com dois CTGs participantes.

Não perca, pois teremos a transmissao via internet também.

Farroupilhas: Ideais, cidadania e revolução

Nesta quarta feira assisti uma palestra do Manoleito Savaris, fantástica como sempre. Ele, pela segunda vez, ganhou a proposta que levamos para escolha da comissão estadual (ano passdo levei assim se comunicou o gaucho e ganhou Os farroupilhas e suas façanhas. Este ano levei Mitos e lendas do RS e ganhou o titulo à cima). Se analisarmos friamente, está certo o raciocinio dele de manter o tema da revolução. Claro que acho que vez enquando temos de tratar o Gaúcho e n~]ao somente o Riograndense do seculo XIX. Mas o debate é sempre importante, não poderia furtar-me de entrar num debate desses e levar minha opinião.

Mas sobre o tema deste ano, vamos colocar algo aqui pra ajudar nossos internautas:

A proposta de trabalho para o tema de 2010 é representada através de três aspectos:

- Os ideais: explorar as razões que levaram os farroupilhas a se colocarem em posição antagônica ao Império. Questões como os altos impostos sobre a terra e sobre a produção de charque, a idéia de República e de Federalismo, o direito de escolher (eleger) os representantes políticos, o direito ao tratamento homogêneo entre os servidores militares.

- A cidadania: os farroupilhas enquanto cidadãos, com famílias, com propriedades, com direitos civis, com deveres de cidadãos. A questão da falta de escolas e do analfabetismo. A questão do trabalho campeiro. Destacar momentos de lazer e descontração com jogos, bailes, carreiras, e explorar a questão da religiosidade através da presença da Igreja católica nas questões políticas, dos casamentos e batizados.

- a Revolução: a decisão extrema de pegar em amas para fazer valer direitos cidadãos e para alcançar os ideais que os moviam. Mostrar a movimentação das tropas no território, destacar a vida nas três capitais farroupilhas.


Nesse contexto destacamos as figuras mais importantes da Revolução, tais como:
- Bento Gonçalves da Silva
- Antônio de Souza Netto
- José Gomes Vasconcelos Jardim
- Onofre Pires da Silveira Canto
- Joaquim Teixeira Nunes
- David Canabarro
- Antonio Vicente da Fontoura
- Domingos José de Almeida
- Manoel Lucas de Oliveira
- José Mariano de Matos
- Padre Francisco da chagas Martins de Ávila e Sousa
- Padre Hildebrando de Freitas pedroso

Os estrangeiros:
- Giuseppe Maria Garibaldi
- Luigi Rosseti
- Tito Livio Zambecari
- John Grenfell

O objetivo é mostrar tanto os aspectos revolucionários quanto os aspectos de cidadãos e suas famílias fazendo aparecer no cenário às mulheres que, de uma forma geral, são esquecidas pela historiografia.

Podemos trabalhar o desfile temático em 10 invernadas teatralizando:
1.A vida em família;
2.O trabalho: lida do campo e charqueadas;
3.A religiosidade: presença do padre, o casamento e o batizado;
4.As festas: um fandango, a chula, a tava e o truco;
5.Os ideais farroupilhas: assembléia provincial e as lojas maçônicas;
6.Apresentação dos líderes, com suas características;
7.Os estrangeiros engajados na idéia republicana;
8.A revolução: três capitais farroupilhas – Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete;
9.A proclamação da república, a bandeira e o hino;
10.Os líderes e seus destinos no pós Revolução

Ministro da Cultura no RS - Projeto Recriar

O Ministro da Cultura Juca Ferreira vem ao Rio Grande do Sul para assinar o convênio do MinC com a ACOFEM (Associação das Comissões Organizadoras de Festivais de Música do RS) que dá suporte ao Projeto Recriar - Resgate de Festivais. O ato solene vai acontecer na próxima terça-feira, dia 29 de junho, às 13h, na Sociedade Cultural Pareci Novo, na cidade de Pareci Novo/RS.

Estão confirmadas as presenças de diversos prefeitos e secretários do Rio Grande do Sul, do primeiro vice-presidente da Câmara de Deputados, Marco Maia, que tem emprestado importante apoio ao Projeto Recriar e do Presidente da Acofem Tiago Cesarino. Após o ato, o ministro, o deputado e o presidente da Acofem vão conceder entrevista à imprensa presente.

O Projeto Recriar - Resgate de Festivais é uma derivação do Projeto Único trabalhado em anos anteriores pela Associação. Conta com o financiamento do Ministério da Cultura e contrapartidas de prefeituras das cidades onde se realizam os eventos e resgata importantes festivais no Estado, até fevereiro de 2011.

Festivais confirmados pela Acofem


A Acofem aproveita para confirmar as datas dos festivais Minuano da Canção Nativa de São Pedro do Sul e Serra Campo e Cantiga de Veranópolis.
A 8ª edição do Minuano de São Pedro do Sul está definitivamente certa para os dias 1º, 02 e 03 de julho de 2010 e a 10ª edição do Serra Campo e Cantiga de Veranópolis foi transferida para os dias 23, 24 e 25 de julho de 2010.

O Serra Campo e Cantiga apresenta espetáculos especiais de César Oliveira e Rogério Melo, Jari Terres e Jairo lambari Fernandes e Mulheres Pampeanas.
Em ambos os festivais vão estar concorrendo grandes nomes do nativismo.
Além destes festivais, são contemplados pelo Projeto Recriar a Seara da Canção Gaúcha de Carazinho, Primavera do Canto Xucro de Caxias do Sul, Jerra da Canção Nativa de Santa Vitória do Palmar, Laçador do Canto Nativo de Porto Alegre, Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari, Canto Sem Fronteira de Bagé, Estação das Canoas de Canoas, Coruja da Canção de Capão da Canoa, Rio Grande Canta os Açores de Rio Grande, Comparsa da Canção Gaúcha de Pinheiro Machado, e uma nova ação que é o Festival de Trovas e Música Regionalista Gildo de Freitas de Bagé.

Os festivais contemplados pelo Projeto Recriar são promovidos pelas prefeituras e entidades culturais locais e a realizados pela Acofem, com o Financiamento do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura.

ENART TV poderá estar de volta em novembro

Sucesso absoluto em 2009, a transmissão, via internet, do ENART 2009 atingiu os cinco continentes, sendo assistido em 31 países. Foram quase 300.000 acessos em três dias de transmissão. No ano de completa 25 anos de história (11 de FEGART e 14 de ENART) a equipe técnica, que levou ao ar o maior festival artístico amador do estado, se prepara para levar mais uma vez as imagens dos campeões estaduais para o mundo.
A idéia inicial que temos deve ser a transmissão de 5 palcos incluindo além da força A das danças tradicionais, a força “B”, a declamação, o interprete vocal/chula e as trovas.
Utilizando alta tecnologia de transmissão de dados e contando com o apoio da OI, patrocinadora oficial do MTG (que eu trouxe em 2009), a equipe da TV ENART deverá contar com outros parceiros como a TV Tradição (parceria CETI, CBTG e FCG), a UNISC e jovens voluntários de jornalismo para a maior cobertura que o festival já recebeu.

“Queremos atender os anseios daqueles que estão fora do estado e que amam as tradições gaúchas. Além disso temos o compromisso com o tradicionalismo organizado e com a OI que prepara para lançar o grande Portal MTG/OI, uma plataforma tecnológica fantástica que vai revolucionar a transmissão dos maiores eventos tradicionalistas do RS.” .
O pedido dos organizadores é que a teia de relacionamentos sirva para divulgar a exemplo do ano passado o Sitio www.enart.org e o slogan : “Ta no enart? Ta no mundo” para que todos tenham a oportunidade de assistir o evento com tranqüilidade como cidadãos do mundo.


Queremos trazer os profissionais que deram apoio a primeira transmissão somados as mais novas tecnologias. Nesta sexta feira estaremos em Santa Cruz do Sul tratando disso.

Enquanto isso... o que esta acontecendo nos bastidores artisticos do Movimento Tradicionalista Gaúcho? O que eu lamento profundamente é que o pessoal se refugia em fóruns e não trazem a tona as necessidades, as vontades, os desejos... se a energia qeu gastam falando a toa noutros lugares se somassem pra fazermos uma grande mudança... mas não! Não adianta mais tentar arrebanhar homens de fibra e coragem para o enfrentamento. Eles estao escondidos atrás de pseudonimos.

Tche precisamso de ti para fazermos essa transmissao valer a pena. Divulga trabalha pra podermos chegar a 500.000 acessos. Trabalha pra mudar o que achas que está errado. Mas uma coisa eu digo e pode escrever ai... ALGUEM QUE SE ACHA O TODO PODEROSO (tem gente que é, tem outros que nao sao e se acham)pensa que passa desapercebido.. mas não!! Pode acreditar!!!

Pensamento:

"A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; (...) semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas".
Por isso eu digo: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A visão de futuro de Barbosa Lessa

O que é TRADIÇÃO?

“Vindo do latim tradere (transmição) é o ato de transmitir das lendas, narrativas, valores espirituais, acontecimentos de um povo através de suas gerações. É um conjunto de idéias, usos e costumes, recordações e símbolos conservados pelos tempos pelas gerações. É um culto aos costumes das boas coisas do passado.

A visão futuristica de Luiz Carlos Barbosa Lessa (1954 /2010):

“...no entanto, aquela etapa é essencial para a compreensão do que vem ocorrendo com a cultura desde os anos 90 do século XIX. Ou seja: ciclicamente, de trinta em trinta anos, ao ensejo de alguma rebordosa mundial ou nacional, e havendo clima de abertura para as indagações do espírito, termina surgindo algum "ismo" relacionado com a Tradição.
Assim foi com o gauchismo dos anos 90 (1890). Com o regionalismo dos anos 20 (1920). Com o tradicionalismo dos anos 50 (1947...). Com o nativismo de 1970. E sou capaz de jurar que lá pelo ano 2010 surgirá uma espécie de telurismo antinuclear ou cibernético, resultante da inquietação de analistas de sistemas em conluio com artistas plásticos, incluindo cartunistas e comunicadores visuais.
É claro que, de acordo com cada época, modifica-se a dinâmica e o campo de ação. Mas, no fundo, é tudo a mesma coisa: expressão de amor à gleba e respeito ao homem rural".

domingo, 20 de junho de 2010

As danças tradicionais e seus ciclos - parte II

MAÇANICO
CICLO: Contradanças – Pares Dependentes
CARACTERISTICA: Movimentos vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas).

MEIA CANHA
CICLO: Contradanças
CARACTERISTICA: Movimentos vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas).

PAU DE FITAS
CICLO: Contradanças
CARACTERISTICA: Movimentos vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas).

PEZINHO
CICLO: Contradanças – Pares Independentes
CARACTERISTICA: Movimentos vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas), INGÊNUO e TERNO.

QUEROMANA
CICLO: Minueto – Pares Dependentes
CARACTERISTICA: Passeio através de mesuras, passos comedidos e refinados. Cerimônia.

RANCHEIRA DE CARREIRINHA
CICLO: Dança com coreografia especial, ciclo das danças de Pares Enlaçados.
CARACTERISTICA: Alegre e envolvente. Vivacidade

RILO
CICLO: Contradanças – Pares Dependentes
CARACTERISTICA: Movimentos vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas).

ROSEIRA
CICLO: Dança com coreografia especial, apresentando características dos Quatro ciclos coreográficos.
CARACTERISTICA: Minueto (passeio) - Passeio através de passos de mesuras, comedidos e refinados. Fandango (sarandeios e sapateios) - Graciosidade, sedução e galanteios. Contradança (formação da roda) - Movimentos vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas). Pares Enlaçados (valsado) - Alegre e envolvente. Vivacidade.

SARRABALHO
CICLO: Fandango (castanholas e sapateados)
CARACTERISTICA: Graciosidade, sedução e galantes. Movimentos vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas).

TATU DE CASTANHOLAS
CICLO: Dança de criação tradicionalista podendo ser executada com base no ciclo do Fandango
CARACTERISTICA: Meneios Femininos (Movimentos do corpo ou parte dele, gesto, trejeito) e Frêmito Masculino (estremecimento de alegria, barulho, rumor, rugido). Galanteio e Sedução. Agilidade e exibicionismo. Graciosidade

TATU COM VOLTA NO MEIO
CICLO: Fandango podendo possuir características do ciclo dos Pares Enlaçados
CARACTERISTICA: Meneios Femininos (Movimentos do corpo ou parte dele, gesto, trejeito) e Frêmito Masculino (estremecimento de alegria, barulho, rumor, rugido). Galanteio e Sedução. Agilidade e exibicionismo. Graciosidade. Satisfação. Alegre e Envolvente. Vivacidade

TIRANA DO LENÇO
CICLO: Dança com características do ciclo do Fandango revestida de romantismo.
CARACTERISTICA: Galanteio e Sedução. Agilidade e exibicionismo. Graciosidade.

As danças tradicionais e seus ciclos

ANÚ
CICLO: Fandango (Sapateada) e Minueto (Passeio).
CARACTERISTICA: Habilidade e teatralidade dos peões, com sapateios vivos e algo pantomímico (expressão através dos gestos, mímica). Prendas sarandeiam alegres e com graciosidade. Passeio através de passos de mesuras (cortesia, reverência, cumprimentos), comedidos (moderado, sóbrio, prudente) e refinados. Suavidade, giros lentos e reverências. Cerimônia.

BALAIO
CICLO: Contradanças (roda concêntrica) e Fandango (Sapateios e Sarandeios).
CARACTERISTICA: Meneios Femininos (Movimentos do corpo ou parte dele, gesto, trejeito) e Frêmito Masculino (estremecimento de alegria, barulho, rumor, rugido). Galanteio e Sedução. Agilidade e exibicionismo. Graciosidade.

CANA VERDE
CICLO: Contradanças (Pares Dependentes – obedecem mesma formação).
CARACTERISTICA: Movimentos graciosos, vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas).

CARANGUEJO
CICLO: Contradanças (Melodia perdurou em cantigas de roda ou brinquedos infantis).
CARACTERISTICA: Movimentos graciosos, vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas).

CHICO SAPATEADO
CICLO: Fandango (Sapateios) (Pares Independentes não obedece mesma formação) e Pares Enlaçados (Passos de Polca).
CARACTERISTICA: Graciosidade, sedução e galantes nos sapateios e giros. No enlaçado alegre e envolvente. Vivacidade.

CHIMARRITA
CICLO: Contradanças (Pares Dependentes).
CARACTERISTICA: Romântica. Movimentos graciosos, vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas)

CHIMARRITA BALÃO
CICLO: Fandango (Sapateios) e Pares Enlaçados (Saltos de Polca). Pares Independentes
CARACTERISTICA: Graciosidade, sedução e galantes nos sapateios e sarandeios. No enlaçado alegre e envolvente. Vivacidade.

CHOTE CARREIRINHO
CICLO: Pares Enlaçados – Pares Independentes
CARACTERISTICA: Alegre e envolvente. Vivacidade.

CHOTE DE SETE VOLTAS
CICLO: Pares Enlaçados – Pares Independentes
CARACTERISTICA: Alegre e envolvente. Vivacidade nas 7 voltas.

CHOTE DE DUAS DAMAS
CICLO: Pares Enlaçados
CARACTERISTICA: Alegre e envolvente. Vivacidade.

CHOTE DE QUATRO PASSI
CICLO: Pares Enlaçados e Contradanças.
CARACTERISTICA: Alegre e envolvente. Vivacidade. Movimentos vivos, alegres e descontraídos (Peões e Prendas).

CHOTE INGLÊS
CICLO: Minuetos e Pares Enlaçados.
CARACTERISTICA: Passeio através de passos de mesuras, comedidos e refinados. Suavidade, giros lentos e reverências. Cerimônia. Chotes Alegre e envolvente. Vivacidade.

HAVANEIRA MARCADA
CICLO: Pares Enlaçados – Pares Independentes
CARACTERISTICA: Alegre e envolvente. Vivacidade

CICLOS COREOGRÁFICOS - PARES ENLAÇADOS

CICLO DAS DANÇAS DE PARES ENLAÇADOS
A primeira dança de pares enlaçados (danças fechadas de par), que se tem notícia, foi citada pela primeira vez em Paris, em 1536, com a denominação de “Volta”, que tomou conta dos salões e dominou a Inglaterra, Alemanha e a Basiléia (História da Dança – Eliana Caminada).
Na Áustria e na Alemanha, a dança dos pares enlaçados foi surgindo nas regiões campestres, a partir do minueto (dança em que os pares dançavam separados) e do Laendler (dança campesina mais antiga).
Sua característica alegre e envolvente logo levou o ritmo à preferência de muitos, com exceção das classes aristocráticas e camadas sociais mais altas que a consideravam imoral e vulgar. Em algumas regiões da Inglaterra e em cortes alemãs, a dança foi proibida por décadas.
Essa dança de pares enlaçados ganhou notoriedade através da valsa.
A palavra valsa deriva da palavra waltzer, (derivada do verbo waltzen), que em alemão significa “dar voltas”.
A primeira música desse gênero foi executada no Salão Barroco da Corte dos Habsburgos, em Viena em1660, entretanto, Curt Saches, registra que: “Maigne viu praticar esta dança, em 1580, enquanto realizava sua viagem à Itália e a descreveu em seu diário expressando que os bailarinos se abraçavam tão estreitamente, pondo-se mutuamente as mãos sobre as costas, que os rostos encostavam-se”.
Em Paris, durante muito tempo, a valsa apenas conseguiu invadir as figuras da quadrilha, com o nome de “balance”, mas até então nada possuía daquela vivacidade característica, daquele girar tresloucado que muitas vezes levavam à vertigem.
Este “balance” limitava-se a um lento rodar de pares que se tomavam pela cintura, causando escândalo a uma Paris que vinha dançando, desde há um século, somente minuetos e contradanças.
Por ocasião do Congresso de Viena (1814/1815) - reunião internacional que restabeleceu o equilíbrio europeu após a derrota de Napoleão Bonaparte - encontraram-se cerca de cem mil congressistas estrangeiros, que deslumbrados pela movimentação vertiginosa das valsas, esqueceram-se quase por completo do objetivo político e social do congresso, para deleitarem-se por cinco meses a fio com a nova e deslumbrante dança.

CICLOS COREOGRÁFICOS - CONTRADANÇA

CICLO DA CONTRADANÇA
O seu nome original “country dance” (dança campestre) revela a sua proveniência popular e inglesa. Nesta designação englobavam os britânicos, tal como ainda hoje, todas as danças originárias do campo e não apenas uma delas.
Segundo Curt Sachs, havia dois grandes tipos de country dance: os rounds, que eram as danças circulares em que os homens alternavam com as mulheres, e os longways, que eram danças de fileira, em que a fila de homens se posiciona em frente à fila de mulheres.
Este último tipo apresentava enorme variedade de figuras, como arcos, estrelas, cadeias, passeio, etc.
A edição do citado The English Dancing Master entre 1650 e 1698, mostra que os longways foram progressivamente substituindo as mais antigas e menos elaboradas forma de rounds, square-eights, etc.
Ainda no século XVII, a contradança atravessou o Canal da Mancha e seu nome original, country dance, evoluiu para a corruptela “contredanse”, na França, e em Portugal, para contradança.
Lembre-se a importância que a corte de Luiz XIV teve na música e dança européia: os mestres da dança, para enriquecerem e variarem o repertório músico-coreográfico da corte, procuravam ,entre o povo, as danças que mais lhes agradavam, adaptavam-nas coreograficamente com movimentos graciosos e musicalmente faziam os arranjos para os instrumentos eruditos.
Esta sede de inovação levou-os também a adotar danças estrangeiras a inglesa, ”country dance” foi uma delas.
Após as ter colhido das mais variadas proveniências, a corte do Rei-Sol e ele próprio, cultor e protetor da dança, tinha o prestígio e a influência cultural para irradiar as “suas” danças para toda a Europa culta, inclusive para os países donde elas eventualmente tivessem provindo.
No século XVIII, ela ter sido a grande dança protocolar de abertura dos bailes da corte. À medida que ela foi se popularizando, principalmente em Portugal, o nome “quadrilha” começando a ser usado, seguindo uma terminologia utilizada na Espanha e na Itália, onde identificava-se a contradança como uma dança realizada por quatro pessoas. Desta “quadrilha de quatro”, derivou a quadrilha geral.
A quadrilha chegou ao Brasil no século XIX, com a vinda da corte Real portuguesa e rapidamente essa dança de salão típica da nobreza, caiu nas graças do nosso povo animado e festeiro.
Ainda no Brasil, e principalmente no sul, as contradanças foram enriquecidas com a chegada dos açorianos e luso-brasileiros, de forma viva, alegre e descontraída.

CICLOS COREOGRÁFICOS - FANDANGO

CICLO DO FANDANGO
O significado da palavra fandango vem do latim “findiciare” que significa “Tocar Lira”, instrumento utilizado pelos povoadores da Península Ibérica.
A manifestação do fandango, segundo alguns pesquisadores, teve sua origem na Espanha, herança árabe deixada pelos mouros. Os portugueses adotaram-no dos espanhóis no tempo da dominação filipina, sendo muito popular no século XVIII e constituía-se de música e dança.
O fandango era muito apreciado em todas as camadas sociais, desde a nobreza ao povo. Em Portugal chegou a ser considerado como a verdadeira dança nacional, despertando um entusiasmo delirante. Paixão a que não era imune à própria corte que o ia ver dançar nos teatros da capital.
Na alta sociedade portuguesa, o fandango substituiu completamente o minueto, que gozava de grande aceitação, mas, progressivamente, caiu no esquecimento em favor daquele, não sem que antes houvesse vingado formas híbridas tais como o “minueto afandangado”.
O fandango assumia características voluptuosas em que se destacavam os meneios femininos e o frêmito galanteador do homem.
Este caráter foi amenizando com o tempo, o que não impede de o considerarmos, ainda hoje, uma dança de galanteio e sedução, mesmo quando a sua evolução a conduziu a puras demonstrações de agilidade e exibicionismo.
Foi esta forma coreográfica de mero exibicionismo que acabou por ficar mais conhecida em Portugal.
Temos informações de fandangos com estruturas coreográficas das mais diversas.
Também no domínio musical, as diferenças são, por vezes, sensíveis, havendo um aspecto importante a salientar: muito embora o fandango seja mais conhecido na sua forma meramente instrumental, ocorre freqüentemente também sob a forma cantada.
Também Joseph Baretti refere, em meados do século XVIII, que o fandango é dançado ao som apenas de uma guitarra (provavelmente viola), ou da guitarra acompanhada pela voz.
Igualmente na Espanha o fandango é, ou era cantado, como nos mostra a partitura de 1888 oriundas de Málaga, inserta na obra Folclore y Costumbres de Espanha.
O fandango difundiu-se largamente com nome e formas diversas em cada região. Já no Brasil, tornou-se mais apreciada no nordeste e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
No Rio Grande do Sul, o fandango chegou primeiramente com os tropeiros, na região serrana e no litoral com os açorianos e o lagunista, como informa Alceu Maynard Araújo.
Da conjunção do fandango vicentista, dança masculina estridentemente sapateada, com as cantigas trazidas por açorianos e luso-brasileiros povoadores do sul, surgiu o primitivo fandango gaúcho, que é um conjunto de cantilenas interpretadas à viola, intercalado por uma parte coreográfica pantomímica, em que só os homens sapateiam.
Em um segundo estágio, surge o fandango-baile, agora com a presença feminina, dando a esta dança um toque de graciosidade e sedução.
Muitas vezes os próprios dançarinos espontaneamente participavam cantando.

CICLOS COREOGRÁFICOS - MINUETO

CICLO DO MINUETO
Como música, o minueto foi usado em várias composições para piano ou orquestra por Mozart, Haydn, Bach entre outros compositores.
O minueto teve sua origem, como dança, na região de Poitu e seu nome vem de “pas menu” que significa passo miúdo. Sob o reinado de Luís XIV invadiu os salões da corte e espalhou-se pela Europa, a ponto de tornar-se a principal dança da aristocracia, atingindo o mais alto grau de luxo e magnificência.
É uma dança em andante, com a formação de figuras geométricas e mesuras.
Com a criação de academias, a dança tomou forma requintada, onde um mestre de dança coordenava, com seu próprio exemplo, os passos e gestos, comedidos e refinados de todo o conjunto.
O homem e a mulher, quando tomados pelas mãos, o faziam de maneira suave, executando lentos giros e reverências um para o outro. Era assim o minueto.
Influenciado por Paris, novo centro mundial da moda, começou a ser dançado pelos salões do mundo todo, influenciando assim as danças e a cultura de cada povo, surgi, então, o ciclo do minueto,dotado de elegância até mesmo no Brasil, onde muitos minuetos foram impressos para serem executados ao piano como apoio à dança. Os gestos comedidos e certa cerimônia começaram a aparecer no relacionamento entre homens e mulheres. Caiu em desuso no Século XIX.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vem ai...O RODEIO DOS VENTOS


Já está acertado. Estaremos gravando o programa RODEIO DOS VENTOS, na TV tradição. Um programa de auditório de perguntas e respostas, ao estilo "video game" da Angélica.

Com a produção de Neusa Secchi e Odila Savaris, que também irá dirigir o programa, estaremos gravando semana que vem nos estudios da TV Tradição como elenco do Chasque do MTG. Elomir Malta, Carlos Braga, Diogo Zingano, Fernanda Martins, Lesi Morahto e Vitoria Chaves.. uma competição de conhecimentos entre homens e mulheres.




Estaremos fazendo um programa com certeza que levará conhecimento da cultura tradicional do RS para todo o mundo através da internet. o programa vai crescendo e ese desenvolvendo. Poderá estar lá o chasqeu do MTG e também um "qual é a musica". Issoo tmepo nos dirá!

TV Tradição.. de um sonho para a realidade.



Já está a todo vapor a TV Tradição. Estamos agora preprando um progrmaa de auditorio, de perguntas e respostas onde estará atuando o elenco do Chasque do MTG. O espetaculo será gravado nos estudios da TV em Novo Hamburgo. Será um piloto de um programa que poderá abrir espaços até mesmo em Canal aberto.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

E se nao tivesse avaliadores no ENART?



O titulo chamou a atenção não é? Os títulos e manchetes são para isso mesmo.

Mas como seria o ENART (já que todos sempre reclamam das comissões) se não tivesse uma comissão avaliadora do MTG... mas uma comissão montada por pessoas indicadas pelas entidades participantes? Digamos que de todos são sorteados 5. Destes cinco cai a nota mais alta e a nota mais baixa.

Seria um problema não é? De quem reclamar? Das pessoas que nós mesmos indicamos? E apressão? Como esses indicados se portariam frente a um ginásio com 8.000 pessoas assistindo ao vivo e mais 100.000 pela internet? é mais ou menos ocmo o Dunga se sente hoje, guardadas as devidas proporções. Mas novidades podem estar chegando. Fiquem atentos à Convenção tradicionalista. Eu, particularmente, se fosse você, iria a São Gabriel.

E se este ano não tiver transmissão?

Aliás...a gente reclama tanto de tudo, mas você já tem um candidato à Presidencia do MTG?

Dentro de em breve, este Blog estará se posicionando politicamente em relação ao futuro do MTG e da Primeira Região.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

De volta a capital de todos os gaúchos




Concluida mais uma participação em viagens internacionais... Ao lado da familia, percorremos as historicas ruas de Montevideo, Punta del Esta e Colonia do Sacramento.
Uruguai, Rio dos passaros pintados, nos proporcionou momentos de aprendizado, de convivencia e de muito lazer.

Montevideo, capital administrativa do MERCOSUL, é uma mistura dos tempos... uma metrópole com alma de provincia.

Punta Del Este, uma das mais caras praias para veraneio no mundo, relamente se realça com seus cassinos e construções fantásticas.

E a Colonia do Sacramento, bem, uma construção do seculo XVII (1680), tras em suas paredes resquicios das centenas de peleias envolvendo Portugueses e Espanhóis.

sábado, 5 de junho de 2010

Feriadao no Uruguai

Está chegando ao fim nosso passeio no feriadao de Corpus Christe. Foram quatro dias maravilhosos junto da familia, e aproveitando também para trabalhar um pouco.
Visitamso Punta del Este, Montevideo e Colonia do Sacrametno. Na Colonia, aproveitei para fazer materias para o Coisas do Sul e tambèm para a TV Tradiçao e seus novos programas.

Um pouco da historia do Rio Grande que passa pelo surgimetno da Colonia do Santissimo Sacrameto.

Segunda feita, fotos, materia, no Blog e no Orkut. Nao percam!!!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

ENART... em 2010 deverá ou nao ter transmissao ao vivo?



O que o povo acha de transmitirmos este ano de novo o enart? O que acham de mais palcos? um documentario de 25 anos?

Estamos as vésperas do Enart e não vemos manifestações do povo pedindo a transmissão novamente. Fiz alguns contatos e estamos preparando a PLATAFORMA MTG. Um grande Portal que abriria espaços para as entidades tradicionalistas filiadas de todo o estado, e memso o site do MTG estaria dentro deste portal. Com transmissão ao vivo dos eventos oficiais, bem como o ENART e Semana Farroupilha.

O Portal é um trabalho desenvolvido pela OI no Rio de Janeiro e que apresetnaremos dia 12 para o Conselho Diretor do MTG... Posso garantir que é algo magnifico. Qualquer CTG, DTG, entidades em geral poderão acessar o Portal e ter sua página e a divulgação de seus evetnos lincados dentro desta Plataforma. Noticias, entretenimento, informações, musica... um portal do Século XXI, colocando as tradições gaúchas realmente no cyberespaço.
Qual a sua opinião sobre isso?

Através do MTGNET, um espaço que tem os associados dos CTGs pelas carteiras tradicionalistas, seris lincado a seus respectivos lugares de origem...na sua pagina e estes poderiam acessar, e mandar pra divulgar eventos. Não percam que estará chegando ai o PORTAL MTG/OI. Estamos trabalhando muito pelo crescimento e divulgação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, memso desligado dele...e agora sem meu e-mail principal. Se vc quer me mandar e-mail, acesse rogeriopbastos@oi.com.br que eu já estou na plataforma OI.

terça-feira, 1 de junho de 2010

TV Tradição estará entrando no ar dia 01 de junho



A TV Tradição terá por finalidade dar oportunidade cultural àquelas pessoas que estão distantes das fontes de conhecimento, ou seja, naqueles indivíduos e grupamentos impossibilitados de frequentar, permanecer e aproveitar os cursos regulares oferecidas pelas suas federações.

Educação a distancia é uma modalidade de ensino e aprendizagem que se desenvolve a partir da evolução das ferramentas de tecnologias de informação e comunicação.
O uso da internet, chats, aulas transmitidas via satélite e monitores de apoio transformam o paradigma do ensino. A qualidade deste é mantida e recebe o acréscimo de novas formas e possibilidades de interação e acesso ao conhecimento.

O jornal Eco da Tradiçao trará novidades sobre a TV Tradição que tem uma série de programa sgravados inclusive par ao público infantil. Prepara programas especial da musica e da cultura gaúcha. Esteja atendo que você poderá adquirir esse material em sua casa ou no seu CTG.

Entre neste Linck e conheça a TV Tradição:
http://vod.cetiead.com.br/tvtradicao/apresentacao.php

Sairam as novas prendas do Rio Grande


Adriane Rebechi Rodrigues é do CTG União Campeira

Adriane Rebechi Rodrigues, do CTG União Campeira, de Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista, é a nova Primeira Prenda do Rio Grande do Sul. O resultado foi conhecido na noite desse sábado em um evento no Ginásio do Clube Recreativo Dores, em Santa Maria, onde ocorreu o evento com a participação de 67 prendas.

Em sua 40ª edição, a Ciranda Cultural de Prendas, tem a finalidade de escolher, dentre suas candidatas, as que melhor representem a cultua e a beleza da mulher gaúcha, nas seguintes categorias: Adulta (17 anos ou mais) Juvenil (13 até 17 anos incompletos) e Mirim (9 a 13 anos incompletos).


O concurso é dividido em uma prova escrita, avaliação da comunicação oral, caracteres pessoais e habilidades artísticas. As concorrentes precisam ainda participar da Mostra Folclórica e apresentar o Relatório de Atividades, em que se avaliam projetos desenvolvidos pela prenda na sua Região. Confira a relação completa das vencedoras.

Categoria Adulta:

1ª Prenda: Adriane Rebechi Rodrigues – CTG União Campeira – Passo Fundo – 7ª RT
2ª Prenda: Priscila Bresolin Tissot – CTG Campo dos Bugres – Caxias do Sul – 25ª RT
3ª Prenda: Cristiane Maria Muller – CTG Sepé Tiaraju – Santa Rosa – 3ª RT

Categoria Juvenil

1ª Prenda: Marcela Richetti Trevezan – CTG Rodeio da Amizade – Paraí – 11ª RT
2ª Prenda: Taynara Moraes Ouriques – CPF Piá do Sul – Santa Maria – 13ª RT
3ª Prenda: Namiriane Muller Leal – CTG Caiboaté – São Gabriel – 18ª RT

Categoria Mirim

1ª Prenda: Amanda Faleiro – CTG Herança Farroupilha – Sapucaia do Sul – 12ª RT
2ª Prenda: Amanda Gonçalves dos Santos – CTG Lila Alves – Pinheiro Machado – 21ª RT
3ª Prenda: Manuela Acosta Ferreira – PF Delfino Carvalho – Cachoeira do Sul – 5ª RT

Estive o tempo todo nas provas Juvenis e duas coisas muito fortes chamaram a atenção... O espetáculo artistico da Namiriane, de São Gabriel e sua gaita ponto. E o tema sorteado por uma das concorrentes, perguntando a opinião dela sobre a importancia do MTG e da CBTG, qual é mais??????? Gostei da resposta da prenda, só não gostei da pergunta.
único fato negativo numa festa fantástica!!!